terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Deputados pede impeachment de Lula por criticas a Israel; três do MA  

Blog do Gilberto Leda


Um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) por comparar as mortes na Faixa de Gaza ao holocausto tem apoio de 113 deputados. Desses, 33 são de partidos da base do governo.

Para os deputados, a declaração polêmica foi crime de responsabilidade. O grupo classificou a fala como “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Entre os apoiadores, 33 são de partidos base do governo: dois do PSD, quatro do Republicanos, três do MDB, 12 do PP e 12 do União Brasil, segundo a lista enviada pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Três desses apoiadores são do Maranhão, todos suplentes no exercício do mandato:
Luciano Galego (PL)
Mariana Carvalho (Republicanos)
Silvio Antonio (PL)

Senado vai decidir sobre fim das ‘saidinhas’ de presos em datas comemorativas

Deve ser votado nesta terça-feira (20), enfim, o Projeto de Lei que limita as chamadas “Saídas Temporárias” de presos condenados, durante períodos comemorativos nos anos.

O texto é um dos itens da pauta da sessão plenária, marcada para começar às 14h. Como houve alteração da proposta em relação à que foi aprovada na Câmara Federal, caso seja aprovado no Plenário do Senado, será preciso passar por uma reanálise dos deputados federais antes de ir para a sanção presidencial.

Vale ressaltar que a alteração foi sugerida pelo senador Sérgio Moro (União-PR), que defendeu que as saídas temporárias somente poderão ser autorizadas para trabalho e estudo de detentos do regime semiaberto. A sugestão foi acatada pelo relator do projeto no Senado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A expectativa é de que todo esse processo de votação no Congresso seja acelerado. O PL tramita no Legislativo há mais de uma década, mas o tema ganhou apelo após o assassinato do sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, Roger Dias, por um presidiário que recebeu o benefício da “Saída Temporária” e não retornou à prisão, continuou praticando crimes.

 Morre a mãe do vereador Darlan 

O passamento de Dona Marina ocorreu no inicio da manhã desta terça-feira (20) 

Marina Almeida *07/09/1940 +20/02/2024

É com pesar que noticiamos o falecimento da mãe do vereador Darlan (PL). Dona Marina faleceu no início da manhã desta terça-feira (20). 

Dona Marina tinha 83 anos, e estava internada no Hospital Macroregional de Caxias para tratar de um AVC isquêmico.

Ela era viúva. Além do vereador Darlan, Dona Marina deixa os filhos Raimundinha; Luzilene, Antonio Filho, Fernanda e Aluisio (in memoriam). 

“Meu coração tá partido. Minha mãe era uma mulher guerreira e trabalhadora", disse o filho Darlan, que teve a mãe como sua melhor amiga.

O velório será realizado na Rua General Sampaio nº 950, bairro Castelo Branco. O sepultamento ocorrerá amanhã, dia 21, no cemitério Aluizio Lobo, situado no bairro Castelo Branco. 

Aos familiares e amigos, o nosso sentimento. 

Prefeitura de Caxias inicia reforma da Escola Monsenhor Gilberto Barbosa

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciou a reforma da Escola Monsenhor Gilberto Barbosa, localizada na Rua Siqueira Campos, Centro. A gestão municipal está trocando o piso e vai climatizar, além de realizar melhorias em toda a infraestrutura da escola.

Em 2023, mais de 70 escolas foram reformadas. O secretário municipal de Infraestrutura, Gentil Neto, esteve na escola Gilberto Barbosa vistoriando os trabalhos, e destacou a importância da modernização da unidade. “A Escola Gilberto Barbosa é uma das escolas que serão contempladas com a climatização. Agora em 2024, mais escolas estão sendo reformadas. A gente sabe que por meio da Infraestrutura, podemos estar contribuindo com o desenvolvimento dos alunos”.