terça-feira, 9 de maio de 2017

MP-MA obtém transferência do julgamento de acusados de morte de prefeito de Buriti Bravo


A pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) determinou, em 21 de março, a transferência do processo do foro de Buriti Bravo para o de São Luís da sessão de julgamento de Wytamar Costa Silva, acusado da morte de João Henrique Borges Leocádio, ocorrida em março de 2005, à época prefeito de Buriti Bravo. O pedido foi formulado pela promotora de justiça Paula Gama Cortez.

Proferiu a decisão coletiva a 1ª Câmara Criminal do TJ-MA. Os desembargadores - que apreciaram o requerimento - votaram por unanimidade pelo desaforamento. O relator foi o desembargador Antonio Fernando Bayma Junior.

De acordo com a promotora de Justiça, Paula Gama Cortez, o crime, que teve motivações políticas, ainda hoje repercute na cidade, causando discussões acirradas e despertando animosidades. Por esses motivos, o julgamento pode suscitar tumultos e, para a representante do MP-MA, não há, no momento, nenhum local completamente seguro na cidade para a realização da sessão.

Na solicitação, Paula Gama Cortez alertou que o reforço do policiamento não seria suficiente para garantir a ordem pública em Buriti Bravo, cidade de 22 mil habitantes, e proporcionar um júri imparcial, seguro e livre de interferências externas.

HOMICÍDIO
Já falecido, o ex-prefeito Wellington de Jesus Fonseca foi acusado de ser o mandante do assassinato de João Leocádio. O autor intelectual do crime era líder político da região e opositor da vítima.

fonte: Ascom/MP/MA 

Justiça nega pedido sobre suspensão do caso Triplex e mantém depoimento de Lula 

Com a decisão o ex-presidente Lula terá que depor amanhã em Curitiba (PR)
Fonte: G1

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a suspensão do processo do triplex da empreiteira OAS. Com isso, está mantido o depoimento do petista ao juiz Sérgio Moro nesta quarta (10), em Curitiba.

A decisão é do juiz federal Nivaldo Brunoni, convocado para substituir desembargador federal relator da Lava Jato na 8ª Turma, em Porto Alegre, João Pedro Gebran Neto. O G1 entrou em contato com os advogados de Lula e aguarda uma posição.

A defesa do ex-presidente recorreu com um habeas corpus que pedia liminarmente a suspensão do processo sobre o triplex da empreiteira OAS. No pedido, os advogados solicitavam ainda mais tempo para análise de documentos.

Em sua decisão, o magistrado destacou que o interrogatório de Lula ganhou repercussão nacional e que isso mudou a rotina da Justiça Federal de Curitiba e de vários órgãos da capital paranaense.

“Medidas excepcionais foram tomadas para evitar tumulto e garantir a segurança nas proximidades do fórum federal; prazos foram suspensos, o acesso ao prédio-sede da Subseção Judiciária será restrito a pessoas previamente identificadas e o trânsito nas imediações será afetado, medidas que vem mobilizando vários órgãos da capital paranaense”, escreveu Brunoni.
Posto de Saúde do Mutirão tem goteiras e infiltração no teto 


Enquanto na Câmara Municipal os vereadores do prefeito Fábio Gentil tentam a todo custo encontrar defeito no atendimento prestado a população pelo Hospital Macro-Regional, goteiras e teto com infiltrações (foto), são os problemas encontrados no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Mutirão, em Caxias. A Prefeitura sabe da situação, segundo denunciantes que não quiseram se identificar, mas até agora não tomou nenhuma atitude para solucionar o problema.

Uma fonte descaracterizada do Blog esteve no local na manhã desta terça-feira (09) e constatou as irregularidades. O prédio foi inaugurado há mais de 15 anos. “Quando chove, criam goteiras enormes na recepção. É complicado”, afirmou uma usuária que não quis se identificar.


Localizado na Avenida Alvorada, o prédio precisa urgentemente de manutenção. 

Durante o pouco tempo em que passou na Casa do Povo, o saudoso vereador Evilásio do PAM em meados do mês de março, deu entrada em um requerimento solicitando que fosse realizados pelo Executivo serviços de melhorias na estrutura física do prédio. O requerimento foi aprovado, mas até o momento nenhum sinal indica que vai ser feito algum tipo de melhoria no prédio. Ao chegar no local, atrás de uma consulta médica, o usuário se depara com uma faixa colocada na porta de entrada, ridícula por sinal, onde está escrita a frase: A saúde que a gente quer começou!





