sábado, 25 de outubro de 2014

Na reta final os ventos estão soprando a favor de Dilma Rousseff
 
 
 
 
 
 
 
 

TRE-MA intensifica esforços para garantir transporte e diminuir números de abstenções no Estado

O Maranhão teve um dos maiores índices de abstenções no Brasil e, mesmo com o imenso trabalho dos últimos dias, na preparação da votação de domingo, a Justiça Eleitoral ainda tenta aumentar a abrangência e disponibilização de transporte aos eleitores, com vistas a garantir o mais pleno exercício da cidadania, principalmente da população mais humilde, que, na maioria das vezes, é a principal prejudicada pela ausência de transporte.
O TRE/MA já solicitou informações para todas as Zonas Eleitorais do Estado acerca do oferecimento de transporte aos eleitores, por determinação do Desembargador Guerreiro Júnior, Corregedor do Tribunal, que deferiu em parte um pedido formulado e solicitou que todas zonas eleitorais informassem acerca “das rotas de transporte definidas no âmbito da respectiva circunscrição”.
O advogado eleitoralista, Márcio Endles, comentou a decisão do TRE/MA: “O transporte dos eleitores, conforme a Lei nº 6.091/74 e da Resolução TSE nº 9.641/74, é de responsabilidade das Zonas Eleitorais, que devem fazer as requisições necessárias de veículos, desde ônibus do transporte público, escolar e outros, para credenciar estes veículos e oferecer transporte aos eleitores no dia da eleição. Ocorre que em algumas localidades do Maranhão os partidos políticos e responsáveis pelos veículos não têm colaborado com às Zonas Eleitorais.”
A questão do transporte é uma questão de interesse público, para oferecer aos eleitores a oportunidade de exercer seu direito ao voto e, em vários lugares do país, tem sido adotada uma medida simples e eficaz, os juízes eleitorais, de onde os partidos e interessados não se manifestam para credenciar veículos, têm credenciado os veículos do transporte escolar dos municípios e determinado que os mesmo façam as rotas convencionais no domingo, só que transportando eleitores, pois, via de regra, as seções eleitorais são instaladas nas escolas alcançadas pelo transporte escolar municipal que, por determinação legal, devem atingir todos os povoados.
A questão do oferecimento de transporte aos eleitores é uma preocupação nacional demonstrada pelo próprio TSE e já vêm sendo tomadas medidas por todos os TRE’s do país, como no tribunal do Piauí, onde o presidente, Des. Edvaldo Moura, conclamou “os Juízes das Zonas Eleitorais e as respectivas Comissões de Transporte, envidassem esforços no sentido de viabilizar o transporte de eleitores em veículos previamente credenciados pela Justiça Eleitoral, no 2º turno das eleições que ocorrerá neste domingo, 26 de outubro”.
blog do Gilberto Leda

Chapa única que disputará a presidência da Câmara será formada hoje
O Blog, em um post adiantou que o final de semana entre os vereadores da base aliada do prefeito Léo Coutinho, bancada maioria na Câmara, seria agitado. E não deu o contrário, tudo por conta da pretensão do líder do governo Mario Assunção em se tornar o novo chefe do Legislativo municipal. A presidente, Ana Lucia Ximenes, foi esperta, e desde terça-feira (22), praticamente mobilizou todas as partes interessadas no processo e juntos, na base da pressão  derrubaram a candidatura de Assunção.
 
Aconteceu na noite desta sexta-feira (24), segundo fonte do Blog, na casa do prefeito Léo Coutinho uma reunião com sete vereadores,  para discutir a futura Mesa da Câmara. Após muitas discussões e argumentos ficou decidido que a presidente Ana Lucia Ximenes é a candidata oficial do Palácio da Cidade e será reconduzida novamente ao cargo por mais 2 anos, 2015/16 e consequentemente disputará a reeleição para vereadora em 2016 no comando da Casa do Povo. A edil Ana contará com o apoio da maioria dos parlamentares, inclusive com os de oposição.
 
Caso não haja nenhum revés, o que é muito difícil de acontecer,  a formação da chapa está sendo sacramentada agora pela manhã na residência do deputado estadual Humberto Coutinho, que mais uma vez interviu no processo eleitoral para a escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Caxias.
 
A chapa que será escolhida para administrar a Mesa Diretora Câmara pelos próximos dois anos continuará sendo “puro sangue”, ou seja, formada apenas por vereadores da Situação, como é a atual. 
Caminhada do Outubro Rosa ocorre neste sábado
 Com concentração marcada para as 18h deste sábado (25), na Avenida Senador Alexandre Costa, a Caminhada pelo Outubro Rosa vai encerrar a campanha de combate e prevenção ao câncer de mama, que começou no início do mês.
A caminhada percorrerá toda extensão da Avenida Alexandre Costa e durante todo o trajeto haverá  animação pelo Mode Over e Patrícia & Banda. As pessoas que irão participar devem vestir a cor roso, principal símbolo da campanha.
Considerada a principal mobilização dentre as ações realizadas durante o mês de outubro, a caminhada deve reunir centenas de mulheres, homens, jovens e adultos entre lideranças com o objetivo de alertar para a prevenção do câncer, doença que mata milhares de mulheres anualmente, no Brasil.
O movimento visa chamar a atenção da sociedade caxiense para a importância da realização dos exames preventivos, tendo em vista os índices alarmantes da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais.
No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano. Por isso, a mobilização chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer, pois, descoberto no início, há até 95% de chance de cura da doença.

Terrorismo eleitoral da Revista VEJA
A presidenta Dilma Rousseff,  candidata à reeleição, fez uma contundente crítica, durante o encerramento do horário gratuito na tevê, à ‘matéria” da revista Veja, em edição antecipada feita sob medida, e de forma desesperada, para tentar impedir que a vontade popular prevaleça nas eleições deste domingo e reconduza a petista para mais quatro anos à frente da Presidência da República.
“Eu gostaria de encerrar a minha campanha na TV de outra forma, mas não posso me calar frente a esse ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista Veja e seus parceiros ocultos, uma atitude que envergonha a imprensa e agride a nossa tradição democrática. Sem apresentar nenhuma prova concreta e mais uma vez baseando-se em supostas declarações de pessoas do submundo do crime, a revista tenta envolver diretamente a mim e ao presidente Lula nos episódios da Petrobras que estão sob investigação da Justiça”, disse.
A matéria de Veja é absurda e tão descarada que fala até em Impeachment da presidenta caso ela seja reeleita a mais um mandato. Um completo absurdo.
Acima a imagem da candidata do PT detonando com a revista Veja.