sexta-feira, 9 de abril de 2021

Covid-19: Anvisa autoriza testes clínicos de mais uma vacina no Brasil

Um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19 foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O desenvolvimento do imunizante está sendo patrocinado pela empresa biofarmacêutica Medicago R&D Inc, sediada no Canadá, e pela empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), a responsável pelo desenvolvimento do adjuvante da vacina, que é uma substância adicional à formulação.

Segundo a Anvisa, a vacina prevista usa tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus (CoVLP), além de ser composta pela proteína S, expressa em forma de partículas parecidas com o vírus (VLPs).

Para avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina em adultos com 18 anos de idade ou mais, o ensaio clínico aprovado é composto por três estágios. O Brasil participará do estágio 3, que corresponde à fase 2/3 do estudo. O objetivo é incluir até 30 mil voluntários no Canadá, Estados Unidos, além da América Latina, Reino Unido e Europa.

No Brasil, devem ser incluídos 3,5 mil voluntários na porção 3 do estudo de fase 2/3. A fase 1 e 2 do estudo está em andamento no Canadá e Estados Unidos.

Este é o quinto estudo de vacina contra a covid-19 autorizado no Brasil.

Na luta contra a covid-19, Prefeitura de Caxias compra equipamentos para rede municipal de saúde

A Prefeitura de Caxias anunciou  a compra de novos equipamentos para a rede municipal de saúde. Foram adquiridos camas elétricas, ventiladores pulmonares, cardioversores, ventiladores multiparâmetros, poltronas, além de um aparelho de ultrassonografia. Os equipamentos servirão para ampliar os atendimentos nos serviços de saúde do município, principalmente, no suporte aos pacientes com covid-19.

A abertura do Hospital de Referência Covid-19, com 10 leitos de UTI e 18 de leitos de retaguarda, uma parceria do Governo Municipal com o Governo Estadual, deu um fôlego ao Complexo Hospitalar Gentil Filho e ao Hospital Macro Regional. Porém, todos os leitos de UTI estão ocupados.


Os novos leitos tiraram pessoas da fila de espera, os novos equipamentos comprados pela prefeitura de Caxias irão ajudar a salvar vidas, mas todas as medidas só serão eficazes se houver a contribuição da população com distanciamento, uso de máscara e de álcool em gel, além de evitar aglomerações.

Ascom/PMC 

Subiu para 240 o numero de mortes por Covid-19 em Caxias 

No total, são 8.880 casos positivos e 8.119 recuperados da doença desde o inicio da pandemia 

O subtenente da PM/MA Arnaldo Vieira foi uma das vitimas do novo
coronavírus dessa quinta-feira (08) em Caxias  

Subiu para 240 o número de mortes causadas pela Covid-19 em Caxias, segundo dados publicados nessa quinta-feira (8) no caxiascovid19.com.br

Ao todo, são 8.800 casos positivos e 8.119 recuperados desde o início da pandemia. Dos confirmados, 84 pacientes estão em internação hospitalar.

Em tempo - Na manhã  de ontem (08) faleceu, após 10 dias internado no Hospital Macroregional de Caxias lutando contra a Covid-19, o subtenente reformado da PM/MA Arnaldo Vieira (foto acima). O militar, que tinha 58 anos de idade, atuou em várias cidades e atualmente residia na Trizidela em Caxias. 

Maranhão

O estado chegou a 247.107 casos confirmados do novo coronavírus, de óbitos chega a 6.416 e 223.941 recuperados, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

VÍDEO! Chefe de Comunicação da Prefeitura de São Pedro dos Crentes: "Não estou trabalhando para você na juquira prefeito vagabundo"

Na porta da prefeitura de São Pedro dos Crentes na manhã desta quinta-feira (08) o senhor Antônio Luís Arruda Furtado fez um vídeo [tipo selfie] no qual “esculhamba” o gestor da cidade, Lahesio Rodrigues do Bonfim (PSL).

Segurando sua portaria de nomeação [nº 49/2021], Antônio Furtado começa a gravação alegando que até agora não recebeu seu salário do mês de março e que o prefeito está se negando a exonerá-lo do cargo de Chefe de Departamento Municipal de Cominação, o qual foi nomeado há três meses.

“Aqui é minha portaria que o prefeito deu essa portaria pra mim dia 07 de janeiro, a portaria 049/2021. O prefeito falou que não vai me exonerar, não me pagou o mês de março, o prefeito que quer ser tão certinho, esse prefeito vagabundo que tá aqui dentro. Eu chamo logo de vagabundo mesmo, ele pode até me processar, pode processar, eu não tenho nada há perder mesmo. Ele tem, ele tem muito a perder comigo! Não quer me pagar o mês de março, não me pague. Mas me exonere do meu cargo, me exonere com dignidade, porque eu tô trabalhando pra tu na juquira não viu, prefeito vagabundo?!”, (sic) reclamou Antônio Furtado revoltado.

Chateado pelo fato de ainda não ter sido exonerado da função pública, o ainda Chefe da Comunicação são-pedrense disse que procurou o advogado da prefeitura e um dos secretários municipais, mas ouviu de ambos que apenas o prefeito Lahesio poderá autorizar a exoneração.

Seja homem! Ta aqui, ó, a portaria que tu me deu, dia 07 de janeiro, portaria 049/2021, tá bom?! Para o cargo de Chefe de Departamento de Comunicação. Agora, seja homem para me exonerar. Não tô trabalhando pra tu na juquira pra mim chegar no serviço e tu dizer pra eu não trabalhar sem tu fazer uma documentação. Teu advogado do município, falei com ele, ele falou que é um direito teu baixar uma portaria, me notificar dessa portaria e dizer que fui exonerado do cargo e pagar até o momento que foi feito a exoneração.” (sic), disse o servidor público comissionado.

Sobre a Portaria que nomeou Antônio Furtado como Chefe do Departamento de Comunicação da Prefeitura, o blogueiro Domingos Costa apurou que o documento foi publicado no Diário do Município no último dia 07 de janeiro, conforme consta acima. 

Blog do Domingos Costa .