segunda-feira, 24 de março de 2014

Vereador Jerônimo diz que continua péssimo o atendimento nos bancos e casas lotéricas de Caxias
Filas quilométricas se formam nos bancos e casas lotéricas de Caxias.  
O vereador Jerônimo subiu na tribuna da Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira e novamente voltou a criticar os serviços bancários de péssima qualidade oferecidos para a população caxiense. O parlamentar asseverou que a Lei municipal, estabelecida em 30 minutos para que um cliente seja atendido tem que ser cumprida. 

As enormes filas e a morosidade no atendimento nas agências bancarias e casas lotéricas tem sido alvo de constantes reclamações da população. O edil destacou no pronunciamento a falta de respeito, em especial aos idosos, principalmente os aposentados, que sofrem bastante nas filas, aguardando atendimento, quando precisam revalidar senha ou receber um novo cartão magnético. 

Relembrando que no ano passado, o vereador Jerônimo foi  autor da solicitação para a realização de uma Audiência Publica na Câmara com gerentes e representantes das instituições financeiras de Caxias, o encontro foi  para debater e procurar encontrar solução para resolver o caótico atendimento bancário no município. O que foi discutido e debatido no Plenário da Casa do Povo, nunca foi colocado em pratica, e a situação só piora. 

Concluindo o discurso, o edil disse que irá fazer uma mobilização, com a distribuição de um informativo na porta das agências bancarias e casas lotéricas, cobrando melhorias com urgência na questão das enormes filas e do péssimo atendimento aos clientes bancários de Caxias. 


Mobilidade na Grande São Luis
roseanasarney
A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, autorizaram início da obra em mais um trecho da primeira etapa do Corredor Metropolitano de São Luís, uma das iniciativas de maior importância para dar fluidez ao sistema viário nos principais pontos de estrangulamento da Região Metropolitana de São Luís. A assinatura da Ordem de Serviço ocorreu nesta segunda-feira (24), na área do povoado Beira-Rio, em Paço do Lumiar.
“Estou muito feliz por estarmos dando continuidade à obra do Corredor Metropolitano de São Luís. A primeira etapa está em pleno andamento e vamos entregar esta obra para a melhoria da qualidade de vida da população. Vamos entregar, também, a Via Expressa, a Avenida Quatro Centenário; estamos fazendo a reforma dos Vivas e asfaltando algumas ruas de bairros de São Luís”, afirmou as governadora Roseana Sarney.
Nesta fase, serão investidos R$ 111 milhões em um trecho de 10,11 quilômetros – a primeira fase da obra é a duplicação da MA-203 trecho Araçagi/MA-204. A solenidade contou com a participação dos prefeitos de São José de Ribamar, Gil Cutrim; de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro; e de Raposa, Clodomir de Oliveira dos Santos; além de secretários, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.
O Corredor, em toda sua extensão, interligará os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. “Com isso vamos beneficiar 300 mil moradores, envolvendo 56 bairros”, destacou Roseana Sarney.
A via, neste 10,11 quilômetros, contará com corredor exclusivo para ônibus, com 7,60 m de largura; duas faixas de rolamento para veículos em cada sentido com 3,15m; ciclovia em toda a extensão da avenida com 2,40m de largura; cinco estações de passageiros; duas pontes e um elevado.
luisfernando
Melhoria da mobilidade
O secretário Luis Fernando Silva destacou que, com o Corredor Metropolitano, o governo coloca à disposição da população da Ilha de São Luís um sistema viário que vai solucionar problemas de mobilidade urbana. Ele explicou que, a partir do Araçagi, o projeto do Anel, já aprovado, toma o sentido da Avenida dos Holandeses e vai até a intercessão com a Avenida Daniel de La Touche, na Cohama, onde haverá um viaduto, prosseguindo pela Avenida dos Holandeses, que ficará mais larga e com mais uma pista de cada lado. Serão construídos viadutos, também, na rotatória de acesso à Avenida Litorânea, na interseção com a Avenida Eduardo Magalhães e nas proximidades do Quartel Geral da PM.
A obra, segundo detalhou Luis Fernando Silva, prossegue em direção à Ponta d’Areia e, na rotatória da Lagoa da Jansen, ganha desvio à direita, até a parte inferior da Ponte do São Francisco. “Ali, nasce outra ponte visando o bairro da Camboa para que o tráfego possa se deslocar para a Avenida Senador Vitorino Freire. De lá, será construída outra ponte sob o Rio Bacanga”, esclareceu.
A obra de duplicação da Avenida dos Portugueses, apesar de ser federal, segundo informou Luis Fernando, foi delegada ao Governo do Estado e está em fase de licitação em seu primeiro trecho – que vai duplicada até as imediações do Porto do Itaqui, segue na BR-135, passando pela Vila Maranhão e dando a volta próximo a Pedrinhas, fechando o anel. “Então, essa é a maior obra viária da Ilha de São Luís e é seguramente um planejamento urbano para a Ilha”, destacou o secretário de Infraestrutura.
Fotos: Geraldo Furtado
I Semana Municipal de Arte Sacra de Caxias 
Nave principal da Igreja Nossa Senhora de Nazaré no bairro Trizidela,
A Secretaria de Cultura, através do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, realizará no período de 31 de março a 07 de abril a I Semana de Arte Sacra de Caxias. O evento será realizado no Salão Nobre dos Caxienses na área do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney. 

