quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Lula chama Michel Temer de "golpista"; ex-presidente reage

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o ex-presidente Michel Temer (MDB) de “golpista” depois de se reunir com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, nesta quarta-feira, 24.

Na ocasião, Lula falava sobre o início do seu novo governo e afirmou que herdou um país “semidestruído” e que as políticas sociais dos governos petistas foram destruídas pelos últimos 2 presidentes.

“Eu herdei um país semidestruído. Quando deixamos a Presidência o Brasil era a 6ª economia do mundo, agora voltamos e o Brasil é a 13ª. Esse é um desafio que não me deixa triste. É um desafio que me dá coragem”, afirmou.

“O Brasil não tinha mais fome quando deixei a Presidência e hoje temos 33 milhões de pessoas passando fome. Isso significa que tudo que fiz de política social durante 13 anos de governo foi destruído em 7 anos. Três do golpista Michel Temer e 4 do governo Bolsonaro. Por isso o tema do meu governo é ‘União e Reconstrução’”.

Nas redes sociais, Temer respondeu. “Ao contrário do que ele disse hoje em evento internacional, o país não foi vítima de golpe algum. Foi na verdade aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição”, escreveu.

Temer disse ainda que as únicas coisas que destruiu durante seus dois anos e meio na Presidência foram índices econômicos negativos. “Como se vê, com a nossa chegada ao governo o Brasil não sofreu um golpe institucional, foi sim ‘vítima’ de um Golpe de Sorte”, afirmou.

Com informações do Poder 360

São João do Sóter: SEMED realiza Capacitação com Gestores Escolares para ano letivo de 2023 

Secretaria Municipal de Educação (SEMED) visando capacitar e melhor instrumentar os gestores em relação a gestão pedagógica, sobretudo após a Lei do Novo FUNDEB, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (24/01), o último dia do Curso de Capacitação para os Professores da Rede Pública Municipal.

Com orientação e assessoria Prof. Paulo Buzar o curso tematizou sobre: Educação: financiamento, liderança e aprendizagens. O palestrante ressaltou sobre os avanços educacionais e analisou a conjuntural atual de desenvolvimento de politicas publicas voltadas para área educacional a partir da aprovação da Lei do novo FUNDEB.

“A iniciativa do município em ofertar aos gestores escolares um curso com temática bastante atual, mostra que a educação está no rumo certo. A oportunidade foi impar no sentido de equalizar o estágio de conhecimento de todos no que diz respeito aos novos marcos legais da educação brasileira”, ressaltou o prof. Paulo Buzar.

O evento ocorreu no auditório da UIM Mariano Campos e contou com a presença dos gestores escolares, Coordenadores e Professores que participaram de 4 dias de formação, totalizando 40 horas de curso, com direito a certificado.

É a Prefeitura de São João do Sóter investindo no profissional que cuida da educação.

Fonte: SEMED/SJS

Segurança Cibernética: Equatorial traz orientações sobre o ambiente digital

Saiba como utilizar os canais digitais de forma segura


O mundo se tornou um espaço altamente conectado, onde a presença da tecnologia se tornou indispensável na criação e manutenção das relações humanas. Através da internet é possível fazer amigos, conversar com parentes distantes, trabalhar, comprar, estudar e consumir conteúdos em diversas plataformas. 

Pensando nisso, buscando levar conforto e facilidades de acesso aos clientes, muitas empresas investem em canais de atendimento digital, que utilizam da tecnologia para se aproximar e oferecer boas experiências aos consumidores. No estado, uma das empresas que já utiliza o meio digital para disponibilizara seus serviços é a Equatorial Maranhão, que dispõe de uma assistente virtual, a Clara, e oferece aos clientes a possibilidade de registrar falta de energia, emissão de segunda via de conta, código de barras para pagamentos, consulta de débitos, solicitação de religação e cadastro no programa Tarifa Social.

