quarta-feira, 30 de julho de 2014

Festa do aniversário de 191 anos de adesão à Independência será comemorado no Complexo Turístico do Balneário Veneza 


A Prefeitura de Caxias já está com a programação pronta para comemorar o aniversário da adesão do município a Independência do Brasil, nesta sexta-feira, 1º de agosto. O Complexo Turístico da Veneza será o principal palco das festividades.

Nas primeiras horas da manhã de sexta-feira, às 6h, em frente à Prefeitura Municipal haverá a alvorada e em seguida o hasteamento das bandeiras e pronunciamento das autoridades.

Os parabéns à cidade e o corte do bolo dará início a ampla programação festiva que será realizada na Veneza, a partir das 9h da manhã. Em seguida, haverá oficinas de artesanato com material reciclável, que os participantes irão aprender a fazer blocos de papel e imãs de geladeira.

A Secretaria Municipal de Saúde vai ter uma equipe de profissionais com um mutirão de atendimento com serviços de saúde. Haverá, também, ginástica laboral e aeróbica, por conta do Programa Mulheres em Ação, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Para os que gostam da natureza, poderão fazer passeios pelas trilhas ecológicas existentes no Complexo Turístico da Veneza.

A partir do meio-dia, os presentes na Veneza irão curtir, próximo a ponte metálica que dá acesso a ilha do lago, shows musicais com artistas locais. Confirmaram a presença, Timão e Forró do Nordeste, Adelmo José e Carlão do Forró.

Para os amantes dos esportes radicais, a partir das 15h, podem curtir o som das motocicletas que irão disputar uma corrida de Motocross. Pilotos de Caxias, Aldeias Altas, Parnarama, Matões e Teresina-PI estarão dando um show.

Já a partir das 16h, os paredões de som vão estar mostrando potência aos presentes. São 13 paredões de som que se apresentarão para comemorar o aniversário de Caxias.

Na Concha Acústica, Bill Martins e banda irão encerrar a programação a partir das 21h.

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO DE 1º AGOSTO

PREFEITURA

06h – Alvorada.

7h30 às 8h30 – Hasteamento das bandeiras e pronunciamento autoridades.

COMPLEXO TURISTICO DE VENEZA

09h – Parabéns a Cidade de Caxias e corte do bolo no pergolado;

09h às 15h – Oficina Escola de Artesanato – oficinas rápidas com material reciclável (blocos de papel e imas de geladeira);

09h às 15h – Mutirão de atendimento – Serviços de Saúde: aferição de pressão, orientações sobre saúde da mulher, tipagem sanguínea, avaliação de IMC, orientação sobre alimentação saudável, massoterapia, serviços de estética, brincadeiras infantis, informações sobre a Lei Maria da Penha, teste de rápido de Sífilis, vacinação; Distribuição de preservativos.

9h30 – Programa Mulheres em Ação: ginástica laboral e aeróbica, motivação;

10h – Passeio pela Trilha Ecológica do Balneário Veneza (crianças da rede municipal de Educação);

11h30 – Programa Mulheres em Ação: ginástica laboral e aeróbica, motivação;

12h às 16h – Timão e Forró do Nordeste + Adelmo José + Carlão do Forró + Seresteiros convidados (próximo a ponte metálica que dá acesso a ilha do lago);

14h – Programa Mulheres em Ação: ginástica laboral e aeróbica, motivação;

15h – Disputa de Moto Cross na Pista de Moto Cross, com motoqueiros  de Caxias, Timon, Matões, Aldeias Altas, Parnarama e Teresina com premiação;

15h - Programa Mulheres em Ação: ginástica laboral e aeróbica, motivação;

16h às 21h – 13 Paredões de Som, nos bares e restaurantes do Balneário;

21h às 00h – Bill Martins e banda (concha acústica).
Panificadora é assaltada na avenida Central 

Homens armados assaltaram uma panificadora na avenida Central, sentido de quem vai para o bairro Refinaria, no inicio da noite desta quarta-feira. Segundo informações obtidas através das redes sociais uma pessoa foi ferida a bala no momento da ação dos bandidos.

