quarta-feira, 13 de abril de 2016

Trabalhadores do Grupo João Santos em Coelho Neto mantém paralisação 


Completa hoje, (13), 29 dias que os trabalhadores das empresas Itapagé S.A. e Agrimex S.A. estão em greve. Os trabalhadores estão acampados em um barraco coberto de palha em frente à Fábrica Itapagé aguardando proposta da empresa para pagamentos dos salários atrasados -três meses-, segunda parcela do 13º salário- dezembro 2015-, férias dos meses de março e abril, cancelamento do plano de saúde, odontológico, e fechamento do acordo coletivo, data base outubro, e apropriação indébita do dinheiro das contribuições do sindicato.

O Sindicato da categoria entrou com uma ação na Justiça do Trabalho e no dia 07/04 foi bloqueado R$ 1.000.000,00 (hum milhão) para pagamento dos empregados. Até o momento as empresas do Grupo João Santos não se manifestaram sobre o bloqueio dos recursos. 

as informações são do Movimento Grevista 
Dilma Rousseff diz que Michel Temer e Eduardo Cunha são "sócios no golpe" e propõe um pacto se barrar o impeachment  

O Globo 

A presidente Dilma Rousseff recebeu no início da manhã desta quarta-feira um grupo de dez jornalistas para uma entrevista no Palácio do Planalto. Na conversa de mais de duas horas, Dilma admitiu a possibilidade de derrota na votação de domingo. Já no final da entrevista, foi direta em relação ao seu futuro político em caso de o impeachment prosperar: 

Se eu perder, sou carta fora do baralho.

Embora tenha ressaltado que não faria "uma entrevista bem comportada", Dilma queria basicamente passar alguns recados.

*Associar Michel Temer e Eduardo Cunha, a quem chamou de sócios.

*Dizer que o impeachment é golpe: ("impeachment sem fundamentação é um salto no escuro que marcará profundamente a história política do Brasil")

* E propor um pacto, se conseguir barrar o impeachment no domingo.

Na entrevista, dada no Palácio do Planalto, tendo ao seu lado o ministro Edinho Silva, Dilma atacou com violência a dupla Cunha e Temer("Só não sei quem é o chefe e o vice-chefe. Mas eles são sócios. Um não age sem o outro.").

Em relaçao ao pacto, ficou uma interrogação no ar. Dilma não conseguiu detalhar uma agenda para a ideia. Se disse aberta ao diálogo com a oposição a quem convidaria para conversar.

Mesmo sem ter explicado que pacto seria esse, disse que só ela poderia fazê-lo. E se referindo a Temer, a quem nunca citava pelo nome, afirmou que não existe pacto "sem a legitimidade do voto".

Em nenhum momento, Dilma conseguiu se dizer otimista em relação à votação de domingo. Mas garantiu que lutará "até o último minuto contra esta tentativa de golpe".

A presidente criticou também o relatório aprovado na Comissão do Impeachment, na segunda-feira. Qualificou-o de "uma fraude"

Os alvos preferidos foram mesmo Temer e Cunha. No caso de Cunha faz parte da estratégia do Planalto usar a péssima imagem pública de Cunha para tirar a legitimidade do impeachment.

Ela criticou também o conteúdo do áudio vazado anteontem em que o seu vice fala de seu projeto de governo, caso o impeachment seja aprovado ("Foi um vazamento para si mesmo.Algo fantástico"). Ali, Temer fala que o estado deve prover a segurança, a saúde e a educação. 

A visão do estado mínimo é uma visão primária. Isso só serve para países desenvolvidos. E às vezes, nem isso, vejam o caso da Dinamarca.

De olhos um pouco vermelhos e demonstrando irritação apenas ao falar do impeachment, Dilma negou-se também a fazer qualquer autocrítica sobre sua relação com o Congresso. 

Garantiu que não passa pela sua cabeça a possibilidade de enviar ao Congresso um projeto propondo eleições gerais.
Homem é assassinado a tiros na rua Alto da Cruz 


Um homem foi morto a tiros no inicio da manhã desta quinta-feira (13), na rua Alto da Cruz, proximo a rotatória da BR-316, via de acesso a Vila Paraiso. Cicero Ferreira dos Santos Filho, foi assassinado com dois tiros no rosto.

Segundo informações da Polícia Militar, que foi ao local do crime, o autor do homicídio, não identificado, chegou efetuando os disparos na vítima. Cicero residia no Residencial Paraiso e no momento que foi assassinado estava andando em uma bicicleta.

O filho da vitima, Anderson da Silva Santos, disse que o pai tinha vários inimigos e já havia sofrido um atentado. A policia não descarta que o crime tenha sido praticado em um possivel acerto de contas.  



