sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Fábio Gentil cumpre promessa de pagar abono no Dia do Professor 


O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, reafirmou o seu compromisso com a educação ao cumprir a promessa de pagar um abono salarial a todos os profissionais da rede municipal de ensino neste sábado, 15 de outubro, Dia do Professor. Ao contemplar os educadores caxienses com a remuneração extra, Fábio Gentil volta a demonstrar que valorização da categoria é uma das principais marcas da sua gestão.

“Todos os nossos profissionais da educação acordarão com o abono salarial em suas contas. Isso é compromisso, e preocupação com o ensino”, assinalou o prefeito. Ele disse ter certeza de que quanto mais a administração municipal investe nos profissionais, maior a qualidade da educação.

Fábio Gentil aproveitou para mandar um recado aos que tentaram desacreditá-lo, afirmando que a Prefeitura de Caxias não pagaria o abono. “Estamos mostrando o nosso compromisso. Parabéns, Caxias! Parabéns à educação do nosso município”, vibrou o prefeito.

Assista: 

MedCenter Multi adere à campanha do Outubro Rosa em Caxias


Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada todos os anos no mês de outubro, buscando a conscientização das mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Desta forma, aumenta-se as chances de cura e a mortalidade é reduzida.

Com esse intuito o Medcenter Multi aderiu a campanha e une forças com a Prefeitura Municipal de Caxias e a ANLUUC - Casa de Acolhimento a pessoas com câncer - e juntos realizaram um evento voltado à conscientização do combate ao câncer de mama na abertura oficial da Campanha do Outubro Rosa que aconteceu na segunda-feira (10), no Mirante da Balaiada. 


A empresa referência em diagnóstico por imagem na cidade de Caxias adere à causa e cumpre sua responsabilidade social de conscientização com entrega de folders educativos e informativos, mobilização de mulheres para disseminarem a campanha em suas redes sociais e bonificação de exames de diagnóstico para a ANLUUC.

"Pra nós da  Medcenter é uma imensa satisfação fazer parte dessa campanha tendo em vista o grande peso social que podemos trazer na mobilização de mulheres. A empresa acredita que a essência de um bom relacionamento é o amor e a compaixão com as pessoas que são fontes de inspiração e motivação para fazer um trabalho excepcional e ajudar as mulheres a se prevenirem do câncer de mama", disse Dr. Jório Neiva responsável técnico.

Saiba quem são os suspeitos de desvios de emendas do orçamento secreto que foram presos pela Policia Federal 


A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (14) os primeiros investigados por crimes relacionados ao orçamento secreto – o esquema pelo qual, em troca de apoio no Congresso, o governo Jair Bolsonaro direciona verbas públicas para atender deputados e senadores sem que eles sejam identificados. Os dois presos, os irmãos Roberto e Renato Rodrigues de Lima, são suspeitos de atuar em uma ampla rede criminosa envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios do Maranhão.

O esquema funcionava da seguinte forma: as prefeituras registravam atendimentos médicos e consultas que nunca existiram, e enchiam o cofre com dinheiro vindo de emendas parlamentares do orçamento secreto.

A secretária de saúde de Igarapé Grande, Raquel Inácia Evangelista, foi afastada do cargo e é alvo de busca e apreensão junto com o antecessor no cargo, Domingos Vinícius de Araújo Santos.

Nas planilhas oficiais do Congresso, Roberto Rodrigues de Lima aparece como solicitante de 69 milhões de reais em emendas de relator-geral do orçamento para municípios do Maranhão, só neste ano. Sem mandato, ele é um dos “usuários externos” que passaram a assumir solicitações de emendas do orçamento secreto, após o Congresso resolver descumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou ampla publicidade às indicações. Deputados e senadores que não querem aparecer se escondem por trás de “usuários externos”, que funcionam como laranjas. Ou seja: a solicitação é feita por esse “usuário secreto”, mas o nome do parlamentar continua em segredo.

A investigação sobre Roberto e Renato Rodrigues de Lima, que são irmãos, é fundada na suspeita de que eles atuaram para fraudar o SUS e aumentar os valores que os municípios podem receber. Eles controlam a empresa RR de Lima, que tem contratos com várias cidades maranhenses onde também foram inseridos dados superestimados de atendimentos, segundo a PF.

As empresas alvo da operação são a Dimensão Distribuidora de Medicamentos, a Omega Distribuidora de Medicamentos e a Central de Laudos e Serviços LTDA. A PF observou que os suspeitos adotam mecanismos para burlar a atuação dos sistemas de controle fiscal e financeiro, e que os relatórios da Secretaria da Fazenda e de Inteligência Financeira apontam “apontam indícios razoáveis de malversação de verbas públicas”. Daí a necessidade também da quebra de sigilo fiscal e bancário dos investigados, autorizada pela Justiça.

Blog do Diego Emir 

 Morre o ex-vereador Chocolate 

Alexandre José Ribeiro Guimarães (Chocolate)
*10/06/1965 +14/10/2022

O ex-vereador Alexandre José Ribeiro Guimarães, mais conhecido como Chocolate, morreu na madrugada desta sexta-feira (14) aos 57 anos em virtude das complicações de uma Diverticulite Infecciosa. Ele chegou a ser submetido a cirurgia em um hospital de Teresina, mas não resistiu. 

Vereador de um mandato, no período de 2009 a 2012, Chocolate foi eleito na eleição de 2008 pelo PRP (Partido Republicano Progressista), com o numero de urna 44444. Ele era locutor e comentarista de rádio e televisão, mas não estava exercendo a profissão.

O corpo de Chocolate será velado na Funerária Renascer. Não há informações sobre o horário e o cemitério onde ocorrerá o sepultamento.

Chocolate deixa viúva a fisioterapeuta Patricia Castelo e duas filhas, Juliana e Isabela Castelo. 

Aos familiares e amigos os nossos sinceros sentimentos. 

Daniella destaca crescimento da bancada feminina na Alema e Câmara dos Deputados 

A deputada Daniella (PSB) destacou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa,  o aumento da bancada feminina na Assembleia Legislativa do Maranhão e na Câmara Federal. A parlamentar também agradeceu pelos mais de 47 mil votos conquistados nas eleições. Atualmente, a bancada feminina da Alema reúne dez deputadas.

Segundo a deputada, o aumento significativo da representatividade feminina no Legislativo estadual é uma grande conquista das mulheres. “Nós teremos, no próximo ano, 12 parlamentares na Casa do Povo, o que é uma vitória. As mulheres começam a ter uma participação mais forte no cenário político estadual, o que para nós é um reconhecimento. Assim como na Câmara Federal, onde não tínhamos nenhuma representante, hoje podemos contar com três na bancada federal. Isso é motivo de muito orgulho”, enfatizou.

Além de ressaltar a participação expressiva de mais mulheres na política estadual, a parlamentar agradeceu o reconhecimento da população, em especial ao município de Caxias, onde obteve expressiva votação.

“Quero agradecer à cidade de Caxias, que me acolheu de braços abertos, acreditou e apostou no meu trabalho, assim como o grupo do prefeito Fábio Gentil. Fui a deputada mais votada do município e estou muito feliz em poder representar os caxienses”, disse.

Daniella agradeceu, também, a confiança dos maranhenses por deixá-la representá-los, mais uma vez, na Assembleia Legislativa. “Fico muito feliz em saber que todos esses votos são fruto do reconhecimento do nosso empenho. Só tenho a agradecer aos mais de 47 mil maranhenses que acreditaram e apostaram na continuidade do trabalho da deputada Daniella. Muito obrigada! Irei retribuir cada voto com mais trabalho”, concluiu.