terça-feira, 2 de março de 2021

Rubens Junior testa novamente positivo para covid-19, mas volta a trabalhar após contraprova em laboratório

O deputado federal licenciado Rubens Júnior (PCdoB), que exerce o cargo de secretário estadual de Articulação Política, testou novamente positivo para covid-19, mas diz que numa contraprova deu negativo, por isto voltou a trabalhar normalmente. Ano passado, quando era candidato a prefeito de São Luís, ele foi infectado e ficou vários dias afastados da campanha.

Nesta terça-feira (02), pelas suas redes sociais, ele informou que fez novo teste, em farmácia, a fim de constatar se ainda havia infecção, e o resultado foi positivo, porém em laboratório deu negativo. Eis a postagem:

"Fiz um teste de covid, desses de farmácia, pra saber se ainda tenho anticorpos. No resultado, testei positivo pro vírus, mesmo sem Qlqr sintoma. Me isolei ontem e repeti exame em laboratório. Foi falso-positivo. Volto a ativa agora a tarde. Mas sem descuidar".

Como secretário, Rubens Júnior interagiu com diversas pessoas nos últimos dias, dentro e fora do Palácio dos Leões, o que coloca todos eles em estado de alerta.

Achiles Emir 

Williams Assunção toma posse na Secretaria Municipal de Industria e Comércio 

Solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (02) no gabinete da Prefeitura de Caxias 

Tomou posse como secretário municipal de Indústria e Comércio o engenheiro Williams Assunção. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (2) no gabinete da Prefeitura de Caxias, na presença do prefeito Fábio Gentil, vereadores e secretários municipais.

Um dos desafios do novo secretário é o estabelecimento de parcerias que tornem o setor da indústria e do comércio mais aquecidos, tendo em vista os impactos provocados pela pandemia. “Trabalhar e alavancar a economia municipal. Vamos estimular os pequenos negócios que são os geradores de emprego e renda, em parceria com instituições como o SEBRAE, por exemplo”, destacou Williams Assunção.

Nas boas-vindas, o prefeito destacou a experiência trazida pelo novo secretário, de outras experiências profissionais já ocupadas. “O conhecimento que o Williams tem vai proporcionar para o município uma esperança. A reforma administrativa acontece em qualquer administração. Então, neste momento, a gente procurou o nome de uma pessoa que pudesse somar juntamente com o que o executivo municipal propõe para abrir caminhos, para que os nossos jovens tenham essa esperança na geração de emprego e renda”, disse Fábio Gentil.

Mais

Com 23 anos de experiência como gerente do Banco do Brasil em Caxias, o novo gestor de Indústria e Comércio assume a pasta que tem por missão incentivar os empreendedores, tanto na indústria, quanto no comércio local, bem como, na abertura de oportunidades. O novo secretário é mais um nome a compor a gestão 2021-2024 da Prefeitura Municipal de Caxias, e uma novidade dentro da reforma administrativa promovida pelo prefeito municipal.


fonte: Portal Noca 

Corpo do pai morto pelo próprio filho é sepultado na zona rural de Caxias

Corpo foi velado no Residencial Eugênio Coutinho depois foi levado para
a zona rural de Caxias 

O corpo do mototaxista e ex-candidato a vereador de Caxias Cloves Rodrigues dos Santos foi sepultado nesta terça-feira (02) no povoado Chapada do Mundé (2º Distrito) na zona rural de Caxias. O corpo foi levado pela manhã, após ser velado durante a noite em sua residencia na Rua Professor Arlindo Oliveira (Residencial Eugênio Coutinho). Cloves morreu na noite de ontem após ser atingido na cabeça por um disparo de arma de fogo. O filho adolescente é o principal suspeito de ter efetuado o disparo que matou o próprio pai. O mesmo encontra-se foragido desde o ocorrido. A tragédia aconteceu por conta de uma discussão entre o pai e o filho. 

