quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Comissão de Trabalho, de Admiistração e Serviços Publicos aprova projeto que reserva vagas para negros em concurso

( foto ilustrativa)
A proposta do Executivo que reserva 20% das vagas disponíveis em concursos públicos para negros venceu a primeira etapa no Congresso. Deputados da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviços Públicos aprovaram, nesta quarta-feira (4) o texto (PL 6.738/13) que ainda precisa passar por dois colegiados antes de ser votado em plenário.
Na comissão, o relator da matéria, deputado Vicentinho (PT-SP), lembrou que a reserva de vagas tem validade de dez anos e não pretende ser uma política permanente. “O caráter temporário de vigência da pretensa lei se justifica na medida em que adota um prazo suficiente para que os resultados desejados sejam obtidos e avaliados”, explicou o parlamentar.
Segundo ele, será possível avaliar os resultados da medida quando o prazo terminar e evitar que a reserve criada para “corrigir um desequilíbrio” acabe se tornando privilégio para uma parcela da sociedade.

“A proposta reafirma o compromisso do governo de reduzir a discriminação racial e a desigualdade social. É incontroverso que a grande maioria da população negra faz parte das classes menos favorecidas e, portanto, é protagonista de um circulo vicioso que não permite sua ascensão social nos mesmos níveis obtidos por pessoas de outras raças”, destacou Vicentinho , citando como exemplo o sistema de cotas adotado por universidades.
Pelo texto, além de concorrerem às vagas reservadas, os candidatos declarados negros vão poder disputar lugares destinados à ampla concorrência. Os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados no volume de vagas reservadas.
A proposta define que as pessoas beneficiadas serão consideradas assim por autodeclaração, de acordo com o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O relator rejeitou as seis emendas que foram apresentadas. Parlamentares tentaram, por exemplo, aumentar o percentual de reserva de vagas para 30%, incluíndo indígenas, ou até para 50%. Outros deputados propuseram ainda tornar o prazo indeterminado e estender o direito aos concursos realizados para preencher vagas dos Poderes Judiciário e Legislativo

Maioria dos vereadores faltam mais uma vez e sessão na Câmara Municipal é cancelada

A maioria dos membros do Poder Legislativo de Caxias mais uma vez não
foram trabalhar. 
Mais uma vez a Câmara Municipal de Caxias teve a sessão cancelada na noite desta quarta-feira devido a falta de quorum. Apenas pouco mais de cinco vereadores foram vistos pelos corredores da Casa: Fabio Gentil, Taniery Cantalice, Luis Carlos Ximenes, Ronaldo Chaves e Genival Moto-Peças. 

A falta de realização das sessões no Legislativo caxiense impossibilita a discussão dos parlamentares quanto aos assuntos que estão na pauta para serem discutidos antes do recesso parlamentar, marcado para ter inicio na próxima semana. 
Após o anuncio de que a sessão não seria realizada, publico lamentou a
falta de respeito e foi embora. 
 - Ganham bem e não trabalham -  disse o senhor José Ferreira de Sousa (foto abaixo), mais conhecido como Zé Coró, um dos frequentadores mais assíduos frequentadores da galeria do parlamento municipal. Ele disse lamentar a falta de compromisso e de responsabilidade de alguns parlamentares, foram eleitos para legislarem, são bem remunerados e não dão uma satisfação para a sociedade e o povo que os elegeram o que fazem nas segundas e quartas-feira de cada semana. 
José Ferreira de Sousa, o Zé Coró, falta de respeito e de responsabilidade
dos vereadores caxienses. 

Guardas municipais circularam pelos corredores da Câmara Municipal. 

