quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Em evento da UNE na Bahia, estudantes pedem Flávio Dino presidente do Brasil 


O governador Flávio Dino foi ovacionado durante sua passagem pela 11ª Bienal da UNE, nesta quinta-feira (7), que está ocorrendo em Salvador.
Ao chegar para o evento, os estudantes entoavam forte ”um, dos, três, quatro, cinco, mil, queremos Flávio Dino presidente do Brasil”.
O governador participou do debate sobre os “30 anos da Constituição Cidadã: Democracia e Ativismo Judicial”, junto com Guilherme Boulos, Maria Paula Dallari, Emiliano José e Haroldo Lima.
IFMA/Caxias - Campus promove XVII Encontro Pedagógico 

O evento foi voltado para professores e técnico-administrativos do IFMA e discutiu docência, ensino e aprendizagem na perspectiva do desenvolvimento profissional.

O diretor do campus, João da Paixão, falou sobre temas que visam à melhoria
da pratica docente em sala 
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, entre os dias 01, 04 e 05 de fevereiro, o XVII Encontro Pedagógico. Com o tema “Abordagens reflexivas sobre docência, ensino e aprendizagem na perspectiva do desenvolvimento profissional”, a proposta desta edição, voltada para professores e técnico-administrativos da unidade de ensino, foi reafirmar a preocupação da instituição em contribuir para uma formação pedagógica voltada ao ato de aprender a aprender como uma das principais funções do ensinar, ou melhor, do educar.
Logo no início, sob orientação do fisioterapeuta Rodrigo Souza, os servidores participaram de ginástica laboral. A abertura oficial das atividades foi realizada pelo diretor-geral, João da Paixão. “Para este encontro pedagógico, a gestão sentiu a necessidade de dar uma atenção à saúde dos servidores. Outra face do encontro está voltada para discussões que visem à melhoria da prática docente em sala, sobretudo, capacitando os servidores para utilização das ferramentas tecnológicas na prática pedagógica”, disse o gestor justificando a temática do evento. “O campus destinou um prédio equipado com móveis e excelentes acomodações para descanso e acolhimento pensando na saúde dos servidores”, destacou. “Ações da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) serão implementadas ainda este semestre para atuar no sentido de atenção à saúde dos servidores”, frisou o diretor-geral.
O diretor abordou ainda sobre o planejamento institucional para 2019, destacando as atividades do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) e da Fazenda Escola, além da criação do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CERI). João da Paixão lembrou que o campus foi contemplado em um edital de desfazimento de bens da Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região (PRT 16). Com isso, 160 bens passam a integrar o acervo patrimonial do Campus Caxias.
Na ocasião, os servidores receberam orientações da CGP e do Setor de Compras e discutiram a reformulação da resolução que trata sobre a nova sistemática de avaliação dos cursos técnicos do Instituto. Atualmente, o processo avaliativo nos cursos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio é regulamentado pela Resolução nº 86/2011.

O encontro contou com a participação de Denise Bessa Leda, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que discutiu sobre as relações de trabalho contemporâneas e suas repercussões na dinâmica prazer e sofrimento do profissional da educação.
As possibilidades tecnológicas na prática docente no IFMA também foram discutidas. André Lucas Oliveira dos Santos Piorsky, aluno do curso técnico em Informática, apresentou seu mais novo aplicativo, uma agenda para alunos. “A ideia é disponibilizar os serviços mais usados pelos estudantes, como horários, atividades, acesso aos sistemas Q-Acadêmico e SUAP, além de atividades disponibilizadas pelos professores em formato PDF”, explicou o aluno. “É possível realizar um controle de todo o conteúdo”, pondera. De acordo com André Piorsky, o aplicativo surgiu da necessidade levantada junto aos colegas de classe para disponibilizar uma ferramenta em plataforma móvel que permitisse estabelecer um canal para divulgação de informações e serviços voltados para a turma de Informática. Vale destacar que, ao todo, o aluno já desenvolveu quatro aplicativos, sendo que um deles avalia qualidade ambiental de riachos.
Wellinton Resende, auditor da CGU, proferiu palestra sobre ética no serviço
publico 
Eliane Pedrosa, professora do IFMA – Campus Monte Castelo – proferiu, no último dia do encontro, palestra sobre Currículo integrado na educação profissional e tecnológica. O momento contou ainda com a participação de Welliton Resende, auditor da Controladoria-Geral da União (CGU). Em sua participação, o auditor proferiu palestra sobre ética no serviço público, abordando as pequenas corrupções do dia a dia, em especial, as particularidades referentes ao ambiente escolar e universitário. “A honestidade é uma daquelas características que a pessoa tem ou não tem. Não é possível ser ‘meio honesto’ e a discussão desse tema no ambiente escolar, além de melhorar a instituição, melhora também a sociedade”, comentou o auditor.

