sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Aldeias Altas: em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura realiza entrega de cisternas para escolas na zona rural


A prefeitura de Aldeias Altas através da Secretaria de Educação, Ciências, Tecnologias e Inovações (SEMECTI) e Instituto Nacional de Administração, Projetos e Estudos Municipais (INAPEM), e em parceria com o Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, realizam a entrega de cisternas em escolas da zona rural visando melhoria para os alunos e demais membros do corpo docente. Com as cisternas a comunidade escolar irá desfrutar de água em abundância e de qualidade. 


A gestora pedagógica Elielda Aguiar e o secretário-adjunto de Administração e Finanças, Kaique Lima, acompanharam as equipes que passaram pelos povoados, Tabuleiro na Escola Julieta Rosa, Baixa Grande na Escola Francisco de Pinho Borges e o Povoado Jatobá na Escola Municipal Desidério Alves dos Santos.

O técnico da Assistência Técnica e Extensão Rural Carlos Santos destacou que:

“As cisternas escolares são essenciais para as escolas com dificuldade de acesso a água, pois confirma a segurança hídrica nas escolas garantindo água para consumo dos alunos e uso escolar. A parceria com a Prefeitura de Aldeias Altas está sendo proveitosa para garantir qualidade da água na zonal rural."


O sistema de cisternas permite a captação de água da chuva que é armazenada em reservatório. Construída com placas de cimento, os reservatórios também evitam a contaminação por verminoses e outras doenças, uma vez que o tratamento adequado pela gestão escolar, traz mais segurança e confiabilidade para o devido consumo de todos.

Fotos: Marisa Sabrina / ASCOM

"Se for necessário lockdown, nós faremos", afirma Flávio Dino após avanço da Covid-19 no MA 


Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (29), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), revelou dados do crescimento de números de casos da Covid-19 no Estado e afastou a possibilidade de decretar um lockdown nesse momento.

Porém, Dino frisou que todas as medidas restritivas para conter o avanço da doença estão sendo analisadas. “Se for necessário decretar lockdown, nós faremos”, disse.

A taxa de contágio no Maranhão está em 1,37. Quando o valor está acima de 1 significa tendência de crescimento. “A minha prospecção é de que o lockdown não será necessário, a minha visão, mas vamos aguardar”, avaliou o governador.

Ainda de acordo com o governador, a variante do novo coronavírus descoberta em Manaus já deve estar circulando no Maranhão.

“Não há ainda discussão científica de que essa nova variante aqui está, mas há uma intuição, uma leitura empírica de que, provavelmente, já está disseminado em todo o território nacional”, disse.

Segundo Dino, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) avalia que o Maranhão já convive com a nova variante do coronavírus. “Esta variante está presente sim em nosso Estado”, afirmou.

Ex-vereadora assumirá Secretaria de Ação Social em Caxias 

A ex-vereadora Ana Lucia Ximenes (foto) foi nomeada para assumir a Secretaria de Ação Social de Caxias. A nomeação da ex-parlamentar consta na edição de quarta-feira (27) do DOM (Diário Oficial do Município). 

O prefeito Fábio Gentil confirmou ainda o nome do engenheiro Carlos Alberto Martins para continuar no comando da Secretaria de Saúde e confirmou também os nomes de: Kiara Fernandes Rodrigues Braga (secretaria-adjunta de Assistência Social) e José Gentil Rosa Neto (secretario-adjunto de Urbanismo). 

Prefeitura de Caxias recebe certificado do Selo Unicef Município aprovado na edição 2017-2020  


A articuladora do Selo Unicef em Caxias (MA), Kiara Braga, foi recebida na manhã dessa quinta-feira (28), pelo Prefeito de Caxias, Fábio gentil, para entregar o Certificado do Selo Unicef Município Aprovado na Edição 2017-2020. Caxias foi destaque no desenvolvimento de políticas públicas de inclusão de crianças e adolescentes, tanto na inclusão social, quanto na educação, cultura, esporte, lazer, além da promoção da vida, com especial ênfase na redução da mortalidade-infantil.

