quarta-feira, 26 de outubro de 2016

MPE denuncia vereadora eleita por compra de votos  


Eleita vereadora em Caxias no ultimo dia 02, a fonoaudióloga Aureamélia Soares (PCdoB), é acusada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que tem como titular o promotor Vicente Gildásio Leite Júnior, juntamente com a comerciante Odete Aragão, de captação ilícita de sufrágio, também conhecida como compra de voto, é o ato do candidato de doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor, com o fim de conseguir votos, bens ou vantagens de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública.

Segundo relata o documento, no dia 17 de setembro deste ano após o MP tomar conhecimento de alguns áudios que traziam notícias de infração eleitoral, requisitou diligência investigatória a Polícia Federal e foi devidamente atendido. "(...), A equipe constatou a presença de várias pessoas no local supramencionado; Que o encontro foi realizado na residência da nacional Odete Gonçalves Aragão (...), Que foram realizados os registros fotográficos do encontro, bem como dos veículos utilizados para transporte de eleitores", diz uma síntese do relatório da Polícia Federal.

Noutro trecho da Representação do MP diz que, "... A requerida Sra. Odete Gonçalves confirmou a distribuição de passes dos ônibus da sua empresa, bem como da entrega de bebidas alcoólicas para consumo dos estudantes, porém, negou qualquer intenção de compra de votos. Já a requerida Sra. Auramélia Brito afirmou apenas que fora convidada a participar de uma reunião com os alunos do Instituto Federal do Maranhão, negando qualquer participação seja na distribuição de passes para circulação gratuita nos ônibus da empresa da Sra. Odete Gonçalves, seja na entrega de bebidas alcoólicas para os estudantes”.

“A conduta da noticiada, Sra. Odete Gonçalves enseja flagrante abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral, visto que agiu diretamente na conduta ilícita, haja vista que os informantes relataram que a entrega do material era feita diretamente por a mesma. Além disso, tal conduta contou com a notória conivência da co-representada, Sra. Aureamélia Brito, principal beneficiada com a entrega de passes aos estudantes, como restou evidenciado neste processo apuratório...", diz a Representação do MP.

Entre o que foi requisitado pelo Ministério Público Eleitoral está a citação das representadas para oferecerem a defesa e a procedência da ação, com aplicação de multa e cassação dos registros ou dos diplomas dos representados.    
IFMA/Caxias oferta vaga para professor substituto 

com informações do IFMA

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para a seleção de professor substituto nas áreas de Gestão Agropecuária e História. Há a oferta de uma vaga para cada área e o professor vai trabalhar em regime de 40 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de novembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 55.

O processo seletivo será composto por duas etapas: uma prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, e uma prova de títulos, de caráter classificatório. A prova didática consiste em uma aula expositiva sobre o tema sorteado.

O objetivo é avaliar o candidato sobre seu conhecimento específico e capacidade didático-pedagógica. A prova será realizada no Campus Caxias no dia 12 de novembro, a partir das 8h. No ato da apresentação para a prova didática, cada candidato deverá entregar à banca examinadora o plano de aula em três vias, juntamente com o Curriculum Vitae devidamente comprovado.

As informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no edital.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (99) 98809-3785 / (99) 98164-0106 ou pelo e-mail seletivo.caxias@ifma.edu.br.
O posicionamento dos deputados maranhenses na votação da PEC-241 


Depois de mais de 14 horas de sessão, o plenário da Câmara Federal concluiu na madrugada desta quarta-feira (26), a análise em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
Agora, depois de aprovado pela Câmara por 359 votos a favor 116 contra, o texto seguirá, agora, para análise no Senado, onde a expectativa é de votação para o mês de dezembro. A proposta é considerada pelo governo do presidente Michel Temer um dos principais mecanismos para reequilibrar as contas públicas do país.
A Bancada Federal do Maranhão, em sua maioria, votou favorável a PEC, pois foram 14 votos a favor e quatro contrários.
Os quatro deputados contrários a PEC 241, foram: Zé Carlos (PT), Eliziane Gama (PPS), Rubens Júnior (PCdoB) e Weverton Rocha PDT.
Os deputados: Juscelino Filho (DEM), Alberto Filho (PMDB), Aluisio Mendes (PTN) Cleber Verde (PRB), Davi Alves Silva Júnior (PR), Hildo Rocha (PMDB), Ildon Marques (PSB), João Castelo (PSDB), João Marcelo Souza (PMDB), Waldir Maranhão (PP), José Reinaldo (PSB), Junior Marreca (PEN), Pedro Fernandes (PTB) e Victor Mendes (PSD), foram favoráveis a PEC.
Policia Civil prende acusado de sequestro em Caxias 

