terça-feira, 28 de agosto de 2018

A revolução da agricultura familiar no Maranhão 


A noite desta segunda-feira, 27, foi calorosa para o passinho do 65, em São Luís. Centenas de pessoas se reuniram para comemorar os avanços no campo durante o primeiro mandato do Governo de Todos, e discutir os novos rumos.


A plenária foi comandada pelo vice-governador, Carlos Brandão, ao lado do governador Flávio Dino; que ressaltou a importância dos feitos do secretário Adelmo Soares entre os anos de 2015 e 2018, enquanto esteve à frente da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF). O ex-secretário é, hoje, candidato a deputado estadual pelo PCdoB nas eleições deste ano.


"Faltam apenas 40 dias para definir os rumos do Maranhão nos próximos 4 anos. Vamos lembrar a cada dia do nosso projeto de continuar transformando o nosso estado. Estamos em primeiro lugar no ranking de governos que mais cumpriram as propostas de campanha, vamos continuar assim”, exclamou o vice-governador Carlos Brandão.


Entre as propostas cumpridas estão vários temas relacionados a pasta da agricultura familiar, como dar voz às comunidades tradicionais, à população do campo e aos que vivem do extrativismo. Estimulando produção, comercialização e conhecimento nos quatro cantos do Maranhão. Durante os 3 anos e 3 meses como secretário, Adelmo e toda equipe do Sistema SAF não mediram esforços para promover acesso à água, à terra e ao crédito.


Ressalta o candidato Adelmo Soares: “Nesta caminhada posso afirmar, com toda a certeza, que fizemos tudo que estava ao nosso alcance. A regularização de terras, por exemplo, é umas das questões mais urgentes a serem resolvidas no Maranhão. E veja só, em 2 anos, quase 2500 títulos coletivos e individuais foram entregues a 7 mil famílias. Outras 2500 famílias do campo tiveram suas vidas transformadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Estamos aqui, mais uma vez, a disposição do projeto do governador Flávio Dino de oportunizar vida digna ao povo do Maranhão, desta vez defendendo as pessoas na Assembleia Legislativa”.


Mesmo com o afastamento de Adelmo Soares para as eleições 2018, os programas do Sistema SAF continuam sendo implantados e cuidando dos trabalhadoras e trabalhadores do campo, desta vez sob a responsabilidade do Júlio César, atual secretário da pasta, e da Loroana Mendonça, grande parceira e presidente da AGERP, bem como Raimundo Lídio, presidente do ITERMA; órgãos que compõem ao Sistema SAF, um dos grandes sistemas da gestão de Flávio Dino que revolucionou a forma com que a agricultura familiar foi tratada no estado; mostrando que sim: a agricultura familiar tem vez.

No final da plenária, Flávio Dino relembrou o momento histórico que o Maranhão está vivendo e a importância de combater as fake news, mentiras e perseguição dos opositores. Nesta caravana, são todos pelo Maranhão!

da Assessoria
fotos: Gilson Teixeira  


 



Vereadores discutem aplicação do fumacê em Caxias  


A ausência da pulverização de inseticida, popularmente conhecido como fumacê, no município gerou discussão na Câmara de Vereadores na sessão dessa segunda-feira (27).

O vereador Repórter Puliça (PRB) levantou o assunto com o pedido voltado à direção da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), “para que ela desse jeito de colocar o fumacê na cidade devido ter muita muriçoca”.
Em apoio ao pedido de Repórter Puliça, Jerônimo (PMN) lembrou que no ano passado a gestão regional de Saúde era administrada por sua esposa. “Nós conseguimos com o Governo de Estado os carros fumacê que vieram para Caxias dar apoio. Então, fica aqui a cobrança para a Regional de Saúde de trazê-los novamente. Eu acho que está na hora de dar resposta à população de Caxias com essa contribuição”, destacou.
Segundo a líder da oposição, Thaís Coutinho (PSB), a solicitação do carro nebulizador tem que partir da Secretaria Municipal de Saúde via ofício junto à Gerência Regional de Saúde. “Até agora não foi solicitado nem em Caxias e nem em outro município carro fumacê”, informou a parlamentar.
O líder de governo, Sargento Moisés (PSD), reforçou que a atribuição do carro fumacê pertence à Secretaria de Estado da Saúde, dependendo do índice de infestação no município, e esclareceu que ninguém estaria culpando o órgão. Para o combate aos mosquitos, o parlamentar defendeu investimento em educação ambiental.
“Na legislatura passada se brigava muito em relação ao carro fumacê dizendo que faltava gestão. E agora qual a justificativa, porque o Governo do Estado está do lado do prefeito?”, questionou Edílson Martins (PSDB).
Para Ximenes (PR), “se tem fumacê e é obrigação do Estado, não tem por que o município ir lá e implorar para fazer. Pois se o município pedir um ofício para lá o secretário que tá aí na gestão da Saúde vai dar para Aldeias Altas, Afonso Cunha, mas não para cá, porque ele quer é atrapalhar”.
Mário Assunção (PPS) esclareceu que o carro fumacê não combate muriçoca. “Quem estuda a saúde pública sabe que ele é para combater outros vetores, como o principal deles, o da dengue, que provoca a contaminação com a dengue, a chikungunya e essas outras viroses que se apresentam”, afirmou.
ASCOM/CMC
Jair Bolsonaro usa religião para atacar Marina Silva

Presidente do PSL e coordenador de campanha de Bolsonaro, Gustavo
Bebianno chamou a ex-ministra de "cristã fajuta"
Na disputa por votos dos evangélicos, Jair Bolsonaro (PSL) segue a estratégia, exposta no debate da Band, de atrelar a candidata da Rede, Marina Silva, a uma agenda “não cristã”. Presidente do PSL e coordenador da campanha do deputado, Gustavo Bebianno chamou a ex-ministra de “cristã fajuta”.

