segunda-feira, 15 de junho de 2020

Caxias perdeu seus dois maiores expoentes políticos em 2 anos e meio 


A cidade de Caxias passa por um momento real de transição geracional na política, forçada pela partida de seus dois mais relevantes políticos da cidade e da região leste maranhense. O primeiro foi o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, que morreu em janeiro de 2018, após uma grande luta contra um câncer.
Coutinho morreu aos 71 anos na condição de presidente da Assembleia Legislativa do MA e deixando a marca de conciliador.
Agora, o novo coronavírus faz mais uma vítima em nossa estado. O deputado Zé Gentil também morre no exercício do mandato, e em um bom momento político para sua família, que ganhou a prefeitura de Caxias, justamente contra seus adversários da família Coutinho e a administração do filho, Fábio Gentil, estava bem avaliada.
Os Gentil e os Coutinho foram adversários históricos em Caxias. Mas, desde que o filho de Zé Gentil assumiu a prefeitura, a relação entre Humberto Coutinho e a família do prefeito foi muito boa, com intermédio do governador Flávio Dino. Os últimos anos de Coutinho foram marcados por auxiliar no envio de recursos estaduais para a cidade, mesmo sendo governada pelo grupo rival.
Zé Gentil deixa deixa o legado de ter sido deputado constituinte do Maranhão, inclusive foi muito homenageado recentemente nas comemorações dos 30 anos da Constituição estadual. Zé Gentil estava no seu terceiro mandato como deputado estadual, exercendo a função nas legislaturas 1987 a 1991 (deputado constituinte), 1995 a 1999 e, na atual, de 2019 a 2023.
Como de praxe, a eleição deste ano em Caxias protagonizará mais um embate entre o grupo dos Coutinho e dos Gentil. O deputado Adelmo Soares será candidato com apoio da família Coutinho (a vereadora Thais Coutinho será a vice da chapa) contra o atual prefeito Fábio Gentil, candidato à reeleição. Desta vez, a disputa não terá nos bastidores os maiores líderes políticos da história de Caxias.
transcrito do Blog do Clodoaldo Corrêa 
Alfredo do Sabiá reafirma pré-candidatura a vereador pelo Republicanos

O mestre de obras e desportista Alfredo Carvalho, o Alfredo do Sabiá, vem
se preparando para a disputa eleitoral deste ano 

O desportista e mestre de obras Alfredo Carvalho, o Alfredo do Sabiá, de 54 anos, está confirmado pelo Partido Republicanos como um de seus pré-candidatos a uma vaga no Legislativo caxiense nas eleições municipais deste ano.
Alfredo é atuante na área da construção civil como mestre de obras e nesse meio de trabalho sua pré-candidatura conta com o apoio da maioria dos trabalhadores desse setor que vão ter a oportunidade, pela primeira vez, de votar num legitimo representante da categoria. Além da forte atuação no segmento de seu trabalho profissional, o pré-candidato é um desportista amante do futebol e mantém a escolinha do Sabiá. 
Em contato com o editor deste blog na manhã de ontem (14), além do assunto sobre politica e futebol, o pré-candidato demonstrou preocupação com os impactos negativos causados pela pandemia na construção civil. 
"Essa doença está matando muita gente e causando enormes prejuízos O setor da construção civil tá sendo bastante prejudicado por esse vírus, porém acredito que venceremos essa guerra seguindo as regras estabelecidas pelas autoridades de saúde, que é usando mascaras, higienizando as mãos e evitando o contato físico", comentou. 
Essa tá sendo a primeira experiência de Alfredo como pré-candidato. Segundo ele, apesar dos convites que teve para disputar eleições anteriores em Caxias, ele não se sentia preparado para tal desafio. Já hoje, mais experiente, ele acredita poder contribuir de maneira mais segura com o debate político. 
Sansão Pinheiro manisfesta solidariedade sobre as mortes do deputado Zé Gentil e do radialista Diocrim (pai do locutor Lúcio Mauro) 

Deputado estadual Zé Gentil e o radialista Diocrim 

O enfermeiro Sansão Pinheiro manifestou solidariedade aos familiares do deputado estadual Zé Gentil e do radialista caxiense Carlos Alberto de Oliveira, mais conhecido como Diocrim, pai do locutor e apresentador Lúcio Mauro. O radialista faleceu ontem (14) em Fortaleza (CE), de traumatismo craniano, após sofrer um acidente doméstico. Já o deputado Zé Gentil faleceu na manhã desta segunda-feira (14), após ter sido infectado pelo novo coronavírus. 

“Foi com profundo pesar que recebi a notícia dos falecimentos, do radialista Carlos Alberto de Oliveira, mais conhecido como Diocrim, pai do meu amigo particular Lúcio Mauro e do deputado estadual Zé Gentil, pai do prefeito Fábio Gentil, ambos foram exemplos para a sociedade caxiense. Neste momento de luto das famílias do deputado Zé Gentil e do radialista Diocrim, solidarizo-me com a dor de seus amigos e seus familiares”.

Sansão Pinheiro/Enfermeiro


Edílson Martins emite nota de pesar pelo falecimento do deputado Zé Gentil 


O vereador Edílson Martins (PSC), emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Caxias, deputado estadual José Gentil, 80 anos, que faleceu nesta segunda-feira (15) na cidade de Teresina, vítima da covid-19. 

"Neste momento de dor me solidarizo e deixo minhas condolências aos familiares e amigos. Sabemos que a dor da perda é irreparável!
Zé Gentil foi digno representante do povo, notável personalidade política que deixa seu legado de contribuição à Caxias e ao Maranhão. 
Perda irreparável e insubstituível para os familiares e amigos. Neste momento de tristeza, me uno em oração aos seus familiares e expresso a minhas mais sinceras condolências".
Edílson Martins/Vereador 
Vereador Tevi emite nota de pesar pelo falecimento do deputado estadual Zé Gentil 
Aos 80 anos, o parlamentar maranhense faleceu na manhã desta segunda-feira (15), vitima da Covid-19
  

O vereador Tevi (PDT) se solidariza com os familiares e amigos do deputado estadual José Gentil Rosa, conhecido popularmente como Zé Gentil - que faleceu nesta segunda-feira (15), no Hospital Unimed em Teresina, onde estava internado tentando se recuperar da Covid-19. 
Zé Gentil tinha 80 anos, foi vereador em Caxias e deputado estadual por quatro mandatos.
Neste momento de dor, o parlamentar Tevi ratifica o voto de pesar aos familiares pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado ao município, bem como ao Maranhão. 
Câmara de Caxias emite Moção de Pesar e decreta luto por 3 dias pelo falecimento do deputado Zé Gentil 


A Câmara Municipal de Caxias emitiu uma Moção de Pesar e decretou luto oficial por três dias em razão do falecimento do deputado Zé Gentil, na manhã desta segunda-feira (15):



Dra. Cleide lamenta morte do deputado Zé Gentil 


Foi com profundo pesar que recebi nesta manhã, 15/06, a notícia da morte do amigo de longa data José Gentil Rosa, aos 80 anos, vítima da Covid-19.

Mesmo em campos políticos opostos, sempre mantivemos uma relação de respeito e amizade por todos estes anos desde que cheguei em Caxias.

Deixo o meu abraço fraterno e solidário à sua esposa, Auricilene, aos filhos Fábio Gentil, Talmir Rosa, Elizabeth, Irailde e Sebastião, a todos os netos e bisnetos. 

Zé Gentil ficará na memória dos caxienses como um homem generoso, amigo e gentil, que exerceu por 4 mandatos o cargo de deputado estadual sempre preocupado com as questões de nossa cidade.

Que Deus o tenha e dê todo o conforto à família.

Deputada Cleide Coutinho
Deputado estadual Zé Gentil morre aos 80 anos com Covid-19 

José Gentil Rosa - *18/05/1940 +15/06/2020 
O deputado estadual Zé Gentil (Republicanos), de 80 anos, morreu com Covid-19 na madrugada desta segunda-feira (15) em um hospital particular de Teresina. A informação foi confirmada pelo prefeito Fábio Gentil, filho do deputado. 

Zé Gentil foi vereador de Caxias, chegou a presidir o Legislativo municipal e estava no seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele tentava se recuperar da doença no Hospital Unimed em Teresina, deixa esposa, filhos e netos.

Zé Gentil sentiu os sintomas da doença na semana passada. Fez exame que confirmou o novo coronavírus. Ele foi internado, com febre muito alta precisou ser intubado e foi levado para UTI, no domingo, dia 07. 

Nesse momento de dor nos juntamos aos demais apresentando votos de pesar ao prefeito Fabio Gentil e toda sua família pela perda.
Caxias registra 686 casos confirmados e 318 recuperados da Covid-19