quarta-feira, 14 de maio de 2014

Após veto, Vascão deve enfrentar o Sampaio Corrêa em Teresina 
A Federação Maranhense confirmou o interesse nesta quarta-feira [14]
O estádio Albertão, em Teresina, pode ser a casa do Vasco no confronto diante do Sampaio Corrêa, pela sexta rodada da Série B. (Foto: Divulgação)
Após confirmar a partida entre Vasco e Sampaio Corrêa para a Arena da Amazônia e sofrer o veto da Unidade Gestora do Projeto Copa [UGP Copa] do Amazonas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está perto de definir um novo local para o confronto, que será válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série B e realizado na próxima terça-feira (20): o estádio Albertão, em Teresina (PI). O interesse da CBF foi anunciado na noite desta quarta-feira (14), pela Federação Maranhense de Futebol (FMF).
Em nota divulgada através de seu site oficial, a Federação informou que a CBF entrou em contato através de Virgílio Elísio, diretor de competições da entidade. Elísio conversou com Antônio Américo, presidente da FMF, e o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, explicando que o único impasse para a realização da partida na capital piauiense seria os laudos do Albertão, que devem ser entregues na manhã desta quinta-feira (15) pelo governo do Piauí. Se o jogo for confirmado em Teresina, o Bolivão deve ter direito a 15 mil ingressos, diz a nota.
Punido com três jogos a 100 km de distância do Rio de Janeiro, por causa da briga de torcedores na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, o Vasco quer a realização do jogo contra o Sampaio em um local onde possa conseguir uma boa renda, para amenizar os prejuízos das primeiras partidas na Segundona, onde teve que atuar com portões fechados. No Albertão, que comporta 55 mil torcedores, a tendência é que o clube da Colina consiga ter casa cheia e um bom reforço aos seus cofres.
Tópicos 

Tranquilidade 
O clima de tranquilidade marcou a sessão ordinária nesta quarta-feira na Câmara Municipal. Sem nenhum vereador inscrito para fazer o uso da palavra no grande expediente, o trabalho dos edis hoje no plenário, como dizia o bordão do personagem de Chico Anísio na Escolinha do professor Raimundo, foi vapt-vupt. 

Resumo
A sessão se resumiu apenas a leitura da ata dos trabalhos de quarta-feira passada, pois na segunda-feira [12] não houve quorum, e também foi protocolado a entrada do projeto de Lei do Executivo municipal que regulamenta os serviços de mototaxistas e de motobóis no município. 

15 dias
O vereador Neto do Sindicato, na condição de primeiro secretário na sessão desta quarta-feira, leu o atestado médico apresentado pela vereadora Taniery Cantalice no qual a parlamentar justifica à ausência das sessões posteriores por 15 dias devido a problemas de saúde. 

Videomonitoramento 
O vereador Luis Lacerda  foi o único parlamentar a fazer uso da palavra no pequeno expediente, Lacerda falou sobre a necessidade da colocação de uma câmera de videomonitoramento nas imediações da igreja Nossa Senhora de Fátima no Cangalheiro. O edil justificou dizendo que a medida visa coibir ações de adolescentes que praticam malabarismos sobre suas motos ao longo da avenida Senador Clodomir Cardoso, pondo em risco a vida dos próprios e de outras pessoas.

Regimento interno 
A presidente Ana Lucia fazendo suas considerações finais da sessão convocou todos os parlamentares para participarem de uma reunião segunda-feira [19], no gabinete da presidência da Casa para tratar sobre o assunto do Regimento Interno. A reunião está marcada para as 10h. A sessão foi encerrada e o pequeno publico aplaudiu ironicamente e timidamente os parlamentares. 

Cadê o líder? 
O vereador e líder do governo Mario Assunção que no inicio da atual legislatura era um dos mais assíduos e não faltava as sessões com frequência, sumiu. Assunção foi visto na Casa do Povo quarta-feira [07] quando na oportunidade presidiu os trabalhos legislativos naquele dia. 

