quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sessão da Câmara mais uma vez acabou não sendo realizada por falta de quórum 

Plenário mais uma vez não deu quórum para que a sessão fosse realizada 
Em ano eleitoral, mas ainda muito cedo, pois a campanha só começa pra valer em agosto, os vereadores de Caxias não estão comparecendo para a realização das sessões ordinárias. Nesta quarta-feira (04) mais uma vez não houve sessão por falta de quórum. No parlamento caxiense a falta às sessões não é quesito para desconto de salário dos parlamentares. Um assíduo frequentador da galeria nos dias de sessão da Casa, nas segundas e quartas-feiras, comentou, que o correto seria a cada falta sem justificativa deveria resultar em desconto no salário de cada edil faltoso. 

O total de sessão não realizada neste 1º semestre vem alcançando um percentual alto acima da média. A ressalva é que em ano eleitoral historicamente são registradas poucas atividades legislativas. 

Na sessão ordinária de segunda-feira (02), a presidente Ana Lucia Ximenes havia anunciado que não iria comparecer no plenário nesta quarta-feira (04). A vereadora Irmã Nelzir está acompanhando o esposo (ex vereador Irmão Assis) que está internado em um hospital de Teresina. Segundo informações não confirmadas pelo Blog dão conta que os vereadores Jeronimo, Mário Assunção e Fábio Gentil, ambos  estão com a febre  Chikungunya.   

Compareceram nesta quarta-feira (04) os vereadores Luis Lacerda, Neto do Sindicato, Genival Moto Peças, Luis Carlos, Catulé, Benvinda e Taniery Cantalice.

A sessão só será realizada, isto se der quórum, na próxima segunda-feira.


Agora a homenagem é para quem votou a favor do impeachment 


Depois da homenagem do governador Flávio Dino e do PCdoB aos oito deputados federais do Maranhão que votaram contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), agora será a vez dos deputados que votaram a favor da saída de Dilma serem homenageados.
Através de um requerimento do deputado estadual Edilázio Júnior (PV), os dez deputados federais do Maranhão que votaram a favor do impeachment serão homenageados na Assembleia Legislativa.
A homenagem acontecerá na sexta-feira (06), às 19h e será uma resposta ao evento organizado pelo governador Flávio Dino. O CRM (Conselho Regional de Medicina) e o Movimento Vem Pra Rua também estão apoiando a iniciativa.
Prefeito Léo Coutinho admite que Caxias enfrenta epidemia de Chikungunya 

do G1/MA 

O número crescente de casos de febre chikungunya em Caxias, tem preocupado a população e as autoridades de saúde do município. Em entrevista à TV Mirante, o prefeito da cidade, Leonardo Coutinho, admitiu que Caxias está enfrentando uma grave epidemia e que estuda decretar estado de emergência.
Um fato assustador foi visto no CEAMI, uma unidade de saúde transformada em um posto para atender pessoas suspeitas de contaminação pelo Aedes aegypti no município. Em apenas oito dias, 1000 pessoas que reclamavam dos sintomas foram atendidas. O município também estuda três mortes que podem ter sido causadas pela febre.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Aurilívia Barros, disse que tais mortes são suspeitas e que a motivação ainda não foi confirmada. "O setor responsável por isso está investigando. Até o momento não temos nenhuma confirmação. A gente entende que essa não é uma doença que evolui naturalmente para o óbito. O óbito decorre de algumas doenças prevalentes, que a pessoa já tinha e também de agravamento, que vem de não buscar o tratamento e da automedicação", informou.
A dona de casa Neide Farias acredita que já contraiu a virose duas vezes em menos de 15 dias. “Quando veio a primeira vez, começou com febre, dores no corpo inteiro, joelho, mãos. Com três, quatro dias depois, veio a fraqueza. Tudo que eu comia vomitava. Eu também tive diarreia", reclamou.

A doença que é transmitida através do vírus Chikungunya, presente no mosquito Aedes aegypti já acometeu famílias inteiras."Lá em casa teve a minha menina que está grávida de seis meses, a outra que está grávida de três meses e o meu companheiro também teve", disse.
O município ainda não divulgou números oficiais da doença em Caxias. A prefeitura alega que o único centro que faz o diagnóstico, que fica na capital, tem demorado muito para realizar os exames laboratoriais.
Com todos os casos na cidade, o prefeito Leonardo Coutinho já pensa em decretar estado de emergência em Caxias. “Está uma epidemia. Nós andamos pela cidade e vemos parentes, funcionários,amigos. Todo o atendimento era realizado somente no hospital geral. Agora nós descentralizamos, mantemos o atendimento no Geral e, em paralelo, colocamos uma equipe aqui no CEAMI e disponibilizamos medicamentos em 14 postos de saúde. Agora, está grave e nós estamos lutando porque a cidade está com um nível de contágio muito alto. Nós chamamos nossa equipe para, talvez, até decretar estado de emergência", declarou.

Homem suspeito de matar companheira é preso pela Policia Civil em Caxias  


A Policia Civil através da Delegacia Regional de Caxias e de Homicídios efetuou na manhã desta quarta-feira (04) a prisão de Nilton César Brito dos Santos (foto), 36 anos, vulgo Nenzão,  em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara de Caxias.
Nilton é suspeito de ter assassinado a golpes de faca a sua companheira,  Elizete Ferreira Lima, 42 anos, fato ocorrido em 12/12/2015, no bairro Pai Geraldo,  Caxias.
Nenzão estava foragido e foi preso hoje no povoado Santa Rita, distante cerca de 90 km da zona urbana de Caxias. No momento da prisão, Nenzão portava uma espingarda calibre 20 e mais 21 cartuchos intactos,  além de um capuz na cor preta.  Ele é suspeito de praticar assaltos na BR.226.

fonte: Blog do Caio Motta 
Duas pessoas são presas pela PRF acusadas de abaterem e venderem animais silvestres 


Nesta terça-feira (3), no Km 516 da BR-316, povoado Tapera Grande, zina rural de Caxias, uma fiscalização prendeu Donizete Campos Oliveira e José Nilson Campos, vendendo carne de caça no acostamento da rodovia federal, ao preço de R$ 80. No momento da abordagem, eles portavam três tatus, sendo dois mortos e um vivo, Outros seis animais abatidos foram encontrados por agentes da PRF.


Quatro armas de fogo e uma munição calibre .22 foram apreendidas e, em buscas realizada na casa de José Nilson, foi encontrado ainda um papagaio cego e com as penas das asas cortadas, para que não voasse. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil (1º DP). 

fonte: Mano Santos 
Edilson Martins destaca investimentos na saúde publica 

Vereador Edilson Martins tem participado das inaugurações das UBSs  

O vereador Edilson Martins (PSDB) utilizou o tempo do pequeno expediente da sessão de segunda-feira (02) última para destacar os investimentos da gestão municipal na área da saúde pública de Caxias. O vereador citou as inaugurações dos postos de saúde dos Caldeirões e do Salobro ocorridas no ultimo final de semana. 

Edilson iniciou sua fala destacando que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está oferecendo a população dos bairros de Caxias uma saúde de melhor qualidade. O parlamentar destacou também que as pessoas que estão sendo atendidas nos postos de saúde reformados e entregues pela atual gestão, estão aprovando as mudanças.

“Quanto na estrutura como na capacitação dos profissionais, a prefeitura está oferecendo o que há de melhor para o atendimento médico da população caxiense”, ressaltou.

O parlamentar enfatizou ainda sobre o requerimento em que deu entrada na Secretaria da Casa na mesma sessão, solicitando ao SAAE  que faça melhorias no abastecimento e na qualidade da água oferecida aos moradores do Residencial Eugênio Coutinho. De acordo com Martins, em uma área daquele residencial, a comunidade reclama que a água ofertada é de péssima qualidade. 

"Esperamos que o SAAE faça algum tipo de ação para melhorar a qualidade da água em um setor do residencial, pois os moradores estão cobrando por melhorias nesse sentido", disse Edilson Martins no pequeno expediente da sessão na ultima segunda-feira (02). 


Ainda tem condições de chover forte nesta semana em 30 cidades do MA 

Pça do Panteon (centro de Caxias) choveu forte na manhã desta terça-feira (03)
Pelo menos 30 municípios do leste do Maranhão estão ainda na zona de atenção para chover forte no decorrer desta semana. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as condições são de chuva forte e isolada além de acumulados significativos.
Os municípios que devem ficar em alerta são os seguintes: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti, Cantanhede, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Itapecuru Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, Santana do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Mateus do Maranhão, Timbiras, Urbano Santos e Vargem Grande.
O CPTEC orienta que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo, para se proteger de eventuais impactos decorrentes das condições de tempo severo.