sábado, 27 de agosto de 2022

Gestores escolares de São João do Sóter participam de reunião para apresentação dos resultados da Avaliação de Fluência em Leitura 

Gestores das escolas da rede municipal de São João do Sóter participaram na manhã da ultima quinta-feira (25/08) de uma reunião realizada pela Secretaria Municipal de Educação com a finalidade de apresentar os resultados da Avaliação de Fluência-2022. O evento ocorreu no auditório da UIM Mariano Campos e contou com a presença da secretária de Educação Profa. Rose Araújo, dos articuladores municipais do PARC Fluência, prof. José Marcos e profa. Antonia Nalda, da articuladora pedagógica regional da URE-Caxias, profa.  Graça Reis e da gestora geral da URE-Caxias, Profa. Lacy Assunção.

A Avaliação de Fluência em Leitura realizada pelo município tem como foco a fluidez em leitura. A reunião abordou temas importantes, orientando os participantes sobre a importância de trabalhar os resultados obtidos na avaliação. Com base nesses resultados, os gestores e professores podem planejar e propor novas estratégias pedagógicas com foco na leitura, com destaque nas áreas com baixo índice de desempenho.

“O Pacto pela Alfabetização está realizando essa agenda em todo Maranhão, que é a socialização dos resultados da Avalição de Fluência, realizada no início do ano como os estudantes do 2º ano, com a perspectiva de compreender e como os nossos alunos estavam em cada nível de leitura”, afirmou a profa. Graça Reis, articuladora pedagógica regional da URE-Caxias.

De acordo com o articulador municipal do PARC Fluência, prof. José Marcos, “a reunião para apresentar os resultados da avaliação de fluência com os gestores e coordenadores tem como intenção propor às escolas um planejamento constante, com base nos dados da avaliação, pois ela permite saber como estão os alunos no ciclo de alfabetização”.

Para a gestora geral da URE-Caxias, profa. Lacy Assunção, a reunião serviu “para sabermos onde estamos acertando e onde estamos errando, para que possamos melhorar. Os resultados vão mostrar para todos, se estamos no caminho certo ou não. E a união entre Estado e município é de grande importância, porque precisamos nos unir, quanto mais unidos estivermos, melhor serão os resultados”. (Ascom/SEMED/SJS)

Reajuste da tarifa de energia elétrica no Maranhão entra em vigor neste domingo (28) 

A nova tarifa de energia elétrica no Maranhão aprovada pela diretoria da ANEEL no último dia 23 entrará em vigor neste domingo (28). O Reajuste Tarifário Anual da Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S.A – empresa que atende o estado, será aplicado a aproximadamente 2,7 milhões de unidades consumidoras maranhenses.

Confira, na tabela, os novos índices que entrarão em vigor a partir de 28 de agosto de 2022: 

EmpresaConsumidores residenciais – B1
Equatorial MA1,37 %
Baixa tensão em médiaAlta tensão em médiaEfeito Médio para o consumidor
1,23%3,68%1,62%

Os itens que mais impactaram neste resultado foram encargos setoriais e custos com atividades relacionadas a compra, distribuição e transporte de energia.

Para o cálculo do reajuste, a ANEEL considerou o disposto na Lei nº 14.385/2022, que trata da devolução dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins, contribuindo para atenuação de 18,73%.

Outra importante medida para a mitigação tarifária deste processo foi o efeito do aporte na CDE da desestatização da Eletrobrás (CDE Eletrobras), nos termos da Lei nº 194, de 2022, que colaborou com uma redução de 2,57% nos índices da Equatorial Maranhão.

Programa "Minha Casa é 10" finaliza construção da primeira residência em Caxias  

Primeira casa construída por meio do maior programa habitacional
do interior do Maranhão já teve as obras concluídas e está pronta 
para ser entregue 

O maior programa habitacional municipal do Maranhão, o “Minha Casa é 10”, idealizado pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, está realizando muitos sonhos. A primeira residência construída com recursos da administração municipal foi finalizada.

O imóvel está localizado no bairro Teso Duro e está pronto para ser entregue à família beneficiária, de forma totalmente gratuita.

E várias outras casas estão em construção, por meio do programa, e todas são destinadas a pessoas que integram a parcela da população caxiense que mais precisa.

“Minha casa é 10. Isso é dignidade! Isso é respeito com o povo! Isso é Caxias!”, destaca a prefeitura em mensagem destinada ao povo.

Assista: