domingo, 31 de agosto de 2014

Delegados do Maranhão paralisam atividades por 48h em forma de protesto 

                                                                                                             (foto arquivo)
Os delegados de Polícia Civil do Maranhão irão paralisar suas atividades por 48 horas a partir do próximo dia 3 de outubro. A ação foi determinada em assembleia geral, realizada na ultima sexta-feira (29), após várias tentativas para resolução de questões que afligem a categoria. 

A paralisação, denominada por eles como uma ação de advertência, foi motivada pela recusa reiterada do Executivo em cumprir decisões judiciais, bem como devido a falta de condições mínimas de trabalho (material e humana), agravada pela indevida custódia de 1.800 presos de justiça em repartição policial, que impede a realização de investigações e capturas de criminosos, além do sucateamento da Polícia Civil do Maranhão.

Durante o período de paralisação será garantida a apreciação e lavratura de flagrantes de Delitos de pessoas que vierem a ser trazidos à presença do Delegado de Polícia plantonista, conforme legislação correlata, com especial atenção aos idosos, crianças e adolescentes, como também crimes praticados contra a dignidade sexual, crimes que envolvam violência doméstica amparada pela Lei Maria da Penha e crimes hediondos e correlatos (tráfico, terrorismo e tortura).

Segundo a categoria, será mantida a deliberação coletiva de que nenhum Delegado de Polícia responderá mais cumulativamente pelo expediente de Delegacia, além daquela para qual tem portaria de lotação, em razão do não envio de medida legislativa para criação de indenização por acumulo devida e prometida, além do não pagamento de diárias desde o mês de abril do corrente ano.

A Associação dos Delegados reitera também ao Secretário de Segurança Pública a solicitação de reunião conjunta com o Presidente da ADEPOL MA e a Excelentíssima Governadora do Estado, juntamente os Secretários de Estado das pastas de Planejamento e Orçamento (SEPLAN) e Gestão e Previdência (SEGEP).

Em relação a paralisação, a categoria justifica que que estão “lutando para melhorar as condições de trabalho e para garantir a prestação efetiva e eficiente das atividades de Polícia Judiciária e de investigação criminal, ao tempo em que contamos com a compreensão da sociedade maranhense”.

* as informações são da Adepol/MA
Amigos negros defendem jovem que ofendeu goleiro do Santos: "Ela não é racista" 
do G1
Amigos negros de Patricia Moreira defendem jovem e não creem em racismo 
Quem conhece Patrícia Moreira, investigada por praticar ato de injúria racial envolvendo o goleiro Aranha na partida entre Grêmio e Santos, na última quinta-feira, garante que ela não tem qualquer sinal que a aponte como uma pessoa "racista". É o que garantem amigos negros da menina de 23 anos e que residem próximos a ela, na zona norte de Porto Alegre. O G1 visitou a região na tarde de sábado (30) e ouviu os vizinhos. A jovem não foi encontrada para se manifestar.

Lucas da Silva, de 20 anos, faz parte dos amigos que defendem Patrícia. Acha que ela se deixou levar pela "emoção do momento", afinal o time gaúcho perdia em casa por 2 a 0 na estreia pela Copa do Brasil, nas oitavas de final do torneio.

- Ela é gente boa, vai em roda de samba com preto, gosta de preto, fica com preto. Foi na emoção do momento, ela não é racista. Ela é louca pelo Grêmio, vai em todos os jogos, é sócia – conta.   

Dono de um mercado localizado perto da casa de Patrícia, o comerciante Marcio Batista Traslatti, de 49 anos, é outro a sair em defesa da jovem. Ex-árbitro de futebol, também crê que a menina caiu na "empolgação".  

- Ela não é tudo isso que estão dizendo, é uma menina sem palavras. Na hora da empolgação, um puxa e os outros vão atrás. Ela foi atrás e saiu falando besteira. Estava no lugar e hora errada. Não vamos jogar a culpa em cima - opina.  

A opinião dos amigos, porém, não é compartilhada por todos do bairro. Enquanto o grupo concedia entrevista, uma senhora, também negra, que preferiu não se identificar, mostrou indignação com o episódio na Arena.

- Tem que valorizar onde mora, ela desvalorizou o bairro

Na noite de sexta-feira, a casa de Patrícia Moreira, que foi flagrada pelas câmeras do canal ESPN gritando "macaco" em direção ao goleiro Aranha, foi apedrejada. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação.

Intimada a depor, ela se apresentará na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre na segunda-feira, assim como outro torcedor identificado por câmeras da Arena.  


Acidente com morte na BR-316 próximo ao trevo da MA-127 
Uma das rodovias federais mais perigosas do Brasil 
Um acidente de graves proporções na BR 316, próximo ao trevo da MA-127, rodovia estadual que da acesso ao município de São João do Sóter, deixou uma pessoa morta, devido à gravidade do acidente.

O acidente ocorreu no inicio da noite de sábado, 30, e vitimou José Magalhães da Cunha, o Painho, pecuarista de gado leiteiro que residia no bairro Piquizeiro. O fatídico acontecimento se deu pelo fato do veiculo, conduzido pela vitima ter avançado a preferencial, foi atingido em cheio e arrastado por uma Scania,  nas proximidades do trevo, entrada do município de São João do Sóter. 

De acordo com informações, com o impacto, o carro conduzido por Painho ficou completamente destruído Uma viatura de suporte avançado do SAMU e um caminhão do corpo de bombeiros deram socorro à vitima, mas infelizmente, tudo leva a crer que o pecuarista morreu no local, pois antes de chegar no hospital, os órgãos vitais já estavam paralisados.

