quinta-feira, 7 de novembro de 2019

MDB terá candidaturas próprias nas 20 maiores cidades do Maranhão, anuncia Roseana  Sarney

Nos próximos dias desembarcará no Maranhão, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi e ele trará a orientação que o partido deve ter candidaturas próprias nas 20 maiores cidades do estado. A informação é da ex-governadora Roseana Sarney que vem recebendo diversas lideranças em sua residência e vem mostrando disposição para voltar a percorrer os municípios na disputa eleitoral do próximo ano.
São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Caxias, Timon, Codó, Paço do Lumiar, Balsas, Açailândia, Barra do Corda, Santa Inês, Grajaú, Bacabal, Chapadinha, Santa Luzia, Buriticupu, Itapecuru-Mirim, Coroatá e Barreirinhas são as prioridades, assim como Presidente Dutra, Estreito, Porto Franco e muitas outras.
Para a capital maranhense está sendo debatido o nome do juiz federal Madeira, porém outro nome não é descartado.
Roseana também avalia que o momento do MDB é outro, os membros estão unidos em torno da unidade do partido. Atualmente a ex-governadora é a única representante do Maranhão que compõe a executiva nacional da legenda.
Blog do Diego Emir
Prefeito Lahesio silencia sobre proposta de Bolsonaro de tirar São Pedro dos Crentes do mapa 

Prefeito Lahésio com o presidente Jair Bolsonaro 
Apesar do silêncio do barulhento prefeito Lahesio Bonfim, o presidente Jair Bolsonaro deve adiar a extinção do município de São Pedro dos Crentes.
Muito estranho o silêncio do prefeito ao não defender a sua cidade.
A subserviência ao presidente Bolsonaro o fez calar no momento em que os são-pedrenses mais precisavam dele.
Pelo visto ele se importa mais em servir o presidente do que sem servir o seu povo.
Marrapá 
Novo pacto federativo 
Da coluna do Mario Assunção no Portal Noca 



Nas colunas passadas abordei esse tema como necessário para o Brasil voltar a crescer. Eis que hoje a equipe econômica do Governo Federal apresenta ao congresso, de forma concreta, uma proposta de um novo pacto federativo. Dentre os temas abordados, dois chamam bastante atenção. 

Com o fim da Lei Kandir, os impostos arrecadados com as exportações passam a compor os fundos de participações dos estados e municípios. Assim, estima-se que em torno de 500 bilhões de reais nos próximos anos serão distribuídos para os estados e municípios, dando um fôlego as cambaleadas, economias dos estados e municípios. Essa é a notícia boa. 

A parte ruim é o fim dos municípios com menos de 5 mil habitantes. Essa ação será ruim por provocar aumento da desigualdade social dentro dos municípios, uma vez que os as áreas dos municípios extintos serão absorvidas por municípios maiores vizinhos. Os municípios maiores receberão mais recursos que terão que ser aplicados na sua extensa área territorial que será criada. 

Imagine que uma cidade pequena tem seus prefeitos e vereadores tentando, diuturnamente, resolver os problemas dos seus munícipes. Portanto, com o fim dos municípios menores, suas sedes passarão a ser vilas dos municípios maiores, tornando mais distantes os poderes executivos e legislativos e dificultando a resolutividade dos problemas. 

Outro viés a ser questionado é a saúde financeira dos municípios maiores que, muitas vezes, já em dificuldade, utilizarão as receitas extras para tentar colocar as contas em dias, deixando o território do município extinto sem suas demandas atendidas. 

O Congresso Nacional terá que analisar com muito critério e responsabilidade para tomar uma decisão de grande envergadura.
Davi Pinheiro e comitiva formada por pré-candidatos a vereador se reúne com a executiva estadual do SOLIDARIEDADE 

Da esquerda p/direita: Tonis Veloso, Luciano Real, Simplício Araujo, Davi
Pinheiro, Figueiredo Eletricista e Luiz Junior 
O presidente do Solidariedade caxiense, David Pinheiro, e uma comitiva formada pelos pré-candidatos a uma cadeira na Câmara, Tonis Veloso, Luciano Real e Figueiredo Eletricista, foram recebidos na manhã de quarta-feira, 06, pela executiva estadual do partido representada pelo presidente da sigla, secretário estadual de Industria e Comercio, Simplício Araujo e pelo secretario geral do partido Luiz Junior. O encontro aconteceu na sede do partido localizada no Bairro Renascença em São Luis. 

A comitiva caxiense do SOLIDARIEDADE foi recepcionada de forma calorosa pelo presidente Simplício Araujo que gravou um vídeo e mandou um recado para os caxienses, onde afirma que o partido vem forte e organizado para atuar no seu campo politico em Caxias.

Vale ressaltar que na eleição passada a sigla, fazendo parte da coligação que apoiava a reeleição do ex-prefeito Léo Coutinho, os candidatos do SOLIDARIEDADE obtiveram juntos mais de 9 mil votos e elegeu os vereadores Tevi e Evilásio do PAM (falecido). 

Assista o vídeo abaixo com o recado de Simplício Araujo. 


Maranhão tem 223 mil a mais na extrema pobreza em dois anos 


Em dois anos, 223 mil pessoas entraram na extrema pobreza no Maranhão, segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado na quarta-feira (6), que faz parte do Sistema de Indicadores Sociais 2019. 
Em 2016, o percentual de maranhenses na extrema pobreza era de 16,9% da população, o que corresponde a quase 1,1 milhão de pessoas. Em 2018, o número no estado subiu para 19,9% (1,3 milhão), um acréscimo de aproximadamente 223 mil pessoas nessa situação.
O Maranhão também continua sendo a unidade da federação com o menor rendimento domiciliar per capita médio (rendimento médio por pessoa) do país. Segundo o IBGE, o rendimento de R$ 607 em 2018 teve queda em relação ao ano anterior, quando a média era de R$ 615.