A realização, idealizada pelo secretário de Cultura, Léo Barata, visa preservar o acervo das igrejas seculares de Caxias, que é rico em peças barrocas provenientes das construções das mesmas há aproximadamente 180 anos. 

Um dos exemplos do valioso acervo são os oratórios das famílias tradicionais que pela sua grande importância e valia foram tombados pelo Estado no inicio da década de 1990. As peças existentes no acervo deverá encantar as pessoas pela historia e representatividade que as mesmas tem para o município. 

O fator importante para a realização da I Semana de Arte Sacra são as igrejas bicentenária de Caxias, ponto obrigatório para visitação e ao longo dos anos vem servindo de inspiração para fotógrafos e turistas, todas tombadas pelo Patrimônio Cultural do Estado. 

Confira a programação
- 31 de março - solenidade de aberturas a partir das 19:30min com a participação da Orquestra Sinfônica de Teresina no Salão Nobre dos Caxienses no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney.

Durante a Semana Municipal de Arte Sacra haverá: 
- Visita as exposições das 8h às 21h
- Documentário sobre Arte Sacra no Brasil: 10h, 15h e 18h30 no Salão das Bandeiras
- Palestra Caxias Barroca nos dias 1, 3 e 4 de abril as 9h  no Salão Nobre
- Visitas agendadas para grupos e instituições
- Concerto de musica sacra/clássica às 20h - Espaço Cultural Maestro Cicero Cavalcanti   
Visita a Presidente Dutra 

luisfernandosilva
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou, no sábado (22), Ordem de Serviço autorizando a pavimentação de 4 km de ruas e avenidas em Presidente Dutra, distante 347 km da capital São Luís. Com investimentos de R$ 1.422.801,44, a obra faz parte do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, que tem levado qualidade de vida a maranhenses de todas as regiões do estado.
“O asfalto é importante para quem mora nestas ruas beneficiadas e também para aqueles que precisam passar por elas. E o Governo do Estado tem contribuído para a melhoria das cidades com a realização de obras, independente de correntes partidárias, pois o que importa é beneficiar a população”, afirmou.
Luis Fernando Silva completou que o asfalto é um serviço estruturante, mas que influencia diretamente na autoestima da população.  “Os 4km de pavimentação aqui em Presidente Dutra, além de deixarem as ruas mais bonitas, melhoram o acesso à educação, à saúde e à segurança, o patrimônio do cidadão fica mais valorizado quando está numa rua asfaltada, e tem o fator felicidade, que aumenta para os moradores”, complementou Luis Fernando.
O prefeito Juran Carvalho lembrou que o município tem recebido apoio do governo, fundamental para o crescimento de Presidente Dutra. “Esses 4km são muito bem vindos, e temos a parceria para outras obras, por meio de convênios já assinados com o Governo do Estado, como para asfaltar o bairro Columbi, recuperação das estradas vicinais e outras obras”.
“O que o Governo do Estado vem fazendo, por meio do trabalho do secretário Luis Fernando, é entregar desenvolvimento aos municípios, e a felicidade da população está incluída”, avaliou o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha.
Foto: Jorge Ribeiro
Ainda na Embratur, Flávio Dino hospedou-se no Metropolitan, em Teresina, para fazer politica em Caxias e Timon 



