sábado, 13 de outubro de 2018

Candidatos derrotados para o Governo vêem em Bolsonaro a boia da salvação 

Time de candidatos derrotados está com Jair Bolsonaro no MA 
Os candidatos ao governo derrotados ligados a oligarquia Sarney estão unidos agora em torno do candidato reacionário do PSL, Jair Bolsonaro. O senador Roberto Rocha, por exemplo, atropelou até a posição da neutralidade do PSDB nacional para declarar apoio ao capitão reformado do Exército. A candidata Maura Jorge, por ser do mesmo partido de Bolsonaro, conta agora com a companhia de Roseana e o que restou do grupo Sarney.

Está bem claro que os grupos que fazem oposição ao governo de Flávio Dino estão no palanque do candidato do PSL por veem nele a oportunidade de atrapalharem o governador, pois os discursos do militar reformado não deixam dúvidas de que os adversários do autoritarismo serão perseguidos, caso o candidato Fernando Haddad não consiga reverter a desvantagem nas pesquisas.
Entre os náufragos que esperam se salvar na boia de Bolsonaro, além de Adriano Sarney, Edilázio e Ricardo Murad, estão Roberto Rocha e Roseana Sarney, esta última se recolheu após a humilhante derrota nas urnas, mas autorizou o sobrinho Adriano a anunciar a adesão do grupo ao bolsonarismo; já Rocha, cuja votação (64 mil votos) não daria nem para eleger a deputado federal, fez o comunicado através de nota oficial.
Rejeitado nas urnas, Roberto Rocha, sem dúvida, foi o grande perdedor da eleição. E como já vinha trabalhando para atrapalhar o governador, como foi o caso das emendas parlamentares que a bancada federal havia colocado todo para a saúde pública dos municípios do Maranhão, se apressou em anunciar apoio a Bolsonaro, querendo fazer (sem moral) contra ponto ao governador que apoia a candidatura de Haddad.
Dos candidatos que disputaram o governo do Estado, apenas Dino e o representante do PSOL, Odívio Neto, seguem a orientação da direção nacional da legenda de apoiar o candidato da aliança PT/PCdoB. O representante do PSTU, Ramon Zapata ainda não manifestou sua preferência para o segundo turno ou se prefere a neutralidade.
Resta saber o caminho que tomará o deputado Eduardo Braide, que saiu das urnas muito mais forte que Roberto Rocha, mas ainda não veio a público externar sua posição em relação ao segundo turno da eleição.
É bom lembrar que o candidato Fernando Haddad, com o apoio de Flávio Dino venceu em 214 dos 217 municípios do Maranhão. Só ficou em desvantagem em Imperatriz, Açailândia e São Pedro dos Crentes, mas seus aliados no Estado trabalham para ampliar a votação no segundo turno.
Blog do Jorge Vieira 
Paulo Marinho agradece votação histórica obtida em Caxias pelo filho Paulinho...

Ex-prefeito Paulo Marinho 
O ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho, durante entrevista concedida ao apresentador Reginaldo Pinho da TV Cidade agradeceu aos 30.822 eleitores caxienses que depositaram na urna eletrônica no dia 7 de outubro o voto de confiança para o filho Paulinho que disputava uma cadeira na Câmara Federal. "Nossa gratidão é eterna porquê nós sabemos a forma limpa como foi feita a campanha do Paulinho. Nós sabemos que nossos votos não são frutos de compras de votos. Não são frutos de empregos na Prefeitura e nem de acordos políticos espúrios, não são frutos de nada, a não ser da vontade soberana da população em ter um filho da terra como deputado federal", ponderou PM. 

Mas, além de agradecer a votação histórica obtida pelo filho em Caxias, na entrevista Paulo Marinho alfinetou o prefeito Fábio Gentil. O ex-prefeito disse que achou estranho no dia eleição familiares do Cabeludo com o adesivo do deputado federal Cléber Verde no peito. "O Fábio Gentil nas reuniões que fazia dizia que o candidato dele para deputado federal era o Paulinho. Mas no dia da eleição tava um sobrinho dele (Fábio Gentil) almoçando no Granbrasille com um adesivo do Cléber Verde no peito. Achei estranho o prefeito da cidade, eleito com a nossa ajuda, no dia da eleição com a família dele quase toda com o adesivo do Cléber Verde no peito. Muito esquisito isso", disse. 

Apesar de Paulo Marinho ter dito na entrevista não existir nenhum tipo de ressentimento relacionado a falta de empenho do prefeito Fábio Gentil para eleger seu filho Paulinho, deputado federal comenta-se na cidade que o troco o ex-prefeito dará ao Cabeludo daqui a 2 anos, em 2020. 

Vamos aguardar.   
Mulheres terão mais participação na Assembleia Legislativa a partir de 2019 


A próxima legislatura, que será iniciada em 2019, trará ainda mais a participação de mulheres na Assembleia Legislativa do Maranhão. Os resultados das urnas mostraram que mais mulheres ganharam assentos na Alema, em comparação com 2014.

Na última eleição para o legislativo estadual, seis mulheres foram eleitas, desta vez, oito mulheres saíram vitoriosas das urnas.
A deputada estadual Ana do Gás foi reeleita e agora vai ter a companhia das novas deputadas Detinha, Dra. Thaiza Hortegal, Andreia Rezende, Daniela Tema, Dra. Helena Duailibe e Mical Damasceno. Além da volta da ex-deputada Dra. Cleide Coutinho.
O resultado é motivo de comemoração. Mais mulheres na política, são mais mulheres maranhenses tendo vez e voz no legislativo estadual.