Festa para as mães
Na manhã desta quarta-feira no auditório vereador Marcelo Tadeu, vereadores e funcionários da Câmara Municipal se confraternizaram e comemoraram o Dia das Mães. Houve distribuição de presentes e foi oferecido um coquetel a todos os participantes da singela e justa homenagem para a Rainha do Lar.   


Em São José de Ribamar, Flávio Dino vence com 56,3% contra 8,3% de Edinho Lobão
flavio e luis fernandooSegundo o Instituto DataM, o pré-candidato da oposição, Flávio Dino (PCdoB), venceria as eleições no município de São José de Ribamar, com 56,3% contra 8,3% de Edinho Lobão, caso as eleições fossem hoje. Marcos Silva (PSTU) aparece com 4,7% e Antonio Pedrosa (PSOL) com 1,7%. Dos eleitores ribamarenses, 27,7% disseram que não votariam em nenhum deles e 1,3% disseram não saber em quem votar.
Foi a primeira pesquisa feita no município após a retirada da pré-candidatura do ex-prefeito Luís Fernando Silva (PMDB) da corrida pelo Palácio dos Leões. Os votos de Luís Fernando migraram fortemente para o candidato oposicionista Flávio Dino, revelam os números.
Num cenário de disputa direta entre Flávio Dino e Edinho Lobão, o pré-candidato da oposição teria 61,7% do voto no eleitorado ribamarense contra 9,3% do segundo. 26% disseram que não votariam em nenhum deles e 3% não sabem ou não responderam.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não são apresentados aos nomes dos possíveis candidatos, Luís Fernando aparece com 26,7%, Flávio Dino com 17%, Eliziane Gama com 1%, Marcos Silva com 0,7% e Edinho Lobão, 0,3%.
A pesquisa foi realizada no município de São José de Ribamar entre os dias 9 e 11 de maio, ouvindo 300 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR 00113/2014 e no TRE MA-0011/2014 e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos.
Rejeição em Ribamar
O levantamento feito em São José de Ribamar avaliou ainda a rejeição dos pré-candidatos. Quando os entrevistados são perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, Edinho Lobão lidera com 43,3%, seguido de Antonio Pedrosa (15,3%), Flávio Dino (11,7%), Marcos Silva (11%) e Luís Fernando (4%). Não votaria em nenhum somam 5% do eleitorado e não sabe/não responde, 9,7%.
A pesquisa DataM mostra o novo cenário eleitoral em um dos principais redutos eleitorais do estado. Caso o candidato apoiado pelo grupo Sarney ainda fosse Luís Fernando Silva, em São José de Ribamar (cidade onde foi prefeito por dois mandatos) Luís Fernando teria 64,3% dos votos contra 25% de Flávio Dino, 1,7% de Marcos Silva e 0,3% Antonio Pedrosa. 7,7% disseram que não votariam em nenhum deles e 1% não sabe/não respondeu.
Nascido em Brasilia, Edinho Lobão compara capital maranhense ao - inferno - 
Edinho LobaoEm mais uma entrevista disparata para os microfones da Rádio Mirante AM, o senador Edinho Lobão voltou a falar besteiras ao discorrer sobre a política do estado.
Na tentativa de reverter a imensa desvantagem em relação ao oposicionista Flávio Dino (PCdoB), o pré-candidato do PMDB tem aproveitado todos os espaços possíveis em meios de comunicação para se promover, e a coletânea de declarações estupidas só aumenta a cada declaração no rádio ou na televisão.
Na manhã da segunda-feira, por exemplo, ao comentar sobre os problemas decorrentes das chuvas do último fim de semana em São Luís, Edinho, que nasceu e se criou em Brasília, chegou ao cúmulo de comparar a capital ao inferno.
Todas as pessoas que estão saindo e chegando a nossa cidade tem a impressão que estão chegando ao inferno e saindo do inferno”, disse o peemedebista.
Atirando para tudo que é lado, Edinho Lobão não poupou nem a governadora Roseana Sarney, ao condenar a postura política da administração estadual em relação aos problemas de São Luís.
Num momento como esse não se deve pensar em adversário político, discurso, campanha. Tem que haver uma grande mobilização porque a população é atingida, não o prefeito”, ressaltou Edinho.
blog do Marrapá 
Vereador Fábio Gentil prestigia festa em homenagem as mães
foto do Facebook - Ângela Machado 
O vereador Fábio Gentil (PSDC) participou no ultimo final de semana de uma extensa programação de visitas a comunidades e instituições que recebem seu apoio. As atividades foram realizadas para comemorar o Dia das Mães, e reuniu famílias das localidades para uma justa homenagem.

