terça-feira, 22 de abril de 2014

Aliança entre PSDB e Flavio Dino só foi possível após desistência de Luis Fernando 

aliança fechada entre o PSDB, do presidenciável Aécio Neves, e o PCdoB, do ex-presidente da Embratur Flávio Dino, só foi possível após a desistência do ex-secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, de disputar o governo estadual em outubro próximo.
Até semanas atrás, sob a liderança do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, a alta plumagem do tucanato maranhense – com exceção do deputado federal Carlos Brandão – tinha como compromisso eleger Silva governador do Maranhão.
De competência administrativa e postura política invejada pela oposição dinista, o ex-prefeito de São José de Ribamar superava até mesmo as altas investidas de Dino, que já oferecia desde o ano passado as vagas de vice – razão pela exceção de Brandão – e de senador em sua chapa aos tucanos.
A confirmação está na própria declaração do comunista, quando afirmou que seria uma honra ter João Castelo, ex-prefeito de São Luís, como candidato em seu palanque, agora em 2014.
Apesar do tucano ter frisado em coletiva de imprensa que desejava concorrer apenas à Câmara Federal – e do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), sonhar com a vaga -, fontes do PSDB relataram ao Atual7 que a oferta já era a do Senado.
Câmara Municipal não é omissa e afasta prefeita de Bom Jardim 

A Câmara Municipal de Bom Jardim afastou na manhã desta terça-feira (22) a prefeita Lidiane Rocha (PRB) do cargo por 90 dias. A decisão visa a facilitar o andamento dos trabalhos de um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta na Casa para apurar denúncias de improbidade administrativa.
Além do afastamento, os vereadores da cidade procederam à imediata posse da vice-prefeita, a ex-deputada estadual Malrinete Gralhada (PPS).
Segundo o presidente da Câmara, vereador Silvano Andrade (PSB), Lidiane Rocha foi afastada depois que a CPI constatou irregularidades na compra, pela Prefeitura, de um terreno do marido da prefeita, Beto Rocha, supostamente para a construção de uma creche que nunca saiu do papel. O terreno tem 3.000m² e foi adquirido pelo valor de R$ 150 mil.
Prefeita Lidiane Rocha, improbidade administrativa
e farras de combustíveis  
“Constatamos também uma verdadeira farra de combustíveis, com a emissão de notas para vários carros de particulares, inclusive de cantores de banda e BMW de parentes da prefeita”, disse o parlamentar.
Setores da imprensa do município e região tentaram contato com a prefeita afastada, mas, sem sucesso, a gestora não foi localizada para falar sobre o afastamento. 
Como se proteger dos ataques virtuais 

Há mais de 30 anos a humanidade passou por um movimento drástico no que diz respeito à informação: a “interligação de rede” chamada internet. A partir de então, e cada vez mais, o mundo se conectou, globalizou, rompeu fronteiras, diminuiu distâncias, acelerou a comunicação e adquiriu um “novo território” virtual de comunicação entre as pessoas, no qual elas podem expressar sua liberdade de pensamento.
Porém, essa autonomia não é absoluta. Ela está limitada também a outras liberdades, inerentes à dignidade, como a honra e a imagem, direitos que no Brasil encontram-se protegidos pela Constituição Federal.
Contudo, é importante ressaltar que neste mundo novo de comunicação as regras para sua utilização, seja para os internautas, seja para os provedores de acesso, não são claras, ou melhor, nem sequer estavam positivadas em nosso sistema legislativo. Como consequência da ausência de normas, muitas pessoas encontraram facilidades para práticas ilícitas e ofensivas, tornando a internet, praticamente, um “território sem lei”.
Chegou-se ao absurdo de muitas dessas pessoas ofendidas serem expostas de forma tão desprezível que não suportaram as consequências das ilicitudes desses atos, praticados por esses internautas, dando cabo de sua própria vida e, quando não chegaram a esse extremo, muitas se isolaram, desenvolveram depressão, medo e diversos outros problemas de saúde física e mental.
Por enquanto, quem se sente vítima de ofensas pela internet pode procurar o Poder Judiciário, que usa as regras gerais de Direito (Código Civil e o Código Penal) para decidir. Assim, as vítimas dos ataques virtuais podem se proteger primeiramente buscando materializar as provas das ofensas, arquivando, gravando ou mesmo imprimindo a página que ocorreu a veiculação, a propagação da calúnia, injúria, difamação e, ainda, a exposição de sua vida privada. De posse da prova da ofensa, a vítima pode adotar medida administrativa, por meio de denúncia, que pode ser feita na página do próprio provedor que veiculou a ofensa. Muitas vezes, ciente da reclamação, o provedor retira a página ofensiva do ar, sem que o ofendido tenha de recorrer ao Judiciário, cessando de imediato a ofensa. Porém, a vítima, mesmo assim, ainda pode entrar com uma ação diretamente contra o ofensor, pois ele violou seus direitos à personalidade.
É importante trazer à baila que o Brasil acabou de aprovar na Câmara dos Deputados, recentemente, o Projeto de Lei 21626/11, o chamado “Marco Civil”, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. Tal projeto ainda será submetido à votação no Senado Federal, o que é um avanço para nossa legislação pátria.
fonte: Folha Universal 
Ex-marido é golpeado com uma tesourada 
imagem ilustrativa 
Informações dão conta que um homem de 38 anos, identificado pelas iniciais J.M.S, registrou BO contra a ex-mulher. Segundo a vitima, a ex-companheira o atingiu no tórax com um golpe de tesoura. O ocorrido se deu no ultimo domingo, 20, no Residencial Sabiá. 