dinoA assessoria do ex-presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), tem razão ao contestar nota do Jornal de Brasília (reveja) – reproduzida aqui no sábado (22) - segundo a qual o comunista “preferiu pernoitar num hotel cinco estrelas [em Teresina] com mordomias pagas pela Embratur” quando estava fazendo política em Timon.
De fato, Dino não esteve Timon. Mas sim em Caxias.
Foi na cidade administrada pelo aliado Léo Coutinho que o pré-candidato do PCdoB ao Governo do Estado participou, no início de fevereiro, do ato de inauguração do sistema de videomontoramento da Secretaria Municipal de Segurança de Caxias (relembre).
Nada a ver com atividades da Embratur.
De lá, partiu direto para Teresina. onde se hospedou no Metropolitan, um dos mais caros da cidade, e recebeu o presidente do PCdoB de Timon, João da Gráfica.
Na reunião, os dois comunistas discutiram a retirada da candidatura a deputado estadual do vice-prefeito de Timon, Danísio Marabuco. Essa foi uma das condições de Luciano Leitoa (PSB), prefeito de Timon, e do tio, Chico Leitoa (PDT), para manter o voto em Flávio Dino, já que eles apoiam o engenheiro Rafael Leitoa (PDT), primo de Luciano, para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.
Portanto, o Jornal de Brasília acabou atirando no que viu e acertando no que não viu ao revelar que, de fato, Flávio Dino esteve hospedado em Teresina como presidente da Embratur quando, na verdade, estava atuando como pré-candidato a governador comunista.
blog do Gilberto Leda
Tópicos 

Em contato com o blog na manhã de domingo, 23, a vereadora irmã Nelzir denuncia o descaso por parte da Secretaria Regional de Educação com a tradicional Unidade Escolar Cesar Marques. Está prestes a completar um ano que o muro do colégio desabou e até o momento nenhuma providência foi tomada pelo órgão estadual. A parlamentar acrescenta ainda a presença de usuários de droga no setor, que aproveitam a facilidade de entrar no local escancarado. O matagal quê circunda a Unidade Escolar, o secretário de Limpeza Publica, Edilson Martins, deu garantias para a edil que ainda nesta semana será feita a capina do local.

Indicado por HC 
A conversa com a vereadora irmã Nelzir foi amistosa. Amiga do titular do blog há 28 anos, sem cerimônia indaguei a parlamentar o seu posicionamento em relação a eleição para a Mesa Diretora da Câmara em dezembro, ela respondeu com firmeza: só vota no candidato indicado e apoiado pelo ex-prefeito Humberto Coutinho. Deixando de fora qualquer especulação sobre quem a edil apóia ou participa de algum grupo de articulação.

Ainda não
Continua sem previsão de receber alta médica hospitalar o ex-prefeito Humberto Coutinho, que desde o inicio de janeiro está internado no hospital Sírio-Libanês na capital paulista. O ex-gestor, segundo informações, se recupera satisfatoriamente e reage bem ao tratamento na batalha pela vida.

Comemorando 
Uma diretora de Escola comunitária, localizada lá pras bandas do bairro São Francisco, já estava comemorando o anuncio do retorno para Caxias do ex-prefeito Humberto Coutinho, inicialmente marcado para o inicio do mês de abril. A professora relatou que o seu sangue não uniu com o do atual prefeito Léo Coutinho, o relacionamento dos dois, a cordialidade é muito diferente da que mantinha com o ex-gestor. razão pela qual ela festejava na ânsia de resolver com o chefe politico, pendências acumuladas desde o seu afastamento da politica  para tratamento de saúde.

