terça-feira, 21 de junho de 2022

Lahésio Bonfim é a esperança para fim da velha politica no Maranhão  

Lahésio defende a mudança politica e destaca 
que a eleição deste ano é, talvez, a mais importante,
decisiva e tensa das ultimas décadas 

Com o maior crescimento nas pesquisas de intenção de voto e dono do menor índice de rejeição entre os principais pré-candidatos ao governo do Maranhão, Lahésio Bonfim (PSC), é a cara da nova política e vem despertando interesse na nova classe empresarial, principalmente dos jovens empresários e empreendedores que querem participar da boa política.

Isso porque o Maranhão já não comporta mais os paradigmas do passado. O estado passa por um processo em que a velha política não corresponde às necessidades do novo momento.

Para o pré-candidato, essa nova sociedade muda a política de tal modo que não adianta mais imaginar que a atuação política vai ser a mesma.

“Essa é a eleição, talvez, mais importante, decisiva, tensa das últimas décadas. Eleição é a definição do futuro, uma escolha entre a continuidade e a mudança. Eu acho que é hora de mudança no Maranhão”, afirmou o fenômeno Bonfim.

Para o pré-candidato, essa nova sociedade muda a politica de tal
modo que não adianta mais imaginar que a atuação politica vai ser
a mesma. 


Bonfim tem sido apontado como o novo líder desses segmentos sociais que lutam contra as oligarquias e os coronéis no Maranhão. E o papel tem sido desempenhado com maestria, pois tem sido seguido por jovens empresários, trabalhadores, estudantes e quem está na base da pirâmide social.

O quadro é um só: acabar com os últimos bastiões do coronelismo no Maranhão. “É o início do fim da política de pai para filho. Está na hora de mudança, está na hora de Lahésio Bonfim”, finalizou o pré-candidato.

Transcrito do Blog do Daniel Matos 

Pré-candidato a governador defende investimento no agronegócio em Caxias e região 

O pré candidato a governador Simplício Araújo esteve recentemente nos municípios de Caxias, Buriti Bravo e Parnarama visitando os resultados de projetos na região que tiveram sua participação quando secretário de indústria, comércio e energia.

A região é apontada pelo pré candidato como a “nova Balsas” do Maranhão, segundo ele com mais vantagens, “pois a região além de ser muito bem servida de modais logísticos como a ferrovia transnordestina, estradas estaduais e federais, pode também aproveitar a hidrovia planejada para o rio Itapecuru. Sem contar a curta distância para os principais centros consumidores de grãos, ração e proteína animal do nordeste”, pontuou Simplício Araújo.

Em Caxias o pré candidato comprovou investimentos da ordem de 200 milhões de reais da Agromaratá, empresa que ajudou a se implantar e que tem plantios de soja, milho, criação de gado e cavalos de raça, armazenamento de grãos e em breve irá fazer um trabalho de integração com produtores da região. Em Buriti Bravo e Parnarama acompanhou a colheita de milho e o avanço da produção em toda a região.


Em Buriti Bravo visitou também a pista de pouso da empresa, um investimento de suma importância para a região, com capacidade para grandes aeronaves, uma vez que a Agromaratá já visualiza a exportação de produção por via aérea no futuro.

"Hoje nas cidades da região já são mais de 100 mil hectares de soja, quase 50 mil de milho, 15 mil hectares de cana de açúcar, rebanho bovino estimado em 200 mil cabeças e em torno de 35 mil aves alojadas na região. “Tudo isso é uma grande riqueza que ajudamos a estruturar, já gerando empregos e que pode gerar muito mais nos próximos anos, é necessário que o poder público municipal também se aproprie dessa perspectiva e contribua para o adensamento dessas cadeias produtivas, eu aposto nesse caminho que precisa inserir urgente nossos irmãos do leste maranhense nessa perspectiva” disse Simplício.

Foto: Divulgação

Prefeitura de Caxias em parceria com Governo do Estado, entrega uniformes para estudantes de escolas municipais  

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de de Esportes realizou a entrega de kits de uniformes para técnicos das escolas do município. Ao todo foram 96 equipagens coletivas e 150 conjuntos individuais. A parceria com o Governo do Estado tornou possível a distribuição dos uniformes.

Tivemos pouco tempo de preparação, mas conseguimos formar a equipe. Conseguimos trabalhar os fundamentos e vamos buscar nós desempenhar bem. Essa retomada é importante“, diz João Vítor, técnico.

Nós somos da escola Sinhá Castelo do Engenho D’água. Nós estamos fazendo um trabalho com 40 atletas do Taekwondo. Pelo tempo que tá parado, a criançada está a flor da pele pra começar os jogos e vamos esperar o dia 22 pra abertura e que vença o melhor“, reforça Antônio Costa, técnico da escola Sinhá Castelo do Engenho D’água.

Nós agradecemos ao Prefeito Fábio Gentil e ao Governador Carlos Brandão por essa parceria, por terem encaminhado este material para que pudéssemos suprir as necessidades das escolas“, destaca Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esportes.


A 43ª edição dos Jogos Escolares de Caxias (MA), vai contar com 54 escolas participantes e mais de 2.300 atletas, que fazem parte de escolas do municipais, estaduais e federais.

A gente sabe que os estudantes querem retornar às atividades e nós estamos organizando os jogos escolares para que estes jovens possam praticar o esporte como tem que ser. Para nós é de fundamental importância esse reencontro e todos são convidados a participar dos jogos escolares de Caxias”, destaca Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esportes.


