quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Dia das Crianças com segurança e economia de energia

Dia 12 de outubro é feriado, pois é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na mesma data, é comemorado também o Dia das Crianças e por isso, muitas famílias aproveitam que o feriado será numa quinta-feira para emendar 4 dias de descanso e diversão. Somado a isso, ainda há a tão falada onda de calor, ou seja, a família estará em casa por mais tempo, poderá acordar mais tarde e consequentemente o uso de aparelhos para aliviar o calor e outros eletrodomésticos poderão resultar num aumento no consumo de energia elétrica.

Medidas simples podem ajudar a curtir o Dia das Crianças com mais tranquilidade e diversão, por isso, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas que vão fazer a diferença quando o assunto é economia, e de quebra, evitar acidentes domésticos que colocam em risco a segurança das famílias maranhenses.

Para quem vai viajar - Se a família vai viajar e a casa vai ficar vazia, a dica é retirar os equipamentos eletrônicos da tomada. Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. Os cabos de telefone, de antenas de televisão e de provedores de internet devem ser desconectados, pois também podem propagar sobretensões, que são provocadas por incidências de raios, mesmo que esses aparelhos estejam em modo stand by. 


Para quem vive conectado – Enquanto estão em casa as crianças, os adolescentes e até mesmo os adultos ficam muito mais tempo conectados, sempre com o celular em mãos, ou mesmo jogando no notebook ou computador. Estabelecer horários para uso evita desperdício e economiza a bateria dos aparelhos, não havendo necessidade de nova carga com tanta frequência. E atenção: jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.

A Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Leiziane Carvalho, alerta para o uso de celulares enquanto estiverem carregando. “Utilizar o celular conectado à tomada tem provocado inúmeros acidentes em todo o mundo. Evite usar equipamentos como celulares e notebooks durante o carregamento e não os deixe conectados à tomada após a carga completar 100%. Também não utilize fones de ouvido enquanto estes tipos de aparelhos estiverem ligados à eletricidade, pois há um grande risco de choque elétrico”, pontua.

Para aproveitar com a criançada - Se você vai levar as crianças para brincar ao ar livre, oriente-as a soltar pipa em parques, campos abertos ou outras áreas afastadas da rede elétrica. Uma pipa enroscada na fiação da rede elétrica não deve ser puxada, pois os fios podem se tocar e provocar um curto¬-circuito. Lembrando que além de proibido, o uso de cerol na linha da pipa pode danificar cabos da rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas.


Para amenizar o “calorão” - É importante ficar atento ao “abre e fecha” da geladeira ao longo do dia. A dica é deixar uma jarra de água com gelo do lado de fora, assim, evita-se abrir a geladeira toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação por mais tempo. É importante observar também uso do ar condicionado e ventiladores de forma desnecessária ou excessiva. 

Leiziane também orienta em relação aos banhos de mar, rios e piscinas. “Caso a família resolva curtir o Dia das Crianças na praia, ou na beira do rio ou até mesmo num local com piscina, atenção com as extensões e filtros de linha que não devem ficar em contato com água, pois há risco de choque elétrico e curto circuito nestes casos. A eletricidade nos traz conforto e diversão, mas se mal utilizada pode causar acidentes”, finaliza.

O uso do ar condicionado, ventiladores, maior número de banhos, mais eletroeletrônicos conectados, tudo isso significa consumo extra de energia elétrica em feriados prolongados. É importante ficar de olho para não haver desperdício de energia elétrica. E lembre-se: bons hábitos devem ser mantidos durante todo o ano.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Policiais militares salvam criança que se afogava em piscina 

Militares realizaram primeiro atendimento até a chegada da vitima no hospital. Criança de 3 anos já estava desacordada 

Uma criança de 3 anos que pulou em uma piscina e estava se afogando, foi salva por policiais militares. Caso foi registrado no dia 30 de setembro. Familiares viram a criança se apavorar, começar a engolir água, ficar desacordada e sem os sinais vitais, acionaram os militares que encontraram o menino desacordado e fizeram o primeiro atendimento.

O caso foi por volta de 13h30, na residência da família da criança, identificada por João Heitor Macedo de Moura, situada na Vila do Cajueiro S/Nº, no povoado Brejinho (zona rural de Caxias). A guarnição agiu e rápido fez as manobras de RCP, DESOBSTRUÇÃO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS E MASSAGENS CARDÍACAS, momento que a criança expeliu água e foi possível ela respirar novamente, estava sem respirar e roxa a criança. A mãe da criança Meire Machado de Macedo, ainda abalada estava em total desespero quando os polícias pegaram a criança, para prestar os primeiros socorros. Ela não acreditava que a criança ainda poderia estar com vida. 


No momento em que a criança, após as manobras de salvamento, os policiais sentiram a pulsação de batimentos, após isso, foi feito a estabilização da criança, para que fosse possível a criança se deslocar para o hospital tendo em vista que a mãe e a tia estavam abaladas e não conseguiam nem falar, momento que após o ato de bravura da guarnição composta pelos militares Jairo (2º Sgt), Sergio Neto (3º Sgt) e Lima Silva (SD), as mesmas (mãe e tia) que acompanhavam todo o fato e ficaram chorando de felicidade por não acreditar que a criança estava com vida, nesse momento a guarnição, fez o deslocamento para o Hospital Infantil. 

Na chegada do Hospital Infantil, a guarnição foi recebida por uma equipe de médicos de plantão, que fizeram os procedimentos de aferição de saturação da criança e estado do pulmão, feito também o exame clínico do pulmão e dos órgãos da criança, conforme o parecer do Médico Plantonista ( a criança foi salva pela Polícia Militar - diante da agilidade e proatividade - que não mediu esforços ) fez as manobras corretas e conseguiu salvar a criança. 

Dessa forma foi feito o BO informativo do caso, adotados os procedimentos legais no Hospital - a criança ficou em boas condições e bem de saúde. 

Fonte: 2ºBPM

Participe dia 14 de outubro de um Bingo beneficente em prol da saúde da pequena Alice Sophia 

A pequena Alice Sophia precisa da sua ajuda pra fazer uns exames em Teresina.  Com apenas 2 anos de idade ela sofreu um  AVC e é Cardiopata. Alice conta hoje com 5 anos e precisa da nossa solidariedade para a realização desses exames médicos na capital piauiense. 

São vários brindes (ver abaixo) de cartela cheia, com a participação do Grupo Luan do Piseiro & Forró do Desmantelo e Klenes Rocha. O Bingo acontecerá no Caldo da Neném, localizado na Avenida Rodrigo Otávio 695, bairro Ponte, a partir das 17h. 

Participe! 

Centro de Convivência do povoado Descanso receberá ação do mês das crianças 

As ações do Mês das Crianças serão levadas ao povoado Descanso, no 1° Distrito. Muitas brincadeiras, alegrias e diversão estão sendo preparadas para toda a criançada. O Mês das Crianças é realizado pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A ação será realizada nesta quarta-feira (11), das 08h às 12h. A proposta é envolver crianças e adolescentes em um verdadeiro circuito de alegria, que vai contar com jogos, guloseimas, banho de mangueira, zumba, entre outras diversas brincadeiras.

A programação referente ao Mês das Crianças vai ocorrer durante todo o mês de outubro com o intuito de proporcionar atividades diversificadas que explorem ambientes diferentes, a ludicidade, interação, criatividade e socialização.