sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Divulgada ultima pesquisa da ESCUTEC em 2017

Nesta sexta-feira (22), o instituto ESCUTEC divulgou números de uma nova pesquisa para as eleições de 2018 no Maranhão. O levantamento deve ser o último antes do fim de 2017 e mensurou a disputa para a Presidência da República, Governo do Maranhão e Senado.
Governo – Para o Governo do Maranhão a disputa entre Flávio Dino e Roseana Sarney segue equilibrada, com ligeira vantagem para o governador. De acordo com a pesquisa espontânea (onde não são apresentados os nomes dos candidatos), Dino teria 16,2% contra 13,4% de Roseana. Os dois foram os únicos a atingirem dois dígitos.

O equilíbrio permanece no levantamento quando são apresentados os nomes dos candidatos. Flávio Dino aparece com 36% contra 32,4% de Roseana. A grande surpresa do levantamento é o deputado estadual Eduardo Braide. Mesmo sem jamais dizer que é candidato, Braide é o terceiro colocado com 9,8% e o único que se aproxima da casa dos dois dígitos.
Senado – Na disputa para o Senado, os dois nomes que devem compor a chapa majoritária de Roseana Sarney – Sarney Filho e Edison Lobão aparecem nas primeiras colocações. Eliziane Gama e José Reinaldo são os nomes melhores colocados do grupo do governador Flávio Dino. No critério de rejeição, entre os nomes apresentados ao eleitor, Waldir Maranhão é o mais rejeitado com 16,4%, seguido de Edison Lobão com 14%, os únicos que chegaram a dois dígitos.

Presidência – Para a Presidência da República o cenário segue inalterado. Lula é disparado o candidato preferido dos maranhenses. O ex-presidente petista possui 42,6% contra Jair Bolsonaro com 14,2% e foram os únicos a alcançarem dois dígitos. Bolsonaro também sacramentou a segunda colocação e com folga. O curioso dessa pesquisa é que apesar de liderar qualquer cenário, Lula também é o mais rejeitado entre os candidatos. O petista tem a rejeição de 22,2% dos entrevistados.
A pesquisa ESCUTEC foi contratada por Cordeiro Filho Consultoria e realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro, escutando 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Enquanto estados agonizam para pagar 13º, Flavio Dino anuncia pagamento de dezembro  


A crise econômica e política nacional atingiu em cheio os estados brasileiros. Aqueles que não possuem uma gestão eficiente estão tendo sérias dificuldades até mesmo para honrar os salários dos servidores. No Maranhão a realidade é completamente diferente do resto do país, e o governo anunciou que pagará o vencimento de dezembro amanhã, antes do Natal. O 13º foi pago desde o último dia 20.
Por meio das redes sociais, Flávio Dino garantiu que o salário de dezembro dos servidores estaduais estará na conta amanhã, dia 23, portanto, antes do Natal como prometido por ele. O esforço feito pelo governo do Maranhão demonstra a eficiente gestão de Dino, reconhecida por órgãos nacionais como exemplo de equilíbrio fiscal.
Só para se ter uma ideia comparativa, o Rio de Janeiro começou a pagar o salário do mês de outubro dos servidores estaduais agora, além do 13º de 2016. Isso mesmo, do ano passado. Os vencimentos dos meses de novembro e dezembro dos cariocas estão completamente sem previsão de serem pagos.
No Rio Grande do Sul e em Sergipe, o 13º será pago somente por meio de empréstimo pessoal. A situação é pior em estados como Rio Grande do Norte, Tocantins e Minas Gerais, em que não existe nenhuma previsão para a quitação do 13º dos servidores.
Na contramão de todos os estados está o Maranhão. Símbolo de pobreza no passado, a competente gestão do governador Flávio Dino tem alçado o estado ao patamar de exemplo em tempos de crise.
Secretario Adelmo Soares participa de ato em defesa da Reforma Agrária


Trabalhar em parceria com os movimentos sociais, com os agricultores e as agricultoras familiares e governar para todos, principalmente, para quem mais precisa, são ações que norteiam o governo Flávio Dino.

Com esse objetivo é que o secretário da SAF, Adelmo Soares, participou do XVII ENCONTRO ESTADUAL DO MST MARANHÃO, um ato em Defesa da Reforma Agrária. O encontro iniciou na segunda-feira, 18, no município de Igarapé do Meio, e encerrou na quarta, 20.


Na programação houve uma análise da conjuntura política e agrária nacional e estadual; a força dos movimentos sociais como instrumento de luta; assembleia de jovens e mulheres.

Na oportunidade o secretário foi homenageado pela parceria e pelo compromisso que desempenha com os movimentos sociais e com o fortalecimento da agricultura familiar no Estado.

O evento contou com a presença de aproximadamente 300 militantes das cinco regionais do MST, além da comitiva da SAF composta pela superintendente de Organização Produtiva da SAF, Loroana Santana, o evento reuniu toda a direção estadual do MST.
João Alberto vice de Roseana Sarney?


Pelo menos é o que garante o ex-deputado federal Chiquinho Escórcio, um dos principais aliados do Clã Sarney. Escórcio anunciou por meio das redes sociais que o senador João Alberto não irá concorrer mesmo à reeleição e irá para o sacrifício como candidato a vice na chapa de Roseana Sarney.
“João Alberto estará nas eleições de 2018 e formará chapa com Roseana Sarney”. anunciou Escórcio.
Foi a forma que se achou para acomodar o ex-governador e Senador em um momento em que o Clã tenta fechar uma chapa com as forças mais arcaicas do grupo e retornar o Maranhão de antigamente.
Chapa Roseana Sarney governadora, João Alberto vice, Sarney Filho senador 1 e Edison Lobão senador 2 é a cara da oligarquia que desmandou no Maranhão por tanto tempo. Agora é com o povo!