sábado, 16 de abril de 2022

Alerta amarelo para chuvas no Maranhão, aponta Inmet 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas em parte das regiões norte, sul, centro e leste do Maranhão, neste sábado (16) e domingo (17). Há previsão de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia com ventos intensos oscilando entre 40 a 60 km/h.

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

A previsão do tempo para este feriado, nos quatro municípios da Grande Ilha de São Luís, é de sol com muitas nuvens durante o dia. Entretanto, há chances de chuva a qualquer hora. Neste sábado (16), a previsão também é de sol com nuvens, períodos nublados e chuva a qualquer hora. A temperatura máxima pode chegar a 30° com chance de 90% de chuva.

No domingo (17), a previsão é de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite, o tempo fica mais firme e há chance de 90% de chuva. As temperaturas podem variar entre 24° e 30°.

A atenção é redobrada em municípios com histórico de alagamentos e enchentes por conta das chuvas, a exemplo de Trizidela do Vale, Pedreiras e Imperatriz. As fortes chuvas já fizeram 32 municípios decretaram situação de emergência no estado. Equipes do Corpo de Bombeiro monitoram estas áreas em apoio às ações da Defesa Civil nos municípios.

O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Além disso, evite aparelhos eletrônicos ligados à tomada e em caso de risco, procure a Defesa Civil no telefone 199 e o Corpo de Bombeiros no 193.

"Esses ataques vem de gente que vive fugindo de flagrante policial", diz Flavio Dino 

O ex-governador Flávio Dino comentou uma imagem que se se disseminou nas redes sociais em que aparece, supostamente sozinho, em um shopping de São Luís.

“Feliz o governante que termina seu mandato e só tem contra si esse “grave flagrante”. Esses ataques vem de gente que vive fugindo de flagrante policial. Ademais, se trata de mais uma mentira, pois estava acompanhado de 6 pessoas. E se estivesse sozinho ? Ataque ridículo.”, desabafou.

Dino foca hoje suas atividades em uma agenda corrida em ministrar aulas de Direito na UFMA e nos preparativos da sua campanha a senador e de Lula no estado.

John Cutrim