terça-feira, 1 de julho de 2014

Famílias da zona rural de Caxias são beneficiadas com melhorias no abastecimento de água 

Os povoados Trabalhosa, Santa Rita e Macaúba receberam investimentos na melhoria do abastecimento de água potável. No total são 102 famílias beneficiadas com extensão de rede de cerca de 4 mil metros, ligação domiciliar, revitalização do poço tubular com clorador e implantação de reservatório de 20 mil litros.

Agora mais de 500 pessoas recebem água potável regularmente em suas residências. No total, são 1.060 famílias do 1°, 2° e 3° distrito beneficiadas. A meta é universalizar o fornecimento de água para todo o município, como orienta a Lei 11.445 de 2007 e determina o prefeito Leonardo Coutinho.

“Muitos caxienses, por muitos anos, tem sofrido com o serviço de abastecimento de água no município. Nos últimos nove anos houve uma preocupação com essa qualidade da água oferecida para a população. E com certeza estamos melhorando. A nossa meta é até o final do governo podermos ofertar água boa para os moradores da cidade e da zona rural”, declarou o prefeito de Caxias.


O presidente da Associação de Moradores do Povoado Santa Rita, Edson Eldo Medeiros, esteve reunido com o diretor geral do SAAE Caxias, Carlos Alberto Martins. Na oportunidade, Edson agradeceu o empenho do órgão e a agilidade com que a obra foi realizada. Segundo ele, as famílias sofriam para terem água em suas residências e na maioria das vezes não era água de qualidade. "Nossas famílias pegavam água de cacimbas, sujeita a todo tipo de sujeira. Nossos filhos viviam doentes e hoje a realidade já é outra, temos água potável em nossas portas, estamos todos felizes", ressaltou ele. 

O diretor do SAAE Caxias enfatizou ter recebido determinação do prefeito para que antes do término de seu mandato o município tenha na zona rural 100% de cobertura de abastecimento de água. “Na zona urbana contamos com 95%. É uma determinação do prefeito e uma obrigação nossa, levar água de qualidade a todos os caxienses, seja da zona urbana como rural", afirmou Carlos Martins.

INVESTIMENTOS DA PREFEITURA - A Prefeitura implantou, com recursos próprios, nos povoados Cabeceira dos Cavalos, Cajazeiras e Porto do Paiol, cerca de 6 mil metros de extensão de rede de distribuição de água. No total, em parceria com a autarquia SAAE, foram implantados quase 28 mil metros de tubos e investidos mais de 1 milhão de reais na qualidade do abastecimento de água para a zona rural. Os povoados  Batalha, Poraquê, Estiva e Vila Esperança receberam 21 mil metros de tubos em extensão de rede de distribuição de água. Um salto na qualidade de vida de milhares de cidadãos da zona rural.


PARCERIA - A parceria entre CODEVASF, Prefeitura Municipal e SAAE, está levando para a zona rural mais 7 sistemas completos de abastecimento de água. Mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas. Vão ser implantados, até o final da execução dos projetos, 28 mil metros de rede de distribuição de água. No povoado Cupins (63 famílias), já está quase tudo pronto. O poço tubular já foi perfurado, a rede de distribuição com mais de 5 mil metros já foi implantada, restando apenas a ligação elétrica que é feita pela CEMAR, para colocar o sistema em operação. No povoado São Bartolomeu (78 famílias) o poço já foi perfurado e a rede de distribuição com 6 mil e 800 metros está em fase de implantação.  O total dos investimentos do convênio CODEVASF, SAAE e Prefeitura fica em torno de 2 milhões de reais. Recursos fiscalizados pela Caixa Econômica Federal e a qualidade das obras pelos técnicos do SAAE e CODEVASF.