A onda de assalto volta a assustar a população caxiense. No inicio desta semana, na segunda-feira [28] um adolescente tentou assaltar uma casa de material de construção e morreu após receber um disparo do vigilante do estabelecimento. 

Aguarde mais informações com mais detalhes sobre o assalto que aconteceu na panificadora localizada na avenida Central. 


Flávio Dino terá 6 minutos na propaganda eleitoral de TV 

O ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB), candidato a governador pela coligação “Todos pelo Maranhão”, terá 5 minutos e 59 segundos do total de 20 minutos destinados para a propaganda gratuita no rádio e na TV na eleição deste ano.
O horário eleitoral gratuito começa a ser veiculado no dia 19 de agosto e encerra-se no dia 02 de outubro.
O candidato da oligarquia, Edinho Lobão (PMDB), da coligação “Pra Frente Maranhão”, ficou com o maior tempo, com 9 minutos e 28 segundos.
A definição dos tempos de cada coligação e partido nas disputas majoritária e proporcional ocorreu hoje (30), em reunião no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.
Também nesta quarta-feira ficou definido que a TV Mirante será a geradora do sinal para a propaganda na televisão e que a Rádio Timbira gerará o sinal para as rádios.
Pesquisas da Econométrica e DataM estão registradas 
pesquisas
A pesquisa Econométrica contratada pelo jornal  O Imparcial está com data de divulgação marcada para sábado (2). A pesquisa encerra a coleta de dados amanhã (31). A Econométrica não divulgou os municípios e no registro declarou que a divulgação será até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa.

A pesquisa repete o mesmo equívoco que colocou em xeque a primeira. Relaciona Dilma Rousseff  e Lula a Edinho Lobão e relaciona Flávio Dino a Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso. A Econométrica também questionou novamente apenas as prefeituras de São Luís e Imperatriz, administradas por prefeitos da oposição. Estes questionamentos novamente deixam a credibilidade da pesquisa abalada. 
Também está registrada a pesquisa da DataM contratada pelo jornal Atos e Fatos. A pesquisa foi realizada em 50 municípios de todas as regiões e em um espaço amostral maior do que o da Econométrica: 1.500 entrevistados. 
A pesquisa DataM tem divulgação marcada para domingo (3).
A guerra está declarada.
Candidato a deputado federal Paulo Marinho Junior vai fazer dobradinha com Max Barros em Coelho Neto 

O suplente e candidato a deputado federal Paulo Marinho Junior (PMDB) vai fazer dobradinha em Coelho Neto com Max Barros, também do PMDB, deputado estadual e candidato a reeleição. 

O anuncio foi feito pelo prefeito Soliney Silva, após a desistência do filho por problemas de saúde. O gestor coelho-netense anunciou Max Barros como candidato oficial do governo municipal  a deputado estadual e confirmou o apoio para Federal ao ex-candidato a prefeito de Caxias, Paulo Marinho Junior.

Portanto em Coelho Neto, a dobradinha com os candidatos a deputado estadual e federal do prefeito Soliney Silva está oficializada com os peemedebistas: Paulo Marinho Jr. [candidato a deputado federal] e Max Barros [candidato a estadual]   


