sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Maioria da bancada do MA vai apoiar reeleição de Arthur Lira 

O ano do Legislativo em todo o Brasil terá início oficialmente em 1º de fevereiro, não só com a posse dos novos parlamentares, mas também com as eleições para as mesas diretoras para o biênio 2023/2024.

Na Câmara Federal, a futura Bancada do Maranhão, que contará novamente com 18 deputados, já se posicionou sobre a disputa e apoiará a reeleição do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL).

Na quinta-feira (19), após reunião com Lira, a maioria dos integrantes da futura bancada fizeram questão de registrar uma foto ao lado do atual presidente. Pelo menos onze parlamentares confirmaram apoio a Lira.

Os deputados Aluísio Mendes (Republicanos), Amanda Gentil (PP), André Fufuca (PP), Dr. Benjamim (União Brasil), Duarte Júnior (PSB), Fábio Macedo (Podemos), Josivaldo JP (PSD), Júnior Lourenço (PL), Márcio Honaiser (PDT), Márcio Jerry (PCdoB) e Rubens Júnior (PT) estiveram na reunião com Arthur Lira.

Só que o número dentro da Bancada do Maranhão que deverá apoiar a reeleição de Lira pode aumentar, uma vez que os deputados que não participaram da reunião – Cleber Verde (Republicanos), Detinha (PL), Josimar Maranhãozinho (PL), Marreca Filho (Patriotas), Pastor Gildenemir (PL), Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) e Roseana Sarney (MDB) – não necessariamente estão contra Lira, apenas não estavam na reunião e ainda não se posicionaram oficialmente.

PSOL cogita lançar Professor Arimatéa como pré-candidato a prefeito de Caxias 

O Partido Socialismo e  Liberdade - PSOL, hoje compondo à federação com o partido Rede Sustentabilidade, vem observando as movimentações de alguns nomes postulantes ao cargo de prefeito de Caxias. Desde de quando foi criado o partido, por diversas vezes vezes disputou as eleições majoritárias em Caxias, com exceção do pleito eleitoral de 2016, pois os dirigentes direcionaram à legenda em favor da candidatura de Fábio Gentil. 

Atualmente o nome do professor Arimatea (foto acima),  é o mais cotado para ser o pré-candidato do partido em Caxias,  mas há outros nomes em discussões, como o do professor Antônio Alves e do ex-candidato a prefeito Arnaldo Rodrigues.

Segundo professor Arimatea Silva,  cada eleição é uma novo acontecimento cheio de reanjos. Caxias é muito grande para se limitar em alguns núcleos familiares que há décadas vem se alternam no poder. É chegado à hora de da um basta nessas oligarquias, que tratam a política local como capitanias hereditárias.

"Como muitos sabem que já disputei vários cargos eletivos. Tá na hora de tirar Caxias do atraso provocado por correntes políticas. Ser candidato a prefeito de Caxias será pra mim mais desafio a ser enfrentado", pontuou Arimatéa Silva