quarta-feira, 29 de setembro de 2021

 Cerveja fica nais cara a partir de sábado 

Uma das maiores paixões nacionais vai ficar mais cara a partir deste próximo sábado (02), em todo o país. Isso porque a Ambev comunicou um reajuste no preço da cerveja. Esse reajuste deve ser de 5% a 6% segundo a Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado.

A Ambev é uma das gigantes no ramo da cervejaria e possui marcas como Skol, Brahma, Antártica, Bohemia e Stella Artois. De acordo com a empresa, o aumento poderá ser observado pelos consumidores já neste final de semana. Eles ressaltaram que o valor irá acompanhar a variação da inflação, variação de custos, câmbio e carga tributária.

De acordo com dados de pesquisas do Credit Suisse, da Euromonitor e da Statista, especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. O estudo foi divulgado em maio de 2021.

Depois do aumento dos combustíveis, gás de gasolina, alimentos, o da cerveja promete revoltar ainda mais pessoas. É aguardar para ver as reações nas redes sociais.

Câmara de Vereadores emite Moção de Agradecimento ao IFMA Caxias 

A Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene, nessa terça-feira (28), para outorga de Moção de Agradecimento ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias por sua contribuição à educação do município em seus 11 anos de atividades, completados no último dia 21 de setembro.

A indicação, de autoria do vereador Gentil Oliveira, recebeu aprovação unânime dos parlamentares. “Há 15 dias estive visitando o IFMA. Fui recebido pelo diretor e toda sua equipe, onde, na oportunidade, estivemos debatendo e criando alguns projetos para o município; simples, mas de grande impacto. Estreitamos a parceria com o presidente Teódulo, que por sua vez se solidarizou para dar esse apoio. Sabemos que o conhecimento é a única forma de vencermos a crise”, afirmou Gentil na tribuna.

“A trajetória do IFMA em Caxias é marcada por vidas transformadas. Nos colocamos a disposição para desenvolvimento de projetos e programas junto aos vereadores em benefício à comunidade”, reforçou o diretor-geral do campus, João da Paixão, na tribuna, que aproveitou para apresentar os servidores que estiveram representando a instituição na galeria.



Também fizeram uso da palavra o aluno Jallyson Neves, a mãe e ex-aluna Marirlan dos Reis, a secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Ximenes, e a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno.



Franqueada a palavra aos parlamentares, houve manifestação elogiosa à unidade de ensino por: Torneirinho, Darlan, Ricardo Rodrigues, Ângela Machado, Ramos, Júnior Barros, Luis Lacerda, Mário Assunção, Durval Júnior e Professor Chiquinho.

Antes da entrega da Moção de Agradecimento, o presidente Teódulo Aragão pediu que a Irmã Suely conduzisse uma oração.

“Essa Moção traduz o reconhecimento dos caxienses ao excelente trabalho realizado pelo IFMA Caxias, através de seus servidores, gestores, estudantes, pais e responsáveis. Parabéns pelos 11 anos! Contem sempre com a Câmara de Caxias”, frisou o presidente do legislativo no encerramento do evento.


Encerramento da programação do Setembro Amarelo da Câmara Municipal de Caxias

Concluindo a programação da Campanha Setembro Amarelo da Câmara de Vereadores, teremos nesta quinta-feira (30) as palestras "A estruturação e o acesso à saúde pública em Caxias", com a enfermeira Amanda Cristina, e “Saúde Mental: Uma aliada a proteção da vida”, com a psicóloga Lisiane Bezerra.

O evento é aberto ao público, com início às 9h da manhã. Seja da galeria da Câmara Municipal ou através da transmissão Ao Vivo no site e Facebook do legislativo caxiense, participe! Agir salva vidas!

TCE suspende licitação de R$ 30 milhões realizada pela Prefeitura de Codó

Prefeito de Codó Dr. Zé Francisco 

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão emitiu Medida Cautelar suspendendo os efeitos da licitação realizada pela Prefeitura de Codó na modalidade Pregão Eletrônico para a contratação de mão-de-obra para atuação em diferentes órgãos da administração municipal.

A Medida Cautelar resulta de denúncia formulada à Corte de Contas maranhense e que foi acolhida após avaliação dos critérios de admissibilidade, tendo recebido parecer favorável do Ministério Público de Contas e aprovação unânime dos integrantes do Pleno.

A contratação prevista no edital do processo licitatório utilizaria recurso dos cofres municipais da ordem de R$ 30 milhões, quantia significativa do orçamento anual da Prefeitura de Codó.

O relator do processo, conselheiro Álvaro César de França Ferreira, julgou procedentes os termos da denúncia e deferiu Medida Cautelar suspendendo o processo licitatório na fase em que se encontra, determinando também a imediata suspensão de todo e qualquer pagamento dele decorrente até o julgamento do mérito da referida Medida Cautelar.

TRE indefere ação do PCdoB contra Bolsonaro no Maranhão 

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) rejeitou nesta terça-feira, 28, por unanimidade, uma ação do Diretório Estadual do PCdoB contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por propaganda eleitoral antecipada.

A ação foi protocolada depois da mais recente passagem do presidente pelo Maranhão, quando, em Açailândia, ele chamou o governador Flávio Dino (PSB) de “gordinho ditador” e disse que o Maranhão precisava “se libertar dessa praga”.

Em seu parecer, o procurador eleitoral Hilton Melo entendeu que o episódio é do jogo político.

“Tanto o elogio quanto a crítica fazem parte da dialética democrática”, destacou.

No que foi acompanhado por todos os membros da corte.