Durante o encerramento, a fonoaudióloga Paula Costa Martins indicou alguns cuidados com a voz que devem fazer parte da vida de todo professor. “Para os professores, a voz é uma ferramenta de trabalho. O dia a dia das salas de aula exige o uso constante da voz por esses profissionais. Essa rotina diária de trabalho pode causar problemas que precisam ser levados em consideração, como calos nas cordas vocais, perda da intensidade da voz, rouquidão, ensurdecimento, cansaço e fadiga”, destacou Paula Martins.
Avaliação
O diretor de Desenvolvimento Educacional, Raimundo Filho, considerou o encontro essencial para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e pedagógicas. “Para além da formação técnica, os Institutos Federais devem prezar pela formação humana. Não formando apenas para o mercado, mas também educando pessoas. Para tanto, conhecer os pressupostos que norteiam esta formação, faz-se necessário àqueles que têm como perspectiva um ensino integrado, politécnico e unilateral”, disse. E continuou. “Neste sentido, ao promovermos o encontro, pensamos também nos aspectos que envolvem o profissional responsável pela concretização desse trabalho, trazendo informações que o eleve enquanto pessoa, contribuindo para o fortalecimento das relações de trabalho e na dinâmica da profissão”, concluiu.
Ascom/IFMA

Zé Gentil pede união em beneficio do Maranhão 


Em pronunciamento feito na sessão desta quinta-feira (7), o deputado Zé Gentil (PRB) se colocou-se à disposição dos seus colegas de Plenário para que, juntos, possam trabalhar em prol da população do Maranhão.
“Quero dizer a todos vocês que continuo da mesma maneira das outras vezes que passei por este Parlamento. Podem contar comigo, serei grato a cada um que me estender a mão. Aqui estou para defender os interesses do povo da região de Caxias e de todo Maranhão. Eu sempre me coloquei e continuo me colocando à disposição dos meus colegas deputados, para que possamos fazer uma boa gestão”, afirmou Zé Gentil, ressaltando a sua gratidão e reconhecimento pelos 62.368 votos, sendo 31.420, da cidade de Caxias.  
Ao destacar que Caxias tem mais dois representantes no Legislativo estadual - a deputada Cleide Coutinho (PDT) e o deputado Adelmo Soares (PCdoB) -, Zé Gentil afirmou que já conversou com os seus colegas e enfatizou que “neste instante, nos resta retribuir ao povo que votou na gente. Quanto ao futuro nas eleições, isso pertence a cada um, mas, neste momento, eu queria contar com o apoio desta Casa, principalmente, dos dois deputados de Caxias”.
BR-316
Zé Gentil também defendeu a recuperação da BR-316, no trecho que liga Caxias ao bairro Veneza. “Eu gostaria que o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, incluísse o trecho que liga a BR-316, na passagem de Caxias a Veneza, que está totalmente danificado”, solicitou.
Agencia Assembleia 

Juiz Velozo terá bloco de carnaval organizado por amigos e simpatizantes

Do blog do Ricardo Marques 


Amigos e simpatizantes do juiz Antonio Manoel Velozo organizam o ‘Cafofo do Velozo’, um bloco com abadá e tudo que promete fazer sucesso no Carnaval 2019 de Caxias (MA). O evento será animado por Rafael Barone & Banda – um dos nomes mais badalados da noite caxiense – e será realizado em uma chácara que fica nas proximidades do Balneário Veneza, próximo dia 23, derradeiro sábado antes do reinado oficial de Momo. 

