sexta-feira, 15 de julho de 2016

Atual prefeito Léo Coutinho e vereador Fábio Gentil vão polarizar a disputa pela Prefeitura de Caxias 


Tudo está indicando que a disputa pela Prefeitura de Caxias será definida no dia 02 de outubro entre o atual prefeito, Léo Coutinho, do PSB, e o vereador Fábio Gentil do PRB. Em 2012 Léo Coutinho, disputando com mais cinco candidatos, foi eleito obtendo 40.005 votos (53,88% dos votos válidos).

O município tem 155.129 habitantes, conforme o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com o recadastramento eleitoral biométrico aproximadamente 80 mil eleitores vão escolher o novo prefeito municipal. 

O município é conhecido como berço do nascimento do poeta Gonçalves Dias e de outros nomes de grande importância da literatura brasileira. 

O atual prefeito, Léo Coutinho, concorre a reeleição – ele administra Caxias dando continuidade a hegemonia da família Coutinho no poder municipal que teve inicio com a eleição de prefeito em 2004 do atual deputado e presidente da AL, Humberto Coutinho. Em declaração no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato à reeleição disse que seu patrimônio somava R$ 2.759,705,05 quando concorreu no pleito passado. Ele tem apoio da maioria dos partidos de Caxias e de 14 dos 19 vereadores eleitos em 2012. 

Fábio Gentil tem 44 anos e está filiado ao PRB, Seu patrimônio declarado ao TSE em 2012 somava R$ 560.565,66. O engenheiro civil Fábio Gentil é vereador de 04 mandatos e vai disputar pela primeira vez uma eleição para prefeito. Vale lembrar que no longínquo ano de 1982, seu pai, o ex-deputado Zé Gentil, também era vereador e, com o apoio do Governo do Estado, na época governado pelo caxiense João Castelo, disputou a prefeitura de Caxias e foi massacrado nas urnas pelo ex-prefeito José Castro, eleito naquele pleito com ampla maioria dos votos dos eleitores caxienses. 

   


Os deputados estaduais pré-candidatos das eleições 2016  


O período de convenções partidárias começará na próxima semana, dia 20. A partir dessa data até dia 5 de agosto, os candidatos a prefeito e vereador serão definidos pelos partidos. Após esse período é que se poderá saber quem entrará na disputa.
Na Assembleia Legislativa, por exemplo, existem sete pré-­candidatos que no período de recesso da Casa se dedicarão em busca de apoios para viabilizar suas candidaturas.
Os deputados que são pré-candidatos a prefeito este ano são Eduardo Braide (PMN), Bira do Pindaré (PSB) e Wellington do Curso (PP) para a Prefeitura de São Luís, Roberto Costa (PMDB) em Bacabal, Francisca Primo (PDT) em Buriticupu, Alexandre Almeida (PSD) em Timon e Levi Pontes (SD) em Chapadinha.
Em São Luís estão com a candidaturas praticamente garantidas Eduardo Braide e Wellington do Curso. Os dois deputados têm o apoio de seus partidos e estão em busca de apoio de outras legendas para compor a chapa a ser apresentada na convenção partidária.
Somente o deputado Bira do Pindaré é que ainda sofre com a incerteza de seu destino em relação as eleições de outubro. Pindaré aguarda definição do PSB sobre rumos para outubro deste ano. Ficou para ontem uma posição a ser dada ao parlamentar pela direção municipal, no entanto, nada foi definido. Somente conversas de bastidores que colocam como certa a aliança do PSB com o PDT para a reeleição do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior. Mesmo assim, Bira diz que se mantém como pré­candidato.
Em Bacabal, Roberto Costa disputará a prefeitura. Desde ano passado que o parlamentar trabalha para consolidar seu nome no município. É comum Costa usar a tribuna da Assembleia para fazer denúncias contra seu agora adversário na cidade, o prefeito Zé Alberto.
A deputada Francisca Primo também já definiu que entra na disputa pelo comando da Prefeitura de Buriticupu. O principal adversário dela é o prefeito Zé Gomes que concorre à reeleição.
Alexandre Almeida também concorrerá na disputa eleitoral deste ano. Em Timon, o deputado vai concorrer contra o atual prefeito, Luciano Leitoa (PSB). E Levi Pontes também deverá confirmar seu nome na disputa pela Prefeitura de Chapadinha.
Contagem regressiva para o IV Encontro da Velha Guarda Caxiense 