“Ele é um cristão verdadeiro, defendendo os verdadeiros cristãos. Ela (Marina) é uma cristã de araque”, disse o presidente do PSL. “Marina Silva falou que aborto e maconha têm que ser resolvidos via plebiscito. Eu acho que não”, afirmou Bolsonaro, na mesma ocasião.
Além de Marina e Bolsonaro, outros presidenciáveis buscam uma aproximação dos evangélicos. Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB), por exemplo, colocaram as igrejas em suas agendas já na largada da campanha. A receita é conhecida: os postulantes ao Planalto são recebidos por pastores no púlpito, discursam e distribuem brindes para os fiéis.
Concurso da Câmara de Caxias: aprovado projeto que cria cargos de provimento efetivo


Foi aprovado por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (27), o projeto de lei que cria cargos de provimento efetivo no quadro de pessoal na Câmara Municipal de Vereadores de Caxias. De iniciativa do presidente Catulé (PRB), este foi o pontapé inicial para a realização do primeiro concurso público do Legislativo Caxiense.

“Eu não tinha dúvidas de que aprovaríamos de forma unânime a proposta feita por este presidente, de oferecer oportunidade para aqueles que nunca tiveram chance no Legislativo Caxiense. São mais de 200 anos de existência da Câmara e nunca houve um concurso”, comentou o vereador Catulé.

De acordo com o presidente da Câmara, nos próximos dias será fixado o edital de concorrência para a escolha da empresa que executará o certame. Inicialmente, serão ofertadas 40 vagas, 20 para chamada imediata e as outras 20 para cadastro de reserva. As oportunidades serão destinadas para os candidatos que tiverem ensino médio.

Mais

A Mesa Diretora da Câmara recebeu uma solicitação, através de requerimento, que em decorrência dos compromissos eleitorais dos vereadores com a campanha para o pleito de outubro, as sessões sejam suspensas nas quartas-feiras até o término do processo eleitoral. A proposição também foi aprovada por unanimidade. 

ASCOM/CMC
Colisão deixa um morto e dois feridos em Caxias 


Uma colisão frontal entre uma caminhonete e um veículo de passeio deixou um morto e dois feridos na noite de segunda-feira (27) no 561,2 da BR-316, próximo do Povoado Altos, no município de Caxias.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo de passeio de placas OJN-9789/MA que era conduzido por Diomaiclyn Rodrigues de Sousa seguia de Teresina para Caxias quando foi atingido pela caminhonete de placas PIM-8246/PI dirigido por José Francisco Marques de Melo, de 47 anos.

Diomaiclyn Rodrigues (foto) tinha 32 anos e morreu instantes depois no local do acidente por conta do impacto. Já José Francisco sofreu ferimentos leves juntamente com Vicente de Paulo Araújo da Silva, 53, que estava com ele na caminhonete.

A colisão ocorreu na faixa de rolamento do sentido decrescente entre Teresina e Caxias e as causas estão sendo investigadas pela PRF.


as informações são do G1/MA
Professor Arimatéa inaugura comitê de campanha nesta quarta-feira 


Paralelo ao lançamento de sua candidatura para deputado estadual pelo PSL que ocorrerá nesta quarta-feira (29), às 19h, o candidato José Arimatéa vai inaugurar o comitê de campanha no Residencial Constantino Castro - Quadra 07 no Itapecuruzinho.  
O evento terá a participação de convidados e de alguns candidatos da sigla, além de apoiadores, simpatizantes e militantes. 
“Vamos fazer uma campanha de alto nível, propositiva. Não vamos perder tempo denegrindo nenhum adversário. Vamos falar o que vamos fazer na Assembleia Legislativa. É isso que a população quer saber”, declarou Arimatéa. 
Serviço – A inauguração de Comitê de Campanha que fica localizado no Residencial Constantino Castro. 
Campanha de Luis Sampaio para a Assembleia Legislativa ganha mais apoios 



O candidato a deputado estadual Luis Sampaio, pelo PODEMOS, participou de diversas reuniões neste final de semana, nos municípios de Afonso Cunha Codó e Gov. Eugênio Barros, onde garantiu o apoio de lideranças locais para a sua campanha rumo à Assembleia Legislativa do Maranhão. Além das reuniões em Afonso Cunha, Codó e Gov. Eugênio Barros,Santo, Luis Sampaio participou de uma reunião na zona rural de Matões e também tem feito visitas em Caxias. 

"Desde que confirmamos a nossa candidatura e posteriormente ela foi homologada em Convenção, a nossa caminhada tem recebido cada vez mais apoio por todo o Maranhão. Isso acontece por conta da seriedade de nossa candidatura e por levarmos até a população o nome de um candidato ficha limpa, que não faz da política a sua profissão, que é o caso de Luis Sampaio para deputado estadual. Buscamos na política formas de melhorar a vida das pessoas, cuidar das pessoas", destacou Luis Sampaio. 


Luis Sampaio é bacharel em Direito, casado, pai de 6 filhos e desde 2011 reside em Caxias. Sampaio disputou sua primeira eleição em 1996 no município de Igarapé Grande, se elegeu vereador e reeleito em 2000. Já com seu domicilio eleitoral em Caxias, disputou as eleições de 2012 e 2016, concorrendo ao cargo de vereador. Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, homem sério e de caráter, Luis Sampaio tem se revelado na nova liderança politica do Maranhão.