sábado, 12 de outubro de 2013

Vereador Josivan da Câmara Municipal de Tuntum pedirá na justiça anulação de títulos de cidadãos de Flavio Dino e Cleide Coutinho.

Vereador Josivan  do município de Tuntum.
O vereador Josivan Carvalho (PT), de Tuntum, revelou ontem (8) que vai à Justiça para que o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdB), e a deputada estadual Cleide Coutinho (PSB) devolvam os títulos de cidadãos que receberam da Câmara Municipal em agosto deste ano.
Segundo o parlamentar, o projeto de decreto legislativo que autorizou a concessão foi aprovado em desconformidade com a Lei Orgânica do Município.
“Nossa Lei Orgânica diz que, para a concessão de títulos de cidadão, é necessária a aprovação do projeto por dois terços dos membros da Câmara”, explicou.
No caso de Tuntum, dois terços equivalem a oito vereadores. Apenas sete aprovaram o título ao comunista e à socialista.
“Já confirmei todos esses dados na ata da sessão em que ocorreu a aprovação do projeto. Vou tirar cópias dos documentos e dar entrada na Justiça. Os títulos terão que ser anulados e devolvidos”, completou.
A concessão dos títulos de cidadão têm sido a forma encontrada por Flávio Dino para rumar em campanha pelo interior do estado e promover-se pessoalmente. No caso de Tuntum, a honraria foi aprovada mesmo em desconformidade com a Lei Orgânica porque havia uma acordo de lideranças para aprovar, no mesmo dia, a mesma homenagem ao secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB).
A oposição cumpriu sua parte, mas a situação, ligada ao prefeito Tema Cunha (PSB), pediu vistas do projeto de decreto e o rejeitou em sessão posterior, por quatro votos a três.
Blog do Gilberto Leda

Essa é a mudança que Flavio Dino e Humberto Coutinho querem para a educação maranhense?

Creche na capital maranhense oferece café com farinha para as crianças.
O estado do Maranhão foi destaque na mídia nacional, e mais uma vez de forma negativa. Na semana da criança, o Bom Dia Brasil de quinta-feira (10) destacou, em reportagem produzida pela TV Mirante, a forma como a prefeitura de São Luís – administrada pelo pupilo político de Flávio Dino (PCdoB), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) -, trata a educação de crianças na capital maranhense.

A reportagem revelou que mais de cem creches comunitárias estão sobrevivendo de doações desde o início do ano. Um flagrante mostrou imagens de crianças comendo uma mistura de café com farinha para matar a fome.
As creches são administradas por associações de bairros e estão sem receber sua principal fonte de recursos – a verba do Fundeb, que é repassada para a Prefeitura redistribuir entre as entidades - desde o início do ano.
O titular da Secretaria de Educação do São Luís é Allan Kardec, do mesmo PCdoB que Dino, mas quem dava as ordens por lá até o início da semana era o ex-chefe de gabinete da Embratur, o advogado Paulo Guilherme de Araújo, indicado pelo pré-candidato comunista.
Há mais de 10 meses, professores não recebem salário e as crianças não têm comida.
É assim que Flávio Dino e Edivaldo Jr., que criticam quase todo dia o governo Roseana e prometem resolver todos os problemas do estado, estão tratando a educação na capital maranhense.
Blog do Gilberto Leda.


12 de outubro. Dia das crianças.



O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.