quarta-feira, 26 de abril de 2017

Sistema SAF realiza curso de capacitação sobre o CAR para técnicos da Regional da Agerp de São Luis 


A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) deu início, nesta terça-feira (25), no seu auditório, a um curso de capacitação para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A capacitação é voltada para técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp da Regional de São Luís.
O CAR funciona como uma “identidade ambiental” do imóvel rural, com informações sobre a vegetação nativa conservada dentro do imóvel , as áreas usadas para a produção e aquelas que precisam ser recuperadas .
De acordo com o assessor técnico do CAR na SAF, David Gonçalves, essa capacitação vai fazer com que o técnico possa compreender toda ferramenta disponibilizada para realização do Cadastro Ambiental Rural. “O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais e com técnicos capacitados, o acesso do agricultor familiar ao Cadastro fica mais fácil, por isso a SAF realiza essa capacitação visando alcançar mais agricultores familiares”, explicou.
Para o secretário Adelmo Soares, o Governo do Maranhão segue no caminho certo. “Com a capacitação formaremos mais profissionais com condições de instruir nosso agricultor familiar e a não realização do CAR implica em prejuízos para o agricultor, por isso estamos promovendo a capacitação a todas as regionais da Agerp”, frisou.
O presidente da Agerp, Júlio Mendonça, observou que nada mais oportuno que promover a capacitação desses profissionais para estarem aptos a realizarem o cadastro e atender aos agricultores familiares. “O Governo do Maranhão tem o compromisso de efetivar o CAR dentro do prazo legal, daí a importância dessa capacitação”, disse.
Quem faz o Cadastro ajuda no planejamento do imóvel rural, comprova a regularidade ambiental do seu imóvel, tem acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), tem possibilidade de venda de cotas de Reserva Ambiental, possui maior competitividade no mercado de venda do imóvel e ainda tem acesso ao crédito e seguro agrícola.
Para fazer o CAR é necessário que o agricultor tenha o CPF do proprietário ou possuidor do imóvel, nome da propriedade e tamanho em hectares, número da matrícula, data do documento e o município de cartório e ainda a licença ambiental ou ponto de coordenada geográfica do imóvel rural.
A abertura da capacitação contou com a presença do secretário Adelmo Soares, a secretária adjunta da SAF, Luciene Dias e o presidente da Agerp, Júlio Mendonça. O curso segue até a próxima quinta-feira (27) e fecha com uma aula em campo colocando em prática o que foi aprendido em sala.

Fonte: SAF
Texto: Thaise Lima
Disputa interna na Câmara de Caxias...

                                                                                                   (foto João Lopes)
Disputa interna - Como previsto na coluna, integrantes da confraria legislativa mais assumidamente governista começam a disputar internamente os canais de melhor acesso ao Palácio da Cidade... A briga intestina para ver quem irá tomar o lugar de Magno Magalhães na liderança do governo na Casa seria a ponta mais visível desse embate que, por enquanto, é silencioso!!!

(Coluna Caxias em Off)
Família do jornalista Evilásio de Sousa está em festa  

Evilásio de Sousa com a esposa Roseane, Adriana Medeiros e Aylane Patrice
A família do jornalista Evilásio de Sousa está em festa. Acaba de se formar em Serviço Social pela Universidade Anhanguera, a irmã mais nova da esposa do jornalista, Adriana Medeiros, que é casada com o funcionário publico Josenildo. 

O Blog de já parabeniza a formanda Adriana Medeiros pela conquista de um diploma de curso superior ao mesmo tempo em que deseja muito sucesso nessa brilhante carreira que seguirás a partir de agora. 


Maioba morre aos 66 anos de idade 


Faleceu na manhã desta quarta-feira (26), aos 66 anos de idade, o servidor publico federal Raimundo Nonato dos Santos (foto), mais conhecido como Maioba. Segundo informações de testemunhas, Maioba passou mal, quando conduzia seu veiculo modelo Gol pela Praça Vespasiano Ramos, em frente ao ponto do Moto Taxi Brasil. Foi socorrido por populares e levado até a UPA, mas não resistiu a uma cardíaca e veio a óbito. 

O corpo do servidor publico, que era lotado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Timon. 

Maioba era morador do Conjunto Cohab e trabalhava também como voluntário na Pastoral Carcéraria da Diocese de Caxias, Em nota, a direção da Pastoral lamentou o seu falecimento. 

Nota da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias 

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias está de luto. Foi chamado para junto do Pai celestial um de seus grandes incentivadores. Nosso irmão Maioba que era uma das referências da Pastoral Carceraria em nossa diocese. Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia, console o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.  
Diretora desmente desmente matéria sobre suposto barraco na URE 

Direito de Resposta 
Equipe pedagógica da URE coordenada pela diretora Marciane Bezerra (no
centro)    
A funcionária publica estadual Marciane Bezerra, que exerce o cargo de diretora pedagógica da URE (Unidade Regional de Educação de Caxias), reagiu a matéria Barraco dentro da Unidade Regional de Caxias postada neste veiculo de informação eletrônica nesta terça-feira (25). 

