sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Maura Jorge e Roberto Rocha apequenados 


As pesquisas de intenção de voto para o governo do Maranhão realizadas pelos Institutos Ibope e Exata mostraram cenários idênticos nos quais o senador Roberto Rocha e a ex-prefeita Maura Jorge, candidatos pelo PSDB e PSL, respectivamente, continuam apequenados na disputa.
Levando em consideração a margem de erro, para mais ou para menos, Roberto e Maura podem ter, cada um, 6% de intenção de voto; ou permanecerem estagnados na última colocação juntamente com Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL), que não pontuaram.
Quando se trata do quesito rejeição, a situação dos dois políticos é ainda mais periclitante.
19% dos entrevistados disseram não votar em Rocha de maneira alguma. Ou seja, um percentual cinco vezes maior em relação aos seus 3% cravados.
14% dos entrevistados não irão votar em Maura Jorge, segundo a pesquisa.
Já de acordo com a Exata, divulgada pelo Jornal Pequeno hoje, Roberto e Maura também aparecem tecnicamente empatados, com 4% e 3% das intenções de voto, respectivamente.
Após sucessivas decepções em eventos de campanha, Roseana começa a cancelar agendas 


Nove dias após o início oficial da campanha eleitoral, Roseana Sarney sofre com a elevada rejeição e públicos pequenos em seus eventos. Diante deste cenário, ela começa a cancelar algumas agendas pelo interior do Maranhão.

Nesta sexta-feira, 24, Roseana anunciou o adiamento do ato que faria na cidade de Afonso Cunha, Região Leste Maranhense. A cidade seria uma das três que ela visitaria hoje. As outras duas são Caxias e Aldeias Altas.


A campanha eleitoral de Roseana tem sido o retrato do repúdio do povo maranhense à tentativa de volta do grupo que dominou o estado por cinco décadas.

Com reuniões em varandas, comícios sem público e caminhadas sem povo, Roseana amarga rejeição alta e uma campanha muito aquém do que o clã Sarney imaginou.

E é para não passar mais constrangimento ainda que ela começa a cancelar agendas que já estavam previamente estabelecidas.

Blog do John Cutrim 




IBOPE: sem Lula, Marina Silva vence no Maranhão 


A pesquisa IBOPE, divulgada na quinta-feira (23) pela TV Mirante, também fez o levantamento entre os eleitores maranhenses para a disputa da Presidência da República.
O IBOPE, assim como a maioria dos institutos, fez dois levantamentos, um com o ex-presidente Lula (PT), que segue preso na Polícia Federal, na cidade de Curitiba, e outro sem o petista, que deverá ser declarado inelegível baseado na Lei da Ficha Limpa.
Com Lula, o petista lidera disparado e isso explica a briga entre os candidatos para colar sua imagem com o ex-presidente, mesmo ele estando preso. Lula surge com 63% das intenções de voto. Em segundo aparece Jair Bolsonaro (PSL) com 12%, Marina Silva (REDE) com 6% aparece em terceiro. Brancos e Nulos seriam 5% e Indecisos 4%.
No levantamento sem Lula, ao contrário das pesquisas feitas em todo o Brasil, quem aparece em primeiro é Marina Silva com 17%. Na segunda colocação aparecem empatados Bolsonaro e Ciro Gomes com 14%. Já os números de Brancos e Indecisos sobem muito e chegam a 27%, já a quantidade de Indecisos alcança 10%.
A pesquisa IBOPE ouviu 1008 eleitores, entre os dias 17 e 23 de agosto de 2018, estando registrada no TSE MA-00502/2018. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais.
Professor Arimatéa - 17127 - fará lançamento de candidatura na próxima quarta-feira (29) 


O candidato a deputado estadual José de Arimatéa - 17127 - (PSL), o professor Arimatéa, marcou para a próxima quarta-feira (29), o lançamento oficial de sua candidatura. 

Paralelo ao evento, será feito também a apresentação das propostas do mandato do candidato, caso seja eleito, na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O evento será realizado no Espaço Marília Eventos, na Avenida Senador Clodomir Cardoso, a partir das 19h. Participe!
Produtoras rurais de Caxias recebem capacitação para conquistarem independência financeira 


O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias em parceria com a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, no povoado Jacurutu, há 10 km do município.
A oficina de capacitação que aconteceu nos dias 16,17 e 18 de agosto teve como tema: “Fortalecimento da cidadania e organização produtiva de trabalhadores e trabalhadoras rurais maranhenses”. Um grupo de 30 mulheres (jovens, adultas e idosas residentes nos povoados Terra Dura, Caxirimbu, São Miguel e Jacurutu) receberam dicas importantes de como formalizar as atividades e ter mais independência financeira.

“Para nós é um prazer enorme receber essa oficina; é bom porque estamos sendo valorizadas. É uma atividade proveitosa. Estaremos aprendendo a produzir e organizar melhor nossa produção”, declarou Esmeralda Correia, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Jacurutu.


“Nosso foco é alcançar mulheres trabalhadoras rurais que tenham alguma iniciativa de produção para que elas possam entender a importância de se organizarem e formalizar. Estamos aqui para levar capacitação às trabalhadoras que queiram se formalizar”, reforçou Lúcia Azevedo, assessora da Secretaria de Estado da Mulher.

Blog do Saba