quarta-feira, 27 de maio de 2020

Povoado Nazaré do Bruno recebe a primeira cabine de higienização contra Covid-19 na zona rural de Caxias 



A Prefeitura de Caxias, a exemplo do que vem realizando na área urbana do município, iniciou, nesta quarta-feira (27), a implantação de cabines de desinfecção de pessoas também na zona rural, como parte das ações de combate à pandemia do novo coronavírus no município. A pedido do vereador Catulé, presidente da Câmara Municipal, a primeira dessas cabines de desinfecção na zona rural foi inaugurada hoje no povoado Nazaré do Bruno, maior comunidade interiorana caxiense, sob supervisão de técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE).

Entusiasta da política de distanciamento social que vigora no momento por todo o município, o vereador Catulé disse que a instalação da cabine de desinfecção no povoado Nazaré do Bruno amplia o leque de oportunidades que os habitantes da importante localidade agora passam a ter como opção de limpeza para se resguardarem da presença do vírus covid-19 na região do 2º Distrito de Caxias. 


“Na verdade, este é o segundo benefício que nós solicitamos para Nazaré do Bruno. O primeiro foi a instalação de um lavatório especial, sempre abastecido com água e sabão, para as pessoas obrigatoriamente fazerem a higiene dos braços e das mãos, se protegerem desse vírus, no posto de saúde da comunidade. E agora esta cabine de higienização, porque nós entendemos que a zona rural também precisa de assistência, e é isso o que faz o prefeito Fábio Gentil, é isso que faz  o vereador Catulé, instalando uma cabine de higienização, para que, aqueles que cheguem ao povoado, aqueles que saiam do povoado, possam se higienizar a si mesmos e protegerem também os habitantes que residem no povoado, pois é assim que trabalham, vereador e prefeito”, explicou o vereador na ocasião.

Para Raimunda Araújo Osório, que há 15 anos reside em Nazaré do Bruno, os dois investimentos da prefeitura foram muito bons no atual momento, porque toda a comunidade estava precisando se proteger do vírus, e não tinha nada ainda do que a cidade já possui. Ela agradeceu entusiasticamente ao vereador Catulé pelas duas iniciativas, ressaltando que ele tem feito o melhor por sua comunidade.


Presente à solenidade de inauguração, o engenheiro Reinaldo Ferreira, da diretoria do SAAE, declarou que o órgão está sempre atento à saúde das pessoas de Caxias, e que numa pandemia dessas a autarquia municipal não poderia ficar de fora do esforço que a prefeitura faz para combater o novo coronavírus. Ele ressaltou que o SAAE entrou com a parte da logística e o prefeito Fábio Gentil, abraçando a ideia, entrou com os recursos. “A iniciativa do vereador Catulé foi muito válida”, acrescentou o diretor.



Ascom/CMC 
Inscrições no Enem terminam nesta quarta-feira 

De acordo com o ultimo balanço divulgado pelo Inep, mais de 5 milhões de
estudantes se inscreveram no Enem 2020 
Termina às 23h59 desta quarta-feira (27)  o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta os interessados que não deixem para a última hora e lembra que quem solicitou a isenção da taxa de inscrição precisa se inscrever, assim como os demais participantes.

Os dados declarados pelos candidatos devem ser conferidos e apenas alguns deles podem ser modificados na página do participante, durante o acompanhamento da inscrição. No caso da escolha do município para fazer a prova, por exemplo, o Inep pede cuidado reforçado, porque, após o encerramento do prazo, não será possível trocar. Além disso, é necessário memorizar a senha ou anotá-la e guardá-la em local seguro, porque é com ela que o participante irá acompanhar todas as etapas de execução do exame.

Feita a inscrição, o pagamento do boleto, no valor de R$ 85, só pode ser feito até amanhã. De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2020.

Data das provas

Por causa da pandemia do novo coronavírus, no fim de junho será feita uma enquete com os estudantes inscritos, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.
Recuperado da Covid-19 após ficar entre a vida e a morte, idoso atribui cura ao tratamento que recebeu na UPA de Caxias


O idoso Raimundo Anes, 67 anos, é mais um dos que superaram, em Caxias, os efeitos devastadores causados à saude pelo novo coronavírus. Já restabelecido e de volta ao aconchego da família, ele atribui sua cura ao tratamento humanizado e aos extremos cuidados que recebeu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias, estruturada pelo prefeito Fábio Gentil para ser referência no atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19.

Morador do bairro Tamarineiro, o senhor Raimundo Anes voltou para casa após várias semanas internado, entre a vida e a morte. Ele relata os graves sintomas que o acometeram, como tosse constante e falta de ar. E afirma que sua cura só foi possível graças ao amor e à dedicação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da UPA de Caxias, a quem chama de anjos.
O idoso passou mal no Dia das Mães e precisou de ventilação mecânica para respirar, pois já não conseguia mais inalar oxigênio naturalmente. Agora, aliviada, a esposa de Raimundo relembra os momentos de aflição que passou e diz que chegou a pensar que iria perdê-lo. “Uma amiga minha me contou que ele estava muito mal e entrei em desespero”.
No entanto, ela ressalta que a atenção da equipe médica da UPA para com o paciente e seus familiares foi constante. *Eles ligavam para informar o estado de saúde do meu marido, quais exames ele havia feito e outras questões relacionadas ao tratamento”, recorda.
Assista ao vídeo:

Com pandemia, Paulo Abade prever campanha eleitoral centrada nas redes sociais 

Sargento Paulo Abade, com os pais e a esposa Samara Gonçalves durante
visita a zona rural de Caxias antes da pandemia do novo coronavírus 
O pré-candidato a vereador de Caxias, sargento Paulo Abade (Solidariedade) prever, com a pandemia do coronavírus monopolizando as atenções, uma campanha eleitoral virtual, remota, centrada nas redes sociais e com pouco ou nenhum contato direto com os eleitores. Esse distanciamento se evidencia desde já, quando a pouco mais de dois meses para o inicio da campanha, o País vive um cenário de total incerteza, em que ainda não se sabe sequer se a data das eleições será mantida.
“Acho que essa campanha eleitoral vai depender muito das redes sociais do que de estrutura”, disse Paulo Abade em contato com este redator na manhã desta quarta-feira (27). “Acho que  o pleito, tanto para prefeito como para vereador, será decidido numa batalha de comunicação virtual”, admite ele.
Paulo Abade estava com sua pré-campanha para vereador desenhada com agende de reuniões e visitas as comunidades rurais, mas foi obrigado a recuar por conta do distanciamento social imposto pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 
"Nunca imaginei na minha vida vivenciar essa dura realidade que todos nós estamos vivendo. Quanto a eleição, quando passar o problema mais critico, as autoridades da saúde estão prevendo que até o inicio de julho um declínio no avanço da doença, nós vamos retomar nossas atividades e tudo vai voltar a normalidade. Vai passar tudo isso que estamos passando", finalizou o pré-candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Caxias. 
Caxias registra 132 casos e 10 mortes por Covid-19


Em boletim oficial diário, a Prefeitura de Caxias, juntamente com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, atualizou o numero de casos da Covid-19 na cidade. Segundo o documento, divulgado ontem à noite, são 132 infectados oficialmente desde o inicio dos registros. Já foram registradas 10 mortes no município. O boletim aponta que 68 pessoas estão em isolamento domiciliar, enquanto 07 internados e 47 recuperados da virose. O documento (ver acima) ainda afirma que atualmente há 79 investigados e 2.277 descartados. 
Prefeituras tem até o dia 1º de junho para apresentar prestação de contas ao TCE-MA 


Termina no dia 1º de junho de 2020 o prazo para que os prefeitos façam a apresentação das prestação e tomadas de contas refentes ao exercício financeiro de 2019.
A tomada de contas especial deve ser encaminhada ao TCE/MA exclusivamente por meio do Sistema de Tomada de Contas (e-TCEspecial).
A suspensão do prazo, inicialmente previsto para o dia 29 de abril foi um pleito encaminhado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão para a corte de contas.
Por decisão em plenário virtual ficaram também suspensos os prazos processuais e administrativos.
A prestação de contas dos poderes, órgãos, fundos e entidades será feita exclusivamente por meio do acesso ao ao Sistema de Prestação de Contas Anual Eletrônica (e-PCA), disponível em www.tce.ma.gov.br .