segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Maranhão tem o segundo maior IDH do pais  
O colunista Arnaldo Jabor disse à Rádio CBN, nesta segunda-feira (12), que a queda da família Sarney seria um grande progresso para o Brasil. Para ele, a pré-candidatura de Flávio Dino a governador, com o apoio de todas as forças de oposição do Maranhão, representa a oportunidade de derrotar a oligarquia “que está no poder há mais de 48 anos, quase ao lado do reinando de Dom Pedro II”
jabor2 Flávio Dino tem a possibilidade de terminar com a dinastia Sarney, diz Arnaldo Jabor
Eu não sabia e nem vocês que o Maranhão tem o segundo maior índice de desenvolvimento humano do país, atrás apenas de Alagoas, a invencível terra feudal de Renan Calheiros. E mais: o nível de vida no Maranhão é comparável ao da Síria que está em guerra civil violenta há dois anos.
O Maranhão é um país próprio da família Sarney que está no poder há mais de 48 anos, quase ao lado do reinando de Pedro segundo, que esteve 49 anos no poder, e pode ser que continue se o pobre e desinformado povo do Maranhão eleger o jovem senador Lobão Filho, naturalmente herdeiro de Edison Lobão, que até mudou o nome de uma cidade pra colocar o seu: “Onde é que o senhor nasceu? Eu nasci em Edison Lobão”.
Isso é tão inconstitucional, botar nome de filho em cidade, mas lá pode! É outro país! Muito bem, quanto a ditadura do filho do amigo de Sarney, quase da família, há o candidato Flávio Dino, do PCdoB, e esse cara tem talvez a possibilidade de terminar com as dinastia Sarney se for eleito, e estranhamente ele tem o apoio de partidos como: PSDB, PSB, PROS, PP e Solidariedade, com Aécio e o Campos apoiando-o também. Tudo para tentar terminar com a pior administração que detém o poder desde 1966, quando José Ribamar foi eleito pela primeira vez e transformou o estado numa espécie de patrimônio seu.
Quem não acredita visite São Luís e veja memorial Sarney, o antigo Convento da Graça, que ele transformou em sua casa de honra.
Eduardo Campos já disse que vai mandar Sarney para a oposição se for eleito, infelizmente crescem os protestos em meio a doce e submissa sociedade maranhense em torno do palácio dos Leões.
No Maranhão cerca de 1 milhão de pessoas com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever e muitas outras devem ser analfabetas funcionais, mais da metade das casas do estado não tem água encanada e esgoto, mas para orgulho do estado o Palácio dos Leões, com Roseana dentro, é bem servido de comidas exóticas como salmão e caviar, a poucos quilômetros da penitenciária de Pedrinhas, onde já morreram 60 homens. Até o início de julho de 2013 já tinha havido cerca de 30 manifestações em todo o estado contra os Sarney.
É isso ai, se por acaso o outro candidato for eleito nem precisa fazer muito, pois só a queda desta família já seria um grande progresso para o Brasil.
por: Arnaldo Jabor 
Prefeitura inicia recuperação da rua Ayrton Senna 

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Obras, iniciou na semana passada as obras de recuperação da rua Ayrton Senna no bairro Dinir Silva. A via, que já estava bastante danificada, ficou ainda pior com o impeto e a força do volume das águas das chuvas que estão castigando a cidade desde o final do mês de abril. 

O trabalho de recuperação consiste na recomposição do calçamento, com a decomposição, a rua Ayrton Senna ficou completamente esburacada e se tornou intrafegável, causando transtornos para centenas de pessoas moradoras do: Dinir Silva; Conjunto Cohab; Mutirão; João Viana e Nova Caxias, que diariamente utilizam a via. 

Com a recuperação da rua Ayrton Senna, apelidada de - rua da Carniça - a Prefeitura inicia o árduo trabalho de recuperar ruas esburacadas nos mais diversos bairros da cidade. Os trabalhos estão lentos, por causa das chuvas incessantes que caem na Princesa do Sertão.   

Se as chuvas não atrapalharem, logo o novo asfalto será colocado. Vale ressaltar que não existe previsão por parte da Secretaria de Obras para o termino do serviço de recuperação da rua Ayrton Senna. Com a melhoria na via, o trafego de veículos e motos fluirá normalmente.   