com informações da ASCOM 
Seu Lunga critica Copa do Mundo: Não leva ninguém pra frente 
Em entrevista o octogenário disse não gostar de futebol 
O comerciante não poupou criticas a Copa do Mundo 
Conhecido como “o homem mais ignorante do Brasil", Seu Lunga não poupou críticas a Copa do Mundo. Em entrevista ao repórter Rodrigo Bertolotto, do UOL, o octogenário disse não gostar de nenhum esporte, principalmente de futebol. “Não gosto de jogar nada: só jogo pedra. Futebol só coloca o sujeito para trás. Serve para tirar dinheiro dos bobos e dar para os espertos. Essa Copa é a maior prova que jogo não leva ninguém pra frente" finalizou.
O ancião contou que quando era novo foi assistir a uma partida de futebol que terminou em pancadaria. Desde então, não quis mais saber de nenhum tipo de esporte. "Só deu pancadaria. O campo estava em obras e acabou em uma chuva de concreto e tijolo. Nunca esqueci aquela cachorrada", contou.
Seu Lunga é uma figura repetida e carimbada nas piadas dos comentaristas brasileiros. Morador de Juazeiro do Norte, no Ceará, o ancião ficou conhecido nacionalmente no ano de 1983 quando Abraão Batista lançou a obra "As Histórias de Seu Lunga – o Homem mais Zangado do Mundo". Após a obra, as histórias de Seu Lunga saíram das ruas da pacata Juazeiro, para cordéis, as TVs e Internet.
do Globoesporte.com 
De olho na Prefeitura de São João do Sóter, vereador Gerardo Nogueira apóia Flávio Dino para governador 
Gerardo Nogueira é o principal cabo eleitoral de
Flávio Dino em São João do Sóter 
Noticia vinda de São João do Sóter da conta que o vereador Gerardo Nogueira [PTB] endossa apoio à candidatura de Flávio Dino (PCdoB) para governador do estado. A declaração do suposto apoio pegou todos de surpresa, já que o parlamentar é na Câmara Municipal sotense um dos principais aliados da prefeita Luiza Rocha, que apóia a candidatura do senador Edinho Lobão, principal adversário de Dino na corrida sucessória para governar o Maranhão. 

Lideranças politicas do vizinho município não estão acreditando no posicionamento politico tomado pelo vereador Gerardo Nogueira. Porém em São João do Sóter comenta-se ainda que o edil já vem se articulando para ser o sucessor da atual mandatária sotense, concorrendo ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2016,  

É publico e notório que o casal Clodomir/Luiza Rocha há tempo vem articulando a vice-prefeita Josa para ser a sucessora de Luiza Rocha a frente da administração municipal a partir de janeiro de 2017. Portanto é de se estranhar a movimentação que está sendo feita pelo vereador Gerardo Nogueira, visando disputar o cargo de prefeito, ressaltando, com grandes chances de se eleger, caso o candidato Flavio Dino, vença as eleições para governador em outubro próximo. 

Na opinião de analistas políticos de São João do Sóter, Gerardo Nogueira poderá compor com os opositores da família Rocha e formar uma Frente Ampla para vencer as eleições municipais em 2016. Por esta razão, Nogueira esbanja otimismo e confiança na vitoria de Flavio Dino, de quem terá o apoio integral na luta para se tornar o futuro prefeito sotense daqui a dois anos. .  


O preço do vice de Edinho Lobão 

arnaldomeloedinho1Edinho Lobão deu uma imensa demonstração de incompetência política na escolha do candidato a vice-governador da sua chapa.
Apesar de ter o apoio de uma dúzia de legendas, Edinho não conseguiu achar entre os aliados ninguém que se dispusesse a ir para o sacrifício. Tentou desesperadamente o apoio do PT para a tarefa, mas a Executiva Nacional do partido foi firme na decisão de veto a Edinho: não quis correr o risco de contaminar a campanha de Dilma Rousseff com as estripulias de Edinho Lobão, cuja vida atribulada é conhecida nacionalmente.
O jeito foi apelar para uma chapa “pura” (??) do PMDB, numa demonstração de total desprezo com as demais legendas que apoiam o candidato da oligarquia Sarney.
O mais grave ainda está por aparecer: segundo se comenta, a demora na confirmação de Arnaldo Melo estaria vinculada a argumentos relacionados a uma compra de um hospital na cidade de Colinas.
Edinho e seus atrapalhados “estrategistas” só esquecem de que a Justiça e o Ministério Público estão dando sucessivas demonstrações de que não aceitarão o “vale-tudo” a que o grupo Sarney se acostumou.
É esperar para ver. Será que vamos ter mais um escândalo, na já atabalhoada campanha de Edinho Lobão ?
E Arnaldo, após anos de carreira política, com uma reeleição de deputado praticamente garantida, vai querer sair pelas portas dos fundos e em más companhias ?
blog do John Cutrim 
Festejo junino é encerrado em Aldeias Altas 
Prefeito Tinoco participou ativamente do festejo junino de Aldeias Altas





O São João aldeias-altense foi encerrado no domingo (29) depois de 06 dias de festa. As noites juninas na sede do municipio foram de muita animação e todas as atrações que se apresentaram no arraial foram apoiadas pela Prefeitura Municipal de Aldeias Altas.

