segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Governo vai premiar quem economizar energia, afirma ministro 

O Governo Federal pretende definir, em até dois dias, o valor dos descontos que serão dados a consumidores residenciais e estabelecimentos comerciais e industriais de menor porte que reduzirem voluntariamente o consumo de energia, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Cálculos estão sendo feitos por técnicos do governo para se chegar a um valor compatível com a realidade fiscal e econômica. Os descontos beneficiariam consumidores do mercado regulado, atendidos por distribuidoras.

“As simulações e estudos técnicos ainda estão em andamento. Estamos finalizando e talvez isso leve uns dois dias”, afirmou o ministro.

O Brasil vive a maior seca em mais de 90 anos na área das hidrelétricas e medidas vêm sendo adotadas pelo governo para evitar que a falta de chuva se transforme em cortes ou escassez de energia.

O governo já anunciou metas de redução de consumo para prédios públicos e diretrizes para incentivar cortes voluntários no mercado livre.

 Do Alto do Morro 


Por: Evandro José 
Ao visitar as centenárias muralhas da Balaiada, 
me deparei com uma arquitetura fabulosa, linda, gigantesca, e ao mesmo tempo, moderna, de se apaixonar. 

Sim, o grande e monumental Mirante da Balaiada. 

Que lindo, mágico, sutil, belo e maravilhoso!

A variedade de espécies da fauna e da flora, dão uma composição magistral ao evento magnífico. 

O Museu por sua vez, retrata a história dos nossos ancestrais de uma forma brilhante, 
São suvinis, peças históricas revelando o homem simples que confeccionava os balaios, 
além dos traços da burguesia vivenciada na época. 

As canções que ressoam ao longo do dia, traz uma calmaria, um sentimento de paz; de tão belas que são. 

Tive a curiosidade de vislumbrar Caxias do alto do morro e fiquei encantado. 
O verde que predomina a sua paisagem com suas lindas mangueiras. 
Vi seus velhos e belos casarões imponentes... como são lindos! 

Suas ruas e vielas que retratam uma das mais belas histórias do Brasil. 

Ao longe, ouvia-se o badalar dos sinos da Catedral. 
Momento mágico de pura magia e encantamento. 

O Morro do Alecrim tem algo muito espiritual; a brisa, o pôr do sol que se avista trazendo um dos mais belos espetáculos da natureza. 

E saber, que daqui, foram escritos tantos poemas.
 
Poetas e poetizas, com suas visões futuristas, românticas e críticas, falaram de momentos memoráveis. 

Hoje, faço da minha visita, minha homenagem a esse grande cartão postal do Brasil. 

Vereador Mário Assunção pede volta das aulas presenciais na rede municipal de Caxias

Primeiro orador do Pequeno Expediente da sessão desta segunda-feira (30), na Câmara Municipal, o vereador Mário Assunção pediu aos colegas de parlamento pressão política para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Caxias.

Mário Assunção iniciou com uma saudação especial aos alunos da Escola Eugênio Barros, que já retornaram às aulas presenciais, presentes na galeria da Câmara. 

“É impressionante o foço educacional que vai ficar, porque os meus filhos, por exemplo, que estudam em escola particular desde o começo do ano, tão indo para escola de forma normal, e não tem justificativa científica ou de saúde o não retorno às aulas, pois o nível de contaminação de criança é muito pequeno. Para você ter noção, lá na escola onde meus filhos estudam, do começo do ano para cá só 02 alunos, da escola toda, se contaminaram com covid-19”, frisou o parlamentar.

O vereador lembrou que todos os professores e funcionários da rede municipal de ensino já estão vacinados com a primeira e a segunda dose, além de todo um preparo que há nas escolas para receber os alunos. “Esse ano os alunos do 5º ano vão fazer a prova de avaliação do Ideb. Imagine que nota vamos ter no Ideb do nosso município com esses alunos que não retornam às aulas”, indagou.

Reconhecendo o esforço da Secretaria de Educação com o ensino por televisão e rádio, Mário chamou atenção para as crianças da zona rural, que nem todas têm acesso a esses recursos.

“Eu queria pedir à Comissão de Educação, pedir aos vereadores para gente se unir em um só som e que a gente consiga até quarta-feira trazer essa informação de maneira precisa, o dia que vão se retornar as aulas da rede municipal de ensino. Próxima semana nós vamos ter um feriado, que é o feriado de 7 de setembro; eu acredito que a gente poderia, aí já é a título de sugestão, para a secretária e o prefeito, que na próxima semana seja uma semana de ambientação para os professores e funcionários, e aí depois, na semana seguinte, já ter o retorno desses alunos à escola”, sugeriu Assunção.

Segundo o vereador, “todos os estudos mostram que nós vamos perder toda essa geração, porque não se recupera um ano e meio de 100 aula, nem 10 anos de aula voltando”.

Mais

Relatando visita ao município de Coelho Neto, o vereador observou que as aulas lá já voltaram de forma normal, e não foi apresentado nenhum surto de covid-19 por causa disso. As escolas do Estado desde o início de agosto que voltaram às aulas; também não se tem informação de nenhuma contaminação em massa por causa do retorno às aulas. 

“Acho que chegou o momento da gente se unir e convencer o prefeito Fábio Gentil que Caxias tem que ser pioneira em tudo, inclusive no retorno às aulas na rede municipal de ensino”, finalizou.

Assista o vídeo: 

Realizada em Aldeias Altas IX Conferencia Municipal de Assistência Social

 
 

Roseana Sarney volta a criticar vacinação no pais e afirma que desnível da imunização contra covid-19 se acentua no Maranhão 

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) voltou a usar as redes sociais no sábado, 28, para criticar a desigualdade na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Exibindo levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo, a ex-gestora estadual considera que há um enorme desnível entre pessoas vacinadas com a primeira e segunda dose em todo país, em especial no Maranhão.

Para a ex-governadora, a situação se mostra preocupante, por conta de novas variantes que surgem no mundo e no Brasil avança assustadoramente com a variante Delta, cujo primeiro caso foi registrado em um integrante de um navio indiano que saiu da África do Sul para o Maranhão.

"Estes dados, publicados na Folha de SP de hoje, mostra que o BR apresenta uma das maiores diferenças entre pessoas vacinadas com a primeira e a segunda dose. Mostra também a relação entre os estados brasileiros. Muito preocupante".

Prefeitura de Caxias inicia aplicação da 3ª dose da vacina contra covid-19 nesta segunda-feira (30)

Após a autorização da terceira dose da vacina contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, sai na frente mais uma vez e inicia nesta segunda-feira (30) a aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 em idosos a partir de 70 anos que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ao anunciar a terceira dose destacou a rapidez no processo de imunização da população em Caxias. “Após a nossa cidade se tornar uma das primeiras cidades a disponibilizar doses da vacina contra a covid-19 para todas as idades permitidas pelo Ministério da Saúde, agora com muita luta fomos atrás e conseguimos ser também uma das primeiras cidades do Brasil a aplicar a terceira dose de reforço contra o novo coronavírus. Portanto, se você tem idade acima de 70 anos já pode ir até um dos postos de vacinação de Caxias a partir desta segunda-feira (30), garantir a terceira dose.

A aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 será realizada de segunda a sábado das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes João Castelo e de segunda a sexta das 8h às 17h, no SESI/SENAI e Caxias Shopping Center. Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identificação com foto e caderneta de vacinação.