quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Três maranhenses comporão Ministério de Lula 

O Maranhão possui três políticos contemplados na equipe ministerial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que tomará posse no dia 1º de janeiro.

O primeiro a ser anunciado, no início deste mês, foi o senador eleito Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão e que comandará a poderosa pasta da Justiça e Segurança Pública.

Nesta quinta-feira, Lula confirmou o deputado federal reeleito, Juscelino Filho, para o Ministério das Comunicações, representando indicação do seu partido, o União Brasil.

Pelo PSOL, a maranhense Sônia Guajajara, eleita deputada federal por São Paulo, dirigirá o Ministério dos Povos Originários, que será criado no início do ano.

Flavio Dino comenta ação da Policia Federal contra bolsonaristas em Brasília 

Futuro ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT), o senador eleito Flávio Dino (PSB) comentou aml ação desencadeada pela PF nesta quinta-feira, 29, contra bolsonaristas que promoveram uma noite de ataques na cidade de Brasília (DF) no dia 12 de dezembro.

Segundo o socialista, os atos praticados naquela noite foram terroristas.

“As ações policiais em curso visam garantir o Estado de Direito, na dimensão fundamental da proteção à vida e ao patrimônio. Motivos políticos não legitimam incêndios criminosos, ataques à sede da Polícia Federal, depredações, bombas. Liberdade de expressão não abrange terrorismo”, afirmou.

Nova Mesa Diretora da Câmara de Caxias será empossada dia 04 de janeiro 

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias (CMC), biênio 2023-2024, será empossada na próxima quarta-feira, 04 de janeiro, às 17h. Pelos próximos dois anos, a Casa do Povo será gerida pela composição de edis encabeçada pelo vereador Ricardo Rodrigues (PT) como presidente; Mario Assunção (Republicanos) como primeiro vice-presidente; Thiago Vilanova (Avante) como segundo vice-presidente; Professor Chiquinho (Republicanos) como primeiro-secretário; Durval Junior (Republicanos) como segundo-secretário; Gentil Oliveiras (PV) como terceiro secretario e Cynthia Lucena (PP) vai ocupar a quarta secretaria.  

A cerimônia acontecerá no plenário da CMC durante a 1ª Reunião Ordinária do primeiro Período Legislativo do ano 2023. 

Mais - Caxias figura como o 5º maior colégio eleitoral do MA, com 108.413 eleitores aptos a votar. 

Policia Federal deflagra ação para prender criminosos que provocaram noite de terror em Brasília 

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagram, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Nero, com o objetivo de identificar e prender os envolvidos na tentativa de invasão ao edifício-sede da PF no dia 12 de dezembro e de praticarem outros atos criminosos na mesma data pela capital federal, como a depredação à 5ª Delegacia de Polícia, além de incêndios criminosos contra veículos e ônibus.

Policiais federais e civis cumprem 32 ordens judiciais de busca e apreensão e de prisão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

As investigações tiveram início na Polícia Federal, para identificar os envolvidos no ataque ao Edifício-Sede da instituição, e na Polícia Civil do Distrito Federal, a qual apurou os atos de vandalismo cometidos em Brasília.

Os suspeitos teriam tentado invadir a sede da PF com o objetivo de resgatar um homem preso pela instituição no dia 12. Após serem frustrados, teriam dado início a uma série de atos de vandalismo pela cidade. As duas investigações foram encaminhadas, em razão de declínio de competência, ao Supremo Tribunal Federal.

O conjunto da investigação buscou identificar e individualizar as condutas dos suspeitos de depredar bens públicos e particulares, fornecer recursos para os atos criminosos ou, ainda, incitar a prática de vandalismo.

Os crimes objetos da apuração são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas atingem 34 anos de prisão.

Equatorial Maranhão alerta sobre como evitar acidentes com fogos de artifícios próximo da rede elétrica

A virada do ano está próxima e com isso muitos já estão se preparando para as festas de réveillon, quando também adquirem os famosos fogos de artifícios e foguetes para comemorarem a chegada do novo ano. Mas, se manuseados de forma inadequada, podem provocar graves acidentes e até interrupção no fornecimento de energia elétrica. 

Para evitar que acidentes aconteçam, a Equatorial Maranhão traz esse alerta e orientações importantes sobre os potenciais perigos que a queima de fogos próximo a fiação elétrica podem causar. Seguindo os cuidados necessários, todos podem aproveitar as festas de fim de ano com alegria e segurança.  

Não solte fogos de artifícios e foguetes próximo à rede elétrica; 

Todo o material deve ter certificado de garantia;

O armazenamento de artefatos deve ser em local seco, longe da humidade e dos raios solares; 

Menores de 18 anos nunca devem manusear artefatos explosivos; 

Nunca deixe os explosivos no bolso; 

Jamais acenda bombas próximo ao rosto; 

Não estoque fogos em casa; 

Nunca acenda bombas e rojões na mão; 

Se o foguete falhar não tente acender novamente; 

Solte um por vez e ao ar livre; 

Não acenda os fogos perto da rede elétrica ou material inflamável; 

Danos como queimaduras deve ser colocado em água corrente, temperatura ambiente, e acionar os órgãos competentes; 

Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta.

Além dessas orientações, a Distribuidora ressalta que apenas as pessoas com a concessão de carteira Blaster Pirotécnico são autorizadas e legalmente respaldadas para fazer a detonação de artefatos pirotécnicos como fogos de artifício. Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, o recomendado é que o local seja isolado. Ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193 para que a vítima receba os devidos cuidados e acione a Equatorial através da Central 116. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão