terça-feira, 26 de junho de 2018

IFMA/Caxias comemora Dia do Químico com uma serie de atividades 

O Dia do Químico no Brasil foi comemorado na ultima segunda-feira (18). E, como forma de homenagear professores e demais profissionais da área, o professor Leonardo José Brandão Lima, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, promoveu três dias de atividades. A programação envolveu estudantes do ensino médio e da educação superior e contou com palestras, exposições de banner e linha do tempo sobre a história da química. Leonardo Brandão explica que a data foi definida através da Lei nº 2800/56, que regulamentou a profissão de químico no país. “O IFMA Campus Caxias possui os cursos técnico e superior em Química, então, temos motivos para comemorar essa data”, salientou.


No primeiro dia, estudantes do curso técnico em Agroindústria realizaram exposição de banners que abordaram temáticas da química no cotidiano. “Temas como óleos e gorduras do babaçu e seus derivados, produção de cerveja em Caxias, produção de álcool no Brasil, com uma atenção para produção de Aldeias Altas e os transgênicos na produção agrícola do Brasil foram alguns dos temas abordados”, destaca Leonardo Brandão.
No dia seguinte, as alunas Moara Machado Costa, do curso de licenciatura em Química, e Maria da Conceição Borges dos Santos, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, proferiram uma palestra sobre a produção do biodiesel, abordando do inventor aos dias atuais. “A palestra foi organizada na disciplina de Química Orgânica com o professor Leonardo. Procuramos abordar essa temática por ser um assunto de grande importância que a química pode trazer para a natureza. O biodiesel vem melhorando cada vez mais o meio ambiente. Sabemos que tudo tem suas vantagens e desvantagens, e procuramos mostrar aqui também”, frisou Moara, acrescentando que as atividades relacionadas ao dia do químico foram uma grande oportunidade para expor a temática para os estudantes da Instituição.

Na quinta-feira (21), o químico Carlos Benedito Maciel proferiu palestra sobre a revitalização do Rio Itapecuru seus afluentes e subafluentes. “Como presidente da Fundação Rio Itapecuru (FURI), sinto-me honrado em participar desse tipo ação. Aqui falamos sobre tudo, mas sempre destacando importância do cuidado com o rio”, frisou Carlos Maciel. No mesmo dia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da química em uma linha do tempo. “Foram destacados 27 períodos da história da química, desde dos egípcios ao Bóson de Higgs”, explica Leonardo Brandão.

O evento foi finalizado com o plantio de ipês. Participaram do ato o diretor-geral, João da Paixão Soares, estudantes de Ciências Biológicas, Leonardo Brandão e o Carlos Maciel. “Algumas vezes, ouvimos aluno dizer que odeio química ou que química é muito difícil. Mas eventos como os promovidos pelo professor Leonardo destacam que a química realmente faz parte do cotidiano. Além disso, essas atividades despertam a paixão por essa área do conhecimento, como podemos perceber pela expressiva participação dos alunos”, comentou o diretor-geral. “Nossa intenção foi aproximar ainda mais a química dos nossos alunos e servidores. Tivemos uma riqueza de interação através das diversas atividades”, comemorou o professor Brandão.
IFMA/Caxias 
Prefeito Fábio Gentil tem telefone hackeado e "piratas virtuais" tentam golpes bancários 


Em nota divulgada na tarde de hoje pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias, o prefeito Fábio Gentil (PRB) denunciou que seu aparelho de telefone celular foi clonado para bandidos possivelmente aplicarem golpes bancários. 
No comunicado a assessoria de imprensa do gestor municipal  explicou que inicialmente o numero do celular foi hackeado e estava sendo  usado indevidamente o WhatsApp, agindo com péssimas intenções e enviando mensagens com pedidos de transferência de dinheiro e contatos.

Ao final da nota, a Ascom pede que as pessoas com quem mantêm contato fiquem atentas. "Pedimos para que não aceitem qualquer pedido solicitando valores em dinheiro ou o repasse de contatos, pois estão tentando aplicar um golpe", sinalizou.