                                                       (foto Divulgação) 
A Polícia Civil prendeu no inicio da noite desta terça-feira (25) um homem acusado da prática de crime de violência doméstica, porte de ilegal de arma de fogo e  sequestro. Jardel da Silva Ribeiro (foto), vulgo Burrão, de 19 anos, foi detido por agentes da 17ª Delegacia Regional de Caxias comandados pelo delegado Jair Paiva.
As investigações apontam que o acusado sequestrou e estava mantendo em carcere privado o cunhado menor de idade, irmão da sua companheira. Em áudios enviados para um celular, Burrão disse que só iria se entregar quando houvesse derramamento de sangue. O acusado praticou o sequestro sobre o pretexto de reatar i relacionamento com a ex-companheira. 
Os policiais montaram o cerco, conseguiram prender Burrão, estouraram o cativeiro onde estava o seu cunhado e na ação apreenderam ainda um revolver calibre 32 com seis cartuchos intactos
Alta periculosidade 
O delegado Jair Paiva destacou: "Descobrimos que Burrão está sendo procurado pela Policia Civil do Piaui.Em janeiro deste ano ele participou, juntamente com mais três elementos, da morte de um assaltante, que foi morto a golpes de faca e pauladas. O crime aconteceu no bairro São Joaquim em Teresina. A área é considerada bastante violenta. Segundo informações da Policia do Piaui, Burrão é considerado de alta periculosidade. Após cometer o crime ele veio se esconder em Caxias". Revelou ainda que o acusado participou de uma serie de assaltos em Caxias.


"Estou neutro. Não voto em São Luis", afirma Humberto Coutinho 


Desde a última semana circula nos bastidores da política de São Luís que o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), está a favor da candidatura de Eduardo Braide (PMN). No entanto o parlamentar, declarou: “estou neutro, não voto em São Luís”.
Humberto Coutinho disse que é impossível se posicionar na disputa, uma vez que dois deputados estão diretamente envolvidos na disputa.
“O Braide me pediu apoio e algumas pessoas ligadas a Edivaldo me pediram apoio. Não tenho como favorecer um colega de parlamento”, revelou.
Apesar da fala de Humberto Coutinho, alguns deputados e aliados do líder político garantem que o presidente da Assembleia Legislativa está com Eduardo Braide. Afinal a derrota de Edivaldo Holanda Junior é uma derrota para Weverton, concorrente direto do deputado estadual no projeto para o Senado em 2018.
fonte: Diego Emir 
Seis prefeitos entram na disputa pela FAMEM 


Três semanas após as eleições municipais de 2016, já é grande a movimentação de prefeitos eleitos e reeleitos que pretendem disputar a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), biênio 2017/18, em substituição ao ainda prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), que transformou a entidade em terra de cemitério.
Oficialmente, a eleição acontece na primeira quinzena de janeiro. Até agora, pelo menos seis prefeitos já começam a se articular pelos votos dos colegas na busca pelo comando da entidade representativa dos gestores municipais maranhenses.
Estão na briga Fabio Gentil (PRB), de Caxias; Miltinho Aragão (PSB), de São Mateus; Eric Costa (PCdoB), de Barra do Corda; Luciano Leitoa (PSB), de Timon; Cleomar Tema (PSB), de Tuntum; e Djalma Melo (PTB), de Arari.
Dos seis, quatro disputam o apoio do governador Flávio Dino (PCdoB) para assumir o posto: Miltinho, Eric, Luciano e Cleomar.
Miltinho tem espalhado por onde anda que implementará um ‘pacto pelo Maranhão’, por meio de uma parceria entre o governo estadual e as prefeituras; Eric conta ainda com a simpatia e manobras do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB); Luciano possui a vantagem de maior aproximação com o governo federal, já que é presidente estadual do PSB; e Cleomar tem a garantia do auxílio de seu irmão, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, e ainda conta com o forte apoio do ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB).
Já o prefeito eleito de Caxias, Fábio Gentil, conta com o apoio do deputado federal Cléber Verde, que foi quem o lançou na disputa.
O prefeito reeleito de Arari, por sua vez, tem conversado com outros gestores e colocado em xeque que seria o único a possuir experiência necessária para o cargo. Nesse sentido, ele tem relembrado que já faz parte da atual diretoria da Federação, onde ocupa o cargo de tesoureiro.
fonte; Atual7