sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Posição sobre QGs com bolsonaristas opõe Mucio e Flavio Dino 

O Globo

É de seis mil pessoas o número de bolsonaristas acampados em frente a quartéis e guarnições militares espalhados em dezenas de cidades brasileiras. A estimativa é de ontem e estava sendo compartilhada pelos ministérios da Justiça, Defesa e pelo Palácio do Planalto.

A cúpula do PT e Flávio Dino têm feito forte pressão junto a Lula para que esses militantes sejam retirados já. O ministro José Múcio tem tentado convencer o presidente que esse grupo golpista dia a dia diminui — e, portanto, esse movimento acabará em muito breve.

Lula até agora tem aceito as ponderações de Múcio (que são a dos comandantes militares também).

Mas o tema ainda é motivo de grande discórdia dentro do governo. E Lula tem cobrado uma resolução rápida.

Sucupira do Riachão torna-se Capital Maranhense da Cachaça 

O governador Carlos Brandão (PSB) sancionou no último dia 02, a lei nº 11.874, que confere ao município de Sucupira do Riachão o título simbólico de Capital Maranhense da Cachaça.

A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), através de decreto aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado.

Pelas redes sociais, o prefeito Walter Azevedo comemorou o reconhecimento.“Agora é oficial! Sucupira do Riachão é a Capital Maranhense da Cachaça. Quero agradecer em nome de todos os produtores de cachaça do nosso município, nosso deputado estadual Glalbert Cutrim e nosso governador Carlos Brandão por terem atendido ao nosso pedido.”, disse o prefeito.

O título é um reconhecimento a grande produção e a qualidade da bebida produzida no município e que detêm grande fama em todo o Estado, e em outras regiões do Brasil. Ao todo, estima-se que cerca de 50 produtores fabriquem o produto na Capital Maranhense da Cachaça.

DRA CLEIDE PARTICIPA DE MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELA POSSE DE BRANDÃO

“Participei da missa em ação de graças pela recondução de Carlos Brandão ao cargo de Governador do estado, juntamente com a deputada eleita Claudia Coutinho e diversos colegas parlamentares, quando mais uma vez agradecemos a Deus pelo exitoso governo que ele realizou junto com Flávio Dino e pedimos ao nosso Senhor que o ilumine para continuar realizando uma nova gestão coberta de êxitos. ” Declarou a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PSB) após o ato religioso em São Luís.


Ritual de Queimação da Palhinha e escolha do padrinho e madrinha do presépio acontece nesta sexta-feira (06) no Morro do Alecrim 

A Programação do Natal Iluminado será encerrada nesta sexta-feira (06), no Dia de Reis, quando se celebra essa festa católica relembra a viagem dos reis magos para encontrar e homenagear Jesus. Em Caxias (MA), a partir das 17h, pelo segundo ano consecutivo acontece a Queimação da Palhinha do Presépio Municipal, que será realizada no Presépio Municipal, instalado ao lado do Memorial da Balaiada e das Ruínas da Balaiada, no Morro do Alecrim.

A Queimação de Palhinhas é um evento religioso e de cultura popular realizado no Maranhão e algumas cidades de Portugal. A cidade de Caxias inseriu também na programação pois ela tradicionalmente encerra as atividades natalinas.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico a Queima da Palhinha do Presépio é o começo de uma nova tradição na cidade, onde também será realizada a escolha do padrinho e da madrinha do Presépio Municipal em 2023.

Dia 6 que é Dia de Reis em Caxias celebra-se com festejos, rezas e as festividades folclóricas e turísticas. Nós teremos o desmonte do Presépio Municipal com a queima da palhinha e escolha da madrinha e do padrinho de 2023. É uma reinvenção de tradições onde as famílias vão estar presentes. Vai ter a ladainha e a queima da palhinha”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Confira a relação dos nomes que já são cotados para ocupar os cargos federais no Maranhão

Partidos, deputados federais e senadores maranhenses já se articulam em Brasília e no Maranhão, visando a ocupação de cargos nacionais no estado. O PT é o partido que coordena as conversas e o que deve possuir o maior número de indicações. O site DiegoEmir.com fez um levantamento e uma apuração com diversas fontes e chegou a alguns nomes e respectivas pretensões.

O Incra e a Codevasf por enquanto são os mais disputados neste momento, afinal possuem a maior estrutura no estado.

O Incra é uma das prioridades do PT, que possui três postulantes – Raimundo Monteiro, Vânia do MST e o deputado federal Zé Carlos – mas a senadora Eliziane Gama (Cidadania), também tem interesse, assim como o deputado federal Rubens Júnior (PT).

A Codevasf está sendo também pleiteada pelo deputado federal Zé Carlos e pelo PCdoB.

Funasa – Pleito de Márcio Jerry – PCdoB

IPHAN – Pleiteada por Roseana Sarney (MDB) – Kátia Bogéa é o nome para assumir

DNIT – Pleito do PSB e MDB – O nome dos socialistas é o suplente de deputado federal Clayton Noleto.

Superintendência do Patrimônio da União – Pleito do PSB

Secretaria nacional de Saúde – Pleito do PSB – Seria um funcionário de carreira

Superintendência da Pesca – Pleiteada por Henrique do PT e pelo deputado federal Marreca Filho

Conab – O deputado federal Zé Carlos quer indicar um servidor de carreira

Superintendência do Desenvolvimento Agrário – Pleito do PT – Possível nome: Cricielle Muniz

Fundação Palmares – Kelly dos Santos Araújo do PT, que fez parte da transição

ICMBIO – Pleiteada pelo PT, mas também pelo PV de Adriano Sarney

Delegacia Regional do Trabalho – Pleiteada pelo PT e pelo PDT de Weverton Rocha

IBAMA – Pleiteada pelo PT, possível nome: Cricielle Muniz. Mas o PSB, através do deputado federal Bira do Pindaré, também tem interesse.

As conversas ainda estão em fase embrionária e muitos nomes ainda podem surgir, assim como os apontados podem ser confirmados.

Até então muitos deputados federais ainda não apresentaram pleitos que é o caso de Pastor Gildenemyr, Júnior Lourenço, Josimar de Maranhãozinho e Detinha do PL, André Fufuca e Amanda Gentil do PP e Josivaldo JP do PSD.