terça-feira, 20 de outubro de 2015

Viatura da Policia Civil pega na Cohab 

                                                                    foto Portal NOCA
Na manhã desta terça-feira (24), um veículo da Polícia Civil pegou fogo. Segundo o delegado Jair Paiva, o acidente aconteceu por volta das 11h30 e ninguém ficou ferido. Ele informou que a viatura era do plantão e que o ocorrido deve ter sido provocado por uma pane no motor. 

"O importante é que nossos servidores saíram ilesos e também não atingiu terceiros, graças a Deus", finalizou Jair Paiva.
                                                                                                                        foto Portal NOCA
 
Prefeitos se reúnem em Caxias para discutir I Marcha Municipalista do Maranhão 


Foi realizada nesta terça-feira (20), no Gabinete da Prefeitura de Caxias, uma reunião para elaborar estratégias para a I Marcha Municipalista do Maranhão, que tem como tema “Crise e Conscientização – Prefeitos Em Busca de Soluções”.

“Discutimos sobre a importância de mobilizar todos os municípios para a I Marcha Municipalista do Maranhão, que acontece nos dias 29 e 30, em São Luís. O objetivo é gerar um debate sobre as dificuldades financeiras que as cidades estão passando devido à queda constante de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo Governo Federal”, destacou o prefeito Leo Coutinho.


A Prefeitura de Caxias e a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), juntamente com os prefeitos das cidades da região dos cocais, destacaram quesitos importantes, como segurança pública, economia, saúde e educação, com o intuito de expor as dificuldades que os municípios vem sofrendo no período da crise.

Sobre a marcha

O presidente da Famem, Gil Cutrim, garantiu que todas as reivindicações serão levadas ao governador Flávio Dino. "Estamos juntamente com os prefeitos dialogando e discutimos os problemas da região e vamos expor para o governador Flávio Dino, que irá nos receber. Nosso objetivo é desenvolver toda a região do Maranhão”.



A I Marcha Municipalista do Maranhão, que acontece nos dias 29 e 30 deste mês, no Rio Poty Hotel, em São Luís, terá oficinas temáticas, que abordarão temas de interesse da municipalidade, e de reuniões políticas com as bancadas de deputados estaduais e federais; e com o governador Flávio Dino e seu secretariado.

As inscrições podem ser feitas no site www.famem.org.br.

as informações são da ASCOM 


Reforma do teto de escola na zona rural é solicitada pela vereadora Ana Lucia Ximenes 


Na sessão desta segunda-feira (19) na Câmara Municipal, a vereadora Ana Lucia Ximenes apresentou requerimento  solicitando ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, a reforma do teto geral da Unidade Integrada Municipal São Gonçalo, localizada no povoado Fortaleza (2º Distrito). 

"Não podemos deixar os alunos e professores correrem esse risco de vida. Os caibros e ripas do teto da escola estão velhos e ameaçam desabar a qualquer momento, portanto a reforma do telhado tem que ser executada em caráter de urgência", justifica no pedido a vereadora Ana Lucia. 

O requerimento será colocado no plenário para votação na próxima sessão que será realizada nesta quarta-feira (21).
Grupo de esposas (GEDEMA) realizará Bazar Eletro Solidário na Assembleia Legislativa 

Agencia Assembleia

O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) realizará nesta terça-feira (27), a partir das 9h, no hall de entrada da Assembleia Legislativa, o Bazar Eletro Solidário.

Os 91 produtos que estarão disponíveis para a venda - sanduicheiras, liquidificadores, ferros de passar, batedeiras, chapinhas de cabelo, cafeteiras e grills – foram doados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Indústria do Maranhão (INMEQ).

A doação foi feita no mês de setembro pelo presidente da instituição, Geraldo Carvalho Júnior. Segundo ele, os produtos não possuem o selo de identificação da conformidade exigido, mas estão aprovados para uso pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

De acordo com o Gedema, o dinheiro arrecadado no bazar será revertido em donativos para a Fundação Antônio Brunno, localizada no Planalto Anil II, em São Luís, que atende pacientes com câncer e seus acompanhantes vindos do interior do estado.
Policia Federal prende por corrupção prefeito, políticos e empresários de Anajatuba 


A Polícia Federal realiza desde a manhã desta terça-feira (20) uma operação denominada Atalaia, contra uma organização criminosa (ORCRIM), especializada em desviar verbas de prefeituras do Maranhão.

