sábado, 17 de outubro de 2015

Prefeitura de Caxias faz Mega Revisão do Enem para 450 alunos 


A Prefeitura de Caxias realizou neste sábado (17) a Mega Revisão do Enem para 450 alunos de escolas públicas. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema) e foi totalmente gratuito, com entrega de material de estudo e sorteio de brindes.

O prefeito de Caxias, Leo Coutinho, falou com os alunos sobre a importância desse tipo de ação na reta final de preparo para a prova do Enem. “Próxima semana, no sábado e domingo, os alunos caxienses irão ser testados. Desejo boa sorte a todos e tenho certeza que as aulas da Mega Revisão do Enem da Prefeitura de Caxias ajudaram a muitos nessa caminhada rumo à faculdade. Agora, é hora de tranquilidade e acreditar em si. Estarei rezando por vocês e que tudo ocorra bem na hora da prova".


A Mega Revisão do Enem preparou os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita jovens e adultos que estão concluindo ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio a entrarem na Educação Superior.

Saiba mais

O Enem acontece nos próximos dias 24 e 25. Aqui em Caxias, devido ao horário de verão, os alunos devem chegar aos locais de provas de 11h às 12h. Os portões serão fechados após esse prazo e nenhuma pessoa poderá entrar.

Segundo o Ministério da Educação, cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

Também é obrigatória a apresentação de documento de identificação original válido com foto válido. O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

as informações são da ASCOM 

Vereador Paulo Simão se envolve em acidente no centro da cidade


O vereador Paulo Simão (PPS) se envolveu em um acidente de trânsito no centro da cidade no final da manhã deste sábado (17). O veículo, uma S10, conduzida por ele colidiu lateralmente com uma moto. Houve apenas danos materiais.

De acordo o próprio parlamentar, ele estava fazendo o contorno da Praça Gonçalves Dias quando o motoqueiro tentou fazer a ultrapassagem indevida pelo lado direito para seguir em frente quando aconteceu a batida.

O motoqueiro que não havia sido identificado sofreu apenas leves escoriações e deixou o local minutos depois.
 
fonte e foto: iCaxias 
Homem é preso em flagrante acusado de furtar estabelecimento comercial


Na tarde desta quinta-feira (15) policiais civis prenderam Vaguino de Amorim Moreira, vulgo "Catita", acusado pelo crime de furto qualificado. A prisão ocorreu no Bairro José Castro, após o acusado ter ido trocar os produtos roubados por drogas.

Segundo informações da policia, Catita teria arrombado um estabelecimento comercial no centro da cidade de onde subtraiu alguns pares de óculos, uma caixa de som amplificada e R$ 100, 00 em espécie. O acusado já possui diversas passagens pelo 1º DP. 

Diante dos fatos, "Catita" foi conduzido para o 1º DP (Distrito Policial) onde foi autuado em flagrante por furto qualificado e logo em seguida foi encaminhado para a CCPJ.
Policia Federal faz cruzamento de dados para evitar fraude no Enem

Foto: Reprodução
Para evitar fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Polícia Federal (PF) fez, este ano, um cruzamento de dados tanto dos candidatos quanto dos fiscais que vão acompanhar a aplicação das provas. Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, nos dias do exame – 24 e 25 de outubro –, equipes de inteligência vão trabalhar em conjunto. “Fizemos o cruzamento de dados em várias bases construídas e foi possível indicar alguns pontos críticos e de risco, que a Polícia Federal já está tratando com ações preventivas e, se necessário, repressivas”, disse ele, sem especificar quais são esses pontos críticos.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que os procedimentos de segurança do Enem estão sendo aprimorados a cada ano para garantir o respeito àqueles que farão o exame. “Temos que ficar atentos porque o exame tem que respeitar o mérito. A pessoa que estudou e fez um bom exame tem o direito de ter aquela nota e ninguém pode burlar isso. O respeito ao participante também é questão de segurança, então há muito rigor nessa parte”, disse.

Segundo Mercadante, todos candidatos terão que passar pelo detector de metais, inclusive nos banheiros, para evitar o uso do celular. Também haverá o monitoramento das redes sociais para identificar perfis de pessoas que eventualmente postarem fotos das provas.

“O edital é muito claro, qualquer fraude anula a prova a qualquer tempo. Então mesmo, que o candidato faça a prova, se identificarmos qualquer fraude, ela será anulada, além das medidas penais que a legislação prevê”, disse o ministro.

Assim como no exame de 2014, este ano, os esquemas de segurança e operacionalização do Enem serão coordenados no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília. É o mesmo centro que foi usado na Copa do Mundo e que está interligado aos centros de controle e inteligência dos estados.

No dias das provas do Enem, os portões serão fechados às 13h, no horário de Brasília. Às 13h30, os malotes com as provas deverão abertos. Nove mil servidores federais certificados farão o controle da segurança de todo o processo da prova. A equipe total de aplicação, entre coordenadores, chefes, fiscais e apoio, soma 915.290 pessoas.

Serão 211.980 salas de aplicação em 14.455 locais. Mercadante informou que, se algum local for inviabilizado, os candidatos serão avisados por e-mail, SMS e telefone e um meio de transporte será disponibilizado nas escola anterior para que não haja problemas. Segundo o ministro, a equipe operacional é composta por representantes de vários órgãos, inclusive Defesa Civil, e está monitorando os locais onde há risco de problemas, como os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que vêm sendo atingidos por fortes chuvas.

As rotas de distribuição das provas foram planejadas pelos Correios e homologadas pelas forças de segurança que darão apoio na distribuição dos 30.435 malotes de provas.

Agencia Brasil 
Operação da Policia Civil prende homem suspeito de praticar vários crimes 

Raimundo C. Guimarães, vulgo Pipoca - foto NOCA
Uma operação realizada pela Polícia Civil de Caxias, sob o comando do delegado Jair Paiva, prendeu na tarde desta sexta-feira (16) no povoado Brejinho (zona rural de Caxias), uma pessoa, identificada como Raimundo Cesar Guimarães, vulgo Pipoca, que é suspeita de praticar vários crimes na cidade de Teresina.

De acordo com informações da policia, o homem preso é de alta periculosidade. A detenção ocorreu no momento em que ele estava de posse de um carro, modelo Fiat, cor azul, que havia sido roubado em Teresina no ultimo dia 05 do corrente mês. 

Raimundo Cesar, o Pipoca, ainda tentou ludibriar os policiais apresentando a CNH de um irmão. Após checagem com a Policia Civil do Piauí, chegou-se a conclusão que tudo não passava de uma farsa. O criminoso já foi processado pelos crimes de trafico de drogas, formação de quadrilha, estelionato e previdenciários em Caxias. 

A delegada Nayana Chaves autuou Pipoca em flagrante delito por receptação qualificada, uso de documento falso e falsidade ideológica.