quarta-feira, 13 de março de 2019

Servidores de Caxias vão passar receber pagamento pelo Banco Santander 

Contrato entre a prefeitura de Caxias e a instituição financeira foi assinado no dia 13 de fevereiro 


Os servidores da Prefeitura de Caxias vão passar a ter a folha mensal de pagamento processada pelo Banco Santander, só não sabem a partir de quando esse processamento vai acontecer. O contrato entre a prefeitura e a instituição financeira foi assinado no dia 13 de fevereiro e divulgado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) (foto abaixo) desta quarta-feira (13). 


Com o fim do contrato com o Banco do Brasil, que há mais de uma década processa a folha de pagamento dos servidores caxienses, a escolha da nova agencia foi feita através de processo licitatório do qual o Banco Santander saiu vencedor pelo valor de R$ 5 milhões. 

Aos servidores, ativos, efetivos, contratados, comissionados, inativos e pensionistas, principais personagens dessa mudança, o Diário Oficial do Município não deu nenhum recado e até o momento nenhum cronograma informando aonde, haja vista que na cidade de Caxias não possui agencia do Banco Santander, e em que dia o servidor vai poder abrir sua conta e senhas pertinentes.  

Diante dessa mudança de agencia bancaria considerada brusca por um servidor quando o editor deste blog comentou o assunto com o mesmo, para processar a folha de pagamento, a maioria dos servidores vão chiar com mais essa novidade lhes serão apresentada do prefeito Cabeludo. 

É aguardar e conferir a chiadeira que vem por ai...


Mais de 61 mil eleitores no Maranhão podem ter seus títulos cancelados após 6 de maio 


Quem não votou e/ou não justificou ausência às urnas nas últimas 3 eleições – sendo cada turno considerado uma eleição – terá seu título de eleitor cancelado caso não o regularize procurando um cartório eleitoral até 6 de maio.
Para regularizar a situação, além de pagar as multas, o eleitor terá de comparecer a um cartório eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral, se o possuir.
No Maranhão, o total de eleitores nesta condição é de 61 mil 440, sendo que em São Luís, são 15 mil 461.
A relação de títulos passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados, mas o eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito ao cancelamento consultando os dados eleitorais no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta informar o nome completo e a data de nascimento, ou ligar para a Ouvidoria do TRE-MA pelo 0800 098 5000.
O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implica o cancelamento automático do título de eleitor após 6 de maio.
Os eleitores no exercício do voto facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos – não são identificados nas relações de faltosos.
Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiverem subordinados.
A Resolução do TSE nº. 23.594/2018 estabelece os prazos para execução dos procedimentos relativos ao cancelamento dos títulos eleitorais, bem como para a regularização da situação dos eleitores.
Eliziane Gama bate boca com senador do Amazonas sobre caso Marielle 


Na manhã desta terça-feira (12), em sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a senadora Eliziane Gama, do PPS do Maranhão, pediu a palavra para comentar a prisão dos acusados de participar da morte da vereadora carioca Marielle Franco e perguntar quem são os mandantes do “assassinato brutal não apenas de uma mulher, mas de uma ativista”.

O presidente da CAE, senador Omar Aziz, do PSD de Amazonas, disse que Marielle tinha “a felicidade” de ter a sua morte repercutida e questionou a colega se os assassinatos de outras mulheres também não são brutais: “Por que a senhora não luta por elas também?”.

A senadora reagiu, pedindo que o senador pedisse desculpas pelo que havia dito. Aziz reafirmou seu comentário e acrescentou que não bateria boca com a senadora em razão de “mimimi”. (O Antagonista)
Atiradores abrem fogo e matam 8 dentro de escola na Grande São Paulo 


Folha (com edição) – Ao menos oito pessoas foram mortas em um ataque a tiros em uma escola estadual de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (13). Pelo menos 17 pessoas feridas foram atendidas.
Segundo informações da Polícia Militar, dois homens encapuzados, que aparentam ser adolescentes, atiraram contra os estudantes e, em seguida, se mataram na escola Raul Brasil, na região central da cidade.
A PM informou que um funcionário da escola também foi atingido pelos disparos e morreu. Segundo a equipe médica no local há ao menos outras nove pessoas feridas.
A escola oferece ensino fundamental e médio e um centro de estudos de língua.
O Corpo de Bombeiros e equipes do Samu estão no local. Bombeiros de Mogi das Cruzes também foram chamados, às 9h50, para apoiar o atendimento. O helicóptero Águia, da PM, sobrevoa a escola. Toda a polícia de Suzano está mobilizada no caso.
IFMA qualifica em processamento de frutas e hortaliças 

A proposta do curso é capacitar mulheres de Caxias e região em situação de vulnerabilidade 


