quinta-feira, 14 de julho de 2022

Casos de síndromes gripais fazem aumentar busca por testes e vacina nos postos de saúde   

Na UBS da Cohab, na tarde desta quinta-feira (14), das mais de 20 pessoas que deram entrada reclamando de síndromes gripais, mais da metade testaram positivas 

Houve um aumento de testagem e casos de confirmados de covid-19 nas unidades básicas de saúde de Caxias. Na UBS da Cohab, na tarde desta quinta-feira (14), das mais de 20 pessoas que deram entrada reclamando de síndromes gripais, mais da metade testaram positivas.

“Eu realizei 20 testes só no turno da tarde e em mais da metade, umas 12 pessoas testaram positivo. A gente observa que a maior parte já tomou até mesmo a terceira dose, mas continuam positivando com sintomas leves. Já tivemos também casos de pessoas que nunca haviam se vacinado e que também testaram positivo para covid-19. Felizmente a gente não ver casos graves, e atribuimos isso a vacinação“, disse a enfermeira Aline Almeida.

A moradora Maria da Conceição buscou a unidade depois de 4 dias com sintomas. Ela tomou duas doses da vacina, e acredita que por isso a situação não se agravou tanto, mas sente incômodos, e por isso, foi buscar ajuda. “Eu senti uma gripe forte, a garganta apertada, moleza no corpo, gastura, tem uns 4 dias já. Mas eu vim hoje porque estou ficando cansada. Eu já tomei duas doses, acho que por isso, não estou pior. Mas estou esperando só melhorar um pouquinho para tomar a 3ª dose da vacina”.

Mais

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde contra covid-19. Lembrando que a 4ª dose é disponibilizada para pessoas acima de 40 anos e que tenham tomada a 3ª dose.

“Em virtude do aumento dos casos, o município já conta com a 4ª dose da vacina. Informamos também que todas as UBSs estão realizando os testes em virtude do aumento dos casos. Então, se você tem algum sintoma, busque pelas UBSs”, frisa Aline Almeida.(Ascom/PMC)

Domingo tem passeio ciclístico pela paz, pela vida e pelo planeta  

O evento, organizado pelo professor Francinaldo, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade da paz, pela vida e pelo planeta. 

A concentração para o passeio ciclístico está marcada para as 08h, de domingo (17), no pátio do Colégio Militar 02 de Julho (Deborah Pereira) na Avenida Volta Redonda, de onde os participantes sairão para percorrer varias ruas até o Parque Ambiental no bairro Pirajá, ao lado do Corpo de Bombeiros. 

Câmara conclui votação e PEC do piso salarial para enfermagem vai à promulgação


A Câmara dos Deputados concluiu na última quarta-feira (13) a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) que cria um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros. A proposta segue para promulgação.

O objetivo da PEC é dar segurança jurídica a um projeto de lei que prevê o piso salarial a esses profissionais. 

O projeto cria um piso de R$ 4.750 para os enfermeiros. Técnicos em enfermagem receberiam 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%. De acordo com a proposta, o valor será corrigido anualmente com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Em suas redes sociais, o deputado Paulo Marinho Júnior (PL-MA), parabenizou e comemorou a aprovação em segundo turno desta PEC, de fundamental importância para a enfermagem, profissionais que atuam na linha de frente da saúde.

"Sou cristão" - Em Vitoria do Mearim, Bolsonaro vai a outro evento religioso 


Dando continuidade à visita ao Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de evento religioso em Vitória do Mearim, nesta quinta-feira (14). Ele foi ao município a convite para participar do 38º Congresso de Estadual das Missionárias e Dirigentes de Círculo de Oração da Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Maranhão (CEADEMA).

Sua chegada ao Maranhão foi bastante comentada. Ontem, ele esteve em Imperatriz, onde participou de evento da Igreja Assembleia de Deus e foi recebido com uma ‘motociata’. Em seu discurso, disse que “não sou evangélico”, sou cristão’, que tem “a vontade de defender o país e o brasileiro” e reforçou seu slogan que o importante é “O Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” e finalizou com mensagem de otimismo para que “não desistam do Brasil, nunca, pois eu não vou desistir”.

Na cidade tocantina, foram várias manifestações de apoiadores e atos da pré-campanha eleitoral. Aos gritos de ‘mito’, Bolsonaro, cercado de policiais, conversou e saudou os apoiadores. Lideranças políticas do Maranhão integraram a comitiva presidencial na região tocantina.

Ao término da agenda, ele seguiu para o 56º Batalhão de Infantaria de Selva, em Imperatriz, onde pernoitou. Antes de se recolher, fez questão de gravar um vídeo para mostrar a simplicidade do quarto onde passaria a noite.

São João do Sóter: SEMED inicia programação da I Exposição de Atividades do Recital Sotense de Poesia na Praça - RESPOP 

Desde a última terça-feira (12), as escolas da sede e zona rural de São João do Sóter realizam a culminância do projeto Recital Sotense de Poesia na Praça – RESPOP 2022. Neste ano, o RESPOP trouxe o tema Arca de Noé Vinicius de Moraes, onde os professores dos anos iniciais incentivaram a produção de poesias pelos alunos, que foram organizadas e estão sendo expostas no hall de entrada da Prefeitura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) 

A Exposição que começou na terça-feira (12), segue até a próxima sexta-feira dia 15 de julho.(Ascom/SEMED/SJS)

Policia Civil apreende armas de fogo e munições em Caxias

Um dos presos alvo da operação também foi autuado por receptação de telefones celulares 

A Polícia Civil do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (13) a prisão em flagrante de dois indivíduos por posse de armas de fogo sem os devidos registros.

Um dos presos também foi autuado por receptação de telefones celulares, visto que vários aparelhos com registros de roubos, ocorrido nas lojas Americanas da cidade de Presidente Dutra, foram encontrados no imóvel alvo da operação.

No local, a polícia também encontrou documentos de uma vítima com registro de roubo na cidade de Timon, e foi apreendido um RG com foto de um dos conduzidos com nome e dados de outra pessoa.

Ao todo, quatro armas de fogo foram apreendidas; uma pistola calibre 40, dois revólveres calibre 38 (um com numeração suprimida) e um revólver calibre 32, além de farta munição dos calibres 40, 38, 32 e 22.

Os dois envolvidos foram apresentados no plantão policial de Caxias. As investigações e ação policial foram desencadeadas pela Delegacia de Homicídios de Timon, que mantém sigilo das informações, uma vez que o processo tramita em segredo de justiça. (Jornal Pequeno)