domingo, 20 de junho de 2021

Vice-governador Carlos Brandão reforça convite para o 'Arraiá da Vacinação', em Caxias 

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, reforça o convite à população de Caxias para participar do “Arraiá da Vacinação”, nesta segunda-feira (21), no Ginásio João Castelo,.no.Centro (pedestres e drive-thru). As doses estarão disponíveis para pessoas com idade de 35 anos e para toda os portadores de comorbidades, de qualquer faixa etária.

Brandão, que estará presente ao “Arraiá da Vacinação” para prestigiar o prefeito Fábio Gentil e levar seu abraço solidário ao povo caxiense em meio às pandemia, é um dos principais defensores da vacinação no Maranhão e se posiciona sempre na linha de frente quando o assunto é o combate ao novo coronavírus.

Além do Ginásio João Castelo, a vacinação ocorrerá no Caxias Shopping (pedestres e drive-thru) e no Sesi/Senai (gestantes,. puérperas e demais públicos).

Para garantir a dose, é preciso levar CPF ou Cartão do SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Assista:

Confusão em bar termina com homem morto na Trizidela 

Caso ocorreu na tarde deste domingo (20) próximo a Casa Bonfim. Homem ainda não identificado levou uma facada e não resistiu.  


Uma confusão em um bar, localizado na Travessa Aniceto Cruz próximo a Casa Bonfim, na tarde deste domingo (20) terminou com um homem morto. 

Segundo informações do Repórter Puliça a confusão teria sido motivada por ciúmes envolvendo uma mulher. A vitima, ainda não identificada, levou uma facada e morreu enquanto recebia atendimento médico dentro de uma ambulância do SAMU. 

O autor da facada fugiu a pé deixando sua motocicleta no local do crime, que logo depois foi recolhida pela Policia Militar chamada para atender a ocorrência. 

Aguarde mais informações. 

Ponte Metálica, que liga Timon à Teresina, será interditada por 15 dias para obras na estrutura 

Interdição começa a partir desta segunda-feira (21). Departamento Municipal de Transito de Timon divulgou mapa com rota para evitar o transito pela Ponte Metálica 

Ponte Metálica que liga Timon à Teresina será interditada por 
15 dias 

A ponte João Luís Ferreira, conhecida como Ponte Metálica, que liga aos municípios de Timon (MA) e Teresina (PI), será totalmente interditada por 15 dias, para a realização de obras na estrutura física na via. De acordo com a Prefeitura de Timon, a interdição começa a partir de segunda-feira (21).

A interdição atende um pedido da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agência solicitou à Ferrovia Transnordestina e Logística, responsável pela manutenção da estrutura, serviços de recapeamento asfáltico, recuperação das juntas de dilatação e o tabuleiro da ponte.

Com isso, o tráfego de veículos será interditado na ponte. Entretanto, o Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS) divulgou um mapa com os desvios de rotas alternativas para evitar o trânsito pela Ponte Metálica (veja no mapa abaixo).


Ao G1, Ronaldo Gonçalves, diretor do DMTRANS, agentes do departamento farão a fiscalização do trecho da ponte que compreende o município de Timon.

“A interdição é necessária para que a Ferrovia Transnordestina e Logística faça os reparos necessários que a ponte necessita. Nossas equipes estão no local durante esses 15 dias para orientar os condutores", explica o diretor do DMTRANS.

Perfil de internações é modificado em Caxias com aumento de vacinação contra a Covid-19 

Com o avanço da vacinação no Maranhão, o perfil dos pacientes internados com covid-19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mudou. Antes, a maioria das internações e de casos mais graves eram em idosos, agora os jovens e adultos são os que ocupam maior parte dos leitos nos hospitais. Em Caxias, o cenário é o mesmo, devido ao avanço da imunização com a primeira e segunda dose da vacina. A faixa etária das pessoas internadas por covid-19 segue diminuindo.

A diretora administrativa do Complexo Hospitalar Gentil Filho, Lívia Sena, falou sobre a mudança de faixa etária dos pacientes acometidos por covid-19 na unidade. “A grande demanda de paciente está na faixa etária entre 30, 40, 50, e no máximo chegando há 60 anos. Anteriormente, tínhamos uma faixa etária de 80 e 90 anos, que foi uma demanda de pacientes que sofreram bastante, e que teve muitos óbitos. Hoje a história é outra”, disse.

O descumprimento das medidas de proteção contra a covid-19, como aglomerações, desrespeito ao distanciamento social por jovens e adultos, é considerado um dos fatores para a mudança do perfil de internações nas unidades hospitalares.


Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho também destacou a necessidade do público composto por jovens em não respeitar as medidas de distanciamento orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Hoje, quando acontece algum óbito a maior parte das vítimas são jovens e adultos, e isso têm nos preocupado bastante, porque é uma gama maior de pessoas. Se isso não mudar, se o comportamento das pessoas não mudar, ainda vamos ter muitas histórias triste para contar. Eu acredito que a desobediência dessas pessoas, em não querer cumprir com as normas sanitárias, o distanciamento social, tudo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos informa e nos orienta, só vem a fazer crescer o número de jovens acometidos pela covid-19, provando que o fato de ser jovem, não quer dizer que não possa sofrer as consequências da doença” frisou a diretora.

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Caxias, segue orientando à população sobre a importância de se continuar mantendo: o uso de máscara facial; distanciamento social; lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, sendo essas as medidas mais eficazes para evitar a contaminação pelo vírus da covid-19.

O último Boletim Epidemiológico desse sábado (19), aponta que Caxias conta atualmente com: 13.072 casos confirmados, desde o começo da pandemia; 50.139 testes rápidos realizados; 12.179 pessoas recuperadas; 50 internações hospitalares (contando os pacientes do Macro Regional, Complexo Hospitalar e Hospital de Referência Covid-19); e 379 óbitos, desde o começo da pandemia.

Desse total, 7.017 casos de covid-19 são em pessoas do sexo feminino; e 5.970 casos confirmados em pessoas do sexo masculino. Em relação à vacinação, das 78.282 doses recebidas pela Prefeitura de Caxias, 68.931 vacinas já foram aplicadas.

Ascom/PMC

Governador Flávio Dino decreta luto oficial por mais de 500 mil mortes no Brasil 

No Maranhão são mais de 8,7 mil vidas perdidas para a pandemia 

De acordo com Flavio Dino, todas "as vidas são sagradas 
e não podem ser banalizadas" 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), decretou, neste sábado (19), luto oficial pelas mais de 500 mil mortes resultantes de complicações por infecções pela covid-19.

De acordo com Flávio Dino, todas “as vidas são sagradas e não podem ser banalizadas”.

Com o decreto, ficam suspensos todos os eventos festivos patrocinados pelo Estado ou realizados em instalações públicas estaduais.

“Estou decretando hoje LUTO OFICIAL de 3 dias, no âmbito do #Maranhão, em face da enorme tragédia representada por 500.000 mortes por #coronavírus no #Brasil. Todas as vidas são sagradas e o mal não pode ser banalizado. Minha solidariedade às famílias brasileiras”,  diz o comunicado.