Firme 
O professor José de Arimatéa continua firme no proposito de disputar nas eleições de outubro uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado. Ressalta que fará uma campanha com propostas para todos os segmentos da sociedade, mas, a educação será o principal foco do educador. José de Arimatéa irá concorrer pela sigla PSL e apóia o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando para governador, com quem manterá contato esta semana no evento de inauguração da rodovia MA 127.

Torcida do contra  
Falando na rodovia MA - 127, antes mesmo de ser inaugurada já tem gente da oposição torcendo contra e comentando, falando que a obra, o serviço é de péssima qualidade e logo a pavimentação asfáltica será dissolvida pelas águas das chuvas. Essa turma parece não conhecer a MA - 349, Caxias/Aldeias Altas, inaugurada em 2010 e até hoje nunca apresentou problema. A estrada Caxias/São João do Sóter foi construída nos mesmos padrões técnicos da MA - 349. Eita povo que gosta de agourar, sai pra lá, eu hein?   


Clima de Copa do Mundo já inspira os caxienses 
Algumas lojas do centro comercial dispõe de material para a
torcida e ornamentação. 
Realizada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014, a Copa do Mundo de Futebol já levanta os primeiros torcedores em Caxias. Após o Carnaval a estampa das vitrines passou a ser o tema da próxima festa, a disputa mundial que vem por aí começa a colorir alguns estabelecimentos comerciais  da cidade.

Entre bandeiras e cornetas
O comércio começou a se preparar para a Copa do Mundo. A decoração de Carnaval não predomina mais, não é difícil encontrar lojas já com cara de quem espera pelo grito de gol. Bandeiras do Brasil, cornetas, perucas, viseiras, gravatinhas e diversos outros enfeites com as cores da nossa bandeira estão disponíveis.

Nas lojas do calçadão da Afonso Cunha, o blog  encontrou bandeiras de tecido que vão de R$ 2 a R$ 6, variando de acordo com o tamanho. Adornos para a cabeça, como perucas e tiaras, variam segundo o material e a sofisticação. Um arquinho pode custar R$ 1,80, enquanto uma peruca mais elaborada pode sair por algo em torno de R$ 20. Um kit buzina já pode ser levado para casa por R$ 7,99.

Mais cores
Nas lojas, as novas camisas oficiais da Seleção Brasileira de Futebol estampam e chamam à atenção. Apesar do colorido chamar a atenção dos torcedores, é o preço que não tem agradado muito.

De acordo com o gerente de uma grande loja localizada na rua Afonso Cunha, os uniformes oficiais vendidos a R$ 299 assustam os clientes. E os valores podem ser ainda maiores.

Entretanto, os amantes do verde-amarelo podem optar por camisas comemorativas, que segundo o gerente, chegarão a loja em breve.

“São peças exclusivas com valores bem mais em conta para quem não pode ou não quer pagar caro. Acredito que será possível torcer com uma camisa comemorativa por R$ 49,90. Com aproximação da  abertura do Mundial  esperamos um aquecimento na venda das oficiais”, aposta.
   
Quem também espera pelo aumento nas vendas é o setor de tintas, já que o País promete “vestir-se” de verde e amarelo para a Copa. Segundo um vendedor de uma loja de material de construção, as vendas continuam no mesmo ritmo, mas há expectativa de que aumente a procura pelas cores da bandeira brasileira. 

Enfeite para o grito de gol
Há quem diga que o melhor de eventos esportivos como a Copa do Mundo é reunir a família e os amigos para fazer a festa.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar das cores: amarelo, verde, azul e até o branco. As cores da bandeira do Brasil são fundamentais para caracterizar o ambiente.

O lugar mais comum de torcer costuma ser na sala. Neste caso, a dica é apostar em almofadas em tons que remetam às cores nacionais.

Enfim ´e só aguardar os 79 dias que separam os comandados de Felipão de entrarem em campo no dia 12 de junho para o jogo de estréia e a torcida brasileira em um só pensamento fazer aquela corrente Pra frente Brasil rumo ao Hexa.  
Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol festejando a
conquista da Copa das Confederações.