terça-feira, 27 de outubro de 2020

Vem ai nova pesquisa de intenções de votos para prefeito de Caxias 

Oito candidatos disputam o cargo de prefeito de Caxias na eleição 2020

A mais nova pesquisa que aferiu a preferencia do eleitorado caxiense na intenções de votos para prefeito do município será divulgada no domingo, dia 1º de novembro. 

O Instituto JPesquisa, do grupo LM Bogéa, é o encarregado da nova aferição.  

Acompanhe no domingo (1º) todos os detalhes da pesquisa no Blog do Irmão Inaldo. 

Maranhão tem quatro cidades com mais eleitores do que habitantes 


O número de municípios com mais eleitores que habitantes aumentou na comparação com o cenário visto nas eleições de 2018. Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), desta vez são 493, 8,8% das cidades brasileiras. Em 2018, quando 308 cidades do Brasil registraram essa inversão, o aumento foi de 60%.

O Maranhão segue estável neste cenário. São quatro cidades com mais eleitores do que habitantes. Com menos de 10 mil habitantes, os municípios de Porto Rico do Maranhão, Junco do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra e Afonso Cunha, possuem cada, uma equivalência de eleitores aptos a votar superior a 105%.

Entre as cidades, Porto Rico do Maranhão é a que tem a maior diferença entre o número de eleitores com o da população. De acordo com o TSE, a cidade possui um excesso de 1.077 eleitores a mais do número de habitantes, que chega a quase 6 mil, o que representa uma diferença de 117,08%.

Proporcionalmente, a cidade que lidera a lista nacional de municípios com mais eleitores do que habitantes é Severiano Melo (RN). Lá, segundo estimativa do IBGE, são 2.088 habitantes, já os dados do TSE apontam 6.482 eleitores aptos a votar, o número é três vezes maior que a quantidade de habitantes.

Essa diferença pode acontecer por desatualizações nas estimativas de população feitas pelo IBGE, fraudes e, especialmente, por questões afetivas. No Maranhão, acontece muito um fluxo eleitoral de pessoas que moram na capital e votam em cidades do interior do estado onde têm mais afetividade. E o efeito é que nessas cidades, temos mais eleitores do que efetivamente deveríamos ter exclusivamente pelo critério de moradia.

Forças de segurança do Maranhão já estão atuando para as eleições 2020 


Autoridades que compõem o Comitê de Segurança Ostensivo das Eleições 2020 estiveram reunidas na manhã desta terça, 27 de outubro, com os desembargadores Tyrone Silva e Joaquim Figueiredo, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente, para apresentarem seus planejamentos.

Também acompanharam a reunião o juiz eleitoral Nilo Ribeiro Filho, da 2ª zona de São Luís, o promotor Pablo Bogéa e o diretor-geral do TRE, Gustavo Vilas Boas, além de secretários e assessores do órgão, entre outros representantes das forças policiais presentes.

O desembargador Tyrone Silva justificou que a reunião teve o objetivo de alinhar estratégias e deixar todos os envolvidos na segurança cientes do que os demais estão executando, visando assim dar maior celeridade a qualquer tomada de medida urgente, por exemplo.

Por sua vez, o desembargador Joaquim Figueiredo fez algumas observações acerca da atuação dos policiais nas cidades e também esclareceu dúvidas quanto ao deslocamento de efetivo.

O Comitê de Segurança Ostensiva é composto pelo dirigentes da Justiça Eleitoral maranhense, pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, pelas polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Exército. Eles atuam em conjunto como centro de controle, orientação e decisão para monitorar e dar celeridade a ações que necessitem de maior atenção durante o pleito.

Todos os órgãos de segurança agem juntos e estarão reunidos na sede do Regional desde o dia 14 de novembro, podendo também ser acionado a qualquer momento para intercâmbio de informações entre os membros.

Apresentações

O primeiro a apresentar seu planejamento foi o coronel Nilson, subcomandante da Polícia Militar, que mostrou que a instituição prevê gastar quase 2 milhões e meio de reais com diárias e transporte, entre outras despesas, dos cerca de 6.800 policiais que atuarão no pleito.

Já o Corpo de Bombeiros reafirmou o compromisso de contribuir para as eleições seguras, o que também foi afirmado pelas polícias federal, civil, exército e rodoviária, e ainda pela Capitania dos Portos.

O Exército, via 24º Batalhão de Infantaria de Selva, em especial, tem contribuído com o Regional no armazenamento e distribuição das 69 toneladas de equipamentos de proteção individual doados à Justiça Eleitoral.

O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para ocorrer dia 15 de novembro, entre 7h e 17h. O segundo turno, se houver, ocorrerá no dia 30 de novembro, e somente em São Luís, único município do estado que possui mais de 200 mil eleitores.

Auxilio pago a maranhenses foi 5 vezes maior que a perda de rendimentos na pandemia 


O valor pago como auxílio emergencial superou a perda da massa de rendimentos causada pela pandemia da Covid-19 em 22 estados do país no primeiro semestre de 2020.

O Maranhão está entre eles.

Os dados fazem parte de estudo dos economistas Ecio Costa, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), e Marcelo Freire, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e foram divulgados hoje (27) em reportagem da Folha de S. Paulo.

Segundo o levantamento, os trabalhadores maranhenses perderam algo em torno de R$ 1 bilhão em decorrência da crise sanitária. O valor pago como auxílio, contudo, foi da ordem de R$ 4,9 bilhões.

Blog do Gilberto Leda 

Com poucos recursos financeiros e uma campanha pés no chão, Socorro Félix (PTB 14789) solidifica uma provável vaga na Câmara de Caxias  

Socorro Félix disputa nas eleições deste ano uma vaga na CMC

A candidata é  um dos poucos nomes de mulheres disputando o cargo de vereador com destaque de suas propostas, posicionamentos e articulação. Os apoios que a mesma vem recebendo fortalece a mesma na disputa. Socorro Felix nos diz que: "Ter chegado até aqui sem recursos, mas com muitos apoios já é a grande vitória. E independente do resultado do dia 15 de novembro sairei fortalecida em ter alcançado o objetivo de chegar até o final sem mudar a rota partidária".


Ao que se percebe que o nome Socorro Felix colherá frutos diante de causas antes não defendida como a CAUSA ANIMAL. Além de propostas voltada para o lixo nos bairros, EDUCAÇÃO, Emprego e renda e CNH SOCIAL MUNICIPAL.