Acompanhado de correligionários e amigos, o vereador  Fábio Gentil participou de reuniões na vila São João e no bairro Tamarineiro com a presença de dezenas de famílias da comunidade.

“Fiquei muito feliz em fazer parte das homenagens as mães em uma data tão significativa e aproveito, pois todos os dias é dia da Mães, para parabenizar todas as mães caxienses, que são muito especiais, agradeço ainda os moradores da comunidade que prestigiaram o evento”, ressaltou o vereador Fábio Gentil. 

Inscrições para o concurso público do IFMA terminam nesta quarta-feira 
A prova teórica de múltipla escolha será realizada dia 08 de junho de 2014, para todos os cargos 

Divulgação/ Internet
Concurso Público.
As inscrições do Concurso Público para provimento de cargos efetivos da carreira Técnico Administrativa em Educação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA ) terminam nesta quarta-feira (14). O concurso será realizado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU).
A inscrição pode ser feita, exclusivamente, viainternet, até às 23h59 desta quarta-feira, 14 de maio, no site www.fsadu.org.br/concursos.
A prova teórica de múltipla escolha será realizada dia 8 de junho 2014, para cargos dos níveis fundamental, médio e superior. Para os cargos de nível fundamental, a prova terá 40 questões distribuídas nas áreas de língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos específicos. A prova para os cargos de nível médio terá 50 questões sobre língua portuguesa, matemática, legislação, noções de informática e conhecimentos específicos. Os candidatos aos cargos de nível superior, por sua vez, farão provas nas áreas de língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo, legislação, noções de informática e conhecimentos específicos.
A taxa de inscrição custa R$ 35 para os cargos de nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 70 para superior. Ao todo são oferecidas 334 vagas, distribuídas em 18 campi e na Reitoria do IFMA.
imirante 
Família de caxiense assassinado em São Paulo pede ajuda financeira para pagar o traslado do corpo até Caxias 

Júlio César Silva Santos,  26, foi assassinado em São Paulo, onde residia há 8 anos. O jovem saiu de Caxias em busca de melhores oportunidades de trabalho. 
Segundo informações da mãe que procurou a TV Band Caxias, o filho foi assassinado por um rapaz que possuía uma divida com a vitima. Mesmo após receber o dinheiro, o devedor não teria se conformado com a cobrança e efetuou três tiros em Júlio César. 
O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (12) e deixou a família desesperada. Emocionada a mãe afirmou que sentia muitas saudades do filho e nunca se conformou com sua ida para a capital  paulista.
O desejo da mãe agora é que a população ajude a família a fazer o translado do corpo de São Paulo até Caxias. O corpo já foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML). As empresas de ônibus que D. Rosilene procurou até agora cobram  R$ 5 mil reais para prestar o serviço. A família é humilde e não dispõe de condições financeiras para arcar com as despesas da remoção. 
Pede-se a quem puder ajudar com algum valor que contate a família através dos telefones:
(99) 8116-3555 ou (99) 8847-7167.

