domingo, 22 de junho de 2014

Cresce o numero de acidentes de transito em Caxias
Os motociclistas lideram o ranking de acidentes na cidade
O Estado

A Polícia Militar (PM) encaminhou à Promotoria de Justiça de Caxias dados sobre o número de acidentes registrados no município do ano passado a maio deste ano. Foram 36 acidentes.
A medida é para que juntos sejam articuladas ações preventivas, já que o trânsito de Caxias tem feito muitas vítimas.
Segundo o comando do 2° Batalhão de Polícia Militar (BPM), o levantamento aponta elevação do número de acidentes de trânsito no município e, consequentemente, a quantidade de mortos decorrentes de colisões, envolvendo veículos no perímetro urbano da cidade. Se comparado a 2012, aumentou 50%.

Outra medida que deve ser adotada pela 6°Promotoria de Justiça é a instauração de inquéritos contra os causadores desses acidentes. Somente no ano passado, 10 processos foram abertos contra eles.
De acordo com os registros, nos últimos 17 meses 36 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em Caxias. Em boa parte, em que as vítimas saíram com ferimentos ou foram a óbito, havia indícios de ingestão de bebidas alcoólicas por parte dos envolvidos.
Além disso, as motocicletas representam maioria dos veículos envolvidos nesses casos, tanto nos acidentes, quanto nas apreensões durante as blitzen. De acordo com o artigo nº 306 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo embriagado pode resultar em detenção de três meses a seis anos de reclusão.
Como no período de festividades essas ocorrências tendem a aumentar, o promotor de Justiça Wlademir Oliveira alerta: "Nesse período de Copa do Mundo é normal que as pessoas consumam bebida alcoólica em excesso, mas ele deve lembrar que além de causar um mal a si mesmo, pode envolver outras pessoas. A gente faz esse apelo para que as pessoas que não combinem isso com a condução de veículos".
A mais recente vítima desses índices foi David Gomes Trindade dos Santos, 23 anos, morreu após perder o controle da moto na Rua 13 de Maio e bater violentamente contra o muro de uma residência, aumentando assim o número de óbitos neste período.
Documentação
Não é apenas o uso de ingestão de bebida alcoólica que faz parte dos registros da Polícia Militar. Um levantamento aponta também que em 2013, foram aprendidos 2.425 veículos com documentação irregular ou que seus condutores não apresentaram a habilitação para trafegar.
Nos cinco primeiros meses deste ano, já foram recolhidos 1.149 veículos ao pátio da 3ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran). Nove pessoas morreram no trânsito de Caxias somente este ano. Para intensificar a segurança durante o período de festas, a Polícia Militar informou que o número deblitzen será redobrado até o fim de julho.
Motociclistas lideram ranking de acidentes
O grande número de veículos não cria apenas problemas para estacionar carros e motocicletas, eles revelam também uma triste estatística. Pelo menos dois acidentes envolvendo motos são registrados diariamente na cidade de Caxias.
A estatística é do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que divulgou levantamento das ocorrências entre janeiro e abril deste ano. No total, foram 412 atendimentos no primeiro quadrimestre de 2013, metade das chamadas era acidente envolvendo motos.
Consequências
A situação piora quando se fala nas consequências desses acidentes. De acordo com o próprio Samu, em mais de 40% das ocorrências envolvendo as motocicletas, as vítimas acabam morrendo. Nos casos de colisão frontal, batidas laterais ou queda com moto, a maioria dos atendimentos é prestado pelo Samu.
O volume de ocorrências é bem maior nos fins de semana. Por conta da imprudência aliada à irresponsabilidade de alguns condutores de motos que insistem em ingerir bebidas alcoólicas antes e durante a pilotagem, muitos deles fazem vista grossa ao uso do capacete, um dos acessórios imprescindíveis que pode evitar o pior.
Caxias tem hoje uma frota com mais de 22 mil motocicletas. A maioria dos condutores não possui habilitação, uma preocupação a mais para as autoridades.
Números das ocorrências registradas em Caxias
· 10 processos foram abertos contra causadores de acidentes de trânsito no ano passado.
· 36 pessoas morreram em acidentes de trânsito no município  nos últimos 17 meses
· 9 pessoas morreram somente este ano de acidente de trânsito.
· 2.425 veículos foram apreendidos  no ano passado, com documentação irregular
· 1.149 veículos foram recolhidos este ano ao pátio do DETRAN (Caxias) por envolvimento em acidentes de transito.
Edinho Lobão faz terrorismo com boatos sobre o fim do Bolsa Família 
EDINHO LOBAOEsperança do clã Sarney nas eleições para manter o poder no Maranhão, o senador Lobão Filho tem dado demonstrações de que fará uma campanha para o governo do estado em absoluta sintonia com o Palácio do Planalto.

A tática é assustar os pobres com boatos de que a oposição vai acabar com os programas sociais.

Circula nas redes sociais um vídeo no qual Lobinho , como é conhecido o parlamentar, fala a uma plateia de beneficiários do Bolsa Família.

“Quem de vocês gosta do Bolsa Família levanta a mão. Eu tô preocupado. O candidato do PSDB, Aécio Neves, declarou que é contra o Bolsa Família”.

Aécio nunca disse isso. O oposicionista, ao contrário, já anunciou que pretende transformar o Bolsa Família em política de Estado.