Além da Clara, por meio do WhatsApp, a empresa ainda oferece outras formas de atendimento por meios digitais, que possibilitam ao cliente uma ampla quantidade de serviços sem a necessidade de deslocamento e filas. O site da empresa www.equatorialenergia.com.br é uma verdadeira agência virtual, por meio dele é possível encontrar solução para mudança de data de vencimento da fatura, atualização de dados, troca de titularidade, solicitação de ligação nova e desligamento e, até mesmo, pagamento por meio de cartão de crédito e ainda negociação de débitos, tudo on-line. 


Diante disso, é possível perceber que utilizar a internet hoje em dia é uma das maneiras mais práticas para a solução de qualquer problema. Mas com o crescimento de utilização para consultas ou transações financeiras pela web, todo o cuidado é pouco e essa praticidade precisa sempre estar acompanhada de atenção para evitar cair em golpes. Por isso, o Grupo Equatorial Energia traz importantes dicas sobre segurança cibernética e informações que reforçam a forma correta e segura de acessar os canais digitais da companhia de energia, evitando as ações de criminosos virtuais e eventuais golpes.

Confira algumas dicas de segurança cibernética

Ao acessar o site da Equatorial, por exemplo, evite a utilização de mecanismos de busca e digite, diretamente no seu navegador, o endereço www.equatorialenergia.com.br;

É importante prestar bastante atenção para a grafia correta do nome do site, pois qualquer letra diferente pode levar a outro endereço;

Além disso, como complemento, sempre observe se a página possui uma certificação de segurança, representada por um cadeado fechado ao lado esquerdo deste mesmo endereço;

Como orientação da Gerência de Arquitetura e Segurança da Informação da Equatorial, é importante não acessar sites com endereços diferentes do indicado pela empresa. Observe sempre se o domínio (equatorialenergia.com.br) permanece o mesmo após o acesso e se há o indicativo de página segura;

O mesmo se aplica quando for utilizar outros canais de atendimento oficiais, como o WhatsApp. Ao falar com a assistente virtual Clara, observe se o número é o mesmo fornecido pela Equatorial Maranhão: (98) 2055-0116; e se possui o código de verificação ao lado do nome da empresa.


Por fim, a Equatorial Maranhão alerta que é importante sempre estar atento e conhecer os ambientes virtuais antes de disponibilizar dados pessoais. Cabe destacar, que nos canais oficiais da distribuidora sempre são compartilhadas informações de conscientização sobre o assunto, através de vídeos, textos e outros conteúdos de interesse público. Conhecendo e seguindo essas dicas de segurança cibernética, é possível aproveitar as facilidades de acesso aos canais digitais, preservar sua privacidade e evitar os riscos e perigos de acessar arquivos prejudiciais ao seu dispositivo. 

Conheça os canais de atendimentos digitais oficiais da Equatorial Maranhão:

Clara (assistente virtual via WhatsApp): (98) 2055-0116

Site: www.equatorialenergia.com.br

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Bolsonaro deverá passar por nova cirurgia ao voltar ao Brasil, diz médico 

O retorno do ex-presidente inicialmente está previsto para o fim deste mês, segundo pessoas próximas 

Bolsonaro posta foto no hospital em Orlando (EUA) - foto Twitter


O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá passar por uma nova cirurgia no intestino ao voltar ao Brasil. Bolsonaro está em Orlando, nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro. O retorno inicialmente está previsto para o fim deste mês, segundo pessoas próximas.

A informação de novo procedimento, antecipada pela Folha de S.Paulo, foi confirmada ao GLOBO pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo. O médico acompanha Bolsonaro desde que ele foi alvo de uma facada durante ato da campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora (MG). 

No dia 9 de janeiro, o ex-presidente se internou no AdventHealth Celebration, um hospital com 220 leitos nas imediações de Orlando, na Flórida. Na ocasião, ele alegou estar com fortes dores abdominais. A internação ocorreu um dia após atos golpistas com ataques ao Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Desde 2018, Bolsonaro passou quatro procedimentos cirúrgicos relacionado à facada. Além disso, também se internou devido a obstruções intestinais, uma das sequelas deixada pelo ataque à faca. Ele ainda fez uma vasectomia e foi submetido a uma cirurgia para retirada de pedra na bexiga.