fonte: blog do Paulo Sousa 
XVII Marcha dos Prefeitos - Gestores com cara de herege posam ao lado do senador Edinho Lobão

Senador Lobão Filho e Prefeitos
O registro acima são dos prefeitos maranhenses que foram recebidos ontem, dia 13, em Brasilia, no gabinete do senador e pré candidato peemedebista ao Governo do Maranhão, Edinho Lobão.
Na imagem, os gestores estão com a cara de herege, observa-se que nenhum prefeito sorri para a foto – com exceção do prefeito Sérgio Albuquerque (Primeira Cruz). Vale ressaltar: todos saíram decepcionados da reunião que tiveram com Edinho.
Os gestores foram em busca de apoio durante a XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil à Brasília, onde eles estão reivindicando o reajuste de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Durante a reunião, o pré-candidato Edinho Lobão não empolgou nenhum prefeito. Ele teria dito apenas que ia tentar ajudar os gestores, mas não passou nenhuma garantia de medir esforços junto ao Governo Federal e ao Congresso, para que as reivindicações dos prefeitos sejam atendidas.
Os gestores saíram da reunião falando que só o ministro Edison Lobão poderia dar um forte apoio, porque o filho só serve mesmo para ser suplente ou a sombra do pai.
Projeto de Lei para mototaxistas
Prefeito Léo Coutinho com vereadores e representantes dos mototaxistas
[foto divulgação]
O prefeito Léo Coutinho apresentou, na sala de reuniões da Prefeitura, a um grupo de motociclistas e vereadores, o Projeto de Lei que regulamenta o exercício da atividade de ‘mototaxista. O projeto, que deve ser protocolado na Câmara Municipal nesta quarta-feira [14] prevê regras de segurança para a prestação de serviços com motocicletas.

De acordo com o Projeto de Lei, a Secretaria Municipal de Transito será responsável pela emissão de um alvará de autorização para a prestação de serviços. Os mototaxistas terão que cumprir uma série de exigências de segurança, higiene e adequação do veículo segundo os padrões contidos na Lei municipal e no Código de Trânsito Brasileiro.

O Projeto de Lei prevê que a motocicleta  deve ter potência igual ou acima de 125 cilindradas, ser equipada com o protetor de pernas ‘mata-cachorro’ e o aparador de linhas ‘corta-pipa’, além de estar equipada com todos os dispositivos obrigatórios do veículo.

Para exercer as atividades de mototaxistas, o motociclista deve cumprir alguns critérios como: ter completado 21 anos, possuir habilitação e pela nova Lei será obrigatório para o mototaxista o uso de coletes refletivos e padronizados pela Secretaria Municipal de Transito, além de calças compridas e sapatos fechados.

Segundo o prefeito Léo Coutinho, o intuito do projeto é dar segurança e garantir os direitos dos usuários desses serviços e dos profissionais. “Nosso objetivo é de garantir o máximo de segurança para os usuários e, ao mesmo tempo, não dificultar demais o exercício dessa profissão. A regulamentação municipal respeita todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, sem onerar demais o profissional. Com o auxilio da Comissão Técnica do Município elaboramos um projeto de Lei plausível para a realidade dos mototaxistas caxienses”, afirmou Coutinho.

O gestor municipal acrescentou ainda que a Prefeitura pretende estipular um prazo de alguns dias após a publicação da Lei para que os mototaxistas se adaptem às novas regras.Na oportunidade Léo Coutinho fez questão de parabenizar a categoria: - A mobilização foi pacifica e ordeira, os mototaxistas reivindicaram seus direitos, nos procurou e nós assumimos o compromisso - destacou.

A criação do projeto de Lei que regulamenta a profissão de mototaxista no município é uma reivindicação antiga dos profissionais cadastrados na Secretaria Municipal de Transito e tem como foco principal coibir a infiltração de pessoas não habilitadas de exercerem à atividade sobre duas rodas irregularmente.