A mulher também foi identificada apenas pelas iniciais de: A.P.S, 35 anos, a agressora utilizou uma tesoura para atentar contra avida do ex-companheiro. Apesar de golpeado, o ex-marido não corre risco de vida e passa bem.

Os dois foram ouvidos hoje pela manhã no Primeiro Distrito e em seguida foram liberados. O motivo da agressão não foi revelado, mas ao que tudo indica deve ter ciumes no meio de todo esse imbróglio  
Taça da FIFA chega a São Luis no dia 13 de maio
Divulgação
Taça da Copa do Mundo fará tour pelo país.
O troféu da Copa do Mundo de 2014 chega a Capital Maranhense no dia 13 de maio. Depois de São Luís, a taça segue para Palmas (14/5) e Macapá (15/5).
A taça chegou nessa segunda-feira (21), ao Rio de Janeiro, depois de passar por cerca de 80 países, entre setembro do ano passado e abril deste ano. Ficará exposta até o próximo dia 25 no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, que será o palco da final do campeonato, no dia 13 de julho.
Os visitantes poderão ver a taça das 9h às 21h. Após passar pelo Rio de Janeiro, o troféu segue para as outras 26 capitais brasileiras. Ainda em abril,  para Porto Alegre (26 e 27 de abril), Belo Horizonte (28 e 29 de abril) e Salvador (30 de abril e 1º de maio).
Na primeira quinzena de maio, depois de Salvador, a taça segue para Cuiabá (2/5), Curitiba (dia 3/5), Florianópolis (dia 4/5), Campo Grande (dia 6/5), Goiânia (dia 7/5), Vitória (dia 8/5), Aracaju (9/5), Maceió (10/5), João Pessoa (11/5) até chegar a São Luís. Depois de São Luís, a taça segue para Palmas (14/5) e Macapá (15/5).
Por último, o troféu ficará exposto em Boa Vista (16/5), Rio Branco (17/5), Porto Velho (18/5), Manaus (19/5), Belém (20/5), Teresina (21/5), Natal (22/5), Recife (23 e 24 de maio), Fortaleza (dias 25 e 26) e Brasília (dias 27 e 28).
A taça encerra sua turnê mundial na cidade de São Paulo, que será o palco da cerimônia de abertura e do primeiro jogo da Copa do Mundo, no dia 12 de junho. Ela ficará exposta na capital paulista entre os dias 29 de maio e 1º de junho.
Semana Santa 
PRF registra oito acidentes nas estradas que cortam o estado com uma morte 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-MA) registrou oito acidentes nas estradas que cortam o estado, com uma morte. Cinco pessoas ficaram feridas e dois acidentes deixaram danos materiais.
 
Os dados são de balanço parcial da Operação Semana Santa, que prossegue até hoje, feriado de Tiradentes. No km 612 da BR-316, em Timon, uma colisão frontal entre uma moto Honda e uma Yamaha Factor 125, vitimou Francisco Neto Carneiro da Silva, 34 anos e deixou três feridos graves. Em Imperatriz, no Km 246 da BR-010, a PRF apreendeu 1g de crack e 3g de maconha conduzindo o condutor do veículo, um Fiat Siena.
 