O Ginásio de Esportes Governador João Castelo e outras praças esportivas já estão recebendo reforma para receber os jogos. A abertura da competição acontece nesta quarta-feira (22), a partir das 16h.

A 43ª edição dos jogos escolares de Caxias começa as 16h e vai se estender até umas 19h com toda a estrutura e logística montada, destaca Adelson Pedrosa, secretário adjunto de Esportes.(Ascom/PMC)

Roseana Sarney testa positivo para Covid-19 

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) testou positivo para Covid-19.

Ela anunciou a contaminação nas redes sociais.

A emedebista disse que sentiu-se febril na manhã desta terça-feira, 21, e, por isso, resolveu realizar o teste.

Miséria no Maranhão volta a ser destaque na Rede Globo 

A situação de miséria estabelecida no Maranhão voltou a ser destaque na grade de jornalismo da Rede Globo.

São mais 14 milhões de pessoas com fome, segundo o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da no Brasil, lançado na semana passada.

A maior concentração está nas regiões Norte e Nordeste. E o Maranhão foi pego como exemplo utilizando moradores das zonas rurais das cidades de Santa Rita e Itapecuru-Mirim.

O Maranhão miserável que o ex-governador Flávio Dino, pré-candidato ao Senado, e o atual, Carlos Brandão, ambos do PSB, tornou-se assunto recorrente nos meios de comunicação, apesar de todo esforço da dupla para não discuti-lo e jogá-lo para debaixo do tapete através de uma estratégia que visa regionalizar a polarização entre Lula e Bolsonaro.

Recentemente, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), pré-candidata a deputada federal, fez comparativo entre o seu governo e o que iniciou-se com Dino e Brandão, em 2015, quando ambos prometeram retirar da situação de miséria os 30 municípios mais pobres do Estado.

“Voltando à série “NÃO ADIANTA BRIGAR COM OS NÚMEROS”. No meu último governo, o número de municípios entre os 50 com menor PIB per capta no BR caiu de 40 pra 28. Em 2019 voltamos praticamente ao mesmo número de 2010. Os dados são do IBGE”, cravou a filha do ex-presidente José Sarney.


Roseana referiu-se a um estudo recente divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, com base em dados do órgão federal, nos anos de 2010, 2014 e 2019, atestando que, das 50 cidades brasileiras mais pobres, com menor PIB per capita, 40 são maranhenses.

Foi no governo de Flávio Dino e Carlos Brandão que o IBGE, ano passado, atestou que o Estado lidera o ranking de brasileiros vivendo em extrema pobreza, com 1,4 milhão de pessoas.

O Maranhão é o Estado da Federação que possui maior número de pessoas beneficiadas pelo Auxílio Brasil e que detém a menor taxa de empregos com carteira assinada se comparada ao quantitativo de cidadãos que recebem o benefício de transferência de rendacriado pelo governo de Jair Bolsonaro, revelou estudo recente da FGV – IBRE (Instituto Brasileiro de Economia).

Blog do Neto Ferreira 

Enilton Rodrigues, esteve presente no lançamento do  pré-candidato a deputado estadual Cabeça do Quilombo em Cajari



Enilton Rodrigues, presidente estadual do PSOL e pré-candidato a governador, esteve presente no lançamento da pré- candidatura a deputado estadual do líder  quilombola Edinaldo Padilha, o "Cabeça", no domingo, 19 de junho.

Também prestigiou este importante momento, Antônia Cariongo, dirigente nacional do PSOL e pré-candidata a senadora, os filiados e também pré -candidatos a deputado pelo partido a liderança popular Chico da Cohab, o bacharel em direito  Joaquim Viana, o geógrafo Arnaldo Rodrigues, o advogado Nonnato Masson, o engenheiro e professor do IFMA que foi candidato a governador pelo PSOL em 2018, Odivio Neto e muitas outras lideranças locais e regionais. O território quilombola onde estar localizado o quilombo Camaputiua, no município da baixada maranhense de Cajari, onde são composto por mais 25 quilombos, e Camaputiua foi o local que reuniu esses líderes para saudar a pré-candidatura de Cabeça.


"É um momento muito importante para a luta por mais direitos dos povos que historicamente teve seus direitos negados, a constituição cidadã de 1988 em seus artigos 68, 215 e 216 garante a regularização dos territórios quilombolas, o que temos hoje é uma política nacional que nega conscientimente esse direito" analisa Enilton Rodrigues.

Para a pré-candidata a senadora Antonia Cariongo, que também é quilombola, a luta destas lideranças por seus direitos, muitas vezes trazem a essas lideres ameaças a sua integridade física e isso é inaceitável.


Edinaldo Padilha "Cabeça" em sua fala lembrou que luta também em memória do grande líder Zumbi dos Palmares que foi o responsável por esta luta que até hoje se mantém. "Agora estou lutando também para defender meu próprio sangue, uma vez que já tive pessoa muito próxima que tombou em defesa de nossa causa e eu sou constantemente ameaçado, mas a luta continua" lembra "Cabeça" . Cabeça é autor do livro Resistência e Fé, que traz seu histórico de luta.

“O partido vai continuar prestigiando o lançamento das pré- candidaturas proporcional pelo estado e é uma  tarefa partidária apoiar as pautas das organizações populares e sindicais, isso será base para a  formulação do programa de governo do partido que estou com a tarefa honrosa de representar, como pré-candidato a governador”, conclui Enilton Rodrigues, que também é engenheiro florestal e especialista em gestão pública.