terça-feira, 3 de maio de 2022

Simplício Araújo se encontra com Lula em evento do Solidariedade 

”Quando tiver bom para os pobres, vai estar bom pra todo mundo”, disse Simplício Araújo em Encontro do Solidariedade nesta terça-feira (3). O partido declarou apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições deste ano, em evento em São Paulo.

Estiveram presentes no encontro o presidente do partido, Paulinho da Força, o ex-presidente Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Durante o encontro, Simplício tirou foto mais espontânea com Lula do que o governador Carlos Brandão, que forçou por uma foto tremida e com o ex-presidente constrangido.

O pré-candidato a governador fez uso da palavra e destacou suas bandeiras de luta em prol do emprego e renda. ”Quando os mais pobres tem comida na mesa, emprego, saúde e educação, todo mundo ganha, pois pra cada real pago ao trabalhador, é um real que faz a nossa economia girar”, disse Simplício Araújo.

São João do Sóter: PM apreende carga de madeira ilegal no povoado Bom Jardim

A ação aconteceu durante barreira policial montada na MA-127, no povoado Bom Jardim, na zona rural de São João do Sóter 

                                                                     (foto Ascom/2°BPM)

Uma equipe da Polícia Militar conseguiu apreender na noite desta segunda-feira (02), um caminhão com uma carga de madeira com indícios de irregularidades. A ação aconteceu durante barreira policial montada na MA-127, no povoado Bom Jardim, na zona rural de São João do Sóter (MA).

De acordo com a Polícia, após a abordagem ao veículo foi constado a pesagem de 46 m³ de madeira cortada em toras. Indagado sobre a origem do material, o motorista apresentou uma nota eletrônica com data e quantidade diferentes da carga transportada.

Ele informou ainda aos policiais, que estava levando a carga para cidade de Tuntum (MA). Diante da situação o suspeito foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil para providência jugadas cabíveis.

Povoado Bom Jardim

A localidade na última sexta-feira (29), foi palco de um assassinato brutal que teve como vitima o quilombola Edvaldo Pereira Rocha, presidente da Associação dos Quilombolas do povoado Jacarezinho em São João do Sóter (MA).

Segundo as informações, ele estava fazendo um lanche em um comércio, às margens  da MA 127, no povoado Bom Jardim, entrada da localidade ‘Nezito’, que dá acesso ao santuário São Francisco, quando dois homens surgiram em um veículo e efetuaram vários disparos contra ele. Edvaldo teve morte imediata.

O líder quilombola Edvaldo Rocha tinha depoimento agendado para o início da semana sobre a extração ilegal de madeira na região do Quilombo Jacarezinho. A informação é da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que apontou os conflitos agrários, posse da terra e também o desmatamento na região como principais razões das contendas na área.(Portal Itapecuru).

 Bolsonaro e Lula dividem família Sarney

Enquanto o MDB do ex-senador José Sarney se aproxima de Lula para um eventual apoio no 1.º turno, a sobrinha dele e vereadora de São Luís, Karla Sarney (PSD), diz que disputará vaga ao Senado apoiando Bolsonaro.

“A posição de membros da família não quer dizer que todos estaremos no mesmo barco. Tenho profundo respeito pelos meus familiares, mas não caminho junto com grupos de esquerda”, diz. (Do Estadão)

Após dois anos, prefeitura de Caxias retoma programação da Feirinha da Gente 

No domingo (1º), a alegria teve lugar marcado, na Praça Vespasiano Ramos no Centro de Caxias (MA), na Feirinha da Gente, que retomou as atividades após dois anos de paralisação por conta da covid-19.

A Feirinha ficou pequena para tantos espectadores. Milhares de caxienses compareceram para prestigiar as atrações organizadas pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Patrimônio Histórico.

Uma diversidade em atrações artísticas, gastronomia, artesanato, café da manhã, produtos da agricultura familiar e serviços de saúde foram ofertadas aos caxienses e visitantes.

A Feirinha da Gente é um dos principais atrativos turísticos da cidade, que agora volta a ofertar lazer e a circulação de economia alternativa.


