sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Uma justa homenagem...
por: Evilásio de Sousa 

Doutor Everaldo - in memoriam
Dá o nome ao hospital regional de Caxias de Doutor Everaldo Ferreira Aragão, é sem sombra de duvidas um reconhecimento e uma justa homenagem a um caxiense, que foi dos maiores profissionais da medicina de Caxias, cidadão ilustre e um ser humano excepcional. 

Everaldo Aragão, faleceu no mês de maio de 2009, médico de notoriedade nesta cidade, se destacou como um excelente cirurgião, tratando de males como câncer e outras enfermidades, das quais acometiam as dezenas de pessoas que o procuravam no seu consultório particular ou na rede publica. 

Toda a trajetória da sua vida foi voltada para cuidar da saúde das pessoas. O exemplar médico Everaldo Aragão era um dos mais requisitados por pacientes de Caxias e de outros municípios maranhenses. 

Caxias irá receber com satisfação e gratidão à homenagem ao inesquecível Doutor Everaldo, médico humanitário, que em vida soube honrar com os ofícios da profissão de salvar vidas, que assumiu quando fez o juramento no dia da formatura. 

Parabéns para a deputada estadual Cleide Coutinho, pela indicação do projeto de Lei que dá nome ao hospital regional de Caxias, homenageando o saudoso Doutor Everaldo Ferreira Aragão.

Parque Empresarial

Resta ao virtual presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, apresentar um projeto de Lei indicando o nome do Parque Empresarial de Caxias, do saudoso, empresário e industrial Alderico Jefferson da Silva, este sim se identifica com a grande obra do Governo do Estado inaugurada nesta quinta-feira, 18 de dezembro. 

Com certeza, o grande empreendimento do governo estadual estará identificado com o grande empresário que Caxias e região conheceu nos anos 60,70,80 e 90, Alderico Jefferson da Silva, pioneiro dos grandes investimentos na Princesa do Sertão e região. 


O adeus de Cafeteira ao Senado...

Ex-prefeito de São Luís, ex-governador, ex-deputado federal, ex-senador e atual senador pelo Maranhão, Epitácio Cafeteira (PTB) fez ontem a sua despedida de seu  atual mandato.

- Tenho 90 anos: 52 anos de vida pública. Enquanto a saúde me permitiu, neste segundo mandato que cumpri no Senado, de 2007 até hoje, procurei o convívio fraterno e respeitoso com os parlamentares desta Casa, obtendo deles reciprocidade e carinho. Procurei aprender com os bons, e talvez alguma coisa ensinar, extraída de uma longa e proveitosa experiência de vida - disse o senador, o mais antigo em atividade no Congresso Nacional.

Epitácio Cafeteira é também um símbolo da política maranhense.

Durante toda a segunda metade dos anos 1900 esteve efetivo na vida público,com embates  fortes e  atuação destacada, como parlamentar e como executivo.

Poucos conseguiram construir a sua trajetória, mesmo estando, boa parte da vida, na oposição.

- Fui quase tudo na vida pública. O ano de 1963 já me encontrou suplente do deputado federal Pedro Braga. Convocado, a certa altura, a exercer o mandato, o exerci. Segui, desde essa estreia na vida pública, o propósito de bem servir ao Brasil e ao Maranhão - disse o senador maranhense.

A vaga de Cafeteira no Senado será ocupada, a partir de fevereiro, pelo atual vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB)…
Ex-vereador é encontrado morto, pelado
 

O ex-vereador Edes Alves Feitosa, mais conhecido como Cachorrão, da cidade de Cidelândia, a 34 km de Açailândia, foi encontrado morto no lixão da cidade, totalmente despido. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (18) e está envolto em mistério.