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está ofertando, por meio do programa Mulheres Mil, desde o mês de Fevereiro, o curso “Como transformar frutas e hortaliças em um negócio lucrativo: produção de doces, geleias, compotas e outros produtos”.
A proposta do curso é qualificar e capacitar mulheres de Caxias e região que vivem em situação de vulnerabilidade, de forma a viabilizar a geração de fonte de renda para grupos de mulheres organizados ou não.
Dividido em módulos teóricos e práticos, o curso tem carga horária de 116 horas, com aulas ministradas às sextas-feiras e sábado, na unidade do IFMA em Caxias.
O curso, selecionado pelo edital de Fluxo Contínuo da Pró-Reitoria de Extensão do IFMA, é coordenado pela professora Janmylla Gomes Ribeiro, e irá gerar conhecimento científico para agregar valor às frutas e outros produtos regionais.
As participantes
Rosilene Alves Pereira, 45 anos, um das estudantes do curso afirma que se encantou ao saber da oferta. “Vi uma oportunidade de trabalhar por contra própria e abrir a minha empresa, coisa que sonho há tempos”, confessa. Ela já atua no município há dois anos no cargo de secretária em uma associação na zona rural. “Ao terminar o curso, quero ensinar para os demais da associação como aproveitar as frutas da época”, diz Rosilene Alves.
Silvanda da Silva incluiu o curso em seu portfólio. Em 2013, ela participou do curso “Cuidador de Idosos”, também ofertado pelo programa Mulheres Mil, e já atua na profissão. E, em julho, irá concluir, pelo Campus Caxias, o curso técnico em Vendas, na forma Integrada ao Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos. “Acredito muito na proposta do programa, porque o resultado é positivo para nós mulheres", avaliou. Ela afirmou que encontrou no curso uma complementação para o técnico de nível médio. “Além disso, é uma oportunidade para aprimorar o que faço no dia a dia, que são bolos e tortas”, frisou.
Maria Jose Costa Ferreira, 49 anos, afirmou que já tem experiência na área. “Fazer o curso, vai me dar conhecimentos técnicos e, assim como as demais mulheres que aqui estão, espero ter um negócio e abrir minha empresa logo”, ponderou. O discurso de independência financeira de Maria José é o mesmo de Deuzene Fernandes Lima da Silva, 47 anos. “Vejo no curso uma oportunidade de abrir uma empresa”, declarou.
O diretor de desenvolvimento educacional, professor Raimundo Filho, ministrou a disciplina de Marketing Pessoal e Orientação Profissional.  Ele falou sobre a importância da autonomia financeira para a conquista do espaço da mulher na sociedade. “Vamos incentivar as mulheres a aproveitarem o conhecimento adquirido como oportunidade para ajudar na renda familiar e na busca do empoderamento feminino”, frisou. “Sinto-me honrado em poder dar essa colaboração a quem, de fato, quer ter qualificação profissional”, concluiu.

Sobre o Programa
O programa Mulheres Mil foi implementado, em 2007, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), em 12 estados, por meio de um sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense.
Em 2011, com a edição da portaria nº 1.015/2011 do MEC, ele se transformou em programa de cobertura nacional, passando a ofertar, além de cursos de formação inicial e continuada (FIC) e qualificação profissional, a educação profissional técnica de nível médio.
A proposta do programa Mulheres Mil no IFMA é viabilizar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à qualificação profissional com vistas a elevação de escolaridade, inserção no mundo do trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais. O programa valoriza, ainda, os saberes individuais e coletivos, incentivando o empreendedorismo e consequentemente a conquista de sua autonomia.
Flávio Dino anuncia Luis Fernando para Secretaria de Programas Estratégicos 

O nome de Luis Fernando já vinha sendo sondado há varias semanas.Essa
é a segunda vez que o prefeito renuncia  para ocupar um cargo no governo
estadual 
O governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou, nesta terça-feira (12), que o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), deve integrar a equipe do Governo do Estado.
“Na sexta-feira, 10h, vamos receber Luís Fernando, atual prefeito de Ribamar, na nossa equipe. Trata-se de quadro político e técnico de grande experiência, que assumirá a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos”, escreveu Flávio Dino.
O nome de Luís Fernando já vinha sendo sondado há várias semanas. Essa é a segunda vez em que o prefeito renuncia ao cargo para ocupar um cargo no governo estadual.
O governador Flávio Dino anunciou também a volta de Simplício Araújo ao governo. “Na mesma data, retornará à nossa equipe o atual deputado federal Simplicio Araújo, na condição de Secretário de Indústria e Comércio. Com isso, Gastao Vieira vai se somar à nossa bancada federal em Brasília”, concluiu.