quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Município de Caxias está adequado na Lei Federal 12.305/10 
Lixo acumulado foi retirado do lixão do bairro Teso Duro 
Aprovada  em 2010 pelo Congresso Nacional, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) exige que as cidades brasileiras acabassem com seus lixões até agosto deste ano. 

Para que pudesse cumprir o prazo estabelecido pela Lei, seria necessário organizar a coleta seletiva, instalar usinas de reciclagem e depositar o material orgânico em aterros sanitários. 

Um dos grandes desafios da nova lei, era de conscientizar a população a separar o lixo de forma adequada, bem como jogar lixo no lixo, uma vez que uma simples volta pelas ruas, mostram o quanto estamos distante de atingirmos uma educação que respeita o meio ambiente. 

Em Caxias, a Secretaria de Limpeza Publica evacuou toda área do lixão localizado no bairro Teso Duro. O local ganhou um novo aspecto e a iniciativa foi exclusiva em cumprimento do que determina a Lei Federal 12.310/10 que criou e estabeleceu no Brasil a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.  

O Ministério do Meio Ambiente afirma que as campanhas educativas continuarão sendo serão veiculadas  em rádios e televisão em relação ao manejo do lixo nas casas. 

A Política Nacional de Resíduos fez a seguinte determinação: os municípios que dispuserem lixo a céu aberto até agosto de 2014 iriam passar a responder por crime ambiental. As multas previstas variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. 
Deputada Cleide Coutinho parabeniza Flávio Dino 

A deputada estadual Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (08), para parabenizar o governador eleito Flávio Dino (PCdoB), o senador eleito Roberto Rocha e os deputados federais eleitos, Rubens Júnior (PCdoB), Eliziane Gama (PPS), André Fufuca (PEN), Victor Mendes (PV) e Zé Carlos (PT), afirmando que serão as grandes revelações no Governo do Estado, no Senado e na Câmara Federal.     

Emocionada, Cleide parabenizou o deputado estadual eleito Humberto Coutinho, que após superar sérios problemas de saúde, ficou profundamente agradecida ao constatar que o marido conseguiu uma eleição tão bonita, justa e correta, conseguindo conquistar 67.982 votos e se destacar como o sexto candidato mais votado nas eleições de 2014.

Na oportunidade citou os versos do saudoso cantor Raul Seixas, que diz: “Não diga que a vitória está perdida, se é de batalhas que se vence a vida”. A deputada Cleide Coutinho conclamou todos os deputados federais e estaduais eleitos a trabalharem pelo povo.

Combate ao câncer – Ao ouvir os pronunciamentos dos deputados Victor Mendes e César Pires (DEM), responsabilizando o governo pelo sofrimento de centenas de portadores de câncer, Cleide Coutinho pediu a todos que lutem, acreditem, vençam e superem a doença, como fez o deputado eleito Humberto Coutinho e o pai do deputado estadual Victor Mendes.

Em mais um apelo para conseguir a estrutura necessária para vencer o câncer no Estado do Maranhão, a deputada lembrou que pediu à governadora Roseana Sarney, por meio de uma Indicação, uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para a cidade de Caxias, mas infelizmente não foi atendida.

A parlamentar destacou que a Unacon só foi instalada em Caxias por meio de uma Emenda Parlamentar de autoria do então Deputado Federal Flávio Dino. “A Unacon está sendo construída. Com fé em Deus, a partir do próximo ano nossos pacientes terão um ponto de referência no tratamento do Câncer na cidade de Caxias”, afirmou.
No pronunciamento, Cleide Coutinho disse que tem certeza que a luta para combater o câncer terá o apoio do governador eleito Flávio Dino, uma pessoa sensível que certamente vai olhar não apenas seus eleitores, mas a população do Estado do Maranhão, que precisa dos benefícios vetados pela governadora Roseana Sarney.  

blog do Jorge Vieira 

PSDB é rejeitado no Maranhão 


Em mais uma eleição foi comprovada a rejeição do eleitorado maranhense ao projeto do poder tucano. O candidato da legenda, Aécio Neves, teve apenas 11,62% dos votos no estado. Somente em Pernambuco, Aécio teve uma votação percentual menor do que no Maranhão.
A candidata Marina Silva (PSB) teve um desempenho muito melhor do que o tucano no Maranhão. Em 2010, ela já tinha superado José Serra em São Luís e ficou muito próxima no estado.
Nesta eleição, Marina teve 17,01% dos votos maranhenses. Quase 170 mil votos a mais do que o tucano. Em São Luís, Marina teve mais que o dobro da votação de Aécio. Foram 159.601 votos contra 79.343 votos do senador mineiro.
Em comparação com a votação de Dilma então, é covardia. A petista teve seis vezes mais votos que o tucano. Mais de 1,8 milhões de votos a mais.
Mais de 88,38% dos maranhenses disseram não ao retorno dos tucanos ao poder, votando em outros candidatos a presidente.

Números de celular no Maranhão terão nove dígitos a partir de novembro  


Em menos de um mês o nono dígito será incorporado aos números de celular no Maranhão e em mais outros quatro Estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima. A mudança está programada para ocorrer a partir de 2 de novembro.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as chamadas para números móveis feitas para essas localidades, a partir de então, deverão incluir o número 9 antes dos demais. Entre o dia 2 de novembro e o dia 11 do mesmo mês, discagens feitas com apenas oito dígitos ainda serão completadas normalmente, para adaptação das redes e dos usuários.