De acordo com a diretora Marciane as acusações imputadas a sua pessoa na matéria são infundadas, teve o cunho sensacionalista e a intenção de denegrir sua imagem e também a do seu esposo, o atual vereador Tevi. 

Infelizmente temos que nos deparar com notícias como essa, que além de não ouvir o outro lado ainda não corresponde com a verdade”, disse ela se referindo ao trecho onde relata que a diretora não trabalha em harmonia com sua equipe de trabalho. Na oportunidade, os colegas (foto acima) de trabalho Graça Reis, Marinete. Maria Nunes, Ribamar Martins, Cláudia Guimarães, Ana Debora, Ivana Barros e Marta Sousa, desmentiram o teor da matéria publicada neste espaço eletrônico contra a diretora Marciane Bezerra. 

Marciame Bezerra também rebateu a acusação feita na matéria de que se prevalece da posição do seu esposo, o vereador Tevi, para maltratar diretores e professores que a procuram na Unidade Regional de Educação. 

“Isso nunca aconteceu aqui dentro da URE. Irmão Inaldo,só para você ter uma ideia, aqui dentro da Unidade nunca falei de politica e nem pedi voto para o meu marido na eleição passada. Portanto quem lhe repassou essa informação mentirosa, teve somente a intenção de denegrir a minha imagem no meu local de trabalho", desabafou a diretora Marciane.   

Sobre o desentendimento ocorrido no horário do expediente com a funcionária contratada da URE, a diretora pedagógica confirmou que de fato aconteceu um pequeno atrito entre as duas, mas não como foi divulgado. "Houve uma discussão normal de trabalho, como acontece em qualquer local onde existe uma equipe de pessoas trabalhando. Mas não foi preciso e nem teve intervenção de ninguém para apartar briga, pois não chegamos a esse ponto", esclareceu, acrescentando ainda que a professora Lacy Assunção não se encontrava no local, portanto nada presenciou, estando na sala somente ela (Marciane), a funcionária envolvida na discussão e outra que adentrou na sala no momento     

Em tempo
O Blog lamenta a divulgação da matéria publica, reconhecemos que faltamos com a verdade e termos ao mesmo tempo esquecido o princípio básico de apurar a notícia antes de publicá-la.
Caso Sefaz: Justiça decide pelo prosseguimento do processo 


Em decisão datada da última segunda-feira, 24, a 8ª Vara Criminal de São Luís decidiu pelo prosseguimento da Ação Penal n° 19880-63.2016.8.10.0001, que trata do esquema fraudulento de concessão de isenções fiscais pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) a empresas e que causou um prejuízo de mais de R$ 410 milhões aos cofres públicos. A Denúncia foi oferecida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), em 21 de outubro de 2016, contra 10 ex-gestores, servidores públicos e demais envolvidos por práticas criminosas.

Na decisão, a juíza Oriana Gomes rejeitou argumentos como cerceamento de defesa e inépcia da denúncia, levantados pelos acusados. A magistrada determina a continuidade do processo com a realização de uma perícia no sistema de informática da Secretaria de Estado da Fazenda. A perícia havia sido solicitada pelo promotor de justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos na Denúncia e foi reforçado pelos acusados. Além disso, no curso do processo serão ouvidas testemunhas apontadas pelo Ministério Público e pelos denunciados.

DENÚNCIA

Foram denunciados o ex-secretário de Estado da Fazenda, Cláudio José Trinchão Santos; o ex-secretário de Estado da Fazenda e ex-secretário-adjunto da Administração Tributária, Akio Valente Wakiyama; o ex-diretor da Célula de Gestão da Ação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, Raimundo José Rodrigues do Nascimento; o analista de sistemas Edimilson Santos Ahid Neto; o advogado Jorge Arturo Mendoza Reque Júnior; Euda Maria Lacerda; a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney Murad; os ex-procuradores gerais do Estado, Marcos Alessandro Coutinho Passos Lobo e Helena Maria Cavalcanti Haickel; e o ex-procurador adjunto do Estado do Maranhão, Ricardo Gama Pestana.

O Ministério Público afirma que houve, ainda, outras irregularidades como a implantação de um filtro no sistema da Sefaz para garantir as operações ilegais; a reativação de parcelamento de débitos de empresas que não pagavam as parcelas devidas; a exclusão indevida de autos de infração no banco de dados e a contratação irregular de uma empresa especializada em tecnologia da informação com a finalidade de garantir a continuidade dos delitos.

Além da denúncia na esfera penal, o Ministério Público do Maranhão também acionou as mesmas 10 pessoas por improbidade administrativa, em ação proposta em 31 de outubro de 2016.