Líder da Oposição também não confirma PDT como vice de Flávio Dino

Flávio Dino e o deputado Estadual Rubens Pereira Junior. 
Definitivamente é bom o PDT colocar as barbas de molho, pois ao que tudo indica, o PCdoB não está muito disposto a cumprir o acordo celebrado em 2012 e já publicizado pelo PTC, PDT e PSB.
De acordo com o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PTC), o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB) e o deputado federal Weverton Rocha (PDT), o acordo firmado seria o apoio a eleição de Edivaldo Holanda Júnior em 2012 e a manutenção da aliança em 2014, com Flávio Dino (PCdoB) como candidato ao Governo do Maranhão, Roberto Rocha candidato ao Senado Federal e o PDT indicando o nome do candidato a vice-governador.
Nos últimos dias, pela primeira vez, Dino já admite ter como candidato ao Senado, Roberto Rocha, mas jamais afirmou que o candidato a vice na sua chapa será indicado pelo PDT. Pior, pelo que afirmou a deputada Gardênia Castelo (PSDB), o comunista já garantiu vaga na majoritária ao PSDB. Ou seja, se o PSDB apoiar a candidatura do PCdoB, serão os tucanos que irão indicar o vice e muito provavelmente será o deputado federal Carlos Brandão.
Para acirrar ainda mais o ânimo e deixar o PDT mas ressabiado com a postura dúbia de Flávio Dino, foi a vez de outro comunista, o deputado estadual e Líder da Oposição na Assembleia, Rubens Júnior (PCdoB), também não garantir ao PDT a vaga de vice-governador.
“Todos que estão chegando, Solidariedade e PSDB, são legítimos para entrar na discussão sobre vaga na chapa de Flávio Dino. Quem vai decidir isso é a Oposição toda unida”, assegurou.
Rubens Júnior, assim com Flávio Dino, faz de conta que não sabe da existência do acordo celebrado em 2012 entre os quatro partidos. Sobre o PDT, o Líder da Oposição reconhece a legitimidade do partido de buscar a vaga do candidato a vice-governador.
“Acho legítimo o pedido do PDT querer indicar o nome para disputar o cargo de vice-governador na chapa do Flávio Dino. É um partido grande e muito importante para a Oposição”, finalizou.
O problema que o PDT não está pedindo nenhuma vaga, o partido quer apenas que seja cumprido o que foi combinado, mas pelo visto os comunistas estão loucos para dar um bypass nos pedetistas.
Esse é o PCdoB do Maranhão, acordo para eles só deve ser cumprido quando lhe favorece, caso contrário, vira mero detalhe.
por Jorge Aragão


Lançada pedra fundamental para a construção do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no povoado Nazaré do Bruno.

Nossa Senhora da Conceição  - padroeira de Caxias. 
Foi lançada na manhã de terça-feira (03) a pedra fundamental para a construção do santuário de Nossa Senhora da Conceição no povoado Nazaré do Bruno (2º distrito). A obra vai ser erguida em uma área de meio hectare de terra, doado por um morador da localidade.

Durante a solenidade estiveram presentes, o bispo diocesano Dom Vilson Basso, que ao lado do Padre Jan Zufellato e o Diácono Alberto Leandro celebraram missa dentro do santuário em construção.

Esta foi a primeira vez que Dom Vilson Basso visitou o povoado Nazaré do Bruno. Outras três igrejas já existem no povoado: São Pedro, São Antonio e Nossa Senhora de Nazaré, mas por motivações política e de ideais, os santuários não estão sob a responsabilidade da Diocese de Caxias.

Na oportunidade de lançamento da pedra fundamental da igreja, 35 jovens foram crismados.

A igreja deve ficar pronta no início de 2014. Dom Vilson pediu aos moradores que trabalhem pelo engrandecimento do santuário, através de trabalhos sociais e doações que possam ajudar na conclusão da obra.

O santuário de Nossa Senhora da Conceição integra a congregação da  Paróquia de Nossa Senhora das Graças do conjunto da Cohab em Caxias. 

Doações
O vereador Catulé, que esteve no lançamento da pedra fundamental e comprometeu em fazer sua doação para a construção do santuário. O parlamentar irá arcar com as despesas do piso e o pagamento da mão de obra dos operários.
.
O Bispo Dom Vilson Basso adiantou que bancos da igreja de Nossa Senhora da Conceição no bairro Volta Redonda, bem como as telhas que estão sendo trocadas serão reutilizadas no santuário em Nazaré do Bruno.

Leilão
No próximo sábado (7), uma missa será celebrada novamente na igreja em construção. Alguns moradores se prontificaram a fazer doações de "jóias" para leilão, entre eles dois carneiros, sendo um doado pelo vereador Catulé, dois kits da Avon e um leitão assado.

Até o sábado (07), estão sendo aguardadas outras doações. Todo o dinheiro arrecadado no leilão será destinado à construção da igreja.

Depois de concluída a obras de construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição no Nazaré do Bruno, os fiéis ficarão responsáveis por arrecadar fundos para a compra do sacrário.

por Mano Santos/Noca

Tradicional festa do dia 31 de dezembro no povoado Descanso (2º distrito)

Raimundo Zeca mantém a tradição centenária da realização
da festa no povoado Descanso dia 31 de dezembro. 
A tradicional festa de final de ano no povoado Descanso, realizada no dia 31 de dezembro e organizada pelo senhor Raimundo Zeca, é uma tradição que tem mais de cem anos, segundo informou o organizador. 

- Quando eu era criança, meu pai já fazia a festa do dia 31 de dezembro, hoje estou com 74 anos, acompanhei seus passos e dei continuidade a realização da diversão. Sob o meu comando são mais de cinquenta anos realizando o mais antigo e tradicional réveillon do interior caxiense. - disse Raimundo Zeca

Como de praxe no dia 31/12. Pela manhã acontece a missa em ação de graças, oportunidade que os fieis tem para fazer uma reflexão e agradecer a Deus por mais um ano vitorias e realizações.A tarde será disputado um torneio de futebol com a participação de 04 equipes e a noite o grande acontecimento, a festa, que este  ano será animada pelas bandas: Forró no Grau, Pancadão do Brasil e a atração do estado da Bahia, Big Dance para encerrar o réveillon que tem inicio as 22 horas.  