Edinho Lobão se distancia do senador José Sarney, ataca Luis Fernando e se agarra no PT
estadaoparablog Tática? Edinho se distancia de Sarney, ataca Luís Fernando e se agarra no PTA mal nascida candidatura de Edinho Lobão padece de uma espécie de “pecado original”.  Ele sempre foi mal falado no grupo de que faz parte desde que seu pai foi governador. Ganhou até o desagradável apelido de “Edinho Trinta”, dizem que colocado pelo finado senador Alexandre Costa, que era aliado do grupo Sarney. Edinho nunca se interessou por políticos e pela política, só pelos seus milhões e bilhões.
Para tentar reverter tantos problemas, Edinho definiu três táticas:
1 – Tentar se diferenciar do discreto e sereno Luís Fernando. Foi por isso que logo no seu lançamento ele atacou Luís Fernando e constantemente agride o ex-candidato em público e em conversas privadas.
2 – Agarrar-se desesperadamente em Lula e Dilma, como se fossem “muletas” de sua candidatura. O problema é que Dilma não tem hoje a menor motivação de visitar o Maranhão ao lado do tresloucado Edinho. O alto comando da candidatura Dilma sabe que Sarney tira votos na classe média em todo o Brasil, e a má fama de Edinho também ultrapassa as fronteiras maranhenses.
3 – Esconder ao máximo o senador José Sarney na sua campanha. O desrespeito ao cacique começou no dia do lançamento de Edinho na Assembléia, em que a foto de Sarney foi simplesmente eliminada do gigantesco painel que decorava o ambiente. E até agora nenhuma foto de Sarney foi veiculada com o candidato Edinho Lobão.
Restam a Edinho Lobão a truculência e a selvageria como caminhos para sua cambaleante candidatura. O destino não parece promissor
Edinho Lobão é denunciado por propaganda eleitoral antecipada 
edinho lobao3 450x229 Edinho Lobão é denunciado por propaganda eleitoral antecipada
A Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE/MA) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral no Estado (TRE/MA) representação contra o pré-candidato a governador do grupo Sarney, Edinho Lobão (PMDB). Segundo o procurador eleitoral auxiliar Juraci Guimarães Júnior, o senador está desobedecendo a Lei nº 9.504/97, que regulamenta a propaganda partidária, que só poderá ocorrer a partir do dia 7 de julho.
Na representação contra Edinho, a PRE/MA apurou vários tipos de propaganda eleitoral de forma irregular no lançamento de sua pré-candidatura, tais como: placas e cartazes em veículos, carreata, carro de som, comício e outdoor no qual se buscava, dissimuladamente, levar ao conhecimento geral a sua candidatura muito antes do período previsto.
Neste caso, para o procurador, em razão da grande quantidade de propaganda eleitoral ilícita, há que ser aplicada a pena de multa máxima de R$ 25 mil, sem prejuízo da análise de eventual abuso do poder político e do poder econômico.
Segundo o procurador, esse tipo de ilegalidade deve ser rigorosamente reprimida pelo Ministério Público Eleitoral, “a propaganda antecipada configura ilícito de extrema gravidade no pleito eleitoral, pois demonstra um tratamento desigual entre os candidatos, além de evidenciar indícios de utilização indevida de recursos,” finalizou.
Copa do Mundo no Brasil será utilizada para combater racismo 
Seleções exibirão faixas contra o racismo. 
A Copa do Mundo do Brasil tem tudo para ser uma Copa de combate ao racismo. Isso porque em vários jogos do Mundial em solo brasileiro as seleções levantarão faixas com mensagens contra o racismo, de acordo com o governo federal. É uma oportunidade para combater este crime e conscientizar pessoas do mundo inteiro que estarão acompanhando a Copa do Mundo quanto ao respeito às diferenças.
A Fifa já sinalizou que nas quartas de final as seleções envolvidas nas partidas irão entrar em campo com as faixas contra o racismo, um crime que vem ganhando cada vez mais espaço nos campos de futebol. Um caso que aconteceu recentemente foi com o jogador brasileiro Daniel Alves, que comeu uma banana arremessada das arquibancadas por um torcedor durante partida do Campeonato Espanhol.
Vale destacar que em fevereiro, a presidenta Dilma Rousseff, em visita ao Vaticano, pediu uma mensagem de paz e contra o preconceito para a Copa do Mundo ao Papa Francisco. A presidenta declarou, ainda, que o Brasil está engajado em lutar contra o racismo.
“Um País tão multicultural, onde todas as raças do mundo são encontradas, abre uma possibilidade para uma ação contra o racismo e a discriminação. Vamos fazer da Copa no Brasil uma grande bandeira mundial da luta contra o preconceito racial”, revelou a presidenta.
A entrada de equipes com faixas a favor ou contrárias a uma determinada causa é algo um tanto que comum no futebol.
Agência Brasil 
Inscrições para o ENEM começam hoje
Foto: Divulgação
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (12). Os interessados podem se candidatar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até sexta-feira (23).
Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, que está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.
No site do Inep é possível também tirar dúvidas sobre o Enem. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem alguma limitação auditiva. Os candidatos podem ainda obter informações pelo telefone 0800-616161.
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o exame também aumentou de 1,1 mil, em 2013, para 1,6 mil.
Para evitar as ausências, o Inep vai enviar uma mensagem aos inscritos no ano passado que não fizeram a prova. Eles serão alertados de que não fazer o Enem leva a um desperdício de recursos públicos.
Gol marcado por jogador caxiense sacramenta vitória do Fluminense em cima do Flamengo 
Atleta caxiense do Fluminense, Chiquinho, que entrou em campo no decorrer da partida na etapa final, disputada na tarde de domingo [11] no Maracanã, fez o segundo gol da vitória tricolor de 2 X 0 sobre o Flamengo. O gol sacramentou o triunfo do clube das Laranjeiras sobre o rival rubro-negro.