O acidente, aumentou o numero de vitimas fatais nos acidentes na BR 316 no perímetro urbano de Caxias e, aconteceu 32 dias após outro acidente, praticamente no mesmo local, envolvendo um veiculo do deputado estadual Rubens Junior com outro carro e vitimou um aposentado da PRF no dia 28 de julho, uma manhã de domingo. 

Medidas urgentes devem ser estudadas, pois o local é mal sinalizado e propicio para acontecer acidentes, muitos destes, com vitimas. Esse não foi o 1º, 2º , 3º e muito menos será o ultimo, se as providências para não acontecer mais acidentes naquele local, sejam tomadas. 
Vereador Mario Assunção apresenta oficialmente seus candidatos nas eleições 2014 

Em uma reunião, na residência do comerciante Amaro localizada na Vila Arias, que foi transformada em comício com um publico estimado de aproximadamente mil pessoas, o vereador Mario Assunção apresentou oficialmente seus candidatos nas eleições 2014.  Políticos e lideranças receberam o candidato a deputado estadual Humberto Coutinho, além do anuncio dos nomes dos candidatos a governador, senador e deputado federal respectivamente.

O candidato a deputado estadual Humberto Coutinho chegou ao local acompanhado da esposa e deputada, Cleide Coutinho e do prefeito de Caxias, Léo Coutinho. Os vereadores Luis Lacerda e Genival Moto-Peças também presenciaram o grande evento politico. 

O ex-prefeito e postulante à voltar para a Assembléia Legislativa conversou com correligionários e aproveitou a oportunidade para dialogar com seus eleitores.

O prefeito Léo Coutinho enfocou as grandes realizações de Humberto Coutinho como gestor municipal que beneficiou vários bairros da cidade, e a Vila Arias está incluída neste contexto.Doutor Humberto já provou que sabe trabalhar, vai voltar e com certeza fará um bom trabalho na Assembleia do Estado”, frisou o prefeito. Léo finalizou a fala convocando a todos a pedirem votos para os candidatos do vereador e líder do governo municipal na Câmara, Mario Assunção. 


Bastante entusiasmado com a presença do grande publico que compareceu para assistir a reunião e ouvir as propostas do candidato a deputado estadual Humberto Coutinho, o vereador Mario Assunção enalteceu as qualidades de Humberto Coutinho, como politico, empresário e também ser humano. O parlamentar aproveitou para agradecer as pessoas que se deslocaram até o local da reunião, acrescentou que é o reconhecimento da população pelo papel que vem fazendo como vereador.  

Humberto Coutinho se apresentou ao povo presente na reunião falando da satisfação de estar sendo apresentado pelo vereador Mario Assunção e também pelos seus familiares. O candidato lembrou que o compromisso como deputado estadual se tornará ainda maior pelo fato de substituir a deputada Cleide Coutinho. HC ainda destacou as suas atuações como gestor municipal e agradeceu.Quero agradecer a presença de todos, estou preparado para ser deputado e quero estar na Assembleia sendo a voz de Caxias no parlamento estadual. Mais uma vez conto com à ajuda de cada um de vocês”, frisou Coutinho. 
Candidato a deputado federal Zé Reinaldo realiza grande caminhada em São José de Ribamar 
10656565_543533252425499_1424519787_n
O candidato a deputado federal pelo PSB, José Reinaldo Tavares realizou grande caminhada na cidade de São José de Ribamar.
O ex-governador, um dos favoritos a conquistar uma vaga na Câmara Federal de acordo com todos os prognósticos eleitorais, tem o apoio de várias lideranças políticas e comunitárias no município.
Zé Reinaldo agradece o carinho e reconhece que tudo isso, a boa receptividade que tem por onde passa, se deve pelo fato de quando esteve a frente do Executivo estadual, "Eu fui um governador municipalista, trabalhei em todos os municípios e conversava com todos. Hoje estou colhendo aquilo que plantei", enfatizou.  
Entre os apoiadores no município de São José de Ribamar, estão o ex-candidato a prefeito, Arnaldo Colaço e o advogado Edson Junior.
“Foi um sucesso. Assim tem sido nas cidades que passamos, muito apoio e reconhecimento da população por tudo que fiz quando fui governador. Cada lugar deixei uma ação do meu governo. Para isso, tive a coragem de romper com o grupo que oprime e atrasa o estado”, disse Zé Reinaldo.
Definidos os times participantes do Campeonato Maranhense 2015
                                                                                                           (foto Arquivo)
Com o acesso de Sabiá e Expressinho, finalistas do Campeonato Maranhense Série B, o Estadual de 2015 já tem os seus 10 participantes definidos. A competição tem como atual campeão o Sampaio Corrêa, que derrotou o Moto Club na decisão dos dois turnos. A tabela da competição ainda não foi divulgada pela Federação Maranhense de Futebol.
A edição de 2015 não contará com o Bacabal, primeiro clube a ganhar o título estadual sem ser de São Luís, e o tradicional Maranhão Atlético Clube, que foram rebaixados. Assim como em 2014, o interior maranhense será maioria, com seis dos dez clubes participantes. Da capital, serão mais quatro times. O campeonato será dividido em dois turnos, sendo que os dois vencedores farão a decisão do Estadual.
Confira a lista de times participantes do Estadual 2015:
Sabiá ( finalista Serie B) 
Expressinho (finalista Serie B) 
Sampaio Corrêa (campeão)
Moto Club (vice-campeão)
Santa Quitéria (3º lugar)
Cordino (4º lugar)
Imperatriz (5º lugar)
Araioses (6º lugar)
São José de Ribamar (7º lugar)
Balsas (8º lugar)