"Praticamente 95%", diz Paulo Marinho Junior sobre as chances de deixar o PMDB 

do Blog do Ludwig 
Registro feito pelo senador piauiense Ciro Nogueira, ladeado por Paulo Junior e Paulo Marinho . 
Pela declaração dada ao Blog do Ludwig na tarde desta segunda-feira (08), o vice-prefeito de Caxias e possível candidato a deputado federal Paulo Marinho Júnior tem grande chances de se desfiliar do PMDB. “Dificilmente permanecerei no PMDB. Depois de 13 anos... Talvez seja hora de procurar novos ares”, disse Paulo Júnior.

Perguntando pelo blog sobre as chances de sair do partido que permaneceu filiado por mais de uma década o vice-prefeito revelou grandes possibilidades. “Praticamente 95%”, afirmou Paulo Marinho Júnior.

No PP?

Este blogueiro soube nos bastidores que Paulo Marinho Júnior vem mantendo conversas com a cúpula do Partido Progressista (PP) tanto no Maranhão como a nível nacional. E por coincidência ou não nesta segunda-feira o presidente nacional do PP, o senador piauiense Ciro Nogueira fez questão de publicar uma foto onde aparece além dele o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior e seu pai, o ex-deputado Paulo Marinho indicando que o trio se reuniu. Perguntado por este blogueiro sobre uma possível filiação no PP, Paulo Júnior esquivou-se nos detalhes e disse apenas ser amigo de longas datas do presidente do partido no Maranhão, deputado André Fufuca, quanto ao senador Ciro Nogueira que este é amigo de sua família.

Recentemente Paulo Marinho Júnior também esteve visitando a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho que é filiada no PP e faz parte dos Diretórios Estadual e Nacional da sigla.

Ainda na conversa com o redator do Blog do Ludwig, o vice-prefeito de Caxias acrescentou que tem dialogado com outras siglas e que em breve estará definindo seu novo destino partidário. “Tenho conversado com vários partidos, estou amadurecendo e vendo qual o melhor caminho. Será feito com calma e prudência, defino em breve o quanto antes. Não é leilão... São conversas bem definidas cm critérios claros”, frisou Paulo Marinho Júnior.
Magno Chaves quer buscar vaga na Câmara Federal 


O empresário Magno Chaves (foto) revelou em conversa com o titular do Blog do Irmão Inaldo que pretende disputar uma vaga  de deputado na Câmara Federal em 2018. 

Descendente de família tradicional caxiense, Magno Chaves aposta numa renovação, no mínimo, de 50% da bancada federal do Maranhão nas próximas eleições. Ele é filho do pecuarista Aírton Vieira Chave e da comerciante Teresa Abreu. O jovem empresário relatou que o assunto vem sendo tratado em total articulação para concretizar o seu projeto politico. 

De acordo com Magno Chaves, que pertence ao grupo politico do deputado estadual Humberto Coutinho, a motivação para disputar um mandato de deputado federal é por ver mais chances de ajudar Caxias, o estado e o país na esfera nacional. “Estou me articulando para sair candidato a deputado federal em 2018. Já está quase certo isso e o que me motiva é o fato de acreditar que as grandes mudanças necessárias para o Brasil entrar nos eixos estão em âmbito federal. Estamos vivendo um momento no país que o grande debate vai ser travado no Congresso Nacional e quero ser um dos representantes para ajudar Maranhão e o Brasil nesse momento de transformação tão importante”.

Magno Chaves, atualmente filiado no PPS, mas pretende mudar de partido, é formado em odontologia e empresário. Em 2016, por motivo de ter que cuidar das empresas da família, desistiu de disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Caxias. O mandato de vereador, segundo comentários de analistas na época, era quase certeza se Chaves não tivesse desistido do pleito eleitoral em 2016. 

Estudante é atropelada e morta ao descer de ônibus escolar na MA-034 


Mais uma morte na MA-034, trecho da estrada Caxias/Baú. O acidente aconteceu na noite desta segunda-feira (08) no povoado Criminosa, que fica localizado as margens da rodovia estadual. 

A vítima uma adolescente de 15 anos, identificada como Jéssica Maria de Amorim dos Santos (foto), aluna da Escola Jacira Vila Nova, localizada no bairro Fumo Verde, foi atropelada e morta após descer do ônibus escolar e tentar atravessar a rodovia. A estudante foi atropelada por uma caminhonete que fazia o trajeto Baú/Caxias.

De acordo com informações da Policia Civil, o fatídico acontecimento se deu por volta das 18h40. 

O motorista da caminhonete, que ainda não foi identificado, evadiu-se do local após o atropelamento, deixando a vitima já sem vida estendida  no solo. Jéssica teve fratura exposta no antebraço direito e trauma torácico. 

A frenagem do carro atropelador foi de aproximadamente 8m. 

fonte: João Lopes