Numero de eleitores no Maranhão diminuiu, diz TSE 

O número de eleitores maranhenses diminuiu 1,34% em relação às últimas eleições, segundo estatística divulgada no início da tarde desta terça-feira (29), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estão aptos a votar nas eleições de 5 de outubro, 4.497.336, enquanto que em 2012, este número era de 4.558.855.
A estatística maranhense é contrária à registrada no país. De acordo com o TSE, houve um aumento de 5,17% no eleitorado nacional, saindo de 135.804.433 eleitores registrados na Justiça Eleitoral em 2012, para 142.822.046.
Em relação aos estados, o Maranhão ocupa o 11º lugar, atrás São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já em relação à região Nordeste, o colégio eleitoral maranhense é o quarto maior.
A cidade com maior número de eleitores é São Luis, com 619.682 eleitores, o que representa 13,7% do quantitativo estadual. Logo depois os nove maiores colégio eleitorais são Imperatriz, com 164.503 eleitores (3,6%); Caxias, 107.732 (2,39%); Timon, 107.676 (2,39%); Codó, 81.143 (1,85); São José de Ribamar, 80.943 (1,8%); Açailândia, 74.765 (1,6%); Bacabal, 66.503 (1,4%),Santa Inês, 57.413 (1,27%) e Balsas, 55.154 (1,22%).
A capital maranhense também possui o maior número de eleitores que votarão pelo sistema biométrico, com 619.682 aptos a votar. Em São José de Ribamar esse número ficou em 80.943 eleitores; em Paço do Lumiar, 52.922; e em Barra do Corda, 48.657. As outras cidades maranhenses que utilizarão o sistema são: Benedito Leite, Cajapió, Fernando Falcão,Jenipapo dos Vieiras, Nova Iorque, Pastos Bons, Raposa, São Domingos do Azeitão, São João Batista e São Vicente Ferrer. 
Faixa etária
A maior parte dos eleitores maranhenses está compreendida entre 25 a 34 anos, 1.167.064 eleitores. Logo depois aparecem os eleitores entre 45 a 59 anos, exatos 872.578 eleitores. O menor quantitativo é de 16 anos, 34.208 (0,76%).

As mulheres continuam a ser a maior parte do eleitorado, 2.309.955 eleitoras (51,3%) aptas a votar. Já os homens são 2.185.201 eleitores (48,5%). Segundo o TSE, 75% dos eleitores maranhenses são solteiro, enquanto que apenas 23,1%, casados.
Com um tiro de bate-bucha Doido Caçador mata homem no Capão 
                         [foto ilustrativa] 
Um homem identificado pelo apelido de "Doido Caçador" é acusado de ter disparado fatalmente contra Deusiano da Silva, 38 anos. O crime ocorreu por volta das 18h30 desta terça-feira (29), no Capão, zona rural de Caxias. 

De acordo com informações repassadas à policia, a vítima se encontrava dentro da residência ao lado da esposa, quando foram surpreendidos por alguém chamando por Deusiano fora de casa. Neste momento a vitima saíu para saber de quem se tratava, quando foi alvejado com um disparo de arma de fogo.

Deusiano recebeu um tiro de espingarda "Bate-Bucha", que atingiu a região do abdômen. Mesmo atingido, ele conseguiu retornar para dentro da residência, quando teria dito o nome do acusado para a esposa e não resistindo aos ferimentos morreu logo em seguida.

A polícia iniciou as buscas para localizar e prender "Doido Caçador"

com informações do Portal Noca 
Eleições 2014: duas pautas positivas na campanha pelo governo do Maranhão
Em meio às trocas de agressões, baixarias e insultos nas redes sociais, a campanha dos dois candidatos que lideram as pesquisas para o governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), enfim tratou de apresentar algo de concreto para os eleitores. Vejamos.

 “Pacto por um IDH Justo”
Flávio
Flávio Dino apresenta o “Pacto por um IDH Justo”
O candidato ao governo Flávio Dino apresenta nesta quarta-feira, 30, no Hotel Rio Poty, o “Pacto por um IDH Justo”, cujo objetivo é desenvolver políticas públicas para mudar a qualidade de vida do povo maranhense revertendo os baixos índices sociais do estado. Dino pretende contar com os movimentos sociais para firmar parceria e legitimar o referido pacto junto à sociedade em geral.
Esses movimentos são compostos por educadores, trabalhadores rurais, religiosos, funcionários da Saúde e da Cultura, representantes da moradia popular, dos direitos humanos e das pastorais, do movimento negro, militantes e muitos outros.
Várias estatísticas têm colocado por anos a fio o Maranhão com o segundo pior IDH do Brasil. O índice é medido através de três indicadores: expectativa de vida da população, nível de escolaridade e renda nacional bruta per capita.
A ênfase do “Pacto por um IDH Justo”, segundo informa a assessoria do candidato Flávio Dino, gira em torno de quatro grandes eixos temáticos: Educação, Saúde, Habitação e Direitos Humanos.
O Pacto por um IDH Justo é uma ótima proposta para dirimir a miséria no Maranhão e colocar o nosso estado em outro patamar de desenvolvimento econômico, justiça social e qualidade de vida.