Este redator tentou ouvir o juiz Velozo mas não foi possível. No entanto, conversou com um conhecido empresário da cidade que está entre os mais animados organizadores e patrocinadores do evento.
– O ‘Cafofo’ seria um “esquenta” de uma eventual candidatura de Velozo para prefeito de Caxias, no próximo ano? – quis saber o redator.
Infelizmente, não. É só uma brincadeira despretensiosa que os amigos dele decidiram fazer, respondeu o empresário.
– Mas vai parecer que sim, afinal o nome de Velozo está na “boca do povo”, insistiu o redator.
É, pode ser que sim, verdade.
– E o que ele, Velozo, diz sobre isso?
Por enquanto nada. Aliás, ele nem quer falar em candidatura de coisa nenhuma. Diz que só fala depois que estiver aposentado. Faz é achar graça dessa história.
– E vocês, o que acham?
Ah, nós estamos torcendo para que ele tope a parada [ser candidato], pois Caxias precisa. O comércio da cidade está morto e uma novidade política viria bem a calhar.
– O senhor o apoiaria?
Com certeza, eu e minha família. Não somente nós, muita gente apoiaria. Inclusive com suporte financeiro e voluntariado para a campanha, pois sabemos que uma eleição de prefeito numa cidade do porte de Caxias não é brincadeira. Agora, se ele for candidato, e o povo quiser, não tem quem tome!


Teodulo Aragão reafirma que não será candidato a vereador em 2020 


O coordenador de RH da Secretaria de Saúde de Caxias, Teodulo Aragão (foto), em nota de esclarecimento enviada ao jornalista Jotônio Viana sobre uma divulgação feita na sua Coluna Caxias em Off do Jornal Pequeno do dia 1º no GONZO onde o escriba relatou que o coordenador tem tirado o "sono" de muitos vereadores, reafirmou que não será candidato a vereador do município em 2020. Aragão esclareceu que o uso da marca TA faz parte do seu projeto social "Temos Amizades", nada tem a ver com nenhum marketing politico. 

“Caro jornalista, essa questão do TA é um projeto social chamado "Temos Amizades", onde recebemos cestas básicas e fazemos doações para pessoas de baixa renda ou de renda nenhuma. Coincidência ou não, parece com meu nome. Com relação a candidatura, não sou candidato e nem pré-candidato, nem aqui nem muito menos em Aldeias Altas onde está meu domicilio eleitoral". 

Deu pra entender no esclarecimento de Teodulo que o mesmo faz parte do governo Gentil como um bom soldado e esse fator tem tirado de fato o "sono" de muitos edis e gerado muita ciumeira na base aliada do governo. Já teve assessor de vereador enciumado comentando com este redator as desenvolturas de Aragão feitas em favor da administração do prefeito Fábio Gentil, mas ele sempre deixa bem claro quando é indagado por alguém da imprensa. "Eu não penso em me candidatar. Desempenho com dedicação a função que exerço e só quero ajudar o prefeito Fábio Gentil a fazer uma boa administração, como vem fazendo, para o bem-estar da população caxiense". 

Abaixo o print da coluna Caxias em Off. 

Coluna Caxias em Off do jornalista Jotônio Viana no Jornal Pequeno 

A melhor prévia do carnaval de Caxias será no Bar do Ibinha (Bloco do Careca)


O Bar do Ibinha (Bloco do Careca) realiza sua prévia para o Carnaval 2019 no dia 17 de fevereiro, a partir das 17h. A prévia carnavalesca será animada pelo cantor Pinguruty da Bahia (Banda Chica Égua), que levará muito axé, swing e frevo para animar os foliões. O Bar do Ibinha fica localizado na Rua Antonio Pereira Neto, no centro. A prévia carnavalesca realizada no Bar do Ibinha é um ponto forte do período momesco em Caxias.