Deputados se reúnem com ministro dos Transportes em Brasilia para cobrar manutenção da BR-135 

Agencia Assembleia 

As obras de duplicação da BR-135 serão retomadas já na próxima semana e serão entregues até o fim do ano. Esta foi a boa notícia que os deputados maranhenses receberam do ministro dos transportes, Antônio Carlos Rodrigues,  no encontro realizado na capital Federal, nesta terça-feira (12). 

O encontro de trabalho no Ministério dos Transportes contou com as presenças  do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), do presidente da Frente Parlamentar em favor das BRs que passam no Maranhão, deputado Fábio Macedo (PDT) e dos deputados Júnior Verde (PV), Glauberth Cutrim (PDT), Rafael Leitoa (PDT), Roberto Costa (PMDB) e Rogério Cafeteira (PSB). O deputado Federal Weverton Rocha (PDT) também participou da reunião.

Para o deputado Othelino Neto, o ministro demonstrou interesse em resolver as questões emergenciais, principalmente na BR-135 que está com vários trechos comprometidos. "Saímos daqui com o sentimento reforçado de que o drama vivido por milhares de maranhenses em relação a BR 135 está perto do fim", declarou o vice- presidente do parlamento estadual.

O ministro dos transportes observou que o órgão fará o possível para resolver de imediato os trechos esburacados. "Eu solicitei ao ministro  que fossem aumentadas as equipes que estão trabalhando para garantir a trafegabilidade na BR-135. E isto vai ser feito para agilizar a recuperação", disse Fábio Macedo.

O diretor-geral do DNIT garantiu o empenho do órgão na melhoria das estradas federais no estado. Já o deputado Rogério Cafeteira lembrou que o problema das BRs no Maranhão se arrasta há muito tempo, mas que agora há uma conjunção de esforços no sentindo de resolver o problema. "O problema é a falta de manutenção ao longo dos anos. Mas agora o ministro se comprometeu em abrir licitação para que haja uma manutenção e isto é muito bom", concluiu Cafeteira.

Ferdinando Coutinho lidera pesquisa de intenção de votos em Matões 

O atual vice-prefeito F. Coutinho ao lado da prefeita Suely Pereira
O pré-candidato a prefeito de Matões pelo PSB, e atual vice-prefeito da cidade, Ferdinando Coutinho, ganha as eleições deste ano em todos os cenários da pesquisa, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Escutec nos dias 02 e 03 deste mês.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 05533/2016, tendo ouvido 201 eleitores daquele município.
O Portal Maranhão em Pauta teve acesso aos números da pesquisa.
Na espontânea, aquela em que o pesquisador não cita o nome dos pré-candidatos. Veja abaixo:
Ferdinando Coutinho - 20,4%
Gabriel Tenório tem - 10,0%
Elinaldo Colaço - 2,5%
Na estimulada, num confronto dos pré-candidatos Ferdinando Coutinho e Gabriel Tenório, o candidato apoiado pela prefeita Sueli Pereira também ganha.  Veja abaixo:
Ferdinando Coutinho - 45,3%
Gabriel Tenório - 29,4%
No confronto com Elinaldo Colaço, Ferdinando também lidera. Veja abaixo como ficam os números:
Ferdinando Coutinho - 49,8%
Elinaldo Colaço - 17,4%
O levantamento da Escutec também mediu como anda na avaliação do eleitorado matoense a administração da prefeita Suely Pereira. Neste quesito, 74,6% aprova a gestão da prefeita.
A pesquisa completa pode ser acessada no site do Tribunal Superior Eleitoral:http://www.tse.jus.br/
fonte: Maranhão em Pauta 
Governistas e oposição voltam ao embate 


O ano de 2016 prometeu e está sendo de bastante embate na Câmara entre os nobres edis por se tratar de ano de eleição. Os oposicionistas, além das denuncias, prometem engrossar as sessões com embates e cobranças.

Já os situacionistas, a bancada que compõe a base do prefeito Léo Coutinho, vai apresentar obras e realizações do governo municipal, como também rebater a oposição, trazendo assim as características das sessões. 

A polêmica começou na semana passada, entre os vereadores Jeronimo e Luis Carlos, prosseguiu na sessão de segunda-feira (11) e deve continuar nesta quarta-feira.

Na sessão de segunda-feira, o vereador Jeronimo rebateu (ouça o audio abaixo) a oposição. Da tribuna, o parlamentar governista afirmou que as denuncias da oposição são mentirosas e tentam apaenas denegrir a imagem do prefeito Léo Coutinho. 

Clique e ouça o discurso do vereador Jeronimo.