O São João promovido pela Secretaria Municipal de Cultura foi recheado de atrações culturais em toda sua  programação. Mais de 20 brincadeiras, entre danças portuguesas, country, cigana, quadrilhas e grupos de bumba-meu-boi abrilhantaram o festejo junino deste ano.

O prefeito Tinoco, acompanhado da primeira-dama Socorro Tinoco e do vice-prefeito, Genio Ximenes visitou o arraial na Vila Costa Pinto na despedida do São João e falou da importância da preservação da cultura local. “Aldeias Altas tem uma variedade de manifestações folclóricas e com muito esforço pudemos proporcionar que os próprios aldeias-altenses conhecessem as grupos organizados no município”, disse.

De acordo com o secretário de Cultura José Armando, “o saldo dos festejos foi positivo e atendeu às expectativas das possiblidades que a Prefeitura neste ano pôde incrementar nas programações juninas”, concluiu.

Câmara Municipal de Caxias encerra atividades do primeiro semestre 
A presidente Ana Lucia presidiu a sessão legislativa
que encerrou o primeiro semestre no parlamento. 
Finalmente deu quorum e na noite desta segunda-feira (30), os vereadores de Caxias conseguiram se reunir no plenário da Câmara Municipal para realizarem a sessão que marcou o encerramento do primeiro semestre de atividades no parlamento municipal. 
Na galeria da Casa uma bandeira do movimento regueiro foi afixada na parede do prédio, pessoas adeptas ao reggae aguardavam pela aprovação do Projeto de Lei de autoria do vereador Fábio Gentil quê cria no município o Dia Municipal do Regueiro. O PL foi aprovado pelos vereadores e a data escolhida foi o 19 de setembro. Na sua justificativa o vereador FG enfatizou que homenageia Edson Matos [in memoriam], o primeiro proprietário de uma radiola de reggae na cidade de Caxias.  
Um público pequeno esteve presente a ultima Sessão Legislativa que marcou a despedida dos vereadores do plenário Edson Vidigal neste primeiro semestre. Os edis Catulé, Ronaldo Chaves, Mario Assunção e Taniery Cantalice não compareceram ao trabalho de finalização das atividades parlamentares.
A saúde e os festejos juninos no município foram colocados na pauta de discussão entre os vereadores da situação e oposição.
Pelo lado da oposição, o vereador Fábio Gentil foi o primeiro a subir na tribuna e disparou contra a Secretaria de Cultura que, segundo o edil oposicionista, promoveu um pífio arraial aos amantes da cultura e de festas juninas em Caxias. O assunto sobre a Saúde publica do município foi o tema escolhido pele vereadora Benvinda, vale ressaltar que a parlamentar não muda o discurso, sempre as mesmas palavras criticando o governo municipal e safando o estadual da responsabilidade, refrescando a memória que há um ano e meio constrói o hospital regional as margens da BR - 316 e o mesmo não tem data para ser entregue à população que sofre com o descaso do Estado para com os caxienses. 
Pela Situação, o vereador Jerônimo usou a tribuna e saiu em defesa do governo municipal diante das acusações dos parlamentares oposicionistas. O edil reconheceu que de fato o arraial promovido pela Secretaria de Cultura não trouxe  bandas de nome que chamasse à atenção do publico, mas o mais importante foi a valorização das quadrilhas, artistas da terra e outras atrações, por parte da Prefeitura, que se apresentaram na praça do Panteon, acrescentou ainda dizendo que antes da oposição criticar a atual administração é preciso resgatar a história e o passado de Caxias, relembrou o projeto das águas vão rolar e do dinheiro destinado pelo Ministério da Saúde para a construção do hospital do câncer no município. 
O discurso do vereador Jerônimo foi aparteado pela vereadora Thais Coutinho, que disse não ter visto nada de vergonhoso no arraial promovido pela Prefeitura na praça do Panteon, a parlamentar enfatizou que vergonha foi a governadora Roseana Sarney enviar hum milhão de reais para a realização de um arraial privado em Caxias e não enviou um único centavo para a Secretaria Municipal de Cultura realizar os festejos juninos do município. 
No final dos trabalhos a presidente Ana Lucia fez suas considerações finais e agradeceu a presença do publico que durante este primeiro semestre prestigiou as sessões legislativas realizadas na augusta Casa do Povo. Os parlamentares terão todo o mês de julho do recesso parlamentar, irão aproveitar para visitar suas bases eleitorais  e retornarão em agosto com as baterias recarregadas.