Chiquinho tem sido aproveitado sistematicamente pelo Fluminense e já entrou em vários jogos, já atuou na lateral esquerda e também em algumas partidas jogou como meia esquerda. 

O caxiense Chiquinho começou a jogar futebol no Bariri do bairro Salobro e foi levado por um olheiro para a escolinha do Atlético - MG e do Galo mineiro despontou como uma grande promessa do futebol brasileiro. O ano passado ele disputou o Campeonato Brasileiro defendendo as cores da Ponte Preta de Campinas - SP. 

Consolidado como atleta no futebol brasileiro, Chiquinho já levou sua mãe para o Rio de Janeiro E ontem ela foi presenteada no Maracanã com um belo gol do filho. Parabéns a sua mãe Chiquinho, seu presente fez ecoar no palco da fina da Copa do Mundo de 2014 um grande brado de vitória!
Roseana Sarney deve efetivar hoje as mudanças na sua equipe de governo 
roseananova1Conforme a própria governadora Roseana Sarney (PMDB) antecipou para a imprensa, a reforma no seu secretariado de governo deverá ser realizada nesta segunda-feira (12).
“Na próxima segunda-feira (12), faremos a minirreforma e nomearemos todos os secretários e com isso o governo estará pronto para completar esses aproximadamente seis meses de mandato”, afirmou a governadora na solenidade de entrega de novos veículos para a Segurança, na semana passada.
A tendência é que as mudanças aconteçam em pelo menos seis secretarias – Educação, Segurança, Justiça e Administração Penitenciária, Articulação Política, Projetos Especiais e Juventude.
Já estão confirmados os nomes de Danilo Furtado (Educação), Marcos Afonso (Segurança), Márcio Coutinho (Articulação Política), João Alberto (Projetos Especiais) e Assis Filho (Juventude).
A governadora deve confirmar hoje o nome do novo secretário de Justiça e Administração Penitenciária, pelas informações obtidas ele viria de Minas Gerais.
Além disso, Roseana Sarney ainda terá que resolver a situação do ex-secretário de São José de Ribamar, Fredson Froz, afinal não se tem a confirmação se ele integrará a equipe de governo da governadora.
Fredson teria sido convidado para a Secretaria de Cidades, mas o ex-titular da pasta, Hildo Rocha, reivindicou que sua indicação permanecesse como secretário. Com isso, Fredson Froz teve seu nome cotado para o Esporte, mas além da repercussão negativa numa eventual saída de Joaquim Haickel, o próprio Fredson declarou que não aceitaria o convite.
Abertura da II Semana Estadual de Combate à Homofobia 

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Internacional da Homofobia, numa referência à data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) desclassificou o homossexualismo como patologia do Código Internacional de Doença (CID), em 1990. A decisão da OMS foi um marco na luta contra o preconceito, sofrido por cidadãs e cidadãos que se declaram homossexuais.
Segundo agências internacionais, o Brasil continua sendo o campeão mundial de crimes homo-transfóbicos. Ainda de acordo com essas agências, 40% dos assassinatos de transexuais e travestis no ano passado foram cometidos no Brasil.
Para celebrar o Dia Internacional da Homofobia, organizações de lésbica, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de todo mundo se mobilizam contra a homofobia. O objetivo é conscientizar a sociedade e o poder público dos direitos LGBT, com vistas a garantir a efetivação de políticas públicas de valorização e de enfrentamento a toda forma de preconceito ao segmento.
No Maranhão, uma série de ações afirmativas será realizada pelo Fórum de ONGS LGBT do Estado, com o apoio da Defensoria Pública (DPE/MA) e do Ministério Público (MPMA), em defesa dos direitos humanos do segmento.