A programação começou com a venda dos produtos, às 6h, e em seguida teve a solenidade de reabertura oficial da temporada 2022. “Com toda essa vibração e energia positiva a gente dá prosseguimento à Feirinha que certamente vai marcar a história do nosso município”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participou da reabertura e lembrou que este é um momento de retomada não só dos grandes eventos da cidade, mas da economia local. “É muito importante e gratificante este retorno. Estamos vendo o nosso objetivo principal sendo alcançado: ver a família reunida, população presente e nossos comerciantes, nossos agricultores, nossos artesãos mostrando os seus produtos. É isso que nós queremos, gerar oportunidade”, disse o gestor.


A  Ana Cristina, foi uma das visitantes deste domingo, que aproveitou para passear e apreciar o melhor da cultura e da gastronomia. “Eu estava com saudades disso aqui, da culinária, da cultura. Estou muito feliz, é um ambiente que faz bem para todos nós”, disse a dona de casa.

Graças a ela e muitos outros frequentadores da Feirinha, neste domingo agitado, é que dezenas de barraqueiros puderam aumentar seus lucros, alguns pela primeira vez. “É a chance das pessoas verem os nossos produtos, comprarem e também ter esse contato com outras pessoas, estávamos com saudades”, contou a dona Ana Maria, barraqueira na Feirinha da Gente.

Desde a primeira edição da Feirinha da Gente, em 2017, ela virou uma alternativa importante não só para a agricultura familiar, mas para negócios de outros seguimentos e para o meio musical. Hoje, o evento contou com a participação da Banda PagoBlack, Ensaio do Boi Encanto de Caxias, Nicka e Banda, além da presença de ex-atletas de grandes clubes do Brasil. Um deles, o Marcelinho Carioca, que passou pelos maiores clubes do país, tendo sua ascensão no Corinthians. “Essa cidade tem um calor diferente, não só pelo clima, mas pelo carinho do público caxiense. Estou gostando muito da feirinha, é um ambiente muito gostoso”, disse o ex-atleta.

Este ano, pela primeira vez para a Feirinha, a Prefeitura realizou um edital e está convocando toda a classe artístico-cultural caxiense que se inscreveu, garantindo recursos também a essa categoria, uma das mais afetadas pela pandemia.(Ascom/PMC)

Prefeitura de Aldeias Altas lança oficialmente Programa Municipal Minha Casa Legal

A Prefeitura de Aldeias Altas lançou na manhã do ultimo sábado, dia 30, o Programa Municipal de Regularização Fundiária “Minha Casa Legal”.

O mesmo irá beneficiar todas as famílias com essa necessidade, a começar pelo bairro Seca Litro, com titularização de imóveis, sem custos para os beneficiários.

O decreto que institui o Programa e prevê Regularização Fundiária de Interesse Social foi assinado pelo Prefeito Kedson Lima e criado ainda, uma comissão organizadora que dará todo apoio para desburocratizar o processo.

O Programa Municipal "Minha Casa Legal" é de extrema importância, pois, irá regularizar todos os imóveis com pendências fundiárias no município. Também vai beneficiar as famílias carentes que até então só possuíam recibo de compra e  que agora poderão obter a titularização do primeiro imóvel de forma gratuita, graças a parceria amiga da Gestão Trabalhando para Todos com o grupo da Itapecuru Bioenergia.

A regularização gratuita contemplará inicialmente os moradores do bairro Seca Litro e a previsão é de que em poucos dias a Prefeitura possa entregar os primeiros Títulos de Propriedade às famílias beneficiárias.

Autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, marcaram presença em apoio ao grande passo, um marco para a história dos Aldeias - altenses jamais vista em tempos passados. Entre os presentes, a Primeira Dama e Articuladora Geral do Selo Unicef, Francisca Leite, o Procurador Geral, Francisco Neto e Subprocurador, Valber Filho, Advogada Especialista em Regularização Fundiária, Ronyara Bittencourt, a Presidente da Câmara de Vereadores, Fernanda Bacelar, Líder do Governo, Luciano dos Santos, Jailson Paiva, Jeová Lucas, Claudiana do Arudar, as Assistentes Sociais, Silmara Soares e Ana Paula, foi ainda disponibilizado uma equipe de saúde, aproveitando o Dia D de Vacinação contra o Sarampo e Influenza, através da Coordenação de Imunização do Município.

Comissão Pastoral da Terra fará movimento em memória de quilombola assassinado no Maranhão 

A solenidade está marcada para ocorrer às 10 horas desta quinta-feira (5/5), na comunidade de São João do Sóter, e será sucedida por um ato público com participação de entidades e de comunidades locais.

Edvaldo Pereira Rocha é o sétimo quilombola assassinado no estado desde o ano de 2020. Ele era presidente da Associação de Quilombolas do povoado Jacarezinho e foi morto no dia 29 de abril.

Dia 05 de maio será realizada a missa de sétimo dia em memória de Edvaldo Pereira Rocha, líder da comunidade quilombola Jacarezinho, na cidade de São João do Soter, localizada a 420 km da capital, São Luís.

Edvaldo Pereira Rocha, presidente da Associação de Quilombolas do povoado Jacarezinho, foi assassinado a tiros na manhã da sexta-feira (29), no povoado de Bom Jardim, zona rural de São João do Soter.

A solenidade está marcada para ocorrer às 10 horas desta quinta-feira, na comunidade, e será sucedida por um ato público com participação de entidades e de comunidades locais.

O processo administrativo para a titulação do território quilombola está sob responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no entanto, ainda não foi concluído. O processo já inclui o laudo antropológico que definiu previamente os limites das terras que pertencem historicamente à comunidade.

Desde o ano de 2020, este já é o sétimo assassinato de quilombolas apenas no Maranhão. Ao todo, em 2021, foram 43 ocorrências de conflitos contra quilombolas no estado, conforme consta na publicação Conflitos no Campo Brasil 2021, divulgada no dia 18 de abril deste ano.

A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) comunicou, por meio de nota, ainda no dia 29, que a liderança assassinada havia agendado depoimento para os próximos dias, para denunciar a extração ilegal de madeira na região do Quilombo Jacarezinho.

Ainda segundo a nota, “Vale destacar que a principal razão do conflito na região decorre de conflitos agrários pela posse da terra e também pelo desmatamento na região” (Com informações da CPT Regional Maranhão).

A Diocese de Caxias também publicou nota no dia 29 passado (29/4) em solidariedade aos familiares e às comunidades tradicionais:

Nota de Solidariedade Cristã

“Mataram mais um irmão, mas ele ressuscitará”, cantam as comunidades!

Caxias, 29 de abril de 2022

A Diocese de Caxias-MA, na pessoa do seu bispo, do padre Ribamar, das pastorais sociais da Diocese e de todos os indignados pelos conflitos no campo e pelas constantes ameaças causados pelos latifundiários, vêm a público repudiar o assassinato de um grande líder quilombola do Maranhão, no município de São João do Soter.

Que o sangue de Edvaldo Rocha fecundando o Território Quilombola Jacarezinho inspire a resistência dos que lutam, clame justiça que o Estado deve fazer através de investigação e prisão do assassino e mandante, se assim o for, que acelere a titulação, mesmo que a sua já seja titulada, e posse de fato da terra para quem nela vive e trabalha, que desperte a solidariedade e o compromisso de todos com o bem viver dos que dependem do campo.

Mais um sinal da resistência dos povos tradicionais e da prepotência dos gananciosos, latifúndio e projetos que matam por lucro, sem ver o ser humano. Externamos nossa solidariedade cristã aos familiares, esposa que o viu morrer e filhos, parentes e a inteira Comunidade de Jacarezinho. As Comunidades Tradicionais estão de luto.

Em Jesus, o Cristo Ressuscitado, fiat voluntas tua.

Dom Sebastião Lima Duarte – Bispo de Caxias-MA