Uma verdadeira estrutura de apoio é montada para a manutenção da centenária festa. Desde os cozinheiros e  colaboradores como o ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho e o ex-vereador Antonio José Ximenes. 15 ônibus estarão  disponibilizados em diversas localidades da região para levar e trazer de volta as pessoas que irão se divertir e entrar 2014 com muita festa e animação. 


Eliziane discute projetos de governo com equipe de Eduardo Campos…

unnamed
Eliziane Gama, com Wellington do Curso, em reunião com assessores de Eduardo Campos, em Recife (PE)
A pré-candidata do PPS ao governo do Maranhão, deputada Eliziane Gama, participou ontem de reunião com a equipe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para conhecer o atual modelo de gestão pernambucano, que é conhecido internacionalmente pela forma democrática de participação popular.
- É um momento importantíssimo para o PPS. Receber informações sobre o modelo de gestão do governo mais bem avaliado do país é fundamental. A ideia é adotar medidas semelhantes no Programa de Governo do PPS para o Maranhão - assegurou Eliziane Gama.
De acordo com a deputada, o encontro contou a presença de representantes do primeiro escalão do Governo de Eduardo Campos, entre eles técnicos do Planejamento, da Fazenda, Secretaria de Captação de Recursos e do Gabinete do Governador.
- Eles nos repassaram levantamento detalhado da administração estadual. Ainda teremos um retorno para finalizar com as demais secretárias do governo - informou a deputada maranhense.

por Marco Deça

Greve dos guardas municipais é ilegal.

Guardas municipais em greve desde o dia 07 de novembro. 
Os guardas municipais paralisaram suas atividades no dia 07 de novembro por tempo indeterminado, conforme decidido pela categoria em Assembléia Geral. Os grevistas, liderados pelo SIGMAC, reivindicam o Plano de Cargos e Carreira e a reposição das perdas salariais desde a implantação da Guarda Municipal no município.  

O prefeito Léo Coutinho em nenhum momento demonstrou disposição e interesse para a negociar com os grevistas, sempre se impondo do alto da sua prepotência e arrogância em não querer ceder com a categoria as justas reivindicações da classe. O chefe do Executivo, através de seus interlocutores, que são os vereadores da base aliada, alega que no momento o município não tem como acatar a reivindicação do SIGMAC, pois a folha de pagamento do funcionalismo está no limite dos gastos. 

A Procuradoria Jurídica do município, ingressou com uma ação junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão, contestando a ilegalidade da greve dos guardas municipais, e na ação pediu tutela antecipada de liminar e o julgamento ilegal da greve deflagrada no dia 07/11.

O desembargador Jorge Rachid, entendeu que nessa ação movida pela Procuradoria Jurídica do município, caberia a antecipação de tutela, determinando que os guardas municipais, cumpram suas atividades funcionais, obtendo-se o interesse de continuar com a greve, sob pena de multa diária de R$ 5.000 mil reais, que será aplicada ao SIGMAC pelo descumprimento da determinação. 

A justiça, irá oficializar o presidente do Sindicato do Guardas Municipais, Saulo Coelho, sobre a decisão proferida pelo desembargador Jorge Rachid, ocasião que os guardas municipais deverão dentro das próximas horas retornar as suas atividades normais. 

Estaremos acompanhando e informando no decorrer do dia o posicionamento a ser tomado pelo Sindicato dos Guardas Municipais de Caxias sobre a decisão judicial do TJ/MA.        

Restaurante Popular em Caxias.

Restaurante Popular (foto ilustrativa)
O ex-prefeito Paulo Marinho divulgou nas redes sociais que Caxias ganhará um Restaurante Popular. O anuncio foi feito após um encontro que teve em São Luis, com o secretário de Infraestrutura e pré candidato ao governo do Estado, Luis Fernando Silva. 

Podemos analisar  uma cidade do porte de Caxias, um Restaurante Popular possa gerar uma expectativa de oferecer aproximadamente 800 refeições diárias ao custo de um preço simbólico,  não comprometendo o salário das pessoas que ficam impossibilitadas de almoçar em casa durante a jornada de trabalho. 

O projeto do Restaurante Popular em Caxias não deve ser tratado como uma caridade, mas de inclusão social, onde a população tem acesso à comida de qualidade a um preço acessível
( foto ilustrativa)
O objetivo principal do Restaurante Popular, segundo a coordenadoria do projeto do Governo do Estado, é atender a população com uma alimentação balanceada, preparada com orientação de nutricionista e incentivar a produção dos pequenos agricultores. Os alimentos para o preparo das refeições serão comprados dos produtores locais. 

A iniciativa é digna de todos parabenizar. É um compromisso do Governo Estadual, o Restaurante Popular já é uma realidade em algumas cidades maranhenses, e com certeza trará orgulho e mais emprego para os caxienses. Vamos aguardar!