O anúncio de Caxias como integrante da premiação com Certificado e Troféu do Selo Unicef Município Aprovado, foi feita pelo próprio Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), no último dia 08 de dezembro de 2020, em solenidade transmitida ao vivo pelo You Tube no canal do Unicef Brasil. O evento foi apresentado por Bruno Gagliasso e Thaynara OG, os novos embaixadores além dos já veteranos embaixadores do UNICEF no Brasil – Renato Aragão, Daniela Mercury, Lázaro Ramos, a personagem Mônica, de Maurício de Sousa, e Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na edição 2017-2020, os municípios que recebem o Selo UNICEF se destacaram por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos à educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.

O município de Caxias foi destaque nacional ao apresentar uma das menores taxas de mortalidade infantil, graças ao trabalho desenvolvido na área da saúde de milhares de mães e crianças que são assistidas pela gestão municipal, dentro de uma área de abrangência com mais de 1 milhão de habitantes.

Outro destaque foi na área da educação, onde Caxias (MA), conseguiu ampliar a sua rede de educação, além de atrair mais estudantes para a escola por meio da Busca Ativa Escolar, além da incrementação por meio do investimento em livro didático e formação continuada dos profissionais da educação.

Para o mobilizador de Jovens, Luís Gustavo, que ajudou a estruturar o Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (NUCA), com ações que incentivou o protagonismo juvenil também foi outra ação relevante. Estas ações permitiram que os jovens conhecessem um pouco mais sobre a aplicabilidade da Lei da Aprendizagem, empregabilidade, dentre outros.

“Quero agradecer na presença do senhor Prefeito por ter a adesão. Porque, todo o trabalho acontece após a adesão, que permitiu a gente dar esta contribuição para os adolescentes. E, parabenizar o Unicef, porque as Políticas Públicas do Unicef foram muito boas voltadas aos adolescentes. Então, foi muito gratificante participar deste trabalho, e os adolescentes agradecem por estarem participando das decisões da gestão”, destaca Luís Gustavo, Mobilizador Jovem.

Caxias foi um dos 431 municípios de 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, que receberam o Selo UNICEF, por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

“Quero falar desse momento em que a gente celebra, e falar dessa participação e parceria que o CMDCA teve de ajudar a construir esse caminho, chegar até aqui para agradecer pela adesão, por todo o trabalho que a articuladora fez, que o mobilizador jovem fez, por todos os jovens, e junto com todas as secretarias para que hoje estivéssemos entregando essa certificação. Então, parabéns à gestão e a todos os envolvidos neste trabalho”, lembra Ana Maria, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Um dos destaques foi a redução da mortalidade, outro destaque foi na educação, na Busca Ativa Escolar, onde Caxias ultrapassou a meta estabelecida pelo Selo Unicef, na inclusão de crianças e adolescentes na escola. E, nós não só incluímos as crianças, mas mantemos a permanência deles. Então, todos trabalharam de mãos dadas, para que hoje possamos estar aqui comemorando essa conquista”, frisa destaca Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef em Caxias (MA).

“O Selo Unicef representa a valorização, o respeito das crianças e adolescentes. E, nós vamos continuar com este compromisso, valorizando. Mas, acima de tudo, agradecendo o empenho de todos que fazem o município funcionar, que são os funcionários públicos. Agradecer a todos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que fizeram um trabalho firme e forte, buscando o compromisso social. O Selo nos garante uma amplitude na aquisição de recursos. Nós tínhamos o maior índice de mortalidade infantil do país, era um compromisso nosso resgatar, tínhamos o compromisso de trabalhar e valorizar a vida. E, fizemos isso. Nós saímos da maternidade da morte. Saímos do pior índice para o melhor índice, como uma cidade do país com índice de mortalidade abaixo de duas casas decimais. Mas, sabemos que ainda tem muito por fazer. Nós chegamos a mês que registramos zero mortes. Nós vamos continuar investindo para que nossa maternidade seja sempre a maternidade da vida. Nosso objetivo maior é representar a população caxiense”, afirma Fábio Gentil.