Mandados judiciais são cumpridos contra o empresário Fabiano Bezerra, sua namorada Natasha, o prefeito afastado de Anajatuba, Hélder Lopes Aragão (foto), ex-secretários municipais e empresários acusados de comandarem empresas de fachadas que teriam desviado mais de R$ 13 milhões.

Dos mandados, são oito de prisão preventiva, conduções coercitivas e busca e apreensão. Até o momento, mandados de prisões preventiva foram cumpridos, em Anajatuba e São Luís.

O serviço de inteligência da PF realizava investigação paralela ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público. Eles obtiveram provas suficientes de como era arquitetado para saquear os cofres públicos.

as informações são do Blog do Neto Ferreira 

Leitor denuncia buraco próximo ao Mercado Central 


O leitor do Blog do Irmão Inaldo que não quis divulgar o nome, denuncia um buraco na Avenida Djalma Machado, próximo ao Mercado Central. Ele disse que as pessoas devem ficar alertas sobre o perigo que o buraco causa. Para evitar acidentes, foi colocado um pedaço de  madeira por onde transitam motocicletas, bicicletas e pedestres, pois conforme o leitor, na via passam muitas motos e transeuntes próximo ao local. 

A Secretaria de Obras e Infraestrutura deverá tomar providencias a respeito da denuncia.   
Fechamento do Hospital Geral foi tema da pauta da sessão na Câmara Municipal  


Na sessão ordinária desta segunda-feira (19) no plenário da Câmara Municipal, o fechamento do Hospital Geral, após a inauguração do Hospital Macroregional, foi o tema principal da pauta. De acordo com especulações a Unidade Hospitalar encerrará  suas atividades temporariamente para reformas. A polêmica fomentou a discussão dos vereadores. 

O vereador Durval Junior usando a palavra no pequeno expediente solicitou aos órgãos competentes que não feche as portas do Hospital Geral por conta da inauguração do Hospital Macroregional, prevista para o final deste mês. O parlamentar disse não haver necessidade para a desativação da principal unidade hospitalar do municipio de Caxias. 

O oposicionista Fabio Gentil falou que o fechamento do Hospital Geral será uma grande prova da falta de sensibilidade do prefeito Léo Coutinho com a população caxiense e vai gerar graves consequências para o sistema da saúde municipal.  

Catulé disse que escuta falar nas esquinas e ruas que vão fechar o HG, mas disse nunca acreditar nessa historia do fechamento do hospital e seria inadmissível a Casa aceitar de braços cruzados o Executivo fechar as portas da principal unidade hospitalar do municipio. 

O vereador Antonio Luis classificou o tema que estava sendo discutido como uma grande falta de entendimento por parte dos próprios parlamentares da base aliada. O edil disse que o hospital não vai fechar totalmente e que as cirurgias eletivas irão continuar sendo realizadas normalmente após a reforma que está prevista para acontecer. 

A vereadora Thais Coutinho rebateu os boatos sobre o fechamento do HG dizendo que ficou tudo esclarecido durante uma reunião, que contou com a participação do ex-prefeito Humberto Coutinho, que o hospital não vai fechar, haverá sim uma reforma para melhorar a estrutura do prédio e com isso melhor servir a população caxiense.  

Mario Assunção foi o único vereador a subir na tribuna nesta segunda-feira. O líder do governo focou o tema que estava sendo discutido, enfatizou já haver uma parceria com o Governo do Estado na questão de recursos para a reforma do HG e também irão existir convênios com o Governo Federal para as obras de restauração do Hospital Geral. 

Mais 
A campanha do Outubro Rosa deste ano em Caxias foi elogiada na sessão desta segunda-feira pelas vereadoras Fátima da Baixinha e Ana Lucia Ximenes. O Mutirão Rosa realizado na Praça do Panteon foi o principal alvo dos elogios.

A presidente Ana Lucia disse bastante emocionada que a campanha do Outubro Rosa, idealizada por ela (Ana Lucia) no municipio em 2009 quando esteve a frente da Secretaria da Mulher, é uma forma de incentivar a população a se preocupar com a saúde. A chefe do Legislativo ilustrou seu depoimento falando de dois casos que aconteceu na sua família relacionados ao câncer de mama, ainda acrescentou louvar a atitude, da secretaria da Mulher, Liana Lobato, em transferir todo o recurso arrecadado com a campanha do Outubro Rosa para a ANLUC. "A campanha do Outubro Rosa vai acelerar e melhorar esta ONG", concluiu a vereadora Ana Lucia.