O corpo do ex-parlamentar foi encontrado na manhã desta sexta-feira (19), caído ao lado do carro em um local afastado da cidade, pelado, e dentro do veiculo foi encontrado, provavelmente pode pertencer a uma mulher,  um brinco. Há suspeita que ela fazia companhia a Cachorrão no momento do fatídico acontecimento. 
Ex-vereador Edes Alves Feitosa, o Cachorrão

Cachorrão exerceu o mandato de vereador por três vezes consecutivas, inclusive tendo ocupado a presidência da Câmara. Era uma das figuras mais respeitadas de Cidelândia. A polícia está em busca de pistas que levem à elucidação do crime.



Após demitir 70% dos contratados sem pagar o mês de novembro prefeita de São João do Soter paga o décimo terceiro salário no prazo limite


O décimo terceiro salário dos funcionários da Prefeitura de São João do Soter está depositado nesta sexta-feira (19) na conta bancaria  dos servidores públicos municipais.

O pagamento está sendo efetuado pela prefeita Luiza Rocha no prazo limite estabelecido pela legislação brasileira. A Lei estabelece que o décimo terceiro salário deve ser quitado até o dia 20 de dezembro.  Praticamente, em cima da hora como diz o ditado popular, a gestora está cumprindo o prazo determinado pela legislação. 

Em tempo
A Prefeitura Municipal de São João do Soter demitiu no final do mês passado, com o agravante de não ter efetuado o pagamento de novembro, centenas de funcionários contratados vinculados às diversas Secretarias da administração municipal. Alguns dos excluídos dizem não saber se ainda irão receber a quitação do ultimo período trabalhado. O que a essa altura é muito improvável acontecer.   
 

 
Justiça determina que prefeita deve ser afastada do cargo imediatamente
Com base em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa proposta pela Promotoria de Justiça de Bom Jardim, a Justiça determinou o imediato afastamento do cargo da prefeita Lidiane Leite da Silva pelo prazo de 180 dias. A gestora municipal descumpriu ordens judiciais relativas à regularização das aulas na educação infantil e fundamental, fornecimento de merenda e transporte escolar.

A ação, de autoria da promotora de justiça Karina Freitas Chaves, foi protocolada em 20 de novembro deste ano, com base no descumprimento de decisão judicial proferida em outra ação do MP-MA, de 2013. A determinação previa que o município, dentre outras medidas, providenciasse, no prazo de 15 dias, a elaboração de um calendário especial de reposição de aulas, regularizasse o transporte e alimentação escolar e buscasse o preenchimento de vagas para professor.

Na decisão, o juiz Raul José Duarte Goulart Júnior, titular da Comarca de Bom Jardim, afirma que a prefeita tem apresentado informações falsas com o objetivo de tentar demonstrar o regular cumprimento das determinações judiciais. No entanto, o descumprimento tem sido alardeado diariamente pelos cidadãos de Bom Jardim. A situação também foi tema de relatórios formulados pelo Ministério Público e figurou em reportagens de repercussão nacional.

Além do descumprimento das determinações, o magistrado ressalta que a posição hierárquica de Lidiane Leite da Silva, chefe do Executivo municipal, e a sua influência política geram preocupação a respeito da possibilidade de ocultação de dados e coação de testemunhas. “No cotidiano do município grassam denúncias de inúmeros desmandos, os quais têm culminado no ajuizamento de ações civis públicas e ações civis por improbidade administrativa pelo Parquet”, enfatizou.

as informações são do MP/MA 
Ex-prefeito Zé Reis representou o municipio de Aldeias Altas na solenidade de inauguração do Parque Empresarial de Caxias 

Gov. Arnaldo Melo ladeado pelo ex-prefeito Zé Reis e Reizinho
Na ausência do atual prefeito Benedito Tinoco, que por varias vezes teve o nome anunciado pelo cerimonial, mas não estava presente na solenidade de inauguração do Parque Empresarial de Caxias, coube ao ex-prefeito Zé Reis representar o municipio de Aldeias Altas durante o ato inaugural do grandioso empreendimento do Governo do Estado na região dos Cocais localizado no km 554 da BR 316 no sentido Caxias/Teresina. 