Lobão Filho propõe o “PAM do Empreendedorismo”…
PAM do Empreendedorismo
Da parte do candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, foi apresentado algumas propostas para desenvolvimento do empreendedorismo incluídas no chamado Programa de Aceleração do Maranhão (PAM), um audacioso plano de metas e ações com o qual Lobão Filho pretende administrar o estado pelos próximos quatro anos.
O objetivo do PAM é mudar o paradigma administrativo do estado e implantar um modelo que valorize o empreendedorismo e a ampliação das oportunidades de trabalho aos maranhenses. O programa tem inspiração na visão gerencial tocada no estado do Ceará durante o governo Tasso Jereissati nos anos 90, que introduziu conceitos da gestão privada à administração pública.
São 18 áreas inicialmente propostas pelo PAM do Empreendedorismo, no qual o candidato peemedebista, forjado na iniciativa privada, aposta alavancar o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.
O PAM do empreendedorismo contempla três programas específicos.
O primeiro é o programa “Micro é Mais”, que visa auxiliar aqueles que querem sair da informalidade, reduzir a mortalidade das microempresas, com apoio, assistência, estímulo e capacitação em parceria com o sistema “S”. No Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais. De acordo com o Sebrae, desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais e, no Nordeste, apenas 69,1% chegam a dois anos de sobrevivência.
O segundo programa, o “Incubadora de Ideias”, visa estimular e capacitar novos empreendedores, em parceria com universidades públicas e privadas “, iniciativa que também deverá elevar a taxa de sobrevivência das microempresas.
Por fim, o terceiro programa, “Seu talento, sua Empresa”, transforma o empreendedor autônomo em empresário individual, facilitando sua inserção no mercado formal, e transformando talento em empresa. O trabalhador passa a ter CNPJ, acesso a crédito, aposentadoria e outros benefícios que uma pessoa jurídica tem.
Se ambas as propostas não forem meras peças publicitárias de tempos de eleição, têm tudo para ajudar a superar as estatísticas sofríveis do Maranhão.
A cidadania e  a democracia agradecem.
Prefeitura de Aldeias Altas inicia perfuração de poços artesianos 
Prefeito Tinoco discursando durante evento em Aldeias Altas - [ arquivo] 
A Prefeitura Municipal de Aldeias Altas em parceria com o Governo do Estado e a Codevasf deu início, recentemente, à instalação de três poços artesianos, em três comunidades localizadas na zona urbana do município. 

Segundo o prefeito Benedito Tinoco e o secretário de Obras do município, Boré Torres, as obras irão beneficiar milhares de moradores integrantes de famílias que sofrem com a escassez e a falta regular no abastecimento de água  na cidade.

De acordo com o secretário Boré Torres, os poços artesianos estão sendo perfurados dentro do projeto elaborado pela atual administração municipal,  visando diminuir o problema e melhorar o abastecimento de água potável no município. O projeto consta, também, da construção de um novo reservatório com  caixa d’água nas áreas que abrangem o Distrito Industrial e loteamentos. Boré explicou que os novos reservatórios terão em média 450 mts de profundidade com a capacidade de vazão de 300 mil litros de água por hora. 

O prefeito Benedito Tinoco destacou a importância da obra, que visa ao acesso à água, para os habitantes da zona urbana que, muitas vezes, têm dificuldade de serem atendidos por esse serviço público tão necessário e essencial às pessoas. O gestor fez questão de enfatizar que a Prefeitura entrou com uma contrapartida para a execução das obras. 

Os operários iniciaram as obras com a perfuração do poço na rua Maria Pastora, localizada no perímetro central de Aldeias Altas.