De dois em dois anos em Caxias, o mês de julho é sinônimo de festa. A centenária cidade já sente a atmosfera alegre e contagiante do IV Encontro da Velha Guarda Caxiense. Faltam apenas 05 dias para o início da festa que ocorrerá de 20 a 23 de julho. E este ano o evento promete! São várias atrações como: apresentações culturais e artísticas; lançamento de livro, caminhada pelas principais ruas do centro da Terra de Gonçalves Dias; serenata e o grande show no Clube Alecrim com o cantor Wanderley Cardoso, cantando seus maiores sucessos como: O Bom Rapaz, Canudinho, Doce de Coco entre outros, também haverá apresentação da cantora Martinha e os Vips. no Clube Alecrim.  
O ultimo encontro da Velha Guarda Caxiense em 2014 reuniu centenas de caxienses que atualmente estão morando em outras cidades do Brasil por ai afora. Para esta edição, são aguardados um considerável número de visitantes, superior aos das edições passadas do Encontro da Velha Guarda. A participação na festa é mediante à aquisição do abadá, que dará direito a entrada gratuita em todos os eventos da programação. 
Sillas Junior, um dos organizadores do IV Encontro da Velha Guarda e presidente da AAVGC (Associação dos Amigos da Velha Guarda Caxiense), informou que muitos filhos da terra que estão morando há mais de 50 anos em outras regiões do pais já confirmaram presença nesta grande festa de congraçamento da geração que vivenciou a época dos anos dourados de Caxias. 
Venha fazer parte desse momento inesquecível, inigualável. Vamos dançar, cantar, pular e nos apegar a essa juventude que nunca terminou. O sonho não acabou, estamos na contagem regressiva e prontos para revivermos grandes emoções de um passado maravilhoso - concluiu Sillas Junior.

Prefeito de Coelho Neto aguarda decisão judicial para garantir show da Banda Forró Sacode 


O prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva (PMDB), aguarda o posicionamento da Justiça Eleitoral que garanta a realização do show da Banda Forró Sacode marcado para acontecer nesta sexta-feira (15). Em reunião realizada em sua residência ontem (14), o mandatário reagiu a ação que motivou a suspensão do show.
“Já estou sabendo que duas pessoas ligadas a oposição se aproveitaram do trânsito livre nos corredores do judiciário local para incentivar a promotora a entrar com essa ação, que pela forma como foi conduzida tinha o único objetivo de me atingir”, disse ele.
O peemedebista reagiu a forma como a Promotora e a Juíza conduziram a ação e garantiu que sua assessoria jurídica tomará as devidas providências para que a situação seja reparada.
“Nunca vi ninguém ser acionado na Justiça sem ter direito a se defender e a expor o contraditório. Com todo respeito que tenho a promotora Dra Elisete e a juíza Dra Raquel, mas elas foram induzidas ao erro. Antes de fazer juízo de valor de que a festa seria bancada com recurso público o direito de ouvir o outro lado deveria ter sido resguardado para que qualquer decisão fosse tomada. Por isso prega-se a harmonia entre poderes e já que não houve o respeito a esse princípio de defesa prévia, vamos buscar reparação desse episódio, nem que para isso seja preciso recorrermos ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ”, garantiu ele.
Soliney Silva disse que espera que a decisão da magistrada seja reconsiderada e que o evento possa ser assegurado.
É aguardar e conferir.