O condutor dirigia sob efeito de bebida alcoólica, segundo registrou a PRF, e contra o passageiro havia um mandando de prisão, sendo este também conduzido. Mais dois casos de direção em estado de embriaguez foram registrado em Imperatriz, nos kms 246 e 236 da BR-010.
 
Os dois condutores foram presos. Em Santa Inês, no Km 264 da BR-316, a PRF recuperou uma moto Honda/CBX 250 Twister que teria sido roubada e prendeu o condutor. Segundo plantonistas da PRF-MA, o balanço geral da operação Semana Santa deve ser divulgado hoje.

Presidenciáveis vêem ao Maranhão para pressionar posição de Flavio Dino

De O Estado
campos_aecioCom as recentes negociações que obrigam o PCdoB a rediscutir os acordos das vagas na chapa majoritária da candidatura da oposição, PSB e PSDB mostram que a direção nacional das legendas têm interesse em seus candidatos locais. A prova disso, é a vinda dos pré-candidatos a Presidência da República, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), ao Maranhão.
Campos, que definiu a ex-senador Marina Silva como sua vice, desembarca no sábado em Balsas para evento que lançará a pré-candidatura de Roberto Rocha ao Senado. O ato político vem reforçar os interesses da direção nacional do PSB na candidatura de Rocha, que até o início deste mês, era considerado candidato único dos partidos do campo da oposição.
“É uma honra ter Eduardo Campos, candidato do nosso partido a presidente da República, em um ato político de lançamento de minha pré-candidatura ao Senado em Balsas”, resumiu Roberto Rocha sobre o assunto.
Na verdade, Eduardo Campos, que também estará em Timon para evento do PSB, aproveitará para cobrar dos seus aliados no Maranhão, principalmente de Flávio Dino, a manutenção do acordo de candidatura única ao Senado e barrar quaisquer negociações que passe pela vaga de senador dos comunistas com o PSDB, partido que desde semana mudou o cenário da oposição considera já definido.
Os tucanos também “usarão” a figura nacional da legenda para pressionar posição de Flávio Dino quanto à abertura de espaço para o PSDB em sua chapa majoritária. O senador Aécio Neves, pré-candidato a Presidência da República, chegará a São Luís dia 9 de maio.
A agenda do tucano será definido hoje, segundo o deputado estadual Neto Evangelista. Oficialmente, Neves vem para ser apresentado ao eleitorado maranhense. Mas na prática, o senador agenda a visita para anunciar a composição do PSDB com o PCdoB, cujas negociações ainda não foram concluídas.
Inicialmente, essas negociações passavam somente pela vaga de vice de Dino, o que parece já está resolvido com o PDT, no entanto, os movimentos do ex-prefeito de São Luís, João Castelo, fizeram com que a equação da oposição e a vinda do PSDB para seu grupo ficassem ainda em “xeque”.
A ex-senadora Marina Silva (PSB) também pode estar presente ao lançamento da pré-candidatura ao Senado de Roberto Rocha. A agenda da candidata a vice de Eduardo Campos somente será confirmada pela assessoria do ex-governador de Pernambuco na tarde de hoje.

Corpo de homem é desovado às margens da BR 316

Corpo de homem é desovado às margens da BR 316


Um homem identificado como: Osvaldo dos Santos Conceição, 26 anos, foi encontrado morto dentro de um matagal à margem da BR 316, nas proximidades do povoado Soledade, na Zona Rural de Caxias, no inicio da noite de sábado de aleluia. 

Segundo o Portal Noca, a pericia médica constatou que o homem foi morto com pauladas na cabeça, os membros inferiores foram quebrados e havia várias fraturas expostas pelo corpo.

Os peritos constataram ainda vestígios de veiculo no caminho de acesso ao local onde a vitima foi encontrada, o que caracteriza que a mesma foi assassinada em outro lugar e consequentemente teve o corpo desovado na Soledade. 

Para a policia, os familiares de Vavá, apelido da vitima, informaram que ele estava desaparecido desde quarta-feira,16

A policia inciou as investigações para elucidação do crime e não descarta a hipótese do assassinato de Vavá estar relacionado a acerto de contas.