Zé Reis e o filho Reizinho  estiveram presentes na Inauguração do Parque Empresarial de Caxias na tarde desta quinta-feira, 18, ambos conheceram de perto o projeto que irá alavancar a economia dos municípios que integram a região dos Cocais e Leste maranhense. No seu pronunciamento, o governador Arnaldo Melo fez questão de mencionar o nome do ex-gestor, enaltecendo-o como um grande homem publico, amigo e correligionário político de longas datas. 

Em uma conversa rápida com o titular do Blog, o ex-prefeito Zé Reis disse ser muito importante a instalação do Parque Empresarial de Caxias, enfatizou que a estrutura do local atende aos anseios da classe empresarial. A importância da abrangência do Parque Empresarial aos demais municípios da região também foi observada pelo ex-gestor de Aldeias Altas. 
 
"O empreendimento trará benefícios para os municípios da nossa região e Aldeias Altas está incluída nesse contexto. Vamos torcer para tudo dar certo e aguardar agora a instalação das empresas", disse Zé Reis.


Eleições 2014: diplomação dos eleitos ocorre nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) vai diplomar, em sessão solene, os candidatos eleitos em 2014 no Estado. A cerimônia ocorrerá a partir das 16h no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
Os diplomas serão entregues pelos integrantes do TRE-MA e das Comissões de Propaganda e de Poder de Polícia. A Corte atualmente é formada pelos desembargadores eleitorais: Froz Sobrinho (presidente), Guerreiro Júnior (corregedor), Eulálio Figueiredo (ouvidor), Clodomir Reis (diretor da EJE), Alice Rocha, Daniel Blume e Eduardo Moreira; Também participará da entrega a procuradora Carolina Mesquita da Hora, que substituirá no ato o procurador regional eleitoral Régis Primo da Silva.

Serão diplomados 80 candidatos, sendo: 1 governador, 1 vice, 1 senador (primeiro e segundo suplente), 18 deputados federais e 42 deputados estaduais, além do primeiro suplente de cada partido e/ou coligação.

Em nome da Justiça Eleitoral discursará o desembargador Froz Sobrinho e pelos diplomados o governador eleito Flávio Dino.

A dinâmica da diplomação
Os diplomados serão chamados de acordo com a ordem de votação na urna eletrônica. Já os diplomandos aos cargos proporcionais serão chamados pela coligação e/ou partido que obteve maior número de candidatos eleitos e pela ordem decrescente de votação.

Nomes dos diplomados por cargo

Deputados Estaduais
- Pela coligação Pra Frente Maranhão 2 (PMDB, DEM, PTB, PV, PT do B, PSC, PRTB e PR – 16 diplomados): Josimar Cunha Rodrigues, Andréa Trovão Murad Barros, Antonio Pereira Filho, José Roberto Costa Santos, Edilázio Gomes da Silva Júnior, Nina Ceres Couto de Melo, Leoarren Túlio de Sousa Cunha, José Max Pereira Barros (representado no ato pelo seu filho Gustavo Araújo Barros), José Adriano Cordeiro Sarney, Stênio dos Santos Rezende, Rigo Alberto Teles de Sousa, Rogério Rodrigues Lima, César Henrique Santos Pires, Marcus Vinícius de Oliveira Pereira, Fábio Henrique Ramos Braga, Hemetério Weba Filho e o suplente Camilo de Lellis Carneiro Figueiredo;

- Pela coligação Todos Pelo Maranhão 4 (PSB, PDT, Pc do B, PSDB – 9 diplomados): Humberto Ivar Araújo Coutinho, Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa, José Arimatéa Lima Neto Evangelista, Fábio Henrique Dias de Macedo, Raimundo Soares Cutrim, Valéria Maria Santos Macedo, Marco Aurélio da Silva Azevedo, Sérgio Barbosa Frota, Othelino Nova Alves Neto e o suplente Rafael de Brito Sousa

- Pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB – 3 diplomados): Glalbert Nascimento Cutrim, Ana de Nazaré Pereira Silva Macedo Mendonça, Jesuíno Cordeiro Mendes Junior e o suplente Antônio de Pádua Ferreira Barros;