A Policia Civil foi acionada pelo prefeito para investigar o crime. 
Câmara de Colinas aprova Titulo de Cidadão Colinense á Adelmo Soares 


A Câmara Municipal de Colinas aprovou nesta segunda-feira (25), projeto de lei que concede o Título de Cidadão Colinense ao ex-secretário de Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares.
A proposta foi de autoria dos vereadores Walterly Muniz e Antonio do Sindicato, que ressaltaram da Tribuna o importante trabalho que o ex-secretário fez em prol dos maranhenses, especialmente dos colinenses.

“Esse título é mais do que merecido já que Adelmo fez um grande trabalho em benefício de Colinas e de todo o Maranhão enquanto esteve à frente da pasta da Agricultura Familiar”, destacou Walterly Muniz.
Walterly ainda destacou ainda que a aprovação, com voto tanto dos vereadores da situação quanto da oposição, demonstra o quanto Adelmo Soares tem se colocado como um amigo do povo colinense.
“Seja quando estava à frente da Secretaria de Agricultura Familiar ou mesmo agora, Adelmo tem demonstrado sempre muito carinho e respeito pelo povo de Colinas”, acrescentou.
Adelmo Soares em Colinas, ladeado por vereadores e lideranças politica: trabalho
reconhecido pelo povo 
Blog do Badeco 
Maranhenses devem escolher 4 novos suplentes de senador  

Clóvis Fecury, Lobão Filho e Catulé Junior serão os primeiros suplentes dos
pré-candidatos Sarney Filho, Lobão e Zé Reinaldo  
Com a consolidação das principais vagas nas chapas majoritárias dos grupos políticos maranhenses, a suplência de senadores passou a ser o alvo da cobiça dos partidos (e políticos) a ser definida até as convenções partidárias. Mesmo sendo considerada uma vaga "menor", a suplência é de extrema importância e pode gerar a ascensão de políticos.

Os substitutos não recebem salários ou remunerações enquanto estão ocupando o "cargo" de suplente. Pela regra, um suplente só deve ser convocado se a previsão de afastamento do titular for superior a quatro meses.

Devido a esta importância, as vagas de suplentes devem ser "calmantes" para os partidos menos favorecidos nas chapas majoritárias dos pré-candidatos ao Senado nos diversos grupos das eleições no Maranhão.

A confirmação de Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT) como nomes firmes para o Senado no grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), por exemplo, fez com que outros partidos da aliança reclamassem e reivindicassem mais espaço em sua composição.

Portanto, as quatro vagas de suplentes devem servir como apaziguadoras dos ânimos. Partidos como DEM, PP, PR e PT são os principais candidatos a ganhar uma suplência. Este último é o mais exaltado nas reclamações nos últimos meses e insiste na tentativa de emplacar um pré-candidato ao Senado, mas deve acabar aceitando o banco de reservas.

No grupo de Roseana Sarney (MDB), apenas um nome foi confirmado como suplente, que é o de Clóvis Fecury (PSD), que já ocupa o "cargo" sob o mandato do senador João Alberto (MDB) e será o suplente de Sarney Filho (PV). O outro pré-candidato ao Senado, Edison Lobão (MDB), ainda não anunciou os seus suplentes, mas a tendência é manter o seu filho, Edinho Lobão, e depois escolher um substituto para Pastor Bel (PSDC), que será pré-candidato.

Pelos lados do PSDB, apenas Zé Reinaldo anunciou um de seus suplentes, que é Catulé Júnior, enquanto Alexandre Almeida ainda não se manifestou sobre os dele. Nas próximas semanas, os outros nomes devem ser divulgados.