A partir do dia 12, porém, os usuários que esquecerem de incluir o número 9 ouvirão uma mensagem indicando a mudança. Deste dia em diante, as ligações podem ser completadas ou não. Dependendo do critério adotado por cada uma das operadoras.

As gravações só ficarão disponíveis até o dia 12 de dezembro. Depois disso, as chamadas não serão completadas e os usuários não serão mais alertados sobre a inclusão do nono dígito. Até agora, os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo já passaram pelo processo de adaptação e mudança dos números de celular.

A nova regra para discagem vale para todas as operadoras de telefonia móvel, exceto para as que usam conexão via rádio, como a operadora Nextel.
Dilma Rousseff no Maranhão

A presidente Dilma Rousseff (PT) comandou uma reunião em Brasília na última terça-feira com governadores e senadores da base aliada eleitos em primeiro turno, para definir estratégias e a sua agenda de campanha para a disputa do segundo turno contra o senador Aécio Neves (PSDB). E confirmou ao deputado Gastão Vieira (PMDB) que virá a Timon semana que vem.

Durante o encontro, Dilma afirmou que na campanha do segundo turno, vai comparar as administrações do PT com os governos de Fernando Henrique Cardoso. Ela mostrará os principais programas implantados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) e que foram continuados e ampliados pelo seu governo.

“Nós vamos ter novamente uma disputa de projeto e programa. E nós queremos que esta disputa se dê no mais alto nível, de forma programática, sobre propostas, e cotejando também as realizações que cada um de nós – de um lado os 8 anos do PSDB e de outro lado os nossos 12 anos – imprimiu ao país em termos de grandes mudanças. Estamos discutindo programas, projetos e realizações, e sobretudo propostas”, explicou.

Ao deputado Gastão Vieira, Dilma confirmou que virá ao Maranhão já na semana que vem. Ela vai a Timon, após visitar a capital do Piauí, Teresina. “Sugeri a ela que fosse também a Pinheiro, onde tem forte base de apoio”, disse Gastão Vieira.

Participaram do encontro o vice-presidente Michel Temer, o presidente do PT, Rui Falcão; os ministros Aloizio Mercadante, Ricardo Berzoini e Miguel Rosseto; os integrantes do conselho político da campanha, Renato Rabelo (PCdoB), Carlos Lupi (PDT), Gilberto Kassab (PSD), Ciro Nogueira (PP), Marcos Antônio Pereira (PRB), Antônio Carlos rodrigues (PR) e Eurípedes Junior (PROS).

“Melhor opção” – O senador João Alberto de Souza, presidente regional licenciado do PMDB, afirmou ontem que vai atuar fortemente no segundo turno para garantir a reeleição de Dilma. “Não importa quem esteja com ela aqui no Maranhão. Nós estaremos juntos por que acreditamos que ela é a melhor opção para o país”, frisou o senador, referindo-se à incorporação do PDT e do PCdoB à campanha no estado.

De acordo com João Alberto, seu grupo pretende reunir, já no início da semana que vem, todos os prefeitos alinhados ao projeto de Dilma para definir uma agenda conjnta de campanha no estado.

Além do PT e do PMDB, principais partidos da base da presidente, a campanha terá no segundo turno a presença do PDT e do PCdoB, que vão pedir votos para a presidente, após encerramento do primeiro turno das eleições estaduais.

fonte O Estado do Maranhão 
Prefeitura reinicia obras de implantação da nova rede de distribuição de água da cidade


O prefeito Léo Coutinho autorizou o reinício das obras de implantação da nova rede de distribuição de água do SAAE para os bairros da margem direita do rio Itapecuru. As obras fazem parte do Programa de Melhorias no Abastecimento de Água de Caxias financiado através de recursos do Governo Federal com projetos idealizados e acompanhados por técnicos do SAAE/Caxias.

A implantação da nova rede de distribuição está em fase de conclusão, restando apenas 900 metros de PVC a serem implantados. No total serão 58 km de tubos. As equipes do SAAE reiniciaram as obras na área central da cidade, precisamente na rua Senador Costa Rodrigues com a rua Cel. Libânio Lobo sentido praça Gonçalves Dias.

 
Estão sendo implantados adutora de 200mm e rede de distribuição de 60mm para as ligações domiciliares.  A obra é importante para manter a qualidade da água distribuída. Os tubos de amianto (material cancerígeno) e ferro eram usados há mais de 30 anos.

Para que sejam minimizados os transtornos naturais de uma obra de tamanha envergadura para a população, a intervenção está sendo realizada no período da noite iniciando a partir das 19h e se encerrando à 1 hora da madrugada.

O prefeito Léo Coutinho convoca os moradores das vias que estão sofrendo a intervenção para que guardem seus veículos em suas garagens no momento em que as equipes estejam operando. “Para que o cidadão sinta menos os impactos da intervenção pedimos para que não deixem nas ruas seus carros ou motos para que com isso as equipes possam trabalhar mais rápido em com isso a obra corra naturalmente e de forma acelerada. Temos a certeza que esta nova rede vai melhorar a distribuição de água na cidade, como já melhorou nas áreas onde já foram interligadas, mantendo a qualidade e grau de pureza que sai das estações de tratamento de água”. disse o gestor municipal.

As informações são do SAAE