- Pela coligação Força Jovem (PRP, PSDC e PTN – 3 diplomados): Francisco de Sousa Dias Neto, Alexandre Vicente de Paula Almeida, Paulo Roberto Almeida Neto e o suplente Marcos Antonio de Carvalho Caldas;

- Pela coligação Vamos Juntos Maranhão (PEN, PMN, PHS e PSD – 3 diplomados): Eduardo Salim Braide, José Carlos Nobre Monteiro (que será representado pelo senhor Márcio Vinnicius Prestes Andrade), Ricardo Tadeu Ribeiro Pearce e suplente José Benedito Pinto (que receberá, a pedido, o seu diploma na Secretaria do TRE em data posterior);.

- Pela coligação Mudança Para Um Novo Maranhão (PP, PROS, SD e PPS – 3 diplomados): Carlos Wellington de Castro Bezerra, Levi Pontes de Aguiar, Roberto Campos Filho e o suplente João Luciano Silva Soares;

- Pelo Partido Social Liberal (PSL – 2 diplomados): Edson Cunha de Araújo, Maria da Graça Fonseca Paz e o suplente Raimundo Nonato Gonçalves da Silva;

- Pelo Partido dos Trabalhadores (PT – 2 diplomados): José Inácio Sodré Rodrigues, Francisca Ferreira e o suplente Yglésio Luciano Moysés Silva de Souza.

- Pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC – 1 diplomado): Edivaldo de Holanda Braga e o suplente Domingos Erinaldo Sousa Serra;

Deputados Federais
- Pela coligação Pra Frente Maranhão 1 (PMDB, DEM, PTB, PV, PRB e PR – 7 diplomados): Hildo Augusto da Rocha Neto, Cleber Verde Cordeiro Mendes, José Sarney Filho, Pedro Fernandes Ribeiro, Carlos Victor Guterres Mendes, João Marcelo Santos Sousa, José Alberto Oliveira Veloso Filho e o suplente Davi Alves Silva Júnior;

- Pela coligação Todos Pelo Maranhão 3 (SD, PP, PC DO B, PPS, PSDB e PSB - 5 diplomados): Eliziane Pereira Gama Ferreira, Rubens Pereira e Silva Júnior, José Reinaldo Carneiro Tavares, Waldir Maranhão Cardoso, João Castelo Ribeiro Gonçalves e a suplente Luana Maria da Silva Costa;

- Pela coligação Democrata Trabalhista (PSL, PSDC, PRP, PTN e PRTB – 2 diplomados): José Juscelino dos Santos Rezende Filho, Aluisio Guimarães Mendes Filho e o suplente Ricardo Ceppas Archer (representado no ato pelo senhor Ediviges Costa Ferreira);

- Pela coligação Por Um Maranhão Mais Forte (PEN, PMN, PHS, PSC e PT do B – 2 diplomados): André Luis Carvalho Ribeiro, Antonio da Cruz Filgueira Júnior (representado no ato pelo senhor José de Ribamar Mendes) e o suplente Ildon Marques de Souza;

- Pela coligação Pra Seguir em Frente com muito mais mudança (PT e PSD – 1 diplomado): José Carlos Nunes Júnior e o suplente Cláudio José Trinchão Santos (representado neste ato pela senhora Ellem Mara Teixeira de Sousa);

- Pela coligação Todos Pelo Maranhão 2 (PDT, PTC e PROS – 1 diplomado): Weverton Rocha Marques de Sousa e o suplente Julião Amin Castro;

Senador, Vice-governador e Governador
- Pela coligação Todos Pelo Maranhão (PP, SD, PROS, PSDB, PC do B, PSB, PDT, PTC e PPS): senador Roberto Coelho Rocha e os suplentes José Eleonildo Soares e Paulo Henrique Campos Matos; vice-governador Carlos Orleans Brandão Júnior e o governador Flávio Dino de Castro e Costa.

fonte: Imirante