Fonte: Com informações de O Imparcial
Candidatura fictícia de mulheres na mira do TSE  


Os partidos políticos que costumam registrar candidaturas fantasma de mulheres apenas para cumprir a cota partidária que elas têm direito entraram na alça de mira do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo informa na sua edição de desta segunda-feira (25)o jornal Estadão, o TSE vai julgar casos de “candidaturas femininas fictícias” registradas oficialmente apenas para partidos e coligações tentarem cumprir a cota de exigência legal de reservar 30% das vagas para mulheres.
Levantamentos realizados pela Justiça Eleitoral revelaram, por exemplo, um dos casos mais emblemáticos, de relatoria do ministro Jorge Mussi, trata de cinco candidatas à Câmara de Vereadores de Valença do Piauí, que tiveram votação inexpressiva, não praticaram atos de campanha nem tiveram gastos declarados em suas prestações de contas. A 18.ª Zona Eleitoral do Piauí viu fraude à legislação eleitoral no caso.
Para o Ministério Público Eleitoral, “candidaturas fictícias” relegam às mulheres “papel figurativo na disputa político-eleitoral” e refletem a “estrutura patriarcal que ainda rege as relações de gênero na sociedade brasileira”. Uma das candidatas não obteve nenhum voto, outra obteve um e uma terceira sequer compareceu às urnas para votar.
A prática de registrar mulheres fictícia para cumprir a legislação vem sendo burlada e para evitar que continue acontecendo, o TSE resolveu tomar providência
Defesa de Lula insiste em pedido de liberdade e quer julgamento no Supremo nesta terça-feira  

O ex-presidente Lula chega à sede da Policia Federal em Curitiba para cumprir
mandado de prisão - 07/04/2018 (Heuler Andrey/AFP) 
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu nesta segunda-feira (25) contra decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) que arquivou, na última sexta, pedido de liberdade dele. Os advogados insistem que o julgamento do caso seja ainda nesta terça (26), última sessão da Segunda Turma antes do recesso de julho.

No agravo contra a decisão de Fachin, que arquivou o pedido de liberdade, a defesa afirma que o fato de o recurso ao Supremo ter sido rejeitado pelo Tribunal Regional Federal do 4ª Região não impede a Suprema Corte de analisar o pedido para suspender os efeitos da condenação.

Cabe ao tribunal regional fazer admissibilidade do recurso aos tribunais superiores – no caso de Lula, só houve remessa de recurso ao Superior Tribunal de Justiça.

“Considerando que o agravante está há 80 dias custodiado na Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba em decorrência de acórdão condenatório que desrespeitou diversas garantias da Constituição da República, bem como o fato de que o agravo contra a inadmissão do seu recurso extraordinário já foi interposto, requer-se a imediata reconsideração”, diz a defesa.

Os advogados afirmam que o recurso já foi apresentado no TRF-4 e que isso é um “fato novo”. E destacam que Lula corre “risco de grave e irreparável lesão a um direito fundamental”.

Conforme a defesa, o recurso contra a condenação necessariamente terá que ser remetido pelo TRF-4 ao Supremo. Portanto, não há necessidade de se aguardar a chegada dele antes de analisar o efeito suspensivo da condenação. Isso porque se o TRF-4 mantiver a decisão de não enviar ao Supremo, as regras exigem que o próprio STF avalie o cabimento do recurso contra a condenação.

E dizem que, como a última sessão é nesta terça, o caso deve ser levado para discussão dos demais ministros para impedir a “perpetuação do constrangimento ilegal” de Lula.

Diante da relevância e urgência do assunto – o agravante está privado da sua liberdade há cerca de 80 dias com base em decisão condenatória que afronta a Constituição Federal –, caso V. Exa. não reconsidere a decisão agravada, pede-se sejam levados em mesa este agravo – […], bem como o pedido liminar de efeito suspensivo ao recurso extraordinário, para apreciação da colenda 2ª. Turma na sessão que realizar-se-á amanhã, 26.06.2018, última antes do recesso da Corte; impedindo a perpetuação do constrangimento ilegal do agravante, por mais um mês, em razão do recesso forense”, afirma a defesa no recurso de 13 páginas.

Pelas regras do Supremo, um agravo regimental precisa seguir um trâmite específico de prazos e o relator tem que ouvir a Procuradoria Geral da República antes de levar o recurso a julgamento.

Mas a defesa quer que se pule essa etapa em razão da urgência, já que se isso fosse seguido, o julgamento só ocorreria em agosto, na volta do recesso do Judiciário. (G1)