Companheiros de Cloves Rodrigues do partido Avante, sigla pela qual ele concorreu ao cargo de vereador nas eleições 2020, estiveram no velório prestando as ultimas homenagens ao companheiro vitimado brutalmente. 

O Blog manifesta os mais sinceros votos de pesar aos familiares e amigos. 

PF desarticula esquema de fraudes licitatórias na cidade de Pinheiro 

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União, deflagrou, na manhã desta terça-feira, (02), nas cidades de Teresina/PI e Pinheiro/MA, a Operação Estoque Zero, com a finalidade de desarticular grupo criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito do Município de Pinheiro/MA, envolvendo recursos públicos federais que seriam utilizados no combate à pandemia da COVID-19.

A investigação se concentra no Processo nº 2.653/2020 da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Pinheiro/MA, instruído para a aquisição de 6.000 testes rápidos para o diagnóstico da COVID-19, no valor total de R$ 960.000,00.

Os elementos colhidos pela equipe policial revelaram que funcionários da Secretaria de Saúde e Saneamento de Pinheiro/MA, em conluio com empresários de Teresina/PI, simularam a compra e venda de testes rápidos, por meio da contratação de empresa de fachada que não forneceu o objeto pactuado.

A Polícia Federal cumpriu 5 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão, 04 (quatro) Mandados de Constrição Patrimonial e 01 (um) Mandado de Suspensão do Exercício de Função Pública.

Ao todo 30 (trinta) policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal de São Luís/MA, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (Art. 96, inciso I, Lei 8.666/93), peculato (Art. 312, Código Penal), lavagem de capitais (Art. 1º, caput, Lei 9.613/84) e associação criminosa (Art. 288, Código Penal).

A denominação “Estoque Zero” faz referência à inexistência da mercadoria objeto do contrato, tendo em vista que a empresa não possuía sequer uma única unidade de teste rápido em seu estoque na época da suposta venda.

Maranhão, Pará e Amapá podem abrigar um novo pré-sal com cerca de 30 bilhões de barris de petróleo 


O Brasil pode ter um novo pré-sal. É o que revela estudos científicos que destacam o amplo potencial petrolífero na franja oceânica norte do território nacional, que compreende os estados do Maranhão, Pará e Amapá.

Esse estudo já estaria em mãos do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez. Segundo ele, existe a possibilidade de recuperar de 20 a 30 bilhões de barris de petróleo no Maranhão, ressaltando que no Pré-Sal, por exemplo, são 40 bilhões de barris, o que seria uma oportunidade sem tamanho de desenvolvimento regional e para o Brasil.

“Acreditamos que a exploração desses prospectos encontrados nas águas profundas da Bacia do Pará-Maranhão seja uma oportunidade de desenvolvimento regional, com larga geração de empregos”, afirma Baldez.

Nas águas profundas e ultraprofundas da Bacia do Pará-Maranhão, existem aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo em recursos prospectivos recuperáveis riscados. É o que diz o documento “Um novo ‘Pré-Sal’ no Arco Norte do Território Brasileiro”, de autoria do professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O estado do Maranhão foi indicado para entrar na 17ª rodada de licitações de áreas na Bacia Pará-Maranhão, porém os oito blocos sugeridos para exploração de petróleo foram excluídos da licitação, após manifestação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que indica a provável inviabilidade ambiental de empreendimento que “imponham riscos de olear a costa do Pará e do Maranhão e o Parcel de Manuel Luís”.

O estudo, porém, contesta a informação, pois “o Parcel estaria em águas rasas, assim como os corais, que são serem vivos que vivem em águas rasas. As águas sobre as quais estamos falando são profundas, de 4 mil, 5 mil metros. A 300 metros de profundidade está completamente escuro, a luz não chega, e corais, por exemplo, não sobrevivem. Além disso, nós temos tecnologias no país. Na exploração de petróleo no Brasil não há um caso sequer de derramamento